Artigo

Como fazer uma boa redação: 6 Dicas Simples para ser bem avaliado!

Como fazer uma boa redação? Aprenda como se destacar a partir de algumas dicas práticas e fáceis de implementar!

Como fazer uma boa redação?
Como fazer uma boa redação?

Saber como fazer uma boa redação pode garantir ao concurseiro alguns pontos a mais na sua classificação e, como consequência, ajudá-lo a conquistar a sua vaga. Em muitos concursos, ir bem na prova objetiva já não é mais suficiente, exigindo-se do candidato um excelente domínio da escrita.

Pretendemos com este artigo lhe trazer dicas preciosas sobre como fazer uma boa redação e com isso melhorar sua classificação no tão almejado concurso público. 

1) Como se preparar para fazer uma redação?

A primeira dica sobre como fazer uma boa redação começa muito antes do dia da sua prova. Conhecer a banca e treinar os temas durante a sua preparação será um grande diferencial.

Esse “treino” lhe deixará mais confiante na hora de escrever, o fará perceber quais são suas falhas e dificuldades e você terá tempo para corrigi-las e aperfeiçoar a sua escrita.

2) Cronometrando….

Após esse passo inicial, é muito importante que você cronometre o tempo gasto em uma redação e faça as adaptações necessárias para conseguir concluir sua redação dentro do prazo previsto no edital.

Você perceberá que isso lhe dará muito mais segurança no dia da prova e o resultado se refletirá em sua classificação final.

3) Analisando o tema

Ao verificar o tema, procure organizar seus argumentos de forma clara e objetiva. Uma escrita “limpa” e de fácil entendimento tornará a leitura prazerosa para o corretor da sua redação.

Mas como fazer uma boa redação com os melhores argumentos?

Fácil! Após ler o tema, faça perguntas sobre ele, anote as ideias que surgirem e já comece a pensar sobre quais são as mais interessantes e qual será o foco que você pretende dar à sua redação. 

Lembre-se de não fugir do tema proposto. Seja fiel ao que está sendo pedido e organize as ideias seguindo o modelo de introdução, desenvolvimento e conclusão.

4) Argumentos de Autoridade

Uma outra dica preciosa sobre como fazer uma boa redação é utilizar-se de argumentos de autoridade. Esses argumentos enriquecem sua redação, mostram o quanto você domina o assunto e se preparou para fazer uma boa redação.

Se você está se perguntando sobre o que é argumento de autoridade, não se preocupe! Nós esclarecemos! 

Um argumento de autoridade é aquele no qual você reforça o que está escrevendo baseando-se nas informações de um especialista, como, por exemplo, um cientista, um pesquisador, um filósofo… 

Esse argumento dará à sua redação mais credibilidade e certamente lhe renderá uma pontuação melhor.

5) Argumentos de Provas Concretas

Sem dúvida, esse é um outro tipo de argumento que também o levará a fazer uma boa redação. 

Pautar a sua redação baseando-se em dados estatísticos ou históricos o colocará à frente de outros candidatos, pois apenas aqueles que se prepararam muito saberão como fazer uma boa redação utilizando corretamente esse argumento.

É um recurso que demonstra que o candidato tem conhecimento sobre o tema apresentado e por ser um recurso menos utilizado, o colocará a frente de outros candidatos.

6) Dicas rápidas sobre como fazer uma boa redação

  • Evite parágrafos longos;
  • Esteja por dentro de temas atuais;
  • Não utilize gírias e nem expressões “difíceis”;
  • Escreva uma conclusão coerente com a introdução e desenvolvimento; e
  • Respeite as normas gramaticais.

Observe que, para chegar ao nível de fazer uma boa redação, você terá que ter treinado antes da prova, lido sobre diversos assuntos, cronometrado o seu tempo e adquirido técnicas sobre como uma fazer uma boa redação.

Aprimorando seus hábitos e fortalecendo suas técnicas, sua redação poderá se destacar muito em relação aos outros candidatos e isso o colocará em uma boa classificação!

Como Estudar para Concursos

Como Estudar para o ENEM

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • amei as dicas
    rosana em 26/03/20 às 15:20
  • Realmente ótimas dicas. Vlw!
    Ernandes Oliveira em 01/06/19 às 21:23
  • Parabéns, Professora Nádia, pelas dicas simples e objetivas! Aguardo as próximas! Obrigada.
    Luciana em 29/05/19 às 15:51
  • Ótimas dicas, obrigada!
    Elisande em 29/05/19 às 13:37
  • Será q tem video aulas pelo YouTube ?
    Anderson Lima em 29/05/19 às 12:22