Artigo

Concurso INSS: como manter a motivação para continuar estudando?

Com tanta especulação sobre a expectativa de concurso para o INSS, como manter a motivação para continuar estudando para esse certame?

Somos frequentemente bombardeados por informações tanto otimistas como pessimistas sobre a possível realização deste concurso. Essas incertezas afetam diretamente o psicológico dos candidatos, que acabam reduzindo o ritmo de estudos, ou até desistindo.

A seguir vamos discutir alguns pontos para refletir visando à retomada da motivação para continuar estudando para o concurso do INSS.

Por que tanta gente se motiva a estudar para o Concurso do INSS?

Em primeiro lugar precisamos entender o porquê do concurso do INSS ser um dos mais desejados do Brasil.

Só para entender sua dimensão, o mais recente, ocorrido em 2015, contou com mais de 1 milhão de inscritos!

São diversos os fatores que o tornam tão atrativo, mas o que mais chama a atenção é a associação de sua excelente remuneração, mesmo para ensino médio, com as inúmeras possibilidades de lotação.

Em outras palavras, o candidato tem a chance de ganhar muito bem tendo muitas opções de local de trabalho, em muitos casos até na sua própria cidade!

Vamos nos aprofundar nesses pontos:

Remuneração

Somando os vencimentos com as respectivas gratificações, a remuneração inicial é de R$ 5.447,79 para o Técnico do Seguro Social e R$ 8.357,07 para o Analista do Seguro Social.

O requisito para o cargo de Técnico é apenas a conclusão do ensino médio (ou curso técnico equivalente), ou seja, uma excelente remuneração para um cargo que não exige nível superior!

Já o cargo de Analista exige a conclusão de curso de graduação de nível superior em diversas formações específicas como Administração, Direito, Engenharia, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Tecnologia da Informação entre outras.

Lotação

A remuneração não deve ser vista isoladamente. É preciso avaliar as consequências das mudanças que ocorrerão na vida do aprovado ao tomar posse e se essa remuneração compensará esse impacto.

Por exemplo, uma remuneração acima de 5 mil reais é muito interessante, mas pode deixar de ser vantajosa se, para assumir o cargo, o candidato precisar mudar para uma cidade com custo de vida mais elevado. A mudança de cidade também pode obrigar seu cônjuge a abrir mão do atual emprego impactando ainda mais na renda familiar.

No concurso do INSS esse problema pode ser minimizado já que essa autarquia possui uma grande pulverização dos postos de atendimento. Há mais de 1.500 agências espalhadas por todo o Brasil.

É claro que nem sempre haverá vaga na exata localidade desejada pelo candidato, mas é bem provável que ele encontre uma opção bastante vantajosa para escolher.

Local de prova

As provas do INSS, diferentemente de grande parte dos concursos de âmbito nacional, costumam se realizar em diversas cidades além das capitais.

No último concurso, por exemplo, as provas foram aplicadas em mais de 100 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil.

Essa não costuma ser uma vantagem significativa para os concurseiros avançados porque quem estuda em alto nível sabe que é comum ter que se deslocar para fazer a prova.

Mas o fato de saber que um dos locais de prova será na sua própria cidade, ou em um local em que haja uma facilidade logística, é um grande incentivo para decidir se dedicar a esse concurso.

Mas como encontrar motivação para estudar sem ter certeza de que o concurso do INSS vai acontecer?

Só teremos certeza de que o concurso acontecerá quando sair a autorização e em seguida a publicação do edital. Mesmo seguindo esses passos ele ainda há a possibilidade de suspensão ou até cancelamento (em tempos de pandemia isso se tornou comum).

Muita gente se desanimou com o Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado em 2020, que teve por objetivo contratar mão de obra de aposentados e inativos entre as carreiras do INSS, outras federais e militares para suprir a falta de servidores.

Todavia, os contratos terão vigência apenas até 31 de dezembro deste ano e, após esse período, é aguardado um novo concurso público para contratação de efetivos.

Para informações mais aprofundadas, sugerimos a leitura desse artigo altamente esclarecedor sobre o provável edital em 2022.

Uma coisa precisa ficar clara na cabeça de quem deseja conquistar a aprovação neste concurso: as chances de aprovação para quem começa a estudar somente após a confirmação do certame são mínimas (para não dizer nulas).

Observamos muita gente ansiosa pela realização desse concurso, mas a verdade é que a maioria delas deveria estar aliviada porque a prova ainda vai demorar a acontecer.

Como podemos observar nessa análise do último concurso do INSS, as notas dos aprovados foram altíssimas, portanto a preparação não pode ser superficial.

Então, para atingir o nível de acertos necessário para a aprovação neste concurso, o candidato deve antecipar seus estudos e esse período pré-edital deve ser visto com a grande oportunidade para se preparar em alto nível.

É possível ser aprovado no concurso do INSS partindo do zero?

Considerando que o edital deve ser publicado em até 6 meses da autorização e a prova aplicada pelo menos 4 meses depois do edital, temos um intervalo entre autorização e prova de cerca de 10 meses.

Como mencionamos anteriormente, aguardar a autorização para começar a estudar é um grande risco, mas como não sabemos quando ela virá, para quem está começando do zero, a hora de começar a estudar é agora!

É plenamente possível chegar no dia da prova em condições de brigar por uma vaga. O que o candidato precisa é de uma rotina e organização nos estudos.

Seguindo essa linha, a Trilha Estratégica se apresenta como uma excelente opção para o candidato otimizar seus estudos, qualquer que seja seu nível.

Um candidato iniciante pode iniciar pelas trilhas regulares. Já os mais experientes podem utilizar as trilhas avançadas.

Como motivar o candidato avançado a estudar para o INSS?

O candidato que já está há tempos na estrada e que já estaria preparado (ou quase) se a prova fosse hoje não pode desanimar. Tudo o que seus concorrentes querem é que ele desista.

Esse é o momento de consolidar o conhecimento mantendo um ciclo de revisões, resolvendo muitas questões e fazendo simulados.

Porém, o candidato avançado não pode ficar preso a um único edital. Ele deve ficar atento a outras oportunidades que possam surgir.

Sair do foco para complementar o estudo para outro concurso por 2 ou 3 meses, antes de sair a autorização do INSS, não vai prejudicar sua preparação.

É até desejável que participe de outros concursos para sentir o clima da prova e tirar um pouco a pressão de quando chegar o grande dia da prova do INSS.

E se o concurso do INSS não vier em 2022?

Outro ponto favorável à dedicação ao concurso do INSS é seu conteúdo programático, que forma uma excelente base para a grande maioria dos outros concursos.

Matérias como Português, Raciocínio Lógico, Informática e os Direitos Administrativo e Constitucional fazem parte do ciclo básico de qualquer concurso.

Até mesmo o estudo de Seguridade Social, que abrange o Direito Previdenciário, matéria de maior peso no INSS, é aproveitado para concursos de tribunais, por exemplo, e até mesmo para a Receita Federal.

Como, então, manter a motivação para estudar para o concurso do INSS?

É importante que o candidato tenha foco, mas sem deixar de considerar oportunidades que possam aparecer.

Há inúmeros depoimentos de aprovados que focavam em um determinado concurso, mas se realizaram com a aprovação em outro concurso que nem imaginavam que prestariam quando iniciaram os estudos.

O importante é buscar a máxima evolução para estar preparado quando o edital for publicado ou outra oportunidade aparecer.

Não podemos, portanto, nos abalar por notícias, fofocas, ou conselhos que nos levem para baixo.

Em resposta a esse tipo de pressão que sofremos vindo de todos os lados, muitas vezes até de pessoas que querem nosso bem, compartilhamos esse pensamento de Nietzsche para refletirmos sobre a importância de nos mantermos focados no objetivo da aprovação:

Se te apetece esforçar, esforça-te; se te apetece repousar, repousa; se te apetece fugir, fuja; se te apetece resistir, resista; mas saiba bem o que te apetece, e não recue ante nenhum pretexto, porque o universo se organizará para te dissuadir.”

E aí? Como está sua motivação para estudar para o concurso do INSS?

Confira como o Estratégia Concursos pode te ajudar!

Guia de Estudos

Os Guias são artigos postados no site do Estratégia Concursos com links para Cadernos de Questões, por disciplina, customizados de acordo com o conteúdo programático de cada edital.

Guia de Estudos INSS

E-books

Nos links abaixo, disponibilizamos gratuitamente e-books com estatísticas de algumas das matérias que serão cobradas no concurso.

A ideia não é que você deixe de estudar nenhum assunto, mas sim que fique mais preparado naqueles que possuem maior probabilidade de serem cobrados. Confira:

E-Book – Análise das Matérias (Analista)

E-Book – Análise das Matérias (Técnico)

Confira os cursos específicos para o concurso do INSS no link abaixo:

INSS – CURSOS ESPECÍFICOS

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistemas de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, principalmente porque há mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos abertos:

CONCURSOS ABERTOS

Veja outras oportunidades previstas para esse ano:

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.