Artigo

PASSOS DE GIGANTE 174/365

O tempo está se arrastando ou voando?

Decolaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa! Como é que você tem falado sobre o que faz todos os dias? Aqui nos Passos, em especial nessa série, estamos trabalhando a comunicação através de metáforas.

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 173: quem não leu ontem… PUTZ! Faça isso agora, pois fizemos uma viagem alucinante em mais uma de minhas memórias que me tornaram aprovado no concurso de auditor fiscal.

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh!

“O que aconteceria com seu nível de tensão se você pensasse constantemente em enfrentar os desafios em termos de “fazer a escalada para o sucesso” em vez de “lutar para manter a cabeça acima da água”? Será que se sentiria diferente ao fazer um teste se falasse em “navegar” através dele, em vez de “abrir caminho a pauladas”? Será que sua percepção de tempo mudaria se dissesse que ele “voa” em vez de “se arrasta”? Pode apostar que sim!

Que metáforas você usa para descrever o que faz todos os dias? Como elas fazem você se sentir? Que metáforas novas poderia usar para ser mais eficaz e tornar a vida mais desfrutável?”(ROBBINS, Anthony, pag. 197. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Eu me pergunto quantos de vocês estão entendendo o poder das metáforas? O poder do que você diz para você e daquilo que você poderia dizer, mas se cala… talvez por ignorância… talvez por medo… quem sabe até pela falta de fé… por não acreditar que algumas palavrinhas poderiam fazer tanta diferença assim no seu rendimento.

Eu busco ser vigilante na minha comunicação e ainda assim EU ERRO PARA CARAMBA! Quer um exemplo fresquinho? Hoje mesmo eu saí do treino da musculação, acabava de malhar perna com meu personal… subia as escadas de pernas bambas e ao entrar em casa minha esposa perguntou:

“Amore mio, o que foi isso? Você está morto!”

Eu… respondi no automático:

“Amore… eu estou completamente moído… destruído… o treino de hoje foi punk!”

Eu poderia ter respondido:

“Estamos construindo um monstro! Eu estou ficando GIGANTE! Eu estou cada vez maior e sobre estar morto… ahahahahaha… isso é teatro para os meus inimigos!”

Caraca Raphael, mas nesse caso você estaria mentindo, não?

Também já te falei que ODEIO MENTIRAS, mas eu não tenho nada contra mentir para o meu cérebro. Eu busco enganá-lo o tempo todo e quando relaxo nisso… resultado… meu desempenho desaba.

Lembra do que te falei ontem sobre o miniflashback da aprovação para Auditor Fiscal do Estado do Rio de Janeiro na Cidade Maravilhosa, A HORA É AGORA!

MINIFLASHBACK AUDITOR FISCAL SEFAZ-RJ:

De uma forma bem breve… vou focar nas duas metáforas utilizadas por mim e por Waldyr Vilhena. Ele foi meu companheiro de jornada na reta final de preparação/aprovação no concurso da FGV em 2011.

QUANTA AGRESSIVIDADE! O problema aqui é que a gente machucava as mãos no processo.

Quando eu estava me sentindo bem fraco, desanimado, surgia o Waldyr dizendo que entre a gente e os fiscais existia um muro e que nós iríamos SOCAR… SOCAR… SOCAR… ESMURRAR… ESMURRAR… a parede… o muro… a muralha… qualquer coisa que estivesse no nosso caminho seria DERRUBADA com nossos socos!

Ou seja, usamos o gatilho da FORÇA e da PERSISTÊNCIA! Criamos um Universo Paralelo, afinal não existe muro algum e muito menos muralha.

Outra metáfora utilizada foi a fuga dos hebreus do Egito para a terra que emana leite e mel. Nesse caso, os hebreus seriam nossas famílias… eu e o Waldyr incorporamos a figura de Moíses. No lado inimigo, tinha o faraó no papel da FGV e ela tinha a fama de decapitar candidatos. Os soldados egípcios seriam as questões da prova. Entendido os personagens?

Nesse novo Universo Paralelo, nós declarávamos o tempo todo:

GRATIDÃO ETERNA A DEUS!

“VAMOS ABRIR O MAR VERMELHO”!

Foi impressionante a forma como acreditei nisso e sabe qual gatilho foi utilizado dessa vez? FÉ! MUITA FÉ! Ah… depois que o concurso foi anulado, continuamos com a metáfora do êxodo.

RESULTADO FINAL: SOMOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA NA CIDADE MARAVILHOSA! PONTE QUE PARTIU!

Quer ter resultados de verdade? Então faça o exercício agora nos comentários. “Que metáforas você usa para descrever o que faz todos os dias? Como elas fazem você se sentir? Que metáforas novas poderia usar para ser mais eficaz e tornar a vida mais desfrutável?”

BORA BORA! BORA BORA! FAÇA SUA PARTE! :)

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.

ACREDITEM OU NÃO!!! ESSE DÉBITO ESTÁ ME INCOMODANDO E, EM BREVE, IRÁ DESAPARECER. OBJETIVO: ATÉ O DIA 23 DE JULHO.

DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma sexta-feira abençoada e um final de semana extraordinário. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.