10

Concurso CGE AL: EDITAL em breve, afirma Governador

O ano começou agitado para os concurseiros do Alagoas. Após autorizar a contratação da banca de outros cinco concursos no estado, Renan Filho afirmou que o edital do concurso CGE AL será divulgado em breve!

A informação veio em resposta a um seguidor em suas redes sociais. Quando questionado sobre novos concursos para a controladoria, Renan respondeu: “TCE não é com o poder executivo. CGE vamos soltar em breve”.

O concurso para a Controladoria Geral do Estado do Alagoas é aguardado desde 2018, quando foi aprovada a Lei que dispôs sobre a criação do Quadro Permanente de Pessoal.

Desde então, não houve mais nenhuma movimentação quanto a uma possível autorização de concurso. Em outubro de 2020, a CGE AL chegou a encaminhar ao Gabinete Civil, um Despacho expondo a necessidade de uma seleção pública.

Vale lembrar que a Lei Nº 7.972/2018 autorizou a criação de 40 vagas para o cargo de Analista de Controle Interno, com remuneração que chega em R$ 8.353,89 no final da carreira.

Preparamos este artigo para você ficar por dentro de todas as atualizações e informações sobre o concurso CGE AL. Acompanhe pelos tópicos abaixo:

Situação do concurso CGE AL

O primeiro concurso público da CGE AL deve acontecer em breve, segundo anunciado pelo Govenador do estado, Renan Filho.

Em uma postagem em suas redes sociais sobre a autorização para contratação da banca de outros cinco concursos, Renan respondeu diversos seguidores que o questionaram sobre outras seleções, incluindo da CGE.

Conforme imagem abaixo, a reposta foi sucinta: TCE não é com o poder executivo. CGE vamos soltar em breve”. Com isso, novas informações devem ser divulgadas em momento oportuno.

Resposta do Governador Renan Filho em seu Instagram pessoal: TCE não é com o poder executivo. CGE vamos soltar em breve
Resposta do Governador Renan Filho em seu Instagram pessoal

Vale lembrar que a Controladoria está há quase três anos aguardando autorização para seu primeiro concurso. Recentemente, a CGE chegou a encaminhar um Despacho ao Gabinete Civil, de modo a reiterar a urgência de uma seleção para preenchimento do quadro de pessoal.

Segundo o documento, desde sua criação em 2003, a Controladoria tem realizado suas atividades através de servidores providos em cargos comissionados, uma vez que nunca teve um concurso público voltado ao Controle Interno.

No sentido de reiterar as razões outrora apresentadas, destacamos os aspectos a seguir:

1. A necessidade de realização, EM CÁRATER DE MÁXIMA URGÊNCIA, da realização de concurso público para provimentos dos cargos que integram o Quadro Permanente da CGE/AL

Em maio de 2018, havia sido publicado um Despacho da Procuradoria Geral do Estado concluindo a possibilidade de autorização do concurso CGE AL. Porém, para que a posse fosse realizada ainda naquele ano, o certame deveria ter sido homologado até o dia 7 de julho, o que não aconteceu. 

Vagas aprovadas para o concurso CGE AL

Logo após a aprovação da proposta, em 2017, foi publicado que o concurso CGE AL poderá ofertar até 40 vagas, para o cargo de Analista de Controle Interno. Confira a divisão de vagas por especialidade:

  • Ciências Contábeis: 10 vagas
  • Direito: 10 vagas
  • Engenharia Civil: 4 vagas
  • Ciências da Computação: 3 vagas
  • Demais graduações: 13 vagas

As vagas oferecidas seguem o quantitativo previsto na Lei Estadual nº 7.972/2017. Em outras palavras, significa que o concurso visa preencher todos os cargos vagos atualmente da carreira.

Lei instituiu a carreira de Analista de Controle Interno para concurso CGE AL

O Governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, sancionou em 9 de janeiro de 2018, a Lei nº 7.972/2018 que institui a carreira de Analista de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado de Alagoas.

Após 51 anos de criação do órgão, que em 2003 mudou de nomenclatura de Auditoria-Geral para Controladoria-Geral do Estado, teremos uma carreira de quadro permanente e não mais comissionado, o que vai proporcionar um controle interno forte, independente e permanente”, afirmou Maria Clara Bugarim, controladora-geral do Estado de Alagoas, que, na época da tramitação, pediu à ALE que votasse em caráter de urgência o pedido da Controladoria.

A lei também disciplinou a forma de ingresso na carreira, que será por concurso público de provas ou de provas e títulos.

Cargos do concurso CGE AL

Foram criados 40 cargos de Analista de Controle Interno. Até o momento, estão previstas áreas específicas em:

  • Ciências Contábeis
  • Direito
  • Engenharia Civil
  • Ciências da Computação
  • Entre outras não detalhadas

Os servidores aprovados no concurso CGE AL devem fazer um curso de formação de, no mínimo, 80 horas na Escola de Governo de Alagoas.

Carreira na CGE AL

Requisitos do cargo

Para concorrer ao cargo de Analista de Controle Interno, do concurso CGE AL, a exigência é de que os candidatos interessados possuam formação de nível superior, com diploma especificado na área de atuação.

Remuneração

A Lei nº 8.071, de 21 de dezembro de 2018, fixou os subsídios dos servidores da carreira de Analista de Controle Interno, da Controladoria Geral do Estado.

A remuneração foi estabelecida de acordo com as classes e níveis, possuindo carga horária de 40 horas semanais. Confira:

Concurso CGE AL: Matriz de remuneração dos servidores da carreira de Analista de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado.
Concurso CGE AL: Matriz de remuneração dos servidores da carreira de Analista de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado.

Atribuições

O servidor aprovado no concurso CGE AL, no cargo de Analista, compete à coordenar, executar, avaliar, apoiar e orientar as atividades inerentes ao controle interno do Poder Executivo do Estado de Alagoas, conforme o artigo nº 100, da Constituição Estadual, que instituiu o Sistema Integrado de Controle Interno do Poder Executivo do Estado de Alagoas. As principais atividades voltadas ao analista realizar são:

  • Atividades de controle interno e análise dentro das áreas de contratos, gestão, obras, contas públicas, convênios, correição administrativa, controle financeiro e ouvidoria; Promoção do controle social pela transparência da gestão pública
  • Coordenação e Execução de atividades de fiscalização e resultado da ação governamental e gestão dos administradores públicos
  • Coordenação e Fiscalização da aplicação de recursos públicos estaduais e de órgãos públicos, entidades de direito público e privado ou, ainda, pessoas físicas.

Plano de Carreira

O desenvolvimento do servidor aprovado no concurso CGE AL, na carreira de Analista, ocorrerá mediante os itens:

I – Progressão Horizontal: Passagem do servidor de uma classe para a superior, dentro do mesmo nível, levando em consideração os seguintes quesitos:

  • Tempo de serviço
  • Desempenho funcional, por meio de sistema de avaliação de desempenho;
  • Aperfeiçoamento técnico por meio de plano de qualificação.

II – Progressão por nova habilitação/titulação: Passagem do servidor de um nível para outro, dentro da mesma classe, mediante exigência de nova habilitação ou titulação.

Guia de Estudos para o Concurso CGE AL

Os Guias são artigos postados no site do Estratégia Concursos com links para Cadernos de Questões, por disciplina, customizados de acordo com o conteúdo programático de cada edital.

Guia de Estudos CGE AL


Quer estudar para o Concurso CGE AL?

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Ficha técnica Concurso CGE AL

Informações do concurso CGE AL

  • Data prevista: 2021
  • Vagas: 40 previstas
  • Cargo: Analista de Controle Interno
  • Escolaridade: Nível Superior
  • Banca: a definir
  • Lei: Lei CGE AL 2018

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *