Notícia

Gabarito TJPE – IBFC divulga nota sobre o fato de as Provas Discursivas estarem identificadas

Os candidatos que prestaram o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco não economizaram nas críticas à banca organizadora do certame, o IBFC. Uma das reclamações fez o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação se pronunciar.

Segundo a reclamação dos candidatos, as Provas Discursivas estavam identificadas, fato que vai de encontro a um dos itens discriminados no edital, conforme disponibilizamos abaixo:

9.2.10. A Folha de Resposta para a Prova Discursiva não permitirá qualquer identificação do candidato, pela comissão de correção, na parte destinada à dissertação, garantindo assim o sigilo do autor.

Nesta terça-feira, o IBFC divulgou uma nota esclarecendo a reclamação dos candidatos. A nota veiculada no site da banca organizadora do concurso diz que…

O IBFC esclarece que a tecnologia adotada pelo IBFC possibilita e garante que as provas discursivas sejam corrigidas online, com toda a segurança e garantia de anonimato.

– Digitalização separada em dois arquivos distintos das Folhas de Respostas das provas objetiva e discursiva;
– Geração de banco de dados criptografado;
– Procedimento de garantia de anonimato do candidato;
– Cadastro dos professores;
– Correção das provas discursivas. (sic)

Para você entender o que aconteceu, disponibilizamos abaixo dois das centenas de comentários e mensagens que recebemos de nossos alunos em nosso site, retratando o caso:

Charles
“Na folha do gabarito a qual o candidato tinha que assinar três vezes era a mesma folha destinada a prova dissertativa (redação), no entanto o sub item 9.2.10 do edital diz: A Folha de Resposta para a Prova Discursiva não permitirá qualquer identificação do candidato, pela comissão de correção, na parte destinada à dissertação, garantindo assim o sigilo do autor. O próprio edital já propõe a anulação desse certame, nem precisa lei superior”. (sic)

Outro candidato fez um comentário fazendo a mesma reclamação:

Luiz
“Inúmeras irregularidades na realização das provas: não houve detector de metal quando o candidato entrava na sala; um fiscal em cada sala; pessoas entrando com resumos e deixando-os em baixo da carteira e – o mais grave – o texto da redação identificado no cartão de respostas com nome e inscrição. Como o nome será destacado, se a folha é uma só? Inclusive, assinamos 3 vezes na frente”. (sic)

Confira o esclarecimento da banca sobre esse ponto.

“Quanto ao fato de haver uma identificação na Folha de Respostas, cabe informar que tal identificação é necessária no início da prova, para que seja certificado que cada candidato tenha sua prova entregue corretamente, sem que haja qualquer tipo de troca. Por isso a identificação acontece somente na parte da frente da folha de respostas da prova objetiva, sendo o seu verso preservado de qualquer dado, ou seja, sem qualquer identificação, podendo inclusive a parte que consta os dados do candidato ser destacada a qualquer momento.

É importante ressaltar que a prova discursiva é realizada no verso de tal folha de avaliações, justamente sem identificação, contendo apenas as linhas para o candidato transcrever a sua resposta discursiva”. (sic)

Confira a nota completa divulgada pelo IBFC. Clique Aqui!

Iniciado período de Recursos contra o Gabarito

A banca organizadora do concurso do Tribunal de Justiça do estado de Pernambuco iniciou na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, o período de recursos contra o Gabarito da Prova Objetiva, divulgado ontem. O período para interposição de recursos vai até a tarde de quarta-feira, 18 de outubro.

As provas do concurso aconteceram no último domingo, 15. O edital do certame oferta 109 vagas imediatas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, cargos que exigem formação em Nível Médio e Superior.

O certame teve 179.548 inscritos e, desses, mais de 49 mil faltaram à prova.

Ainda no domingo, dia da prova, os professores do Estratégia Concursos fizeram a correção de todas as questões da prova do certame, AO VIVO. Além da correção em vídeo, os professores fizeram posts no site corrigindo e comentando cada questão.

O vídeo e os links dos posts estão disponíveis nesta página. Fique atento, pois as provas possuem várias questões que cabem recurso e anulação.

No sábado, os professores do Estratégia Concursos realizaram uma Aula de Revisão Presencial para o concurso. O aulão aconteceu em Recife-PE com a presença de mais de 600 pessoas.

Confira o Gabarito TJPE

O link dos gabaritos serão divulgados aqui à medida em que nossos professores forem publicando as correções. As disciplinas marcadas em vermelho, cabem recurso. A SEGUIR, te ensinamos a fazer Recursos para as questões da Prova TJPE.

Analista Judiciário – Judiciária
Direito Administrativo Clique Aqui!
Raciocínio Lógico Clique Aqui!
Direito Constitucional Clique Aqui!
Estatuto dos Servidores – Clique Aqui!
Direito Tributário Clique Aqui! – Recurso!
Direito Penal e Processual Penal Clique Aqui!
Regimento Interno Clique Aqui!
Direito das Pessoas com DeficiênciaClique Aqui!
Direito Processual Civil – Clique Aqui!
Processo Judicial EletrônicoClique Aqui!
Português Clique Aqui!

Analista Judiciário – Administrativa
Direito Constitucional Clique Aqui!
AFO Clique Aqui!
Direito Administrativo Clique Aqui!
Estatuto dos Servidores – Clique Aqui!

Oficial de Justiça
Raciocínio Lógico – Clique Aqui!

Técnico Judiciário – Judiciária
Raciocínio Lógico Clique Aqui!
Estatuto dos Servidores – Clique Aqui!
Direito Penal e Processual Penal Clique Aqui!
Estatuto dos Servidores Clique Aqui!
Direito Administrativo Clique Aqui!
Direito das Pessoas com Deficiência Clique Aqui!
Processo Judicial Eletrônico Clique Aqui!
Português Clique Aqui!
Regimento InternoClique Aqui!

Técnico Judiciário – Administrativa
Direito Constitucional Clique Aqui!
Direito Administrativo Clique Aqui!
Regimento InternoClique Aqui!

Como elaborar recursos para questões da Prova TJPE?
Clique Aqui!

Comente – O que você achou da prova TJPE?

Foram longos dias, semanas, meses, noites em claro estudando! Tudo em prol de um sonho… Sonho não, projeto de vida! Preparar-se para um concurso com a dimensão do que foi o Tribunal de Justiça de Pernambuco e concorrer contra mais de 170 mil candidatos não é tarefa fácil, e a gente entende você!

Por isso, desejamos a todos PARABÉNS! Você já é um vencedor só em aceitar esse desafio. Mas vamos falar um pouco sobre a prova: comente no final da matéria e conte-nos…

– O que você achou da prova? Fácil, Difícil?
– Na sua opinião, qual foi disciplina a mais difícil? E a mais fácil?
– Você acha que alguma questão deve ser anulada?
– A prova fugiu do conteúdo programático exigido pelo edital?
– Muitas pessoas faltaram na sala onde você prestou a prova?
– Como foi seu desempenho na prova discursiva? Conseguiu fazer um bom texto?
– Aconteceu algo de inusitado na sua sala de aula? Relate!

Gabarito TJPE – Informações sobre o concurso TJPE

O edital do concurso TJPE oferta 109 vagas imediatas além de formação de cadastro de reserva. São vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, que exigem formação em Nível Médio e Superior. A banca organizadora é o IBFC. Foram mais de 180 mil inscritos.

Quer começar a se preparar agora mesmo para um concurso? Clique no link abaixo e confira os cursos que o Estratégia Concursos possui para reforçar seus estudos. Os nossos professores já estão trabalhando em materiais específicos para este certame.

CURSOS PARA CONCURSOS

Andamento dos concursos

Você pode ter acesso a todas as oportunidades que possuem edital publicado, inscrições abertas e concursos que ainda não têm edital, mas que estão em ritmo acelerado. Acesse o nosso artigo sobre os concursos que estão abertos e confira os principais concursos que possuem edital publicado.

Confira também aqueles Concursos que estão na Marca do Penalti, que estão prestes a ter edital publicado. Já se você quer saber sobre as previsões de concursos para os próximos meses, acesse o nosso artigo sobre os Concursos 2017.

O Estratégia Concursos também já preparou um artigo para você ir se programando para o próximo ano. Quase 50 órgãos do Poder Executivo Federal já solicitaram pedido de concurso. É só conferir em Concursos 2018.

Fique informado pelo WhatsApp!

Salve o número (61) 99876-2981, na sua Agenda de Contatos e nos envie uma mensagem pelo WhatsApp falando para qual área de concurso você estuda. Nós passaremos a te enviar informações atualizadas direto no seu celular. É importante que você mantenha o nosso número na sua Lista de Contatos do WhatsApp. Somente desta forma você receberá, via Lista de Transmissão, as informações, notícias, avisos de Aulas Grátis, mensagens de motivação dos nossos professores e muito mais. Fique Informado!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Problemas identificados na minha sala no prédio da IBGM, prova técnico: - O fiscal da minha sala entregou todas as provas e somente após entregar as provas e autorizar que todos inciassem, o mesmo começou a entregar os cartões de resposta, chamando em voz alta nome a nome. Acho que isso levou uns 10 minutos, que não foram descontados ao final. - Uma menina ao meu lado abriu e fechou a bolsa algumas vezes ao longo da prova (creio que para pegar caneta, lanche, não sei), mas o fiscal não chamou a atenção da mesma. - Fui ao banheiro acompanhada com um fiscal de apoio e mais 5 candidatas!!!! Quando sai do banheiro o fiscal tinha ido embora, eu poderia ter voltado sozinha para sala, mas me identifiquei para um dos fiscais que estava no corredor e solicitei que o mesmo me acompanhasse no percurso.
    Amanda em 17/10/17 às 16:51
  • Primeira vez que fiz prova dessa banca. Não havia condição de realização de concurso, tanto por conta da prova quanto por causa da organização. Gabaritos com respostas completamente equivocadas. Gastei quase 1.500 reais para participar desse circo, com todo respeito aos artista circenses. O ar condicionada da minha sala estava quebrado. Fomos realocados e fizemos a prova em uma sala de audição da faculdade de música combinada com auditório. As cadeiras eram conjugadas em grupos de 3. O apoio sobre o qual devíamos colocar a prova tinha a superfície muito pequena, de modo que metade da prova ficava solta. A iluminação da sala era péssima... vou parar de falar porque quero esquecer.
    Carlos Henrique em 17/10/17 às 16:00
  • Pessoal, na quesito organização a IBFC foi nota zero. 1º Não tinha detector de metais em lugar algum da Escola onde fiz a prova. 2º Não tinha TEMPO DE CONTROLE, os candidatos perguntavam a todo instante. 3ºAs pessoas entravam com material dentro da Sala de Aula. Com relação a prova, péssimo também. 1° Assuntos que não estava no edital de Técnico Judiciário-Administrativo 2ºquestões mal formuladas 3° assuntos mal distribuídos. 4º o tema da redação poderia ser mais inteligente. Na minha sala faltaram muitos alunos.
    Bruno em 17/10/17 às 15:57
  • Sinceramente, eu nunca havia participado de um concurso como esse, em que estivessem presentes tantos problemas. Todos os inconvenientes relatados pelos colegas abaixo aconteceram de fato: falta de organização, fiscais sem preparo, salas apertadas, cadeiras sem marcação, pessoas conversando durante a prova, questões mal formuladas, redação com identificação, etc. etc, etc. Pra dizer o mínimo, uma grande falta de respeitos com os candidatos.
    André em 17/10/17 às 15:19
  • A organização da aplicação desse certame esteva bem aquém do mínimo aceitável. Assim que cheguei á escola, havia um aviso ao lado do portão, dizendo ser proibido o uso de aparelho celular no local de prova, ou seja, era proibido usar o aparelho dentro das dependências da escola. Assim que entrássemos na escola, já deveria haver equipes da banca com detectores de metais para impedir que o pessoal adentrasse ao prédio e corredores com celulares nas mãos. Várias pessoas com celulares às mãos nos corredores das salas de prova, pois o telefone só foi barrado na porta da sala de aula. Não houve equipe com detectores de metais antes da entrada dos candidatos na sala de prova. Somente teve isso ao ir e sair do banheiro. Absurdo! Na minha sala havia somente uma fiscal pra tudo... mais outro absurdo!!! Onde fica a lisura do certame? como fica a segurança e garantia de tantos que realmente se dedicaram aos estudos, mas que se depararam com tantas fragilidades de segurança na aplicação das provas. A lisura e garantia de confiabilidade na aplicação desse certame foi decepcionante! Seria mais sensato se o TJ tivesse escolhido banca que já possui mais experiência, organanização e credibilidade, principalmente por se tratar de um concurso tão concorrido, de tanta importância para ingresso no Judiciário de Pernambuco. É lamentável que tantas falhas tenham ocorrido, pois muitos como eu investiram tanto, percorrendo mais de 2000 km de distânca pra se deparar com tantas falhas e vulnerabilides.
    Souza em 17/10/17 às 15:05
  • As questões de Português que Rafaela Freitas ficou de nos ajudar nos recursos, cadê??????
    Magaly em 17/10/17 às 14:37
  • "O IBFC esclarece que a tecnologia adotada pelo IBFC possibilita e garante que as provas discursivas sejam corrigidas online, com toda a segurança e garantia de anonimato. – Digitalização separada em dois arquivos distintos das Folhas de Respostas das provas objetiva e discursiva; – Geração de banco de dados criptografado; – Procedimento de garantia de anonimato do candidato; – Cadastro dos professores; – Correção das provas discursivas. (sic" Não creio que uma banca que não conseguiu sequer dar suporte à realização das provas garanta toda essa idoneidade em relação às questões discursivas. Digo, não se comprometeram nem de garantir o mínimo necessário para a aplicação das provas, quem dirá todo esse processo de digitalização em dois arquivos as milhares de provas discursivas concomitante com os gabaritos. É um Absurdo pensar em professores corrigir questões discursivas em arquivos digitalizados, ou vocês vão dizer que os arquivos serão posteriormente impressos para posterior correção? essa banca extrapola os limites da desorganização. Francamente. Por mais que a região das 3 assinaturas seja destacada, há uma quarta assinatura do candidato no alto da folha, como já foi dito antes em outros comentários aí a banca fala em digitalizar o gabarito e a discursiva? sério isso? sério que os professores vão corrigir as discursivas na tela de um computador? aonde eles devem fazer anotações e apurações sobre o desenvolvimento do candidato? onde vao ficar os pontos observados pelo professor para cada candidato? Tenha dó, essa banca só piora as coisas. Façam um favor a vocês mesmos, a nós candidatos e ao Tribunal: assuma tamanha incompetência para aplicar essa prova e entregue a realização do certame para quem de competência.
    Da Silva em 17/10/17 às 14:24
  • Na minha sala, as fiscais entregavam a prova e o gabarito juntos, gritando o nome dos candidatos. Num determinado momento , uma delas falou alto: pode começar. Ai umas 10 pessoas reclamaram que ainda estavam sem a prova. A fiscal voltou atrás para concluir. Essas fiscais não colocaram a hora parcial no quadro, o que dificultou e muito o controle. Sem contar o mundo de gente que fez prova de manhã e de tarde a km de distância um do outro. Várias questões erradas, inclusive contra dispositivos legais. Ridículo. Sou de Natal, imaginem a revolta em saber que isso tudo foi uma piada de mal gosto. Olha o gasto que tive para ir até Recife e passar por essa bagunça. Revoltante. Era eu em Recife, tentando um melhor lugar ao sol e minha esposa em Natal com minhas filhas ( de 1 e 4 anos) doentes.
    Plínio Altoé em 17/10/17 às 13:30
  • – O que você achou da prova? Fácil, Difícil? Prova em Raciocínio fácil – Na sua opinião, qual foi disciplina a mais difícil? E a mais fácil? Mas facil, Sustentabilidade , mias Raciocínio Raciocínio Logico – Você acha que alguma questão deve ser anulada? No minimo no cargo TJPE técnico Areá Administrativa precisa anular ums 8 questoes – A prova fugiu do conteúdo programático exigido pelo edital? Algumas Questoes sim – Muitas pessoas faltaram na sala onde você prestou a prova? Na minha Sala , fiz a prova em Caruaru e pouco gente faltaram – Como foi seu desempenho na prova discursiva? Conseguiu fazer um bom texto? O tema pegou muita gente de supresa, mas conseguir fazer uma boa redação – Aconteceu algo de inusitado na sua sala de aula? Relate! Problemas na organização e fiscalização ,mas no fundo acho que a banca tentou inventar e subiu no salto alto sem competência. Se a insatisfação atingir a maioria é preciso anular o certame. Mas acho que não vou conseguir porque ocorreram algumas irregularidades no Concurso da PMBA e CBMBA e não aconteceu nada.
    ROGGER AUGUSTO ROCHA em 17/10/17 às 13:29
  • Fiz a prova em carpina, na escola Erem Joaquim Olavo, só tinha detectou de metais no banheiro um fiscal por sala . Um Lixo de organização a ibfc!!!!!!
    jefferson almeida da silva em 17/10/17 às 11:55
  • cadê a prova de oficial de justiça?
    Natasha em 17/10/17 às 11:41
  • Cadê as correções da prova de Direito Civil?
    Aléssio Lopes em 17/10/17 às 11:03
  • Sentimento de frustração total!. Não só pela desorganização mas principalmente pela prova em si. Fiz para técnico e analista adm e a sensação que tinha durante a prova era se realmente eu tinha recebido a prova certa, diante de tantas questões mal elaboradas ou que fugiam ao edital. Acredito que as únicas disciplinas que se salvaram foram Portugûes e RL, as demais foram simplesmente uma palhaçada. No local onde prestei a prova de técnico, faculdade UNIBRA-IBGM em Recife, a sala era muito pequena e estava entupida, não tinha como se locomover na sala sem encostar em alguém, um aperto terrível. Era muito fácil olhar a prova do candidato ao seu lado. Detectores de metal até que vi na entrada do banheiro, mas os 5 min que aguardei até chegar minha vez da revista não os vi apitar nenhuma vez, diferentemente de outros concursos em que um simples cinto ou zíper da calça faria um detector tocar, pareciam de brinquedo ou quebrados. A folha de redação e cartão respostas foram de um amadorismo sem tamanho, minha redação parecia um campo minado. Em nome da lisura e respeito a todos que se esforçaram nos estudos eu penso que as provas deveriam ser anuladas.
    anderson brito em 17/10/17 às 10:27
  • Achei muito desorganizado e sem fiscalização nenhuma. Apenas um fiscal que só ficava sentada, pessoas o tempo todo mudando de cadeira, pessoas com celulares, relógios e até conversando. Não tinha detector de metais. Uma vergonha!
    Joana em 17/10/17 às 08:54
  • Em relação a minha prova, fui o primeiro a chegar na minha sala, a Fiscal me disse que não havia sido treinada pois quem deveria ir faltou e colocaram ela de última hora. De início, ela ficou com meu celular dentro do saco plástico, depois disseram a ela pra devolver pois ficaria com a gente na sala. A prova começou com 15 minutos de atraso, após o disparar a sirene do horário a fiscal nao sabia o que fazer e saiu da sala com as provas retornando com outra funcionária da banca que auxiliou a distribuir as provas. Um rapaz sentado a minha frente não tinha o gabarito, após entregarem o de todo mundo ele falou para a fiscal que faltava o dele e ela disse que já havia entregado o de todo mundo, nao sei que fim levou pois eu fui resolver a prova. Um tempo depois começou uma gritaria e um corre-corre nos corredores da escola, pessoas gritando e fazendo algazarra, isso se estendeu por um tempo atrapalhando e muito a resolução das questões, como se nao bastasse, ainda apareceu uma criança pequena chorando pelos corredores, havia pessoas dentro da sala com resumos, conversas foram permitidas antes da prova, deixaram duas mulheres entrar com relógio, depois voltaram e pediram que elas guardassem os relógios. Questões na prova para serem anuladas, na minha prova (para contador) caiu uma questão sobre uma Lei aplicada às empresas do ramo do Petróleo (que por sinal não constava no edital, evidentemente). kkkkkkkkkkkk Sem contar com a problemática da identificação da redação, entrei em contato com um amigo servidor no TRT21 e expliquei pra ele a situação, ele me confirmou que se entrarem com uma ação a prova será facilmente anulada, "acho muito difícil não anularem essa prova, se entrarem com alguma ação", palavras dele. Essa prova foi o cúmulo da desorganização e irresponsabilidade. Espero muito que o TJ tome ciência desse escândalo e tome uma posição adequada.
    Da Silva em 17/10/17 às 07:08
  • Essa prova foi vergonhosa. A comissão do concurso do TJ-PE tem que se manifestar com urgência. Será uma vergonha pro estado de Pernambuco se esse concurso não for anulado. Problemas que observei (durante a prova da tarde): - Na minha sala havia apenas uma fiscal. Em concursos com uma magnitude destas, há pelo menos três fiscais por sala. - As pessoas entravam como queriam. A fiscal não dava o saquinho. Eu tive que solicitar o meu saquinho para ela. Ela não deu orientação alguma. Vi pessoas que pegaram o tal saco e entraram com ele aberto. - Não houve detector de metais em momento algum. Havia pessoas com relógios e pulseiras metálicas. - Vi claramente um candidato deixando cair um papel dobrado no chão, o qual ele pegou rapidamente. Não me manifestei para não gerar polêmica na sala e ser atacado. - Um candidato (no horário da manhã, onde foi um pouco mais organizado) foi aparentemente eliminado, pois seu celular começou a tocar. MAS houve sons de celulares durante a prova inteira. Fiquei chocado com isso. - Vi um grupo de pessoas que se conheciam sentarem juntas, pois não havia marcação de cadeiras. - As salas não obedeceram o critério alfabético. Havia pessoas na minha sala com iniciais indo da letra C até à letra V. - O primeiro choque que tive foi pela manhã ao receber a folha de respostas e perceber que também era a de redação. 3 assinaturas na parte inferior que aparentemente seria para destacar, porém sem picotes (vão usar guilhotinas para cortar??? E em qual momento isso será feito?) e uma na parte superior, permitindo total identificação do candidato. - Questões com erros absurdos e passíveis de anulação. Questões fora do escopo do edital. Questões sem respostas. O tempo perdido para tentar lidar com essas questões errôneas prejudicaram o tempo disponível para a redação. - Em algumas salas, candidato ficando sozinho com o fiscal ao final da prova. - A contagem do tempo sem sincronização por alarme, dependendo totalmente da informação fornecida em voz alta e constantemente pelo fiscal. Acho que poderia citar mais e mais razões. Mas só a questão da folha de redação já coloca em cheque a lisura deste concurso. Absurdo! Vergonhoso! Uma falta de respeito com todos os candidatos e com a sociedade Pernambucana.
    José Pedra em 17/10/17 às 02:09
  • Pararam de resolver as questões?
    Nilma Santos em 17/10/17 às 00:09
  • Pessoal, boa noite, quem fez oficial de justiça, aquela parte específica está uma confusão, m#@%&@. Tomará que os recursos façam a diferença. Aqui no curso não saiu o resultado da prova. Vai ter amanhã?
    Marcelo Cortez em 17/10/17 às 00:01
  • E a correção das questões de SUSTENTABILIDADE do cargo Técnico Judiciário - Administrativo?
    Alessandro Ivis em 16/10/17 às 23:05
  • Achei a organização dessa prova horrível! A fiscal falava o tempo de hora em hora (não escrevia no quadro), quando retornei do banheiro perguntei mil vezes que horas eram e ela me mandava esperar que depois dizia! Não deu outra, quando finalmente anunciou já havia passado 03 horas de prova, ou seja, quando fui ao banheiro ela fez o anuncio das duas horas e eu não estava la para ouvir. Difícil controlar nosso tempo sem relógio e sem horário no quadro em!! Fora que minha sala tinha dois fiscais mas quando alguém ia no banheiro nenhum acompanhava! O pessoal podia ficar perambulando pela faculdade a vontade e depois voltava (!) sabe Deus se não iam encontrar alguém no caminho para trocar respostas, né? Tinha também um homem usando o celular ainda nos corredores das salas de prova. Isso tudo sem comentar o cartão resposta e a redação tudo junto com várias assinaturas nossas!! Dá um desgosto enorme se esforçar para estudar, viajar para fazer essa prova e me deparar com esse caos.
    Mônica em 16/10/17 às 23:04
  • Achei muito desorganizado o concurso. As pessoas entravam com sacolas, mochilas, relógios e celulares. Não havia detector de metais. Pensei que as provas seriam diferentes, mas todos os cadernos estavam com as questões nas sequências iguais. Absurdo! A sala que fiz era do tipo, unidos venceremos. Duas candidatas colando as respostas de minha prova de raciocínio lógico, também eram inevitável não ver a prova alheia, mesmo assim, na hora, relaxei porque pensei que eram provas distintas, porém, não foi. Deram-se bem! No banheiro, não entrava nenhum fiscal com o candidato, aliás, ia sozinho da sala. Tomara que anulem esse concurso, infelizmente!
    Flor em 16/10/17 às 22:55
  • Já os recursos da prova s Português? A professora no vídeo comentou que as questões 2 e 7 caberiam recurso.
    Lilian Moura em 16/10/17 às 22:11
  • Atençao pedagogos!!! Questão 34. Finalidade e competência da SEMAS segundo o Decret 25.275. Não encontrei nada..... As finalidades e competências não aparecem na lei que pede na questão.
    Maria em 16/10/17 às 22:03
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu entrei com o gabarito!
    ingrid em 16/10/17 às 20:53
  • A prova foi muito inconsistente. Fiz para técnico na área administrativa, creio que em português deve haver retificação de 2 questões: a 2ª (pois foi publicado o gabarito oficial letra C e deveria ser letra E) e a 8ª (não há como ser uma relação de conformidade, mas de causa). Fiquei extremamente irritada com a desorganização, apenas 1 fiscal em sala, as pessoas tentando colar dos outros (nem no ENEM), foi cobrado conteúdo diverso do edital.
    Larissa Silva em 16/10/17 às 20:17
  • Filho feio não tem pai. Gostaria de perguntar à Coordenação ou a qualquer um por aqui sobre a Questão 48 de Analista Judiciário - Função Administrativa do TJPE, alguém sabe quem é o dono? O Edital não prevê tal Lei 12.847/2013. E aí fica a outra pergunta, por que é que o Comitê de Prevenção e Combate à Tortura apareceu em nossa prova?
    Wagner Dutra em 16/10/17 às 19:53
  • Olá! Gostaria de saber os comentários das questões 21 a 23 da prova para Técnico Judiciário/ Função Judiciária.
    JS em 16/10/17 às 19:45
  • Gostaria de ver a correção da prova específica de Analista- Assistente Social.
    Giselda Melo em 16/10/17 às 19:18
  • Foram longos dias, semanas, meses, noites em claro estudando! Tudo em prol de um sonho… Sonho não, projeto de vida! - como foi salientado pela a equipe do estrategia. No cargo de Analista administrativo área administrativa foi descomunal o conteúdo programático de "noções de administração pública!" - para não cair nada!, com exceção do conteúdo correlato ao direito administrativo. Não sei, mais deveria existir alguma lei - pois o bom senso não esta funcionando para as bancas de concursos. É enfadonho, é desestimulante - MORRER em mar de livros e se AFOGAR em gota d'água. Acho um desrespeito total com a dignidade da pessoa humana. Pois um concurseiro não tem vida. O sonho - o projeto é o que impera...e a vida vai passando e as bancas vão cada vez mais, indiscricionariamente, sugando a nossas vidas e o tempo, e agindo e fazendo da forma que eles bem entende. Talvez esquecem que somos Seres Humanos - alem de concurseiros. Alem disso. A minha prova de Analista - a ordem de algumas questões estão diferente. A exemplo da questão 29. O gabarito totalmente louco!!!! (-_-) Exausta!
    Fabiola Santos em 16/10/17 às 18:50
  • Desorganização total. Lista de cargo misturadas, tive dificuldade de encontrar meu nome na lista na entrada da escola. Enfim!!! Totalmente desorganizado. Isso sem falar que a Prova Discursiva foi realizada na parte traseira da folha de respostas, coisa que não pode sob hipótese alguma e os fiscais que não foram bem treinados. Esse certame deve ser ANULADO e refeito com outra banca, pois essa deixou muito a desejar
    Dimas em 16/10/17 às 18:34
  • Na folha do gabarito a qual o candidato tinha que assinar três vezes era a mesma folha destinada a prova dissertativa (redação), no entanto o sub item 9.2.10 do edital diz: A Folha de Resposta para a Prova Discursiva não permitirá qualquer identificação do candidato, pela comissão de correção, na parte destinada à dissertação, garantindo assim o sigilo do autor. O próprio edital já propõe a anulação desse certame, nem precisa lei superior.
    Charles em 16/10/17 às 18:24
  • Fiz prova na Católica a tarde, antes de entrar na sala tive que guardar meu celular no saquinho que a banca deu, poucos minutos depois duas pessoas que ia fazer a prova entraram com o saquinho na mão e somente qd fecharam os portões é que saíram do celular e guardaram. Já no turno da manhã tinha gnt fazendo prova em dupla, tinha espaço na sala mas dois candidatos ficaram praticamente unidos. As provas foram aparentemente elaboradas por quem não entendia das disciplinas. E ainda tem a indentificacao na folha de resposta que gere um item do edital. Uma vergonha, perdi tempo e dinheiro apenas.
    EdnaLima em 16/10/17 às 18:09
  • a verdade é que essa prova tá uma #$%@¨&#*! kkkkk
    Vitinho Vrau em 16/10/17 às 17:32
  • Poxa! Cadê as correções das questões do cargo OFICIAL DE JUSTIÇA?
    Nilma Santos em 16/10/17 às 17:09
  • Na minha sala a fiscal (Camila) fez lambanças... só começou a entregar as provas após as 15h; Pessoas começaram a fazer a prova antes das outras por conta disso; e incrivelmente ela não sabia contar os minutos no final... Depois de muito correr pra marcar tudo, abre a porta um fiscal de corredor dizendo que tinha mais 5 minutos... Banca inteligentes fazem perguntas visando saber se o aluno sabe ou não o conteúdo. A IBFC esconde a pergunta. Para mim foi uma prova a ser esquecida.
    Thiago Avelino em 16/10/17 às 17:08
  • Na minha sala o povo estava conversando e trocando respostas, eu nunca vi isso. Um único fiscal, que inclusive estava cochilando pq tinha trabalhado sozinho pela manhã. Quanto a redação foi um desastre.
    ROGER em 16/10/17 às 17:04
  • Poxa! Cadê as correções das questões do cargo OFICIAL DE JUSTIÇA?
    Nilma Santos em 16/10/17 às 17:01
  • Por mais que destaquem a parte inferior onde continha os três espaços para assinatura, no cabeçalho da folha a gente também tinha que assinar, ou seja, por mais que retirem as três assinaturas, tem uma quarta assinatura no alto da folha, logo acima do gabarito. Portanto, facilmente identificada a redação. Isso não foi um concurso, foi pão e circo. Uma piada. Palhaçada com os Candidatos e com o Órgão, apesar deste ter escolhido a banca, é também prejudicado ao gastar seu dinheiro com quem não presta.
    Da Silva em 16/10/17 às 16:43
  • Achei uma bagunça, pessoas com celular apitando de hora em hora, relógio também dando bip, pessoas entrando com mochilas enormes e abrindo o tempo todo para tirar chocolate, água, etc... as pessoas que iam ao banheiro ficavam conversando entre elas, um absurdo só, esta prova dedia ser anulada.
    etelvina oliveira da silva em 16/10/17 às 16:32
  • Inúmeras irregularidades na realização das provas: não houve detector de metal quando o candidato entrava na sala; um fiscal em cada sala; pessoas entrando com resumos e deixando-os em baixo da carteira e - o mais grave - o texto da redação identificado no cartão de respostas com nome e inscrição. Como o nome será destacado, se a folha é uma só? Inclusive, assinamos 3 vezes na frente.
    Luiz em 16/10/17 às 16:17
  • Que banca é essa? que absurdo cobrou o que não estava no edital. várias questões sem gabarito. ela disse que o servidor adquire estabilidade após DOIS anos e considerou correta a afirmativa. falou que a tomada de preço não precisa de cadastro e está como correta. algum professor do estratégia poderia dar uma aula de licitação à IBFC?
    dhow em 16/10/17 às 15:20
  • Acho que a questão número 12 da prova de Raciocínio lógico, Função Técnico Administrativo, cabe recurso para anulação. O assunto "Dá a Cesar o que é de César" não consta no Edital. Não foi cobrado no Edital.
    Aline Leal em 16/10/17 às 14:56
  • Vocês farão correção da prova de Oficial de Justiça do TJPE
    Marconi em 16/10/17 às 14:05
  • Achei um desrespeito total. Nenhum tipo fiscalização. Todo mundo mudando de lugar. Em minha sala teve um candidato que desistiu de fazer a prova e saiu da sala, depois de cinco minutos entrou novamente e fez a prova de boa. Um absurdo! As questões confusas demais.
    Cicera em 16/10/17 às 12:53
  • Enviei para a IBFC Concurso TJ-PE Como uma banca comete um ERRO ENORME desse. Colocar na mesma folha (mesmo local) as resposta das questões objetivas e da redação. Ou seja, basta virar a página e saberá de quem é a redação. Tem nome, inscrição. Não se fala em outra coisa nas mídias. Foram contra o próprio edital. Pessoas entrando com resumo na sala. Com touca e fone de ouvido. Podendo mudar de lugar. Se encontrando no banheiro. Questões mal redigidas com erros crassos de português. Assuntos cobrados sem tá no edital, etc. Um professor renomado de um curso aqui colocou no site: UM SHOW DE HORRORES Apenas um fiscal na sala. Precisam ler e ouvir os comentários sobre a capacidade de vcs. Também: uma banca escolhida por PREGÃO.
    Pedro Santos em 16/10/17 às 11:22
  • O que vocês acham de uma prova que tínhamos que transcrever nossas redações atrás do cartão resposta que tem nossa identificação e assinaturas? Alguns estão dizendo que depois nosso nome vai ser destacado do cartão resposta para que não haja a identificação. Quando vai ser isso e quem garante isso? O que falar de uma prova que só havia detector de metais na entrada dos banheiros. E as pessoas que não utilizaram o banheiro (meu caso) não são revistadas? Quanto ao conteúdo da prova acho que a IBFC quis fugir um pouco do previsível e acabou se atrapalhando na formulação de algumas questões dando margem a muitos recursos.
    Renata Lins em 16/10/17 às 11:19
  • Olá! Professores, por favor comentem a prova de OFICIAL DE JUSTIÇA. Obrigada.
    Lília em 16/10/17 às 11:03
  • Falta técnico Jud. f. Adm, questões: 35 a 42. e Analista Jud. f. Adm, questões: 45 a 49
    Gyuliana Melo em 16/10/17 às 10:45
  • Teve concurso pra Oficial de Justiça?????????????
    Jack em 16/10/17 às 10:41
  • Achei um grande problema ter feito a redação na folha de respostas. A redação não pode ter a identificação da candidata, a são ser pelo número de inscrição. Nesse caso, além da inscrição havia nome, documentos de identificação e assinaturas (3). Onde fica a isenção de quem vai corrigir? vai manipular uma folha que está claramente identificada a candidata.
    ROZA DE SOUZA GOMES NASCIMENTO em 16/10/17 às 10:36