Artigo

Como chegar em 90% de acertos em questões? Veja 7 dicas preciosas

Saiba 7 dicas fundamentais para vencer o platô e conquistar um desempenho de 90% de acertos nas provas de concursos.

90% de acertos
Evolução constante

Olá pessoal, tudo bem? Eu espero que sim!

Nesse post iremos mostrar as 7 dicas fundamentais para chegar em 90% de acertos em questões, criadas pelo coach e professor Roberto Cambraia, aprovado em 10 concursos, entre eles: 1º lugar para Auditor Fiscal e 1º lugar no concurso para Agente de Fiscalização Fazendária, ambos do ISS Imperatriz.

Segundo Roberto, ele sempre conciliou estudos e trabalho. “Tentava conciliar os dois e me esforçava ao máximo. Acordava todos os dias bem cedo e dormia tarde, e procurava estudar um pouco mais nos fins de semana. ”

Isso demonstra que é possível conquistar diversas aprovações, até mesmo entre as primeiras colocações, sem necessariamente abrir mão do emprego.

Além do mais, ele preparou, em suas redes sociais (@profrobertocambraia), 7 dicas para que o candidato consiga alcançar 90% de acertos em questões.

Como chegar em 90% de Acertos em Questões

1)      Verificar se está absorvendo o conteúdo

Como saber, então, se estamos absorvendo bem o conteúdo estudado? Resolvendo muitas questões!

Sun Tzu, em seu livro “A arte da Guerra”, afirma que “se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas”.

No caso, nosso inimigo é a banca examinadora. Com a resolução de muitas questões você conseguirá entender como o examinador cobra determinado assunto, o que é mais cobrado e as principais pegadinhas nas questões.

2)      Montar um caderno de erros

Segundo o prof. Roberto, é importante criar esse caderno e ficar revisando constantemente, pois ali estão os pontos que o aluno errou e precisará melhorar.

Além disso, esses são temas importantes e estarão reunidos em um só lugar, ficando mais fácil de consultar para revisões. Lembre-se que uma das maneiras de absorver determinado assunto é repetindo-o várias vezes

3)      Monitorar seu índice de acertos

Além de conseguir verificar sua evolução, também irá mostrar em quais assuntos o candidato precisará dar maior atenção.

4)      Analisar o nível das questões

Além disso tudo, também não adianta estar estudando para um cargo de nível médio e resolvendo questões de concurso para procurador ou juiz, por exemplo, já que o nível de cobrança para esses é mais elevado. A recíproca é verdadeira.

Em outras palavras, as provas são elaboradas de acordo com o cargo pretendido, logo é interessante que o concurseiro foque em questões apropriadas para a carreira visada.

5)      Analisar as questões que erra com frequência

Esse talvez seja um dos mais importantes. Fazendo isso o aluno poderá verificar:

  • Se está errando algo que já estudou e assim revisar aquele conteúdo novamente;
  • Caso aquele assunto não estava no seu material de estudos e, portanto, procurar estudá-lo e fazer anotações;
  • Se está errando mais questões de Jurisprudência e assim estudar ou revisar isso;
  • Se está errando questões de bobeira. Nesse caso, é ter atenção redobrada aos detalhes e fazer mais questões do mesmo estilo, que cobram justamente esses pontos.

6)      Tenha Paciência

Paciência é a virtude dos fortes.

Você irá chegar em 90% de acertos depois de estudar a teoria algumas vezes, revisar muito e resolver muitas questões, e isso, naturalmente, leva tempo.

Por isso, não se apresse, tenha paciência que se fizer tudo da maneira correta você irá conseguir.

7)      Procure Ajuda

Caso não identifique o que está acontecendo, o aluno pode ainda procurar alguém que já tenha experiência em concursos, por exemplo, uma mentoria ou um coach.

Ademais, é uma boa alternativa, uma vez que essas pessoas podem não só tirar suas dúvidas, mas fazer um acompanhamento individualizado, indicando bons materiais e exercícios, organizando uma rotina de estudos e ajudando a encontrar a melhor forma de você alcançar seu objetivo.

Depoimento

Além das 7 dicas de estudo, em seu depoimento para o Estratégia Concursos, ele nos conta diversas técnicas que o ajudaram a conquistar a 1ª colocação em 3 concursos distintos. Alguns trechos de seu depoimento merecem destaque:

  • “Para manter a disciplina, eu sempre usava metas semanais e também colocava metas diárias. Caso não cumprisse as metas diárias, eu tinha que estudar no domingo até cumprir a meta semanal (…)”
  • “90% do material usado era em PDF, eu usava videoaulas em matérias mais complicadas e que eu nunca tinha estudado. ”
  • “Durante a primeira vez que eu estudava uma matéria, eu focava na parte teórica, no dia seguinte eu lia minhas marcações e, se desse, fazia os exercícios do PDF, depois de um tempo relia o resumo novamente. Depois disso, eu só fazia exercícios para poder revisar as matérias estudadas anteriormente. ”
  • “Na véspera da prova, não consigo ficar parado e li a legislação específica para não perder nada na prova. Até mesmo no dia da prova estudei de leve. ”
  • “Meu maior erro foi não ter dado atenção maior em algumas matérias que não estava bem. Não passei em alguns concursos, mesmo indo bem em algumas matérias, por ter ido mal nessas outras que não me dediquei. E um dos acertos foi revisar bastante e resolver muitas questões. “

Finalizando

Em seu depoimento, o prof. Roberto finaliza dizendo: “Não desista! A caminhada é difícil, mas no fim vale a pena. O segredo é, além de ter um bom material (e isso você já tem com o Estratégia), estudar muito, que sua hora vai chegar! ”

E aí Estrategista, gostou das dicas do prof. Roberto Cambraia? Caso deseje um acompanhamento de perto por esse campeão em aprovações, veja nossos serviços de coaching.

Um forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigado pelas dicas. Acredito que a maior da dificuldade das pessoas seja essa, revisar através de exercícios e revisar. Essa do caderno de erros é nova para mim, bom saber que isso ajuda a aumentar o percentual.
    Hudson Souza em 01/06/20 às 11:24