Artigo

Plano de estudo – 5 etapas para ser aprovado no concurso público

Nem sempre o estudante que se empenha em estudar para um concurso público tem clareza de como organizar a sua rotina. Criar um plano de estudo pode ser o seu primeiro passo, independentemente da seletiva ou da metodologia que deseja utilizar para estudar.

E como já estamos iniciando o segundo semestre de 2019, a dica é iniciar um novo período de preparação, com um novo plano de estudo. Veja a seguir algumas etapas para organizar melhor a sua rotina, ter mais resultados e ganhar tempo.

O que estudar?

Defina um período – por exemplo, os próximos 6 meses. Divida em partes menores – por exemplo, 24 semanas. O que irá estudar em cada uma destas partes? Quais matérias? Quais assuntos em cada uma das matérias? Tenha uma definição realista de tudo o que irá estudar no período, dividindo os assuntos pelo tempo necessário em sua rotina.

Para ser mais claro, faça uma planilha, cronograma, ementa ou utilize um planner, algo que seja fácil de consultar. Estudar todos os dias ou pelo menos em hprários determinados da semana é essencial para que crie um hábito.

Como estudar? Onde estudar?

Uma vez definidos todos os assuntos e disciplinas, defina uma metodologia de estudo. Há muitas. No vídeo abaixo, apresento duas delas. Escolha uma metodologia e seja fiel a ela após comprovar a sua eficácia. Isso fará você ganhar tempo e ter mais resultados.

Além disso, vai estudar em grupo ou sozinho? Em um cursinho presencial ou com aulas on-line? Inteiramente sozinho? Faça a definição da melhor situação para você.

Quando estudar?

Faça uma gestão de tempo realista. É certo que você tem na sua rotina outros compromissos, mas reserve horários fixos de estudo e cumpra o que determinou. Não deixe para estudar “quando sobrar tempo”, pois este é um dos grandes erros dos concurseiros iniciantes. Faça dos seus estudo uma prioridade e defina horários no seu plano de estudo. Lembre-se que o tempo é um recurso importante.

plano de estudo

Recursos necessários

E por falar em recursos, além do tempo útil, o que mais você precisa para estudar? Livros, cursos, dinheiro, processo de Coaching, planilhas, canetas, um espaço adequado, aplicativos, etc. Tenha tudo em mãos para não precisar parar os seus estudos e adiar o seu plano de estudo.

Resultados esperados – Evidências do que aprendeu

É sempre importante ter uma expectativa de resultados. Qual a sua meta para este período definido no plano de estudos? Estudar metade dos assuntos do edital? Estudar todos os assuntos previstos? Tenha uma meta para este período vem definida e em detalhes.

Outro aspecto importante do plano de estudo são as evidências do que aprendeu e do atingimento das metas. Como saberá que conseguiu estudar tudo o que estava planejado? De que forma irá mensurar os seus resultados? Por simulado?

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

Veja mais!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou de saber mais sobre como criar um plano de estudo para a sua preparação para o concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Show de bola Cristiane... Precisando é só dar um toque. Bons estudos. Abs!
    Thiago Cabral em 17/03/20 às 10:46
  • Olá Fernanda....no momento, apenas estou na parte do coaching. Precisando é só dar um toque. Bons estudos. Abs!
    Thiago Cabral em 17/03/20 às 10:46
  • Oie Fernanda td bem?....não, apenas faço parte da equipe de coach do estratégia no momento.
    Thiago Cabral em 18/02/20 às 17:27
  • Muito interessante as dicas. Comecei a estudar há um bom tempo e seria ótimo que alguém pudesse me dar dicas tão valiosas no início. Parabéns pelo seu trabalho em sempre ajudar os concurseiros!
    Cristiane Junqueira em 31/07/19 às 17:45
  • Gostei muito. Vc tb dá aulas?
    Fernanda Ferreira em 31/07/19 às 13:50