Artigo

Administração para Fiscal ISS Crato – tópicos avançados

Olá, pessoal! Tudo bem? Trataremos, neste artigo, sobre Administração para Fiscal ISS Crato. Analisaremos os tópicos avançados da matéria, aqueles que entendemos que têm boas chances de cobrança na prova e que podem te dar um diferencial perante a concorrência.

Para todos os detalhes sobre o cargo, acesse a página do concurso aqui no Estratégia Concursos.

Não deixe de ler, também, o edital do concurso.

Por fim, confira a nossa análise em vídeo sobre o concurso:

Sobre a nossa disciplina de Administração, o edital traz o seguinte conteúdo programático:

Teoria Geral da Administração: conceitos, teorias, princípios gerais da administração, influenciadores do pensamento administrativo. Noções sobre Gestão Pública. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Níveis Organizacionais: planejamento estratégico, tático e operacional. Gestão da Qualidade: conceitos, princípios, dimensões da qualidade, NBR ISO 9000:2000 – Auditoria de Sistema de Gestão da Qualidade, ferramentas de controle da qualidade. Gestão de Pessoas: conceitos, processos básicos de gestão de pessoas, motivação, gestão de conflitos. Cultura e Clima Organizacional. Comportamento Organizacional: conceitos, características, liderança, relações entre indivíduos, grupos e estrutura.

Iniciaremos, a partir de agora, a análise dos tópicos avançados de Administração para Fiscal ISS Crato.

Influenciadores do pensamento administrativo

Iniciando a análise de Administração para Fiscal ISS Crato, falaremos sobre os influenciadores do pensamento administrativo. A Administração é uma ciência bastante rica e em constante evolução.

Assim, poderíamos discorrer sobre os teóricos de cada uma das teorias administrativas estudadas em TGA. No entanto, para isso, sugerimos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre as Teorias Administrativas para concursos. Optamos por abordar, neste tópico, alguns antecedentes da Administração.

Há duas instituições essenciais para entendermos a formação da Administração enquanto ciência: as organizações militares e a Igreja Católica. Ambas contribuíram com suas rígidas noções de hierarquia e unidade de direção. No caso das organizações militares, é possível apontar, ainda, sua estrutura linear, com unidade de comando e disciplina.

Seguindo, é necessário falarmos sobre o pensamento liberal, fundamental para compreendermos o ambiente capitalista em que as organizações atuam. Seu principal expoente é Adam Smith (1723 – 1790), que conceituou aquilo que ficou conhecido como a “mão invisível do mercado”.

Para o autor, os indivíduos sempre agiam em benefício próprio. No entanto, a atuação destes indivíduos se daria no “mercado”, ambiente de trocas onde um deseja comprar e outro deseja vender ou prestar e receber um serviço. Este mercado seria autorregulável, sem a necessidade de uma intervenção estatal para que funcionasse a contento. A oferta e a demanda seriam responsáveis por esta regulação.

Seguindo, temos Karl Marx (1818- 1883), que trabalhou na tentativa de estabelecer uma linha histórica de fatos que teriam desencadeado o modo de produção capitalista da época, tendo sempre o protagonismo das classes sociais e a forma pela qual se relacionam com o processo produtivo.

Sua obra também é importantíssima para a compreensão do desenvolvimento do capitalismo e das organizações, principalmente no que tange às relações entre trabalhadores e empregadores.

Noções sobre gestão pública

Neste tópico de Administração para Fiscal ISS Crato, falaremos sobre a contribuição dos estudos de Max Weber para a gestão pública e sobre o conceito de cidadania de Marshall.

Sobre os estudos de Weber, destacam-se os estudos sobre organizações, que levaram à conceituação da Teoria Burocrática. Nesse sentido, a teoria burocrática busca imprimir rigidez, estabilidade, previsibilidade, estabilidade, alta formalização e especialização nas organizações. Deriva do poder racional-legal, poder este em que as regras são estabelecidas em leis, normas e outras convenções.

A burocracia não pode, de forma alguma, ser confundida com suas disfunções. Estas podem ser definidas como o apego exagerado a normas e formalidade; a rigidez exacerbada e a autorreferência organizacional.

Outro conceito importante de Weber é o conceito de dominação. Para ele, uma das principais características do Estado é a utilização legítima da violência.

A grande diferença entre o Estado e outros agrupamentos que se utilizam de violência, é que o Estado possui poder conferido para isso. “Poder” é quando um superior obtém do inferior um comportamento desejado, que não seria obtido sem a sua utilização.

Mas apenas o poder não é suficiente. É necessário que a utilização do poder seja aceita. Isso nos leva ao conceito de legitimidade. Assim, a mistura entre poder e legitimidade gera a dominação.

Avançando, falaremos sobre o conceito de cidadania de Marshall. Marshall compreendia que a cidadania confere pertencimento a uma determinada sociedade. Este pertencimento se traduz nos direitos e deveres de um cidadão perante a sociedade à qual pertence.

Tais direitos podem ser resumidos em três áreas: civis, políticos e sociais. Marshall entendia também haver uma relação de sucessão na conquista desses direitos, pois com os direitos civis, abriu-se a possibilidade de obtenção dos direitos políticos, tendo estes possibilitado a conquista democrática de direitos sociais (SANTOS, 2014).

Gestão da Qualidade: conceitos, princípios, dimensões da qualidade

Neste tópico de Administração para fiscal ISS Crato, falaremos sobre gestão da qualidade. Em primeiro lugar, gostaríamos de sugerir os seguintes artigos, que complementam o presente: Ciclo PDCA nos estudos para concursos públicos; gestão da qualidade para concursos e metodologia 5S para concursos. Neste artigo abordaremos os custos da qualidade e as dimensões da qualidade.

Dentro dos conceitos relacionados à gestão da qualidade, é importante conhecermos o conceito de custos da qualidade. Utilizaremos o conceito de Feigenbaum, conforme o que se segue:

  • Custos da Prevenção – são aqueles custos gerados para evitar que as falhas ocorram. Podem ser considerados como custos prévios à produção, tais como o treinamento dos empregados, custos de planejamento e estudos dos processos da qualidade, dentre outros.
  • Custos da Avaliação – são os custos gerados com inspeção dos produtos, ou seja, posteriores à produção, tais como testes e inspeções em produtos acabados, custos com laboratórios, auditorias, dentre outros.
  • Custos das falhas internas – são os custos gerados internamente com as falhas no processo produtivo, por exemplo, defeitos em materiais, retrabalhos, dentre outros.
  • Custos das falhas externas – custos gerados externamente ao processo produtivo, por exemplo, entregas fora do prazo.
Administração para fiscal ISS Crato - Custos da Qualidade
Custos da Qualidade (Alvarenga, 2021)

Sobre as dimensões da qualidade, a literatura nos apresenta as seguintes:

  • Desempenho: Características operacionais básicas, aspectos operacionais do produto/serviço;
  • Características – Atributos dos produtos que o diferenciam de seus concorrentes;
  • Confiabilidade: quanto um produto funciona sem falhas ou variações perceptíveis;
  • Conformidade: o quanto o produto atende especificações preestabelecidas;
  • Durabilidade: o quanto um produto dura antes de se deteriorar;
  • Serviço: o atendimento pré e pós-venda oferecido pela empresa;
  • Estética: aparência, aroma, sensações que o produto oferece ao cliente;
  • Qualidade percebida: o quanto a empresa que oferece o produto é reconhecida no mercado.

Conclusão

Finalizamos nosso resumo de Administração para Fiscal ISS Crato. Busque utilizar este resumo em conjunto com o material teórico e a resolução de questões sobre o tema, imprescindíveis para uma boa preparação.

Importante frisar que a banca não possui um grande acervo de questões. Por isso, é válido executar questões de outras bancas.

Leia, também, os outros resumos propostos ao longo deste artigo, para complementação dos estudos.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências:

SANTOS, Maria Paula Gomes dos. O Estado e os problemas contemporâneos / Maria Paula Gomes dos Santos. – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2014.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Portanto, adquira a Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ADQUIRA AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Sistema de Questões

Confira os concursos com editais em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.