Notícia

Concursos federais: reajuste sancionado e anúncios em breve!

Anúncios dos próximos concursos federais devem acontecer até o final de maio

Conforme havíamos noticiado ontem, foi sancionado nesta sexta-feira, 28 de abril, o reajuste salarial dos servidores públicos federais do Poder Executivo.

Durante a cerimônia, o presidente Luís Inácio disse que o governo vai ter que fazer concursos para diversas carreiras do serviço público.

Segundo Lula, o Brasil passa por um processo de “reconstrução” e só é possível melhorar o serviço público por meio da contratação de servidores:

Concursos federais: reajuste sancionado e anúncios em breve!
Imagem: Twitter @LulaOficial

O novo salário passará a valer na folha de maio e o pagamento ocorrerá a partir de junho. Serão contemplados cerca de 1.207.877 trabalhadores ativos, inativos e pensionistas.

>>> Confira os valores reajustados

Anúncios de novos concursos federais

Após participar da cerimônia, no Palácio do Planalto, a ministra Esther Dweck disse que o governo espera anunciar até o fim de maio todos os concursos que serão realizados na esfera federal, como forma de viabilizar a realização das seleções ainda em 2023.

Entretanto, segundo Esther, ainda não é possível precisar, por enquanto, quantas vagas serão abertas no total:

“O governo tem R$ 2 bilhões previstos no Orçamento para realização de concursos. A gente espera, até o fim de maio, anunciar todos os concursos para que estes sejam realizados até o fim do ano. É um processo mais lento e não tenho como precisar o número de vagas. Falaram de 8.500 vagas [na esfera federal], mas não tenho como precisar que vai ser isso. Temos pouquíssimos concursos em aberto por causa do governo anterior e, nas áreas onde eles estão abertos, não se pode abrir novos [certames]”, explicou.

A ministra adiantou que a Funai é um dos órgãos que deve abrir concursos nos próximos meses, com 502 vagas. Assim como seleção de servidores para o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente.

Concursos já autorizados

Até o momento, o Ministério da Gestão já autorizou dois concursos neste ano. O primeiro, em março, para o preenchimento de 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores.

O segundo certame foi autorizado em abril, para preencher 814 vagas nas funções de Analista, Tecnologista e Pesquisador do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).


Para ficar por dentro de todas as informações sobre os novos concursos federais, não deixe de conferir nosso artigo com o panorama completo das oportunidades previstas:

Mais informações: Concursos no âmbito federal

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.