Plano de estudo – 5 etapas para ser aprovado no concurso público
Thiago Cabral

Plano de estudo – 5 etapas para ser aprovado no concurso público

Nem sempre o estudante que se empenha em estudar para um concurso público tem clareza de como organizar a sua rotina. Criar um plano de estudo pode ser o seu primeiro passo, independentemente da seletiva ou da metodologia que deseja utilizar para estudar.

E como já estamos iniciando o segundo semestre de 2019, a dica é iniciar um novo período de preparação, com um novo plano de estudo. Veja a seguir algumas etapas para organizar melhor a sua rotina, ter mais resultados e ganhar tempo.

O que estudar?

Defina um período – por exemplo, os próximos 6 meses. Divida em partes menores – por exemplo, 24 semanas. O que irá estudar em cada uma destas partes? Quais matérias? Quais assuntos em cada uma das matérias? Tenha uma definição realista de tudo o que irá estudar no período, dividindo os assuntos pelo tempo necessário em sua rotina.

Para ser mais claro, faça uma planilha, cronograma, ementa ou utilize um planner, algo que seja fácil de consultar. Estudar todos os dias ou pelo menos em hprários determinados da semana é essencial para que crie um hábito. Veja mais neste vídeo:

Como estudar? Onde estudar?

Uma vez definidos todos os assuntos e disciplinas, defina uma metodologia de estudo. Há muitas. No vídeo abaixo, apresento duas delas. Escolha uma metodologia e seja fiel a ela após comprovar a sua eficácia. Isso fará você ganhar tempo e ter mais resultados.

Além disso, vai estudar em grupo ou sozinho? Em um cursinho presencial ou com aulas on-line? Inteiramente sozinho? Faça a definição da melhor situação para você.

Quando estudar?

Faça uma gestão de tempo realista. É certo que você tem na sua rotina outros compromissos, mas reserve horários fixos de estudo e cumpra o que determinou. Não deixe para estudar “quando sobrar tempo”, pois este é um dos grandes erros dos concurseiros iniciantes. Faça dos seus estudo uma prioridade e defina horários no seu plano de estudo. Lembre-se que o tempo é um recurso importante.

plano de estudo

Recursos necessários

E por falar em recursos, além do tempo útil, o que mais você precisa para estudar? Livros, cursos, dinheiro, processo de Coaching, planilhas, canetas, um espaço adequado, aplicativos, etc. Tenha tudo em mãos para não precisar parar os seus estudos e adiar o seu plano de estudo.

Resultados esperados – Evidências do que aprendeu

É sempre importante ter uma expectativa de resultados. Qual a sua meta para este período definido no plano de estudos? Estudar metade dos assuntos do edital? Estudar todos os assuntos previstos? Tenha uma meta para este período vem definida e em detalhes.

Outro aspecto importante do plano de estudo são as evidências do que aprendeu e do atingimento das metas. Como saberá que conseguiu estudar tudo o que estava planejado? De que forma irá mensurar os seus resultados? Por simulado?

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

Veja mais!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou de saber mais sobre como criar um plano de estudo para a sua preparação para o concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x