Planilha de Estudos - Baixe gratuitamente a ferramenta que pode ser o diferencial na sua preparação!
Concursos Públicos

Planilha de Estudos – Baixe gratuitamente a ferramenta que pode ser o diferencial na sua preparação!

Salve, pessoal!

Todos nós sabemos que a organização para (quase) tudo que fazemos na vida é essencial. Pois bem, no estudo para concursos não é diferente! Se não tivermos uma ferramenta para mensurar o nosso desempenho de forma realista e eficaz, dificilmente saberemos se estamos no caminho certo.

Pensando nisso, e também após alguns pedidos que tenho recebido pelas redes sociais, resolvi disponibilizar para vocês, de forma GRATUITA, a planilha que utilizo para delinear o planejamento dos meus alunos do Programa de Coaching aqui no Estratégia Concursos. Neste artigo, explicarei como utilizá-la.

Antes de começarmos, gostaria de deixar claro que de nada adiantará a planilha se um bom planejamento de estudos não for montado para o seu perfil específico de estudante. Por isso, caso sinta dificuldades em elaborar o seu e tenha interesse que alguém experiente no assunto o faça, conheça o nosso Programa de Coaching! Deixarei no link abaixo tudo o que você precisar saber.

Quer saber mais sobre o nosso Programa de Coaching? Clique aqui!

Sem mais delongas, vamos começar! Faça o download da sua planilha e leia as próximas linhas com muita atenção. Será essencial para o correto uso da ferramenta. No mais, participo o modo online está disponível somente para visualização! Logo, para editá-la, é necessário fazer o download.

Baixe aqui a sua Planilha de Estudos!

1) Visão geral da ferramenta

Durante a confecção da nossa planilha, pretendeu-se mensurar, de uma forma positiva, o desempenho do aluno em três vertentes:

  • Nível de evolução teórica baseado em um edital de concurso ou área;
  • Nível de desempenho na resolução de exercícios; e
  • Nível de desempenho com relação à carga horária de estudos proposta.

Onde você conseguirá medir cada uma dessas variáveis ficará explícito mais para frente neste artigo. O que vocês devem saber, de antemão, é que possuímos 3 abas de análise, intituladas respectivamente: Planejamento, Estatística e Ciclos. Vamos agora falar sobre cada uma delas individualmente.

2) Aba Planejamento

Pessoal, a primeira aba é justamente uma visão estratégica do nosso estudo. É lá que você colocará as disciplinas, o respectivo conteúdo de cada disciplina e a aula do seu pacote de estudos que corresponde àquele tópico. Para o seu preenchimento eficaz, é importante que já tenhamos decidido para qual área/concurso vamos estudar e, também, qual material utilizaremos.

O ponto mais importante desta aba encontra-se no preenchimento da coluna ”Estudada?”. Nela, sempre que o aluno concluir o conteúdo de alguma aula ou pdf, ele deverá preencher a palavra ”SIM” na citada coluna. É importante que a palavra a ser escrita seja exatamente ”SIM”, caso contrário a leitura da planilha ficará prejudicada.

Vou mostrar para vocês o retrato da aba ”Planejamento” para algumas matérias de um(a) aluno(a) que estuda para o concurso do TRF-4:

Aba Planejamento

Percebam que sempre que você digitar o ”SIM” na coluna ”Estudada?” a respectiva célula ficará preenchida com a cor verde. Além disso, temos duas outras colunas para colocar eventuais links de cadernos no TEC Concursos e seu respectivo percentual de acertos.

A importância do preenchimento correto desta aba vem a seguir, justamente quando olhamos para a aba ”Estatística

3) Aba Estatística

Aqui temos uma aba totalmente automática. Ou seja, você não vai precisar inserir nada em nenhuma célula. O que ela faz é justamente contabilizar a quantidade de ”SIM” que você preencheu na aba ”Planejamento”, por disciplina, e fornecer o nosso primeiro pilar de mensuração: o nível de evolução teórica. Ou seja, o quanto você já percorreu do seu possível edital e, em paralelo, o quanto falta para terminá-lo. Em suma, ela é o reflexo estatístico da aba ”Planejamento”.

Segue uma foto da aba em funcionamento, baseada na evolução de um(a) aluno(a) que estuda para a área fiscal:

Aba Estatística

Relembro que não precisaremos inserir nada aqui. A planilha já está configurada para fazer todo o trabalho por nós.

Vamos agora para a nossa última aba, a de Ciclos de Estudo.

4) Aba de Ciclos

A aba de Ciclos talvez seja a mais importante para nós. É através dela que iremos planejar – e executar – as nossas semanas de estudo, tendo como parâmetro as disciplinas inseridas na aba ”Planejamento”. Abaixo, segue um retrato de uma planilha de um(a) aluno(a) que estuda para a área de Tribunais:

Aba de Ciclos

Pessoal, a primeira coisa que devemos ter em mente é que a nossa planilha utiliza ciclos semanais de estudo. Ou seja, um novo ciclo deve ser montado a cada semana. Para fazer isso, basta dar um clique com o botão direito do seu mouse em cima da aba ”Ciclo” e clicar em ”duplicar” (vide foto abaixo). Fazendo isso, iremos criar um cópia do ciclo anterior que servirá de base para montar os posteriores.

O restante dos campos a serem preenchidos são intuitivos e, além disso, as legendas de cada coluna auxiliam o aluno a montar o seu cronograma da forma que melhor se encaixe na sua semana. Lembro, também, que a nossa planilha sugere o método de revisão de 24h/7d/30d.

Mencionarei alguns tópicos que podem causar dúvida:

  • A coluna ”Carga Horária Padrão ”deve ser preenchida com o tempo (em minutos) que o aluno planeja estudar, ou seja, sua meta. Já a coluna ”Carga Horária Efetiva” deve ser preenchida com o tempo, também em minutos, que o aluno de fato estudou. Para isso, é importante que o aluno crie o hábito de cronometrar o tempo em que está efetivamente estudando.
  • A coluna ”% de Acertosnão deve ser preenchida. Ela calcula o seu percentual automaticamente por meio do número de acertos que você obtiver.

Bom, meus amigos, por fim deixo aqui a foto da última ferramenta da nossa planilha, que servirá para mensurar os outros dois pilares de análise citados no início deste artigo: o desempenho com relação aos exercícios e com relação à carga horária planejada.

Pessoal, essa tabela, localizada logo após a sua última meta na aba ”Ciclo”, nada mais é do que o compilado da sua semana. Ela é alimentada automaticamente pelos dados preenchidos nas metas diárias. A única coluna que você irá precisar preencher aqui é o nome da disciplina e é muito importante que o nome seja idêntico ao que você usará nas metas diárias. Caso escreva em um lugar ”DAD” e no outro ”Direito Administrativo”, a planilha não conseguirá ler! Fique atento!

Pela ferramenta, nós conseguimos mensurar o quanto cumprimos da carga horária planejada para semana através do que eu chamei de aderência. Esse índice nada mais é do que a quantidade de minutos programados divididos pela quantidade de minutos efetivamente estudados, tanto para teoria quanto para revisão. Temos ainda o desempenho global em termos de acertos nas questões, por disciplina e também a média semanal.

Aqui temos uma última coisa muito importante. Para que a tabela citada retrate realmente a sua semana, as células das metas diárias devem ser preenchidas corretamente. Lembrem-se que o tempo deverá sempre estar em minutos, e não em horas.

Resultado de imagem para coruja estrategia

É isso, galera. Espero realmente que essa ferramenta ajude na sua caminhada e que você consiga, através dela, aprimorar o seu controle, melhorar a sua performance e, por fim, alcançar o seu objetivo.

Deixarei abaixo as minhas redes sociais. Caso sinta alguma dificuldade, mande perguntas que tentarei responder a todos!

Contem sempre conosco!

Coach Renan Fineto

Instagram: @renanfineto

YouTube: Coach Fineto

Posts Relacionados

Renan Peron Fineto

Renan Peron Fineto

Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de SP (TCE-SP), aprovado no último concurso para Auditor Fiscal da Receita Estadual do RS (ICMS-RS) e Coach do Estratégia Concursos.                                            Possui bacharelado em Ciências Navais com habilitação em Administração pela Escola Naval (2012), pós-graduado em Gestão Pública pela UFRJ (2018) e em Intendência pelo Centro de Instrução Almirante Newton Braga (2018). Capitão-Tenente (RM2-IM) da Marinha do Brasil, instituição em que atuou por 13 anos. Aprovações: Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) - 9º lugar – 2005 Colégio Naval (CN) – 18º lugar – 2005 Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) - 58º lugar - 2005 Auditor Fiscal do Município de Goiânia (ISS-Goiânia) – 2016 Auditor Fiscal da Receita Estadual do Estado do RS (ICMS-RS) - 2019 Auditor do Estado do Rio Grande do Sul (CAGE-RS) – 2018 Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) – 6º lugar – 2018 Agente da Fiscalização do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) – 2018   No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz - Ayrton Senna      

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados