Artigo

CNJ – Analista e Técnico – Área Administrativa – possibilidade de recursos.

Oi Pessoal!

A prova do CNJ foi bem dentro do que estudamos! Nela, uma característica do Cespe ficou ainda mais marcante para a nossa disciplina: as questões estão ficando cada vez mais interpretativas, então é importante deixar em branco aquelas que deixam grande margem para dúvida – uma vez que a interpretação da Banca pode ir por diferentes caminho.
Na prova de Analista Legislativo – Área administrativa, não vislumbro nenhuma questão com chance real de recurso que possa ser acatado. Apesar do viés interpretativo de algumas delas, o posicionamento é o padrão adotado pelo Cespe, então não há novidades ali.
Na prova de Técnico Legislativo – Área administrativa, percebi a possibilidade de recurso na seguinte questão, buscando sua anulação. A chance de acatar é baixa, mas vale a pena tentar:
81. Os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial tem sido conduzido e permitirá o fortalecimento do BSC.
Gabarito Preliminar: Errado.
Comentário:
Além dos resultados financeiros positivos, outras perspectivas clássicas do BSC devem ser consideradas para que se entenda como a estratégia está sendo conduzida no presente: processos internos; aprendizagem e crescimento; clientes. Eles devem ser utilizados em conjunto para que se entenda o sucesso da aplicação do BSC. Nesta linha de raciocínio, a questão deveria ser considerada errada. Apesar disso, a perspectiva financeira é impactada pelas outras perspectivas (assim como a eminente Banca reconhece na questão 82), sendo inclusive a perspectiva comumente tida como finalística no mapa estratégico, e resultados positivos nesta perspectiva certamente sinalizarão que a aplicação do BSC está sendo bem sucedida, o que fortalece a aplicação do mecanismo. Esta visão alternativa faz com que o candidato a entendesse como correta. Assim, por não ser clara quanto ao conhecimento pedido e permitir diferentes interpretações conflitantes solicito que esta questão seja anulada.
Pessoal: lembro que devem usar este argumento como base para construir seu próprio recurso, uma vez que as bancas costumam desconsiderar todos os recursos iguais interpostos para uma questão!
Abraço e bons estudos!

Prof. Carlos Xavier

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.