Artigo

Planilha de Estudos – Baixe gratuitamente a ferramenta que pode ser o diferencial na sua preparação!

Salve, pessoal!

Todos nós sabemos que a organização para (quase) tudo que fazemos na vida é essencial. Pois bem, no estudo para concursos não é diferente! Se não tivermos uma ferramenta para mensurar o nosso desempenho de forma realista e eficaz, dificilmente saberemos se estamos no caminho certo.

Pensando nisso, e também após alguns pedidos que tenho recebido pelas redes sociais, resolvi disponibilizar para vocês, de forma GRATUITA, a planilha que utilizo para delinear o planejamento dos meus alunos do Programa de Coaching aqui no Estratégia Concursos. Neste artigo, explicarei como utilizá-la.

Antes de começarmos, gostaria de deixar claro que de nada adiantará a planilha se um bom planejamento de estudos não for montado para o seu perfil específico de estudante. Por isso, caso sinta dificuldades em elaborar o seu e tenha interesse que alguém experiente no assunto o faça, conheça o nosso Programa de Coaching! Deixarei no link abaixo tudo o que você precisar saber.

Quer saber mais sobre o nosso Programa de Coaching? Clique aqui!

Sem mais delongas, vamos começar! Faça o download da sua planilha e leia as próximas linhas com muita atenção. Será essencial para o correto uso da ferramenta. No mais, participo o modo online está disponível somente para visualização! Logo, para editá-la, é necessário fazer o download.

Baixe aqui a sua Planilha de Estudos!

1) Visão geral da ferramenta

Durante a confecção da nossa planilha, pretendeu-se mensurar, de uma forma positiva, o desempenho do aluno em três vertentes:

  • Nível de evolução teórica baseado em um edital de concurso ou área;
  • Nível de desempenho na resolução de exercícios; e
  • Nível de desempenho com relação à carga horária de estudos proposta.

Onde você conseguirá medir cada uma dessas variáveis ficará explícito mais para frente neste artigo. O que vocês devem saber, de antemão, é que possuímos 3 abas de análise, intituladas respectivamente: Planejamento, Estatística e Ciclos. Vamos agora falar sobre cada uma delas individualmente.

2) Aba Planejamento

Pessoal, a primeira aba é justamente uma visão estratégica do nosso estudo. É lá que você colocará as disciplinas, o respectivo conteúdo de cada disciplina e a aula do seu pacote de estudos que corresponde àquele tópico. Para o seu preenchimento eficaz, é importante que já tenhamos decidido para qual área/concurso vamos estudar e, também, qual material utilizaremos.

O ponto mais importante desta aba encontra-se no preenchimento da coluna ”Estudada?”. Nela, sempre que o aluno concluir o conteúdo de alguma aula ou pdf, ele deverá preencher a palavra ”SIM” na citada coluna. É importante que a palavra a ser escrita seja exatamente ”SIM”, caso contrário a leitura da planilha ficará prejudicada.

Vou mostrar para vocês o retrato da aba ”Planejamento” para algumas matérias de um(a) aluno(a) que estuda para o concurso do TRF-4:

Aba Planejamento

Percebam que sempre que você digitar o ”SIM” na coluna ”Estudada?” a respectiva célula ficará preenchida com a cor verde. Além disso, temos duas outras colunas para colocar eventuais links de cadernos no TEC Concursos e seu respectivo percentual de acertos.

A importância do preenchimento correto desta aba vem a seguir, justamente quando olhamos para a aba ”Estatística

3) Aba Estatística

Aqui temos uma aba totalmente automática. Ou seja, você não vai precisar inserir nada em nenhuma célula. O que ela faz é justamente contabilizar a quantidade de ”SIM” que você preencheu na aba ”Planejamento”, por disciplina, e fornecer o nosso primeiro pilar de mensuração: o nível de evolução teórica. Ou seja, o quanto você já percorreu do seu possível edital e, em paralelo, o quanto falta para terminá-lo. Em suma, ela é o reflexo estatístico da aba ”Planejamento”.

Segue uma foto da aba em funcionamento, baseada na evolução de um(a) aluno(a) que estuda para a área fiscal:

Aba Estatística

Relembro que não precisaremos inserir nada aqui. A planilha já está configurada para fazer todo o trabalho por nós.

Vamos agora para a nossa última aba, a de Ciclos de Estudo.

4) Aba de Ciclos

A aba de Ciclos talvez seja a mais importante para nós. É através dela que iremos planejar – e executar – as nossas semanas de estudo, tendo como parâmetro as disciplinas inseridas na aba ”Planejamento”. Abaixo, segue um retrato de uma planilha de um(a) aluno(a) que estuda para a área de Tribunais:

Aba de Ciclos

Pessoal, a primeira coisa que devemos ter em mente é que a nossa planilha utiliza ciclos semanais de estudo. Ou seja, um novo ciclo deve ser montado a cada semana. Para fazer isso, basta dar um clique com o botão direito do seu mouse em cima da aba ”Ciclo” e clicar em ”duplicar” (vide foto abaixo). Fazendo isso, iremos criar um cópia do ciclo anterior que servirá de base para montar os posteriores.

O restante dos campos a serem preenchidos são intuitivos e, além disso, as legendas de cada coluna auxiliam o aluno a montar o seu cronograma da forma que melhor se encaixe na sua semana. Lembro, também, que a nossa planilha sugere o método de revisão de 24h/7d/30d.

Mencionarei alguns tópicos que podem causar dúvida:

  • A coluna ”Carga Horária Padrão ”deve ser preenchida com o tempo (em minutos) que o aluno planeja estudar, ou seja, sua meta. Já a coluna ”Carga Horária Efetiva” deve ser preenchida com o tempo, também em minutos, que o aluno de fato estudou. Para isso, é importante que o aluno crie o hábito de cronometrar o tempo em que está efetivamente estudando.
  • A coluna ”% de Acertosnão deve ser preenchida. Ela calcula o seu percentual automaticamente por meio do número de acertos que você obtiver.

Bom, meus amigos, por fim deixo aqui a foto da última ferramenta da nossa planilha, que servirá para mensurar os outros dois pilares de análise citados no início deste artigo: o desempenho com relação aos exercícios e com relação à carga horária planejada.

Pessoal, essa tabela, localizada logo após a sua última meta na aba ”Ciclo”, nada mais é do que o compilado da sua semana. Ela é alimentada automaticamente pelos dados preenchidos nas metas diárias. A única coluna que você irá precisar preencher aqui é o nome da disciplina e é muito importante que o nome seja idêntico ao que você usará nas metas diárias. Caso escreva em um lugar ”DAD” e no outro ”Direito Administrativo”, a planilha não conseguirá ler! Fique atento!

Pela ferramenta, nós conseguimos mensurar o quanto cumprimos da carga horária planejada para semana através do que eu chamei de aderência. Esse índice nada mais é do que a quantidade de minutos programados divididos pela quantidade de minutos efetivamente estudados, tanto para teoria quanto para revisão. Temos ainda o desempenho global em termos de acertos nas questões, por disciplina e também a média semanal.

Aqui temos uma última coisa muito importante. Para que a tabela citada retrate realmente a sua semana, as células das metas diárias devem ser preenchidas corretamente. Lembrem-se que o tempo deverá sempre estar em minutos, e não em horas.

Resultado de imagem para coruja estrategia

É isso, galera. Espero realmente que essa ferramenta ajude na sua caminhada e que você consiga, através dela, aprimorar o seu controle, melhorar a sua performance e, por fim, alcançar o seu objetivo.

Deixarei abaixo as minhas redes sociais. Caso sinta alguma dificuldade, mande perguntas que tentarei responder a todos!

Contem sempre conosco!

Coach Renan Fineto

Instagram: @renanfineto

YouTube: Coach Fineto

Confira a lista de concursos 2021: Veja os principais concursos abertos com altos salários que oferecem oportunidades para todos os níveis de escolaridade!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Até consegui baixar a planilha, mas devo ter feito algo errado, pois a fórmula só funciona no primeiro assunto estudado. Após inserir sim em estudado, a partir da segunda linha não aparece o percentual estudado.
    Raquel em 28/10/20 às 10:53
  • oi
    José de Ribamar Silva Veloso em 11/10/20 às 10:56
  • olá. so em 10 linhas para assuntos e quando inserimos mais linhas ela sai de todas as formulas aplicada na planilha. como resolver :
    dyemison almeida silva em 07/09/20 às 20:12
  • Essa é a melhor planilha para planejamento de estudos que já usufrui até então! E disponibilizada de forma gratuita! Imensamente grato pela colaboração, disponibilizando tal ferramenta!
    Pedro Matteo em 07/09/20 às 08:54
  • Olá, eu baixei a planilha, porém não consigo inserir informações. Como faço?
    Suely Lorenzetti em 27/07/20 às 23:27
  • por gentileza
    michelly em 01/07/20 às 13:03
  • Gente, a planilha esta no "Aqui", em "Baixe AQUI a sua planilha de estudos", no início da matéria, dentro de um retângulo verde. É um link que te leva para o arquivo da planilha no Google Drive.
    Re_Souza em 08/06/20 às 18:02
  • Quero essa planilha carreiras policiais.
    Gleison em 21/05/20 às 12:30
  • Bom dia! Não estou conseguindo localizar a planilha, tem como esclarecer onde encontrá-la?
    Claudete Tagliari em 21/05/20 às 08:22
  • podem me enviar por favor?
    julia vieira em 18/05/20 às 12:06
  • Olá vocês poderiam me enviar a planilha por favor?
    Raissa Araújo em 14/05/20 às 20:47
  • Seria uma aba para cada semana do ciclo?
    Bianca em 12/05/20 às 18:43
  • Muito obrigada por essa planilha incrível! Vai me ajudar demais.
    Sofia Romão em 06/05/20 às 12:05
  • como faço para adquirir a planilha
    mafe em 26/04/20 às 16:43
  • Ola vcs podem me enviar a planilha [email protected]
    Telma cristina oliveira gomes em 24/04/20 às 17:08
  • pode me enviar a planilha?
    Denilson em 24/04/20 às 11:23
  • Boa noite! Prezados (as), Vocês poderiam me enviar a planilha de estudos?
    Matheus em 23/04/20 às 18:37
  • Não estou conseguindo baixar. Pode me enviar?
    Denilson em 22/04/20 às 22:47
  • Por favor poderia me enviar a planilha de estudos .obrigado
    Vanderlei em 17/04/20 às 09:06
  • Meu Deus que planilha maravilhosa, muito completa!!! Muito obrigada mesmo, isso ira me ajudar muito na minha evolução nos estudos
    rayssa caroline hilário em 17/04/20 às 00:23
  • poderiam me enviar a panilha por favor .
    VANDERLEI APARECIDO BAIA DE ARAGAO em 16/04/20 às 16:13
  • Consegui baixar, entretanto só abriu em modo de visualização. Fiz a solicitação para edição mas não fui autorizado a ter acesso e preencher a planilha.
    Matheus Gustavo em 11/04/20 às 10:00
  • Não estou conseguindo baixar a planilha. Somente visualização.
    Gisele em 10/04/20 às 11:45
  • Olá, não consegui baixar, poderiam me enviar?
    Daniel em 02/04/20 às 19:10
  • Olá, não consigo baixar. Podes me ajudar? Obrigada
    VANESSA TATIANE DA SILVA TIMOTEO em 22/03/20 às 16:13
  • Muito obrigado por fornecerem uma planilha tão "rica" em conteúdo ! Que Deus continue abençoando o trabalho de vocês .
    Ítalo em 17/03/20 às 05:59
  • Ferramenta maravilhosa! Obrigada!
    DanielaG em 13/03/20 às 21:51
  • Bom dia professor! Adoraria ter essa ferramenta, mas não estou conseguindo baixar a planilha.
    marta Pereira em 12/03/20 às 10:19
  • Não estou conseguindo baixar a planilha... Quando clico fala que não é possível abrir...
    Ranier em 10/03/20 às 08:15
  • Grata pela planilha, que Deus abençoe!
    Kelli em 28/02/20 às 22:07
  • gostei muito
    felipe em 17/02/20 às 10:56
  • amei obrigado, e bom saber que alguém em que, posso contar.
    thiago em 06/02/20 às 15:31
  • sou assinante do curso da RFB, vc poderia disponibilizar para que possa ter acesso? Como faço para conseguir?
    Ilka em 17/08/19 às 19:11
  • Poderia disponibilizar um link direto pra planilha sem ser pelo drive?
    Ana em 14/08/19 às 10:56
  • Muito bom!! Obrigado.
    Gabriel D em 07/08/19 às 11:27
  • Olá! Participo que a planilha, em modo online, está disponível somente para visualização. Caso contrário, todos poderiam entrar e modificá-la. Para que você consiga editá-la, vá em Arquivo -> Fazer download como. Assim poderá baixá-la e usá-la à vontade! Bons estudos!
    Renan Peron Fineto em 08/07/19 às 17:30
  • Olá! Participo que a planilha, em modo online, está disponível somente para visualização. Caso contrário, todos poderiam entrar e modificá-la. Para que você consiga editá-la, vá em Arquivo -> Fazer download como. Assim poderá baixá-la e usá-la à vontade! Bons estudos!
    Renan Peron Fineto em 08/07/19 às 17:30
  • Olá! Participo que a planilha, em modo online, está disponível somente para visualização. Caso contrário, todos poderiam entrar e modificá-la. Para que você consiga editá-la, vá em Arquivo -> Fazer download como. Assim poderá baixá-la e usá-la à vontade! Bons estudos!
    Renan Peron Fineto em 08/07/19 às 17:29
  • Planilha NOTA 10! Parabéns Professor!
    Homero Barros em 08/07/19 às 10:57
  • Boa noite, muito bacana e útil, obrigado.
    vagner em 03/07/19 às 22:49
  • Agradeço imensamente! Desconhecia está tabela, excelente.
    Ligiane em 03/07/19 às 08:56
  • Olá. Fiz o download, mas planilha está disponível somente para visualização. Solicitei acesso para edição, mas até o momento não recebi nada.
    LUIS CARLOS DULLIUS em 02/07/19 às 10:00
  • Quero receber a planilha de estudos
    MARIA JOSE ARAUJO SILVA em 02/07/19 às 09:40
  • Oiii. Não estou conseguindo baixar
    GRAZIELLE CHAGAS DOS SANTOS TAVARES em 02/07/19 às 08:38
  • Legal. Não conhecia estas tabelas de estudo. Vou começar a usá-las logo. Obrigada. Toda ajuda para nos organizar e manter o foco é sempre bem vinda.????
    Paula em 01/07/19 às 21:02
  • Muito obrigado!!!!
    Lourdes Pinheiro em 01/07/19 às 13:50
  • Muito obrigado!
    André santos em 01/07/19 às 10:41
  • Quero receber o plano de estudos
    Lilia em 01/07/19 às 09:46
  • Tabela perfeita, parabéns!!! Irá ajudar muita gente o/
    Moisés em 01/07/19 às 09:19