Artigo

Aula Especial: Registro Civil e o Dever de Colaboração do Registrador

O Direito Registral faz cada vez mais parte dos concursos públicos não só voltados às Carreiras Jurídicas ou a Cartórios como também a alguns relacionados a Prefeituras, empresas públicas ou autarquias.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a atividade notarial e registral é exercida por particulares mediante delegação do Poder Público, após aprovação em concurso público de provas e títulos.

Trata-se, portanto, de uma delegação constitucional de um serviço público para um particular, que se torna um Agente Público, mas não um Servidor Público. Para o Supremo Tribunal Federal (STF), estes agentes são Particulares em Colaboração com o Poder Público.

Segundo Lei Orgânica das Atividades Notariais e Registrais (Lei 8935/94), estes serviços são destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, mediante o pagamento direto de Emolumentos pelos usuários quando de sua solicitação. 

E se você quiser entender melhor como se dá atuação do Registrador, seu Dever de Colaboração perante o Estado e a execução de Registros Públicos, não perca o evento desta sexta-feira, 19 de junho, às 14 horas, no canal do Estratégia Carreia Jurídica, tratando exclusivamente do assunto.

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Cursos para concursos

CURSOS

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Concursos 2021

Concursos de Direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.