Artigo

CICLO DE ESTUDOS – ESCREVENTE DO TJ-SP: aprenda a montar o seu!

CICLO DE ESTUDOS – ESCREVENTE DO TJ-SP: nesta reta final, aprenda a montar seu ciclo de modo eficaz, passando por todo conteúdo, com destaque no que mais importa e conforme sua rotina!

CICLO DE ESTUDOS PARA ESCREVENTE DO TJ-SP
O tempo é curto, mas ainda dá tempo de se preparar!

E aí, pessoal, tudo bem?

Como já sabem, o edital do concurso de Escrevente Técnico Judiciário do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), para a capital e para o interior, já foi publicado. A prova será dia 31 de outubro e estão previstas 845 vagas!!

É uma das melhores oportunidades de todos os tempos para concurso de Tribunais, nos quais, geralmente, só se abre cadastro de reserva, ou, no melhor dos casos, disponibilizam-se poucas vagas.

Por isso, nem é preciso mencionar que a concorrência será grande e que você precisará ser esperto para sair na frente dessa galera, não é mesmo?

Como? Montando um ciclo de estudos diário que seja eficaz e contemple os principais pontos do edital!

Restam menos de três meses para a prova e, embora o edital seja enxuto, não basta apenas ler uma vez todo o conteúdo, pois o mais importante é a revisão para a memorização. 

Neste artigo, apresentaremos os principais pontos de cada disciplina prevista em seu edital pela Banca Vunesp. Por fim, apresentaremos duas sugestões de ciclo de estudos e orientações sobre qual escolher e qual a melhor forma de estudá-los. 

Vamos lá!

CICLO DE ESTUDOS PARA ESCREVENTE DO TJ-SP

PROVA OBJETIVA

A prova objetiva conterá 100 questões, distribuídas nos seguintes blocos:

  • Bloco I: Língua Portuguesa (24);
  • Bloco II: Conhecimentos em Direito (40);
  • Bloco III: Conhecimentos Gerais (36).

Ela terá de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, com mínimo de 50% de acertos das questões de cada bloco, além do caráter classificatório.

BANCA EXAMINADORA

Você pode estar pensando: por que seria tão importante realizar a análise de uma banca examinadora para montar o ciclo de estudos?

Veja, seu principal oponente neste concurso não será o concorrente, mas sim, a banca examinadora, pois é ela quem tentará levá-lo a erro, colocará pegadinha e te deixará em dúvida. As bancas examinadoras também possuem um estilo, gostam de cobrar determinado tópico em cada disciplina e possuem um padrão.

VUNESP

A banca responsável pela realização do concurso de Escrevente Técnico Judiciário do TJ-SP é a VUNESP. Ela é uma das mais tradicionais bancas de concursos públicos municipais e estaduais de São Paulo, mas vem ganhando cada vez mais espaço fora do estado nos últimos anos.

Via de regra, as questões da VUNESP são consideradas “fáceis”, pois, com um perfil de uma banca ainda em evolução, o fato de trabalhar muito com a cobrança de “lei seca” pura, faz com que não se exija demais do raciocínio do candidato.

Normalmente, as questões da VUNESP são de múltipla escolha, com cinco opções nas quais o candidato deve assinalar a correta ou a errada de acordo com o enunciado (tenha muito cuidado com as pegadinhas!).

Outra característica interessante é o fato de ela costumar cobrar todo o conteúdo previsto no edital. Portanto, é muito importante estudar todos os tópicos cobrados a maior quantidade de vezes possível. 

CICLO DE ESTUDOS – ESCREVENTE DO TJ-SP

Vunesp X Disciplinas

Baseado em provas anteriores da banca Vunesp, especialmente nos certames para Tribunais de Justiça, elencamos aqueles que são os seus tópicos preferidos. Portanto, nesses pontos, o aluno deverá dedicar a maior parte do tempo de sua preparação, revisando dobrado e resolvendo ainda mais exercícios.

Português

A disciplina de Língua Portuguesa costuma ter cobrança maior em relação à quantidade de questões. Geralmente, a banca pede conhecimentos gerais de gramática (morfologia, regência, semântica), mas o que ela gosta mesmo é de interpretação de textos!

Mesmo que você seja bom nessa disciplina, não a subestime. Geralmente, 20 das 24 questões serão “fáceis” e 4 serão bem mais complexas. Devido à concorrência, acertar 20/24 poderá não ser suficiente!

Matemática e Raciocínio Lógico

Em Matemática e Raciocínio Lógico, por outro lado, as questões trazem uma complexidade maior. Mas, ainda assim, costumam não ser muito difíceis!

Direito

As questões de Direito, por sua vez, exigem, em geral, o conhecimento da lei seca propriamente dita. Ou seja, doutrina e jurisprudência são pouco (ou quase nada) exigidas.

Atualidades

Essa disciplina foi dividida em fatos divulgados a partir do primeiro semestre de 2021 e no Estatuto de Pessoas com Deficiência. Este último deveria estar inserido nas disciplinas de Direito, contudo, foi colocado junto com atualidades para não alterar o número de questões da prova. Então, o foco também deverá ser a lei seca.

Sobre os fatos ocorridos no Brasil e no mundo, a Vunesp adora assuntos super em alta no Brasil e no mundo (aqueles que até os mais desligados sabem alguma coisa), como as Olimpíadas e Covid-19. Mas, também, costumam aparecer assuntos mais específicos, porém relevantes para determinado grupo, como, por exemplo, a proibição de vendas de carros com motor à combustão na Europa a partir de 2035.

Por isso, acompanhe diariamente os sites de notícias/jornais!

Informática

Informática também tem uma abordagem simples, com questões bem diretas e conceituais. Uma dica para quem não está familiarizado com a disciplina é tentar colocar na prática os comandos e instruções aprendidas em aula no seu computador.

CICLO DE ESTUDOS – ESCREVENTE DO TJ-SP

Como estudar para VUNESP?

Direto e reto: a resolução de muitos exercícios e o domínio da lei seca são a fórmula para uma ótima preparação para a prova do TJ-SP.

Para isso, é essencial MUITA REPETIÇÃO. Leia, releia, faça e refaça!!

Com relação ao estudo das disciplinas, se você tem índices de acertos altíssimos (acima de 85% de acertos) em determinado assunto, você pode dar menos importância a ele, mesmo que seja uma matéria com alta cobrança. Mas, menos importância não é sinônimo de não estudar, heim?!

Agora, caso você tenha dificuldades, a situação é outra. Tenha consciência de que não existe milagre e otimize seus estudos, dando preferência aos temas mais incidentes para fazer o melhor possível no tempo que possui.

A análise estatística das disciplinas serve para destacar quais assuntos são importantes, mas é PRIMORDIAL que você foque em suas próprias dificuldades e analise quais pontos requerem mais atenção.

Para acessar a análise estatística para o concurso de Escrevente do TJ-SP, basta fazer o download gratuito de nosso E-BOOK:

E-BOOK TJ-SP

CICLO DE ESTUDOS – ESCREVENTE DO TJ-SP

PLANEJAMENTO

A organização nos estudos é essencial para o concurso do TJ-SP, pois estamos em fase pós edital. Dito isso, uma das melhores maneiras é utilizar uma planilha de controle.

Ter um plano e segui-lo até o fim é fundamental.

Aqui no Blog do Estratégia, você poderá baixar gratuitamente a planilha, bem como contar com uma explicação pormenorizada de como utilizá-la.

Outra opção extremamente eficaz nessa reta final é utilizar nossas Trilhas Estratégicas Pós-Edital do TJ-SP. Ela é uma ferramenta exclusiva do Estratégia Concursos e veio para facilitar a vida do aluno, indicando sugestões de estudo, por disciplina e ciclos de estudos, por meio de arquivos em PDF liberados semanalmente na área do aluno. Existem Trilhas tanto para o aluno avançado quanto para o iniciante.

MONTE SEU CICLO DE ESTUDOS – ESCREVENTE DO TJ-SP

Pois bem. Agora que você já tem ideia de como funciona a Banca Vunesp com relação às disciplinas presentes no edital do concurso de Escrevente do TJ-SP, é hora de montar seu Ciclo de Estudos.

O Ciclo de Estudos tem como objetivo determinar a sequência de disciplinas a estudar dentro de um período. Recomenda-se que os ciclos sejam semanais, atualizando-o conforme o avanço do aluno. Para cada dia da semana já estarão pré determinadas quais matérias estudar, por ordem e tempo.

Apresentaremos duas sugestões de ciclo de estudos para você utilizar na prova do TJ-SP, a depender do seu perfil.

Ciclo de Estudos – TJ-SP: Sugestão I

MONTE SEU CICLO DE ESTUDOS PARA ESCREVENTE DO TJ-SP
Sugestão I engloba várias disciplinas no mesmo dia, com 255 minutos diários de estudo, reduzidos nos fins de semana.

Essa primeira sugestão é ideal para quem está no plano intermediário ou avançado de estudos, pois engloba 4 disciplinas no mesmo dia, com 60 minutos para cada. Por fim, separamos 15 minutos para o estudo da lei seca. Os fins de semana terão carga horária reduzida, com um dia reservado para exercícios/simulados.

São várias matérias em um mesmo dia, por isso o aluno deve estar familiarizado com os conteúdos para não se perder nem demorar para “pegar no tranco”.

Ciclo de Estudos – TJ-SP: Sugestão II

Sugestão II propõe o estudo de apenas 2 disciplinas por dia, associada ao estudo do “caderno de erros” ou outro método de revisão.

A sugestão II de Ciclos de Estudos para o TJ-SP prevê uma carga horária diária de 5 horas, com apenas 2 disciplinas por dia, ideal para o aluno iniciante. Perceba que, em verde, temos Matemática e Raciocínio Lógico, pois serão intercalados semanalmente de início para não confundir o aluno.

Com o passar do tempo, algumas disciplinas serão finalizadas rapidamente, pois o conteúdo é curto, como Estatuto das Pessoas com Deficiência, por exemplo. Quando isso ocorrer, essas disciplinas em verde deverão ser incluídas em seu lugar e serão estudadas semanalmente como as demais.

Reservamos 1 horas para “Caderno de Erros“. Esse tempo serve para revisão do que já foi estudado (inclusive quando finalizar a disciplina). O Caderno de Erros é um método muito eficaz de memorização, mas, nesse tempo, também poderá ser incluída a leitura da lei seca ou revisão por meio dos grifos.

Aos fins de semana, também reduzimos a carga horária de estudos, como na Sugestão I. Um dia será para simulados e o outro para revisão semanal. Perceba que, em um dia da semana, foi reservado um tempo para a correção dos simulados, pois compreender e anotar os erros é fundamental para seu estudo!

CICLO DE ESTUDOS – ESCREVENTE DO TJ-SP

CONCLUSÃO

Como dito, apresentamos a vocês apenas SUGESTÕES de ciclos de estudos. Não há necessidade de cumprí-las à risca, podendo ser adaptadas conforme seu perfil, inclusive com relação ao tempo diário de estudos. Por exemplo, se você possui apenas três horas diárias, não cinco, faça a divisão proporcional (na Sugestão II, ficaria: 72min-72min-36min).

Caso você queria baixar essas tabelas, elas estão disponíveis para download no nosso grupo do Telegram do TJ-SP:

GRUPO DO TELEGRAM – JORNADA DO ESCREVENTE

Enfim, pode ter certeza que essas foram informações extremamente importantes para alavancar seus estudos nessa reta final do TJ-SP.

Ainda dá tempo de estudar para essa prova, então não perca tempo, pois as chances são enormes!

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

Saiba mais: concurso TJ SP


Quer estudar para o edital do concurso TJ SP?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Ficha do edital TJ SP

Informações do edital do concurso TJ SP

  • Inscrições: 30 de julho a 02 de setembro de 2021
  • Provas: 31 de outubro
  • Vagas: 845
  • Cargos: Escrevente Técnico Judiciário
  • Banca: Vunesp
  • Escolaridade: Nível médio
  • EditalBaixe AQUI!
  • Curso Escrevente TJ SP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.