Artigo

Concursos Jurídicos que não Exigem Tempo de Prática Jurídica

Você, concurseiro formado em Direito, que deseja ingressar na área pública, mas ainda não possui experiência ou prática jurídica, este artigo foi feito exclusivamente pra você!

Como sabemos, vários concursos de carreiras jurídicas apresentam possuem como requisito à inscrição definitiva ou à posse a comprovação de um tempo mínimo de exercício de prática jurídica jurídica.

E este termo genérico assume diversas conotações, variando de acordo com o órgão responsável pela seleção.

Em relação às carreiras de Magistratura e do Ministério, por exemplo, a Emenda Constitucional 45/2004 incluiu a exigência de que os bacharéis em direito deveriam contar com no mínimo três anos de prática jurídica.

Já no caso da Advocacia-Geral da União, sua Lei Orgânica (Lei Complementar 73/1993) prevê, no artigo 21, que os candidatos às carreiras da AGU devem comprovar um tempo mínimo de prática forense de dois anos.

No que diz respeito, por sua vez, à carreira de Procurador da Fazenda Nacional, a Instrução Normativa nº 1/2010, modificou a Instrução Normativa nº 1/2009 e trouxe a regulamentação da exigência de no mínimo dois anos de prática jurídica comprovada para o ingresso na carreira.

Contudo, o que poucos concurseiros sabem é que há diversos certames públicos direcionados à profissionais com formação jurídica que dispensam a necessidade de comprovação de prática jurídica.

Muitos deles são voltados para os cargos de analista jurídico, já uma outra boa parte é voltada à advocacia pública estadual ou municipal, mas há uma quantidade expressiva também de certames para Delegado de Polícia que não possuem a exigência.

E para que você descubra e se aprofunde melhor nessas oportunidades, a equipe de professores do Estratégia Carreira Jurídica preparou um evento inteiramente voltado a esta temática!

O evento, denominado Concursos Jurídicos que não Exigem Tempo de Prática Jurídica será transmitido ao vivo e gratuitamente neste sábado, 08 de agosto, a partir das 21 horas, pelo professor Paulo Sousa, diretamente do canal do Estratégia Carreira Jurídica no Youtube. Está esperando o quê para participar?

Quer estudar para o concursos jurídicos sem prática jurídica?

CURSOS CONCURSOS

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Concursos 2021

Concursos de Direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.