Artigo

Graduados em Direito – Melhores Oportunidades até a Prática Jurídica

O professor Thállius Moraes ministra nesta segunda-feira, 24 de agosto de 2020, às 19:00, o evento “Graduados em Direito – Melhores Oportunidades até os 3 anos de Prática Jurídica”. Acompanhe ao vivo e gratuitamente no canal do Estratégia Carreiras Jurídicas.

Graduados em Direito – Melhores Oportunidades – Cronograma

Data: 24 de agosto de 2020
Horário: 19:00
Onde: Canal do Estratégia Concursos no Youtube
Professores: Thállius Moraes

Graduados em Direito – Melhores Oportunidades – Curiosidades

Poucos concurseiros sabem que existem diversos concursos públicos direcionados à profissionais com formação jurídica que dispensam a necessidade de comprovação de prática jurídica.

Muitos deles são voltados para os cargos de analista jurídico, uma outra boa parte é voltada à advocacia pública estadual ou municipal, mas há também uma quantidade expressiva também de certames para Delegado de Polícia que não possuem a exigência.

Veja abaixo alguns exemplos para Graduados em Direito – Melhores oportunidades:

Não há previsão de exigência de atividade jurídica nos certames da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo na Constituição do Estado e na Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. Tradicionalmente, os certames da instituição não fazem essa exigência.

Não constam nem na Constituição Estadual e nem na Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará a presença do requisito “tempo mínimo de atividade jurídica”. O edital do último certame, publicado em 2007, também não traz essa previsão.

O parágrafo 3º do artigo 13 da Lei Complementar Municipal 500/2014, que dispõe sobre organização da Procuradoria Geral do Município de Florianópolis apenas prevê que é requisito para ingresso na carreira o bacharelado em Direito e a inscrição na OAB. Não há menção à tempo mínimo de atividade jurídica.

Não há a exigência de tempo mínimo de atividade jurídica nem na Lei Orgânica do órgão, nem no edital do último concurso (2014) para a Procuradoria Municipal de São Paulo. O que se exige é curso superior em Direito, com diploma devidamente registrado, e inscrição regular na OAB.

Nem a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado da Bahia, nem o Edital do último certame (2012) contém a previsão de que é requisito de ingresso na carreira de Delegado da Polícia Civil a comprovação de tempo de atividade jurídica.

A Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro exige o bacharelado em Direito como requisito de ingresso para o cargo de Delegado de Polícia Civil. Não há menção à necessidade de atividade jurídica. O edital do último certame (2012) segue a mesma linha.

A Lei 4.122/1999, que dispõe sobre a organização de Delegado de Polícia Civil do Estado de Sergipe não elenca como requisito a comprovação de tempo mínimo de atividade jurídica ou policial. Da mesma forma se orientou o edital do último certame para o cargo (2018).

Quer estudar para Graduados em Direito – Melhores Oportunidades?

O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação:

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS

Sistema de Questões – Carreiras Jurídicas

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Participe de nossos grupos no Telegram

Fique por dentro de todos os concursos:

Quer ficar em dia com as principais novidades no mundo dos concursos públicos? Confira abaixo os principais concursos com inscrições abertas, além de editais previstos para o 2º semestre de 2020 e início de 2021:

Concursos abertos

Concursos 2020

Concursos 2021

Concursos de Direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.