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Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB parte 2

Fala, estrategista! Tudo bem? Neste artigo, continuaremos com a nossa análise de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB. Este é o segundo de três artigos do nosso resumo, buscando cobrir os pontos mais importantes do edital!

Como falamos no primeiro artigo, recentemente, tivemos a publicação do edital para o concurso da Funsaúde-PB, que engloba vários cargos, de níveis médio e superior. A banca responsável pelo concurso será a VUNESP. O foco de nossa análise, como já dito, será o cargo de assistente administrativo.

O cargo de assistente administrativo exige apenas nível médio completo, oferecendo 15 vagas + formação de cadastro reserva. O cargo oferece a remuneração de R$ 1.300,00. Para um resumo mais aprofundado sobre todos os cargos oferecidos, número de vagas, remunerações e cronograma do concurso, acesse a página do concurso Funsaúde-PB aqui no Estratégia Concursos.

Para conhecer o conteúdo programático completo do cargo, bem como as informações completas sobre o concurso, confira o edital do concurso Funsaúde-PB, que contempla o cargo de assistente administrativo, foco do presente resumo.

Com esta análise, buscaremos cobrir os temas mais importantes e que tenham mais chances de serem cobrados na prova de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB.

Sempre que possível, nossa análise buscará trazer questões anteriores da VUNESP, tendo por objetivo traçar um perfil da banca e de sua forma de cobrança.

Nos próximos tópicos, iniciaremos a análise dos pontos mais importantes de Administração para assistente administrativo da Funsaúde-PB.

Gestão da qualidade

Iniciando a segunda parte do nosso resumo de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB, falaremos sobre um assunto extremamente explorado pelas mais diversas bancas: Gestão da Qualidade.

Na realidade, os outros dois próximos tópicos deste resumo abordarão assuntos relacionados ao tema. Buscamos abranger a maior variedade possível de temas dentro deste assunto, pois é assunto bastante explorado pela banca.

Nesse contexto, no presente tópico falaremos sobre o programa (ou metodologia) 5S. Primeiramente, recomendamos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre a metodologia 5S para concursos, em que há uma abordagem mais profunda sobre o tema.

Vejamos como a banca já explorou a metodologia 5S em prova:

Câmara Mogi Mirim (2020)

“O Programa 5S tem como principal objetivo ser um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da organização comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total, além de provocar mudanças comportamentais em todos os setores. (…). O 5° S, Shitsuke, existe quando os outros 4 foram incorporados por todas as pessoas. Em português esse senso é chamado de

A) autodisciplina.

B) padronização.

C) limpeza.

D) organização.

E) utilização.”

O gabarito é a alternativa A. Os 5S’s, que em português foram traduzidos como “sensos”, podem ser definidos da seguinte forma:

  • SEIRI – utilização ou descarte: busca evitar aquilo que seja supérfluo para a organização, eliminar o que não tenha utilidade.
  • SEITON – ordenamento/organização: busca a correta organização dos materiais da empresa.
  • SEISO – limpeza: consiste em manter o ambiente limpo. Alguns autores afirmam que a filosofia principal que baliza este senso consiste não somente na limpeza, mas principalmente na atitude de não sujar.
  • SEIKETSU – higiene, saúde, padronização: objetiva um clima saudável na empresa, livre de agentes nocivos à saúde dos funcionários.
  • SHITSUKE – autodisciplina/ educação/ compromisso: consiste na internalização dos hábitos obtidos nos sensos anteriores pelos colaboradores da organização.

Ciclo PDCA

Avançando com esta análise de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB, falaremos sobre outro tema ligado à Gestão da Qualidade: o Ciclo PDCA.

O Ciclo PDCA é um tema extremamente cobrado por todas as bancas, o que não é diferente na VUNESP. É fundamental que o candidato conheça as fases do ciclo a fundo. Para auxiliá-lo, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre o Ciclo PDCA nos estudos para concursos públicos.

Perceba como a banca costuma cobrar o assunto:

FITO-SP (2020)

“No modelo da Gestão da Qualidade, a partir da visão japonesa, uma das ferramentas é composta por um ciclo de 4 partes de controle do processo. Uma dessas partes se refere ao estabelecimento de metas sobre os itens de controle, bem como à maneira, ao caminho e ao método para atingir as metas propostas. O nome da ferramenta e o nome da parte especificada são, respectivamente:

A) PDCA; Atuação Corretiva-A.

B) 5W1H; What-W.

C) CQCP; Control-C.

D) PDCA; Planejamento-P.

E) 5W2H; How-H.”

O gabarito é a alternativa D. O ciclo PDCA baseia-se nas seguintes fases:

  • Plan (P) – planejar, identificando a situação-problema a ser solucionada, estabelecendo objetivos, metas e ações a serem tomadas.
  • Do (D) – executar as ações que foram planejadas, treinar os funcionários para essa execução, além de registrar os dados obtidos.
  • Check (C) – controlar. Aqui, os registros obtidos na fase anterior serão analisados e comparados com aquilo que foi planejado.
  • Act (A) – agir. Esta ação pode ser um esforço no sentido de padronizar as ações adotadas, se o resultado for positivo. Já se o resultado for negativo, deve-se promover uma ação corretiva para sanar as falhas. Feito isso, o ciclo reinicia com um novo planejamento, com novos objetivos, visando ao aperfeiçoamento, daí a ideia de “ciclo”.

Grave a imagem abaixo:

Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB - Ciclo PDCA
Ciclo PDCA

Ferramentas da qualidade em gestão da qualidade

Em mais um tópico ligado à Gestão da Qualidade em nosso resumo de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB, o foco da vez serão as Ferramentas da Qualidade.

A VUNESP tem por hábito cobrar, além da contribuição dos teóricos e da temática da Gestão da Qualidade Total, as ferramentas da qualidade. Optamos por tratar das ferramentas, porque muitas delas já abordam a contribuição dos teóricos. Para conhecer as principais ferramentas e  teóricos, acesse nosso resumo sobre Gestão da Qualidade para concursos.

Veremos algumas das principais ferramentas no comentário da questão abaixo:

EBSERH (2020)

“Fluxograma, Diagrama de Ishikawa e Diagrama de Pareto são ferramentas para a gestão da qualidade. Cada uma delas corresponde, respectivamente, a

A) identificação de falhas e variáveis, relacionamento de eventos com variáveis e busca de satisfação de clientes.

B) representação em figuras geométricas de processos, melhoria contínua de processos e meio de detecção de falhas e variáveis.

C) identificação de etapas do trabalho, relações de causa e efeito e determinação de principais problemas.

D) análise de comportamento de variáveis, relacionamento de falhas e eventos e levantamento gráfico de processos.

E) tabelas ou planilhas de coleta de informações, instrumento de melhoria de processos e relacionamento estatístico de eventos.”

O gabarito é a alternativa C. O fluxograma é o desenho do caminho de um processo, demonstrando sua sequência lógica de etapas mediante uma representação gráfica. Já o diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que permite, dentro de um problema ocorrido (efeito), identificar as suas possíveis causas.

Por fim, o diagrama de Pareto permite categorizar e priorizar os problemas, com a máxima, advinda do princípio de Pareto, de que 80% dos problemas são gerados por 20% das causas, ou seja, determinadas causas são as maiores geradoras de problemas da empresa.

Gestão de processos

E neste último tópico da segunda parte de nossa análise de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB, falaremos sobre Gestão de Processos.

Como de praxe, sugerimos a leitura complementar do nosso artigo sobre Gestão de Processos para Concursos, para um resumo mais abrangente sobre o tema.

Vejamos um tema importantíssimo, a hierarquia dos processos:

MPE-SP (2019)

“Assinale a alternativa que apresenta uma definição correta sobre o termo relacionado à gestão de processos.

A) Tarefa: decomposição de atividades em um conjunto de ações.

B) Processo: conjunto de atividades relacionadas aos objetivos operacionais da organização.

C) Atividade: conjunto de funções especializadas para entrega dos produtos e/ou serviços.

D) Subprocesso: decomposição do processo por atividades e tarefas.

E) Macroprocesso: conjunto de processos relacionados aos objetivos táticos da organização.”

O gabarito é a alternativa A. Vejamos a hierarquia, do conceito mais abrangente para o menos abrangente:

  • Macroprocessos: são os que impactam mais diretamente no funcionamento da organização, quase sempre envolvendo mais de uma função organizacional, agrupando vários processos diferentes;
  • Processo: é um trabalho recorrente estruturado mediante um fluxo, com uma sequência lógica e bem definida de passos, engloba vários subprocessos;
  • Subprocesso: uma subdivisão do processo, possuindo uma lógica integrada e mais individualizada dentro do processo, o que justifica essa subdivisão;
  • Atividade: conjunto de operações ou tarefas sequenciais ou simultâneas que ocorrem dentro de um processo ou subprocesso.
  • Tarefas/operações: são os níveis mais detalhados de atividades, os menores elementos de ação de um processo.

Conclusão

Finalizamos a segunda parte do resumo de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB. No próximo artigo, teremos a terceira, e última, parte do nosso resumo.

Utilize este resumo em conjunto com as aulas teóricas e com a resolução de muitas questões sobre os temas apresentados.

Não deixe de acessar os links aqui apresentados, para potencializar os seus estudos!

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

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