Artigo

Militares da Reserva serão contratados para suprir déficit no INSS

“É necessária a realização de concurso público já!”, diz FENASPS

Sem concurso público há quase cinco anos, mais um problema surge no Instituto Nacional de Seguridade Social. A fila de processos chega, atualmente, a 2 milhões de pedidos que não estão sendo atendidos por falta de pessoal.

Com isso, o Governo anunciou que vai contratar 7 mil militares da reserva para reforçar o atendimento no órgão. O objetivo é que os militares ingressem nos postos de atendimento enquanto os servidores do INSS passem a realizar a análise dos processos. A expectativa é que a situação seja resolvida até o mês de setembro.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, não é esperado que a fila de processo seja zerada, mas que haja uma redução proporcional ao número de atendimentos:

“O estoque não será zerado. Você tem 988 mil pedidos que entram todos os meses, não dá para zerar estoque. O que a gente está dizendo é que pretende que todo mês, até setembro, outubro, a gente tenha aí esse número de requerimentos da mesma quantidade que temos capacidade de processar. É isso que a gente quer”.

Além disso, outras medidas sugeridas foram a restrição da cessão de servidores do INSS a outros órgãos e a instalação de uma força-tarefa para a perícia dos 1.514 servidores que estão afastados do Instituto.

O último concurso público no INSS aconteceu em 2015, quando foram ofertadas 150 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social e 800 para Técnico do Seguro Social. Foram registrados 1.087.789 candidatos inscritos neste concurso, tornando-se um dos maiores dos últimos anos.

Nota do Sindicato

Em nota, a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social disse que não há necessidade de intervenção militar para o INSS. E sim, a realização imediata de concurso público, além de projetos voltados aos investimentos na carreira do Seguro Social e na saúde do servidor.

A FENASPS diz, ainda, que o governo utiliza a mídia para espalhar “fakenews” sobre processos e melhorias no INSS. Quando, na realidade, a condição de trabalho é mínima, e o cenário dos servidores e trabalhadores está cada vez pior.

►Confira a nota da FENASPS na íntegra.

Mais informações: Concurso INSS

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Será que fazendo arminha resolve?
    Bubuzinha em 16/01/20 às 10:29
  • Estou com processo a 5 anos para revisão da aposentadoria até hoje sem retorno é muito tempo de espera Inácio Miguel Morales Ribeiro
    Inacio Miguel Morales Ribeiro em 15/01/20 às 18:18
  • Vamos ver se agora resolve, estou com um processo no INSS para correção de aposentadoria já vai fazer 2 anos e ainda não foi julgado, isso é uma vergonha
    Paulo em 15/01/20 às 13:30
  • Boa tarde. E quem passou no INSS de 2015, que pagou taxa, fez curso, adquiriu apostila, viajou para fazer a prova. E por não ter sido prorrogado. Deixaram esse déficit de funcionários. Se respeitassem o cidadão concurseiro, não estaria assim, e eu com certeza estaria trabalhando no INSS. Agora precisam colocar pessoas sem concurso para trabalhar. Isso é Brasil. Triste.
    Rose em 15/01/20 às 13:15
  • Muito triste essa situação pois estamos sem receber pagamentos
    Rosa Ribeiro da Silva em 15/01/20 às 12:34
  • Boa tarde faz 15 anos que não tenho revisão Serra que posso pedir a revisão pensão por morte
    Sueli Cardoso de Aguiar em 15/01/20 às 11:51
  • Agora só militares tem oportunidade de emprego no país, essa culpa n carrego.
    Pedro em 15/01/20 às 10:14