Concursos públicos – É possível estudar com apenas 2 horas por dia?
Área Fiscal

Concursos públicos – É possível estudar com apenas 2 horas por dia?

Uma pessoa tem muitos afazeres e responsabilidades em sua rotina diária. Esta pelo menos é a realidade da maioria dos brasileiros: contas a pagar, cuidar dos filhos, cuidar da casa, trabalhar em tempo integral, fazer faculdade ou outro curso qualquer, dormir, se exercitar, se alimentar, ter tempo para os amigos, etc. E a vida não para! E buscar novas opções de carreira é também uma atitude destes tempos modernos. Logo, os concursos públicos estão aí como uma oportunidade de ter mais estabilidade na vida profissional. E ser aprovado exige muito estudo.

Mas como conciliar os estudos com todas as demais tarefas do dia a dia? A falta de tempo é um desafio para os concurseiros que possuem jornadas múltiplas. Muitas vezes, no melhor dos contextos, o que sobra são 2 horas por dia para estudar. Será que isso é suficiente?

Realidade X Expectativa nos Concursos Públicos

Realmente você tem 2 horas diárias para estudar? Este é o primeiro ponto a ser analisado. É preciso considerar todas as suas responsabilidades diárias de forma realista. Muitas pessoas dizem que não têm tempo para estudar, mas ao remanejarem os seus horários e tomando atitudes como acordar mais cedo ou delegar tarefas quando possível, acabam percebendo que tem como ter 2 horas ou mais de estudos. Mas é preciso algum esforço e planejamento.

Depois, supor uma quantidade de horas por dia ou por semana que você possa estudar, sem interferir nas suas outras atividades e permitindo que você tenha os estudos também como uma prioridade, e não apenas para cumprir o tempo que resta da sua rotina. Seja realista: este é o primeiro passo!

Qualidade X Quantidade

Outro ponto a destacar é a diferença entre qualidade de estudo e quantidade de horas estudada. Ter tempo para estudar e de preferência estudar diariamente ou com um horário sem grandes lacunas entre um período de estudo e outro é muito importante. Mas o que e como você estuda, ou seja, como aproveita estas horas de estudo, é ainda mais.

Se você tem 2 horas diárias para estudar, resta saber como você irá fazer isso de modo assertivo, com qualidade, aprendendo, resumindo, treinando (exercícios) e revisando o conteúdo que estipulou para aquele período. Faça um planejamento para aproveitar melhor o tempo que possui – veja mais sobre como fazer nesta matéria.

Tenha o hábito de estudar

Para responder a questão do título desta matéria, sim, possível estudar com 2 horas diárias, mas é preciso se planejar muito e ter afinco em seus objetivos. Uma dica é criar um hábito de estudo todos os dias, sem que estudar seja uma obrigação, mas algo que lhe acrescente.

Veja mais neste vídeo:

Ter uma metodologia de estudo é fundamental

E para ter mais resultados estudando apenas 2 horas por dia para os concursos públicos, escolha uma metodologia eficaz. O Ciclo de Estudos, por exemplo, atua não em horários, mas em demanda por período (por exemplo, que assuntos estudar em uma semana ou quinze dias, cabendo ao estudante se organizar para cumprir). Já o quadro de horários também pode ser útil quando se tem um número específico de horas diariamente. Veja mais no vídeo abaixo:

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre a quantidade de horas a serem estudadas por dia? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados