Concurso CGE AL: órgão prevê a oferta de 40 vagas de nível superior
Coordenação

Concurso CGE AL: aprovadas 40 vagas! Remuneração está em debate no Legislativo

Concurso CGE AL (Controladoria Geral de Alagoas)está mais próximo: após a publicação da Lei Estadual 7.972/2017, que instituiu a carreira de Analista de Controle Interno, o processo de autorização teve um novo andamento.

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE-AL), um despacho da Procuradoria-Geral do Estado, datado de 10 de maio, que concluiu pela possibilidade de autorização do concurso.

Para que a posse fosse realizada ainda em 2018, o certame deveria ter sido homologado até o dia 7 de julho. 

Este é o fim dos trâmites para a criação dos novos cargos da CGE AL. O processo já passou por avaliações da Secretaria da Fazenda e agora retornou à Controladoria Geral do Estado.

Em contato com o Estratégia Concursos, a Controladoria Geral do Estado de Alagoas informou o número de vagas que serão oferecidas no certame: serão 40 oportunidadespara o cargo de Analista de Controle Interno (Nível Superior).

Confira a divisão de vagas por especialidade:

10 vagas – Ciências Contábeis
10 vagas – Direito
4 vagas – Engenharia Civil
3 vagas – Ciências da Computação
13 vagas – demais graduações

As vagas oferecidas seguem o quantitativo previsto na Lei Estadual 7.972/2017. Isso significa que o certame visará preencher todos os cargos atualmente vagos da carreira.

Segundo informações fornecidas pela CGE AL, há ainda um segundo processo em andamento, que visa fixar a remuneração da carreira, ainda em andamento. 

A CGE aguarda agora o parecer da Assembleia Legislativa de Alagoas sobre o Projeto de Lei sobre o subsídio da carreira de Analista de Controle Interno para dar andamento ao certame.

O Estratégia Concursos está acompanhando com atenção o planejamento do concurso para manter você sempre atualizado.

Confira abaixo a íntegra do documento:

concurso cge al

Lei instituiu a carreira de Analista de Controle Interno

O Governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, sancionou em 9 de janeiro a Lei  7.972/2018 que institui a carreira de Analista de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado de Alagoas.

Após 51 anos de criação do órgão, que em 2003 mudou de nomenclatura de Auditoria-Geral para Controladoria-Geral do Estado, teremos uma carreira de quadro permanente e não mais comissionado, o que vai proporcionar um controle interno forte, independente e permanente”, afirmou Maria Clara Bugarim, controladora-geral do Estado de Alagoas, que na época da tramitação pediu à ALE que votasse em caráter de urgência o pedido da Controladoria.

O concurso terá validade máxima de dois anos, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

A lei também disciplinou a forma de ingresso na carreira, que será por concurso público de provas ou de provas e títulos.

Sobre os cargos

Foram criados pela lei 40 cargos de Analista de Controle Interno para o concurso CGE AL. Estão previstas vagas de nível superior para cursos como Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Ciências da Computação, entre outras.

Confira abaixo a tabela detalhada extraída do Diário Oficial de Alagoas:

vagas concurso cge al 2018

Os servidores aprovados no concurso público deverão fazer um curso de formação de no mínimo 80 horas na Escola de Governo de Alagoas.

Remuneração concurso CGE AL

Os valores remuneratórios serão compatíveis com a jornada de trabalho de 40 horas semanais. O valor do subsídio deve ser fixado em lei própria, segundo previsão do artigo 31 do dispositivo. 

A fixação do subsídio ainda está em trâmite na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (SEFAZ-AL).

Atribuições do cargo

Compete à controladoria coordenar, executar, avaliar, apoiar e orientar as atividades inerentes ao controle interno do Poder Executivo do Estado de Alagoas, conforme o artigo nº 100, da Constituição Estadual, que instituiu o Sistema Integrado de Controle Interno do Poder Executivo do Estado de Alagoas.

1) Atividades de controle interno e análise dentro das áreas de contratos, gestão, obras, contas públicas, convênios, correição administrativa, controle financeiro e ouvidoria; Promoção do controle social pela transparência da gestão pública;

2) Coordenação e Execução de atividades de fiscalização e resultado da ação governamental e gestão dos administradores públicos;

3) Coordenação e Fiscalização da aplicação de recursos públicos estaduais e de órgãos públicos, entidades de direito público e privado ou, ainda, pessoas físicas.

Plano de Carreira

I – Progressão Horizontal: Passagem do servidor de uma classe para a superior, dentro do mesmo nível, levando em consideração os seguintes quesitos:

a) Tempo de serviço;

b) Desempenho funcional, por meio de sistema de avaliação de desempenho;

c) Aperfeiçoamento técnico por meio de plano de qualificação.

II – Progressão por nova habilitação/titulação: Passagem do servidor de um nível para outro, dentro da mesma classe, mediante exigência de nova habilitação ou titulação.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada Concurso BRB
Ficha técnica Concurso CGE AL

Informações do concurso CGE AL
►Data da Prova: a definir
►Vagas: 40 
►Lotações: Alagoas
►Banca: a definir
►Lei: Lei CGE AL 2018
►Escolaridade: Nível Superior

Natália Scarano Ricardo Brito
Ascom Estratégia
[email protected]


Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.