Artigo

CADERNO DE ERROS: POR ONDE COMEÇAR?

caderno de erros

O caderno de erros é uma técnica de estudo extremamente eficaz ao concurseiro que precisa assimilar de forma completa o conteúdo estudado. Para isso, contudo, é necessária estratégia, por meio de métodos que otimizem a utilização desta ferramenta.

Veja que uma das maiores preocupações do aluno é com os números: quantas horas estudar, quantas páginas ler, quantas questões resolver.

Por exemplo, se o aluno resolver 1.000 questões, será que ele será capaz de compreender as assertivas erradas de todas elas?

Claro que resolver questões é essencial, mas priorize a qualidade, não apenas a quantidade. O melhor modo de fazer isso é utilizando-se do caderno de erros.

Neste artigo, seguem algumas técnicas para montar um caderno impecável, que será seu fiel escudeiro na saga dos concursos públicos.

Caderno de Erros: o que é?

O caderno de erros é uma técnica em que o estudante, ao realizar questões, seleciona as assertivas em que ficou em dúvida ou não sabia. Em seguida, as transfere corrigidas, para um caderno.

Dividem-se tais assertivas pela matéria e assunto tratados, com a finalidade de montar uma lista de pontos comuns para revisar constantemente.

Caderno de Erros X Resumo

Podemos dizer que a revisão é um gênero das técnicas de estudo que pode ser subdividida em vários métodos.  Ela serve tanto para conteúdos recém estudados, quanto para matérias vistas há algum tempo.

Dentre as formas de revisão, podemos citar o caderno de erros e o resumo. O resumo consiste na sintetização do texto estudado, por meio de um novo material elaborado pelo próprio aluno. Aliás, também é possível utilizar o resumo pronto que está no fim do material do PDF.

A princípio, a primeira opção, muitas vezes, é criticada pelos professores e coaches de concursos. Isso se dá pelo fato de o aluno gastar muito tempo na montagem do resumo, sendo que existem modos mais eficazes de rever o material, como os grifos.

Discordo parcialmente deste entendimento. De fato, elaborar um resumo requer um tempo maior do estudante, porém, ler e exteriorizar o que se leu com suas próprias palavras é um método de memorização extremamente útil, pois vários sentidos são estimulados. Para tanto, pode-se citar a leitura do texto e o raciocínio para sintetizá-lo e reescrevê-lo.

Claro que o aluno deve elaborá-lo com muita atenção para não escrever nada errado, bem como estar atento às atualizações.

Por outro lado, em um estudo a curto prazo, não é recomendável a elaboração dos resumos, pois o período entre o edital exige técnicas mais céleres.

Mas e o caderno de erros nessa história?

Pois bem. Seja como for, o caderno de erros não é um resumo! Isto porque ele tratará apenas das assertivas das questões e não do conteúdo como um todo, que é o caso do resumo.

A resolução de questões deve estar presente diariamente nos estudos. Então, elabore seu caderno de erros neste período, simultaneamente.

Em outras palavras, conforme você for resolvendo as questões, ao analisar a resposta e as assertivas propostas, já deixe a postos o seu caderno para fazer as anotações.

Como montar seu caderno

A princípio, você pode montar o caderno de erros de duas maneiras: física ou digital.

Caderno Físico

Para o caderno físico, pode ser usado um caderno comum ou um fichário. Este é mais recomendável, pois será possível inserir anotações posteriores com a inclusão de páginas.

No entanto, dentre as desvantagens do caderno de erros escrito a mão é o fato de que não será tão fácil retirar a assertiva ou atualizá-la, caso necessário, bem como fazer buscas.

Também, o tempo que se levará para elaborá-lo será bem maior. Como vantagem, tem-se que a escrita à mão estimula mais os sentidos, aumenta a concentração e auxilia na memorização.

caderno de erros físico
Veja como é sucinto, com abreviações e símbolos

Caderno Digital

Recomenda-se o caderno digital devido à celeridade na elaboração, bastando um “CTRL+C/”CTRL+V” na assertiva, seguida de uma rápida edição a fim de torná-la correta no documento.

Pode ser criado tanto um arquivo no Word quanto no Excel. Nestes casos, será separado um documento ou aba para cada matéria. Dentro das matérias, os assuntos serão divididos também.

Lembre-se: a assertiva sempre tem que estar CORRETA no caderno. Não adianta colocar “ERRADA” na frente a fim de identificar, pois, na leitura dinâmica, poderá haver confusão. Outro ponto importante é grifar o trecho que gerou a dúvida ou o erro.

Em contrapartida, de modo algum, coloque a questão inteira no seu caderno de erros. Quanto mais conciso, melhor. No máximo, indique o artigo ou súmula a que se refere.

caderno de erros digital
Caderno de erros digital

Caderno de Erros no Próprio PDF

Outro modo de montar o caderno de erros é por meio das marcações no PDF. Ao final das aulas, logo depois da teoria e do resumo, tem-se a lista de questões.

Pegue a lista com os comentários, pois nela estará o esclarecimento da assertiva. Grife com uma cor padrão as que geraram dúvida:

caderno de errros no pdf
caderno de erros no PDF

Caderno de Erros e Sistema de Questões

Por meio do Sistema de Questões do Estratégia Concursos é possível montar um caderno com as questões em que houve mais dificuldade na resolução. Segue o passo a passo:

1 – Antes de dar início a resolução de questões, crie um caderno para receber as questões erradas. Exemplo de nome: CADERNO ERRO CONSTITUCIONAL:

sistema de questões

2- Ao errar uma questão, clique nos 3 pontinhos que fica ao lado inferior direito:

 3. Em seguida, clique em “adicionar questão a um caderno”:

Pronto. Viu como foi simples?!   

Dessa forma, será possível repetir esse procedimento continuamente, até que o aluno deixe de errar a mesma questão. Assim, quando isso ocorrer, basta excluí-la do caderno.

Quando utilizar

O caderno de erros é uma técnica de estudos muito valiosa para situações em que se exige a memorização de uma grande quantidade de informações.

Portanto, sempre leia o caderno ao realizar a revisão da matéria, de forma conjunta. Então, se o candidato faz revisões por ciclos ou se utiliza das tarefas de revisão da Trilha, deverá reservar um tempo para ler, também, o caderno de erros do respectivo conteúdo.

Por isso, é tão importante separar os subtópicos no arquivo em que se elabora o caderno. Será muito mais fácil localizar. Se digitado, basta um “CTRL+L” ou “CTRL+F”.

Uma outra dica é revisar o caderno em voz alta. Desta forma, outro sentido será estimulado: a audição de sua própria voz, o que facilitará a memorização.

Ainda com relação à frequência, além das revisões periódicas, utilize o caderno de erros como um “Bizu” pré-prova. Busque fazer uma revisão completa do caderno nas últimas semanas antes do concurso, pois lhe garantirá maior segurança.

Por fim, conforme for fixando as assertivas da sua lista e perceber que elas não se tratam mais de chances de erro, retire-as do caderno, para que ele fique bem sintético, apenas com o que realmente gera dúvidas.

Conclusão

Conforme foi visto, o caderno de erros é a estratégia perfeita para identificação das dificuldades do aluno durante a prova e, consequentemente, potencializar os acertos ao fazer as devidas correções.

Tenha em mente que a montagem do caderno leva tempo e avança conforme os estudos do aluno. Entenda o erro e, caso necessário, retome ao tópico abordado na questão.

Lembre-se que entender os deslizes é tão importante quanto realizar questões. Principalmente porque as bancas examinadoras tendem a repetir os assuntos e a forma de exigi-los nas provas.

Ao fazer um caderno de erros eficaz, o sofrimento durante os estudos será menor, as revisões serão mais rápidas e o número de acertos nas próximas questões aumentará.

Pode ter certeza disso!

não deixe de fazer revisões periódicas, pois de nada irá adiantar ter um super-caderno, mas abri-lo de vez em nunca.

Então, coloque em prática o quanto antes essas valiosas dicas!

Espero tê-lo ajudado.

Heloísa Tondinelli

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, principalmente porque há mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Aliás, fique por dentro dos concursos em aberto:

CONCURSOS ABERTOS

Em seguida, veja as oportunidades previstas:

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.