Aprovado em 1º lugar para Analista da Receita Estadual IV no concurso da SEFAZ SC
“Conheci a Estratégia pesquisando por cursos online, e foi o único que me passou confiança o suficiente para firmar o compromisso. Por meio das aulas iniciais gratuitas, consegui conhecer o método de ensino. As aulas disponibilizadas realmente são elaboradas com base no edital, e não um simples cópia e cola de um texto enorme de livros. O ideal é fugir de cursos genéricos!“
Confira nossa entrevista com Valdir Monteiro Filho, aprovado em 1º lugar para Analista da Receita Estadual IV no concurso da SEFAZ SC:
Estratégia: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Valdir Monteiro Filho: Sou de Umuarama, interior do Paraná. Tenho 31 anos, e sou formado em engenharia mecânica pela Unioeste e fiz pós-graduação em Automação Industrial.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Valdir Monteiro Filho: Trabalhei 5 anos como engenheiro após me formar, sendo 4 deles em um frigorífico, e digo com sinceridade que sempre fui muito feliz exercendo a profissão. Porém, para reduzir as incertezas do futuro, eu achei fundamental optar pela vida com a estabilidade proporcionada pelo cargo público.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Valdir Monteiro Filho: Ao decidir estudar para concursos, eu tinha esperanças no concurso para Auditor Fiscal do Trabalho, por ter tido um breve contato com o trabalho de um auditor em campo. Porém, após iniciar os estudos e ter um conhecimento maior do mundo dos concursos e das carreiras públicas, ficou claro que eu tinha grande afinidade com a área fiscal. Me identifiquei com a área fiscal por ser baseada em um perfil profissional detalhista, questionador e baseado em exatas.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Valdir Monteiro Filho: Apenas estudei durante o período de preparação para concursos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Valdir Monteiro Filho: É a minha primeira aprovação.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Valdir Monteiro Filho: Sim, eu comecei a estudar sem concurso algum aberto. Foi uma decisão conjunta em família, e comecei apenas com a vontade de ser aprovado. Como muitos concurseiros, comecei estudando para a receita federal. Não demorou muito e apareceram concursos estaduais, quando finalmente caiu a ficha do grande leque de oportunidades que eu tinha!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Valdir Monteiro Filho: Conheci a Estratégia pesquisando por cursos online, e foi o único que me passou confiança o suficiente para firmar o compromisso. Por meio das aulas iniciais gratuitas, consegui conhecer o método de ensino.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Valdir Monteiro Filho: As aulas disponibilizadas realmente são elaboradas com base no edital, e não um simples cópia e cola de um texto enorme de livros. O ideal é fugir de cursos genéricos!
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Valdir Monteiro Filho: Com certeza, e já venho fazendo isso a muito tempo!
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você?
Valdir Monteiro Filho: Eu aprendo muito com a leitura, consigo absorver muito lendo os PDFs. Apenas nas revisões finais dos professoresSilvio Sande, Nelma Fontana e Herbert Almeidaeu assistia em vídeo.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Valdir Monteiro Filho: Horas líquidas eram acima de 9. Mas líquidas mesmo, pois eu retirava até o tempo de encher o copo de água! O meu dia todo se passava em torno de PDFs, e nos intervalos, escutava as aulas do Estratégia cast.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Valdir Monteiro Filho: Eu estudo diversas matérias no mesmo dia. Não consigo passar mais de duas horas no mesmo assunto, pois sinto que não estou absorvendo. Acho ideal ir alternando as matérias, para deixar tudo “em dia” na memória.
A respeito de materiais escritos, a única matéria em que eu fiz resumos foi a de legislação estadual, para facilitar as constantes revisões. Para as demais matérias, apenas anotava pontos que eu errava na solução de questões.
Um grande diferencial deste último concurso foi a ajuda do Coach do estratégia, que me orientou a distribuir o peso das matérias de forma racional. Com isso, eu escapei de investir tempo em matérias com peso pequeno para a prova. O concurseiro sempre tem o medo de deixar alguma matéria de lado, mas certas estratégias valem a pena!
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Valdir Monteiro Filho: Minha maior dificuldade sempre foi português! Apenas consegui reduzir essa dificuldade após muita insistência, muitas questões, e muitas revisões. A resposta é persistência! E até hoje estou no mesmo processo de insistência.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro(a)? Se sim, de que forma?
Valdir Monteiro Filho: Tenho namorada, e moro com ela e meu sogro. Os dois são tão vencedores quanto eu nessa vitória! Minha família sempre foi um grande apoio, e com certeza foi um diferencial para manter a minha cabeça tranquila. Sempre com mensagens de apoio ou um voto de confiança, me deixaram tranquilos para focar nos estudos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Valdir Monteiro Filho: Minha rotina de estudos foi de domingo a domingo. Eu mergulhei completamente nos estudos, sendo bem raro participar de reuniões com os amigos. Mesmo nos momentos em que não estava estudando, a mente estava sempre voltada para a prova.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Valdir Monteiro Filho: Após tanto estudo para a área fiscal, já percebi que não vale a pena mudar de rota. Fiz um teste para a área de controle, mas percebi que eu estou muito sólido na área fiscal e o resultado não seria positivo. Eu recomendo sempre se aprimorar na área em que você tenha afinidade. O concurso um dia chega!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Valdir Monteiro Filho: Foram quase 4 anos estudando até poder ver o nome no topo da lista. Foram muitas derrotas até conseguir montar minha bagagem de estudos.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Valdir Monteiro Filho: Eu senti um peso enorme sendo retirado das minhas costas. Um dos meus primeiros pensamentos foi: Hoje eu consigo dormir tranquilo!
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Valdir Monteiro Filho: Na semana antecedente eu foquei em revisar toda a legislação específica, e revisar as demais matérias apenas por questões (muitas!).
Na véspera da prova eu peguei pesado também! Li diversas vezes toda a lei seca e repassei todas as minhas anotações!
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Valdir Monteiro Filho: Para outros concursos eu errei na distribuição de peso das matérias. Eu distribuía o tempo de forma similar para todas, com a intenção de cobrir todo o edital. Hoje vejo que isso não é o ideal, e certas matérias devem ser abordadas apenas após cumprir o principal. Digo isto para matérias que o aluno não tenha afinidade, primeira vez estudando ou com peso pequeno. Para elas, é bom distribuir um peso pequeno, e só dar atenção se todo o resto for vencido. O maior acerto dessa preparação foi seguir o conselho do Coach e focar em revisão ativa. Esse método me auxiliou a ficar muito afiado nas matérias especificas, e nas que exigem memorização.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Valdir Monteiro Filho: O mais difícil foi estudar durante a pandemia, sem edital aberto e nem mesmo previsão. Foram dias bem desanimadores, em que eu já vinha estudando a muito tempo e não tinha nem ideia de quando seria a próxima prova.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Valdir Monteiro Filho: A mudança de vida que representa ser aprovado em um concurso para a área fiscal certamente foi a minha maior motivação. Tanto em remuneração, jornada de trabalho, estabilidade, realização profissional.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Valdir Monteiro Filho: O mais importante: NÃO DESISTA! A sua aprovação é conquistada pouco a pouco com cada dia de estudo bem feito. Como tudo na vida que vale a pena, é uma tarefa difícil e que leva tempo, mas que vale a pena! De forma resumida, é só lembrar do mantra do Estratégia!