0

Administração para assistente administrativo da CODESSUL.

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje trataremos sobre a matéria de Administração para assistente administrativo da CODESSUL. Trata-se de cargo que exige nível médio completo com a remuneração de R$ 1.100,00.

O cargo de assistente administrativo oferece 03 (três) vagas, sendo uma de provimento imediato e duas de cadastro reserva. Importante frisar, também, que os candidatos serão avaliados para o cargo apenas por meio de prova objetiva.

Administração para assistente administrativo da CODESSUL
CODESSUL

Não deixe de conferir o edital do concurso, para obter informações completas sobre o certame.

Acesse, também, o site da banca Consulpam, organizadora do concurso.

O Estratégia Concursos lançou o pacote completo para o concurso CODESSUL, com todas as matérias cobradas para o cargo. Lembre-se de que material completo é imprescindível para a aprovação no certame.

Acerca da matéria de Administração, o edital traz o seguinte conteúdo programático, na parte de conhecimentos específicos:

Noções básicas de relações humanas. (…) Noções básicas de atendimento ao público. Noções de recebimento e transmissão de informações (…) Relações interpessoais, Fundamentos básicos de administração: conceitos, características e finalidade. Funções administrativas: planejamento, organização, controle e direção. Rotinas administrativas: técnicas de arquivo e protocolo. Racionalização do trabalho. Higiene e segurança do trabalho: conceito, importância, condições do trabalho. Técnicas administrativas e organizacionais. Motivação. Comunicação. Etiqueta no trabalho. Comunicação interpessoal. Atendimento ao público. Qualidade no atendimento. Qualidade de vida no trabalho.

Há ainda outras disciplinas envolvidas na parte de conhecimentos específicos, motivo pelo qual sugerimos a leitura do edital, para conhecê-las de forma completa.

Buscaremos, neste espaço, analisar os tópicos de Administração para assistente administrativo da CODESSUL que tenham mais chances de surgir na prova, mediante análise da banca Consulpam (que não possui um grande acervo de questões), e dos conhecimentos mais necessários ao cargo.

Fundamentos básicos de administração (TGA)

Em todos os concursos que cobrem Administração, a parte de Teoria Geral da Administração (TGA) é importantíssima, e, certamente, aparecerá na prova, direta ou indiretamente. No nosso caso de Administração para assistente administrativo da CODESSUL, isso não é diferente.

Em geral, as bancas costumam cobrar de forma mais contundente a Abordagem Clássica e a Teoria Contingencial. Obviamente, todas as teorias devem ser estudadas, no entanto, com maior ênfase a estas. Para auxiliar em seus estudos, acesse nosso Guia Definitivo sobre Teorias Administrativas, em que a maioria das teorias são abordadas. No presente resumo, daremos maior ênfase à Teoria Clássica, integrante da Abordagem Clássica.

A Abordagem Clássica engloba a “Administração Científica”, de Taylor, e a “Teoria Clássica”, de Fayol, foco do presente estudo. Esta teoria tinha como preocupação o estudo da estrutura formal da organização, enquanto a Administração Científica buscava se concentrar na tarefa.

Uma das grandes contribuições de Fayol para o estudo da Administração foi a definição dos 14 princípios da administração, os quais seguem abaixo:

  • Divisão do trabalho, com especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
  • Autoridade e responsabilidade, que devem andar em equilíbrio.
  • Disciplina.
  • Unidade de comando, ou autoridade única.
  • Unidade de direção, com toda a organização seguindo para a mesma direção.
  • Subordinação dos interesses individuais aos gerais.
  • Remuneração do pessoal, que deve ser justa.
  • Centralização da autoridade no topo.
  • Cadeia escalar de autoridade.
  • Ordem material e humana.
  • Equidade. Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.
  • Estabilidade do pessoal, evitando-se a rotatividade.
  • Iniciativa.
  • Espírito de equipe.

Eficiência, eficácia e efetividade

Ainda na parte de fundamentos básicos da administração, este é um assunto pelo qual a banca mostra bastante predileção, o que o torna fundamental para o nosso estudo de Administração para assistente administrativo da CODESSUL.

Conforme Chiavenato, “Eficácia é uma medida do alcance de resultados, enquanto a eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo”. Logo, eficiência está relacionada com a correta e econômica utilização de recursos, fazer mais com menos. Eficácia está relacionada com o alcance dos objetivos, se estes foram de fato alcançados ou não.

É importante observar que é possível ser eficaz, sem ser eficiente. Pense em um caso em que os objetivos foram atingidos. Porém, utilizando mais recursos do que o esperado para tal.

O contrário também é possível. Pode haver grande eficiência, redução no uso dos recursos, mas, ainda assim, os objetivos não serem alcançados.

Leve para a prova, também, o conceito de “efetividade“, que é o impacto gerado pelo alcance dos objetivos, a real transformação da realidade obtida com esse alcance.

Grave:

Eficácia – fazer as coisas certas

Eficiência – fazer certo as coisas

Veja a questão a seguir.

CONSULPAM – PREFEITURA DE MARTINÓPOLE – CE (2015)

“Assinale a alternativa que melhor caracteriza o significado de eficiência na Administração.

  1. Realizar as atividades no menor espaço de tempo possível.
  2. É o mesmo que efetividade.
  3. Fazer uso dos recursos de forma adequada, sem desperdício.
  4. Obtenção dos resultados da mesma forma que planejado.”

O gabarito é a letra C. O conceito de eficiência está ligado à utilização correta dos recursos.

Organização – departamentalização

Buscamos trazer este assunto neste resumo de Administração para assistente administrativo da CODESSUL por ser um assunto no qual os estudantes apresentam muitas dúvidas.

Inicialmente, gostaríamos de sugerir nosso Guia Definitivo sobre os tipos de departamentalização para concursos. Nele, abordamos os mais cobrados tipos de departamentalização.

No presente estudo, optamos por falar sobre a departamentalização funcional, disparada a mais cobrada em concursos. Além de ser a mais cobrada em concursos, é também bastante utilizada na prática.

A departamentalização funcional consiste na criação de departamentos na organização com base nas diferentes funções exercidas. Assim, os especialistas de cada área de conhecimento são colocados juntos, o que favorece a especialização.

Com o trabalho conjunto dos especialistas, há alta cooperação intradepartamental. No entanto, quando se pensa em cooperação interdepartamental, esta é prejudicada, pelo fato de que cada departamento visualiza apenas as suas funções, com reduzida visão integrada da organização.

Como não localizamos questões da banca CONSULPAM sobre o tema, segue uma questão da Quadrix (2021 – CRM-MS):

‘Assinale a alternativa que apresenta a departamentalização que permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum, quando há uma tarefa especializada.

A) analítica

B) por projetos

C) por clientes

D) por funções

E) por produtos”

Perceba as expressões-chave: “agrupar os especialistas” e “tarefa especializada”. Tudo isso nos leva à departamentalização funcional, sendo o gabarito e letra D. A departamentalização funcional sempre estará ligada à especialização de funções.

Não a confunda com a departamentalização por produtos ou serviços, em que o agrupamento é feito em função dos diferentes produtos ou serviços oferecidos pela organização.

Administração – Trabalho em equipe

Neste último tópico do nosso resumo de administração para assistente administrativo da CODESSUL, falaremos sobre trabalho em equipe.

Quando se fala sobre trabalho em equipe, deve-se ter em mente que as equipes são uma evolução natural dos grupos. Nos grupos, havia marca de individualismo, com preocupação individual quanto aos resultados. Já nas equipes há uma preocupação e comprometimento com o resultado coletivo.

As equipes são formadas por pessoas com habilidades complementares, o que lhes dá grande flexibilidade e eficácia. Muitos autores costumam atribuir às equipes a característica de sinergia positiva.

Vejamos um exemplo de cobrança da banca.

CONSULPAM – PREFEITURA DE MARTINÓPOLE – CE (2015)

Com relação ao trabalho em equipe, marque o item CORRETO:

  1. O chefe de um setor não deve omitir os problemas da direção.
  2. O chefe não deve atribuir aos colaboradores tarefas com prazos impossíveis, mesmo quando o funcionário é muito eficiente.
  3. O chefe não deve tomar para si os créditos por boas ideias apresentadas por membros de sua equipe.
  4. Todas as alternativas estão corretas.

O gabarito é a letra D. Todas as afirmativas estão corretas. Na verdade, as afirmativas trazem pontos comuns à administração contemporânea, não se limitando ao trabalho em equipes. Isso significa dizer que a lógica apresentada em cada uma das alternativas se aplica tanto ao trabalho em equipe, quanto à gestão das organizações como um todo.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso estudo de Administração para assistente administrativo da CODESSUL. Utilize-o juntamente aos materiais teóricos para o concurso, bem como com a resolução de inúmeras questões sobre os temas.

Confira, também, nossos outros resumos e Guias Definitivos para concursos, com outros tópicos do edital do concurso CODESSUL.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências:

Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Portanto, adquira a Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ADQUIRA AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Sistema de Questões

Confira os concursos com editais em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2021

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *