Artigo

PASSOS DE GIGANTE 227/365

Tá chocado? Fica não… em 1964 foi pior.

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além! AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Convidar você a uma reflexão de GIGANTE sem mimimimi e recheada de respeito do início ao fim.

Cenas da última decolagem: Nos Passos de Gigante 226 – eu convidei você a ter um caso viciante com a leitura, com os estudos e aê? A pegação entre vocês já está rolando?

“Uma das coisas que mais amo é a oportunidade de revelar o mistério do comportamento humano e oferecer soluções que realmente melhore a qualidade da vida das pessoas. Sondando abaixo da superfície, localizo pontos de alavancamento – crenças globais, metáforas, etc. – que facilitem a mudança. A cada dia vivo o papel de Sherlock Holmes, juntando as peças do quebra-cabeça do passado de cada pessoa.

Apesar de haver pistas para o comportamento humano tão evidentes quanto um revólver soltando fumaça, algumas vezes as pistas são mais sutis e exigem investigações para serem descobertas. No fim das contas, tudo se resume a elementos-chave específicos. A diferença entre as pessoas é o modo como raciocinam. Chamo de Sistema Central de Avaliação o modo como decidem o significado das coisas e o que devem fazer”. (ROBBINS, Anthony, pag. 255. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Gigantes, vocês ficaram sabendo da polêmica que rolou neste final de semana, aqui no Rio de Janeiro?

CENSURA, NÃO!

Não vou entrar em detalhes, mas vou deixar uma dica: estudem o artigo 5º da Constituição Federal, em especial o inciso IX.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;”

Ah… e se na sua prova cai o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, atenção especial ao artigo 78.

“Art. 78. As revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo.

Parágrafo único. As editoras cuidarão para que as capas que contenham mensagens pornográficas ou obscenas sejam protegidas com embalagem opaca”.

Parabéns FELIPE NETO!

Mais importante ainda é como a doutrina e a jurisprudência irão tratar o caso de CENSURA do pior prefeito do Rio de Janeiro nos últimos 40 anos. Aqui vale lembrar que doutrina envolve a discussão, já a jurisprudência compreende um ‘conjunto de decisões judiciais’ obtidas nos tribunais.

Não irei me aprofundar no tema, pois além de ser polêmico demais, não é o objetivo dos Passos de GIGANTE.

Então, por que raios eu trouxe esse assunto para cá?

Você leu o que o Tony Robbins escreveu hoje? Sim? Não? Talvez? Prestou atenção no que estava escrito? Uma pista… o mistério do comportamento humano.

Será que se o prefeito tivesse ficado calado e não usasse o seu poder para tentar INUTILMENTE censurar uma obra na Bienal… será que esse assunto teria tido tanta repercussão?

Lastimável…

Pense num tiro no pé? Pensou? Foi de pistola? metralhadora? Eu diria que o tiro foi de .12 (doze) e fez um rombo ainda maior na imagem já desgastada de um Chefe de Executivo sem resultados no comando do município do Rio de Janeiro.

Um dos piores de todos os tempos e que ainda conseguiu se ver livre de um caso claro de impeachment (é só falar com a Márcia… favorecimento no atendimento de fiéis nos hospitais para operação de catarata);

Por que o assunto é polêmico? Ora… o Robbins também já te respondeu isso. Se liga:

“A diferença entre as pessoas é o modo como raciocinam”.

Cada um vê o mundo de uma forma completamente diferente. As diferenças aumentam quando trocamos de região (dentro do próprio Brasil) e ficam ainda maiores quando trocamos de país.

Rir para não chorar…

Diante do ato de censura do prefeito, Felipe Neto usou o Sistema Central de Avaliação dele de forma bem rápida e comprou 14 mil livros (os que seriam confiscados) e os distribuiu gratuitamente na Bienal.

Uns irão achar SENSACIONAL! Outros, uma grande MERDA! Um oportunista!

Entenda… isso é cada um enxergando a mesma cena, mas com “LENTES DIFERENTES”. Alguns com respeito, outros sem.

E o que isso tem a ver com seus estudos?

TUDO! Primeiro pela possibilidade do assunto cair em Constitucional, matéria obrigatória em 99,99% dos concursos públicos. Ainda pode ser cobrado em uma prova de redação. SE LIGA HEIN!

Segundo pela analogia que você, GIGANTE, pode fazer agora!

Alguma vez… alguém olhou para sua vida (SÓ ESTUDANDO… ESTUDANDO… ESTUDANDO…) e te julgou um maluco? um doido? um sem noção? alguém que está perdendo o melhor da vida? e por aê vai…

Mais uma vez… “LENTES”!

Se cada um dos mais de 200 milhões de brasileiros soubesse que “NA LEITURA SE ENCONTRA O MAIOR SEGREDO PARA QUE VOCÊ SEJA ABSOLUTAMENTE TUDO QUE VOCÊ QUISER”. (é claro que teremos exceções… especialmente nos esportes).

Ainda que soubessem, quantos desses 200 milhões estariam dispostos a sentar a bunda na cadeira para FAZER O QUE DEVE SER FEITO?

Consegue entender isso, GIGANTE?

Quando eu estudava, tinha sempre a mesma galerinha da cerveja e do futebol que ficava rindo… não sei se de mim ou da situação… quando eu chegava a noite no prédio… na época em que eu acreditava que aula presencial seria uma boa opção.

Todos dessa turma, sem exceção, continuam com mesmo estilo de vida. A maioria ganhava um salário mínimo. Será que esse dinheiro é digno para viver ou na verdade é apenas para SOBREVIVER?

Poucos querem pagar o preço…

O discurso era sempre o mesmo. Estudar para quê? Tá muito bom assim… a gente toma a nossa cervejinha, assiste ao jogo do Vascão e se diverte. Não vou nem falar da situação do Vasco, pois esses amigos devem estar chorando agora… ou não… quem sabe?

CRENÇAS? Como eles foram criados? Eles tiveram alguém para alimentar o sonho deles? Eles têm sonhos? Eles acreditam que seja possível realizá-los?

Que significado você dá para os seus estudos hoje? Você, de coração, está levando isso a sério?

Dois daquela turminha da cerveja já me procuraram pedindo ajuda para estudar… mas, infelizmente, foi um fogo de palha que já se apagou.

Mantenha a chama acesa! Mantenha o desafio mental até entrar na veia!

Abraço de GIGANTE!!!

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Ótimo Domingo! Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente ensino meu amigo. Pude relembrar de um passo que falava a respeito de relacionamento e que ele não vive sem AR: (A)mor e (R)espeito. Sendo assim, devemos aplicar em todas as eferas da vida, respeitando o próximo mesmo não concordando com sua opção amorosa. Aliás, o amor de Deus é vivido através de sua ótica, ou seja, devemos olhar as pessoas como Jesus enxerga. Não trazendo condenação, mas mostrando um realidade divina.
    Felipe Gomes em 09/09/19 às 23:05
  • Sensacional! Adorei seu comentário! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/09/19 às 15:38
  • Existem alguns pontos polêmicos que na maioria das vezes, nós, seres humanos não gostamos de discutir, exemplo (Política, religião,futebol), mas precisamos entender que não é sobre discussão e sim sobre respeito. A nossa constituição garante o livre pensamento e não aceita a censura( como foi no tempo da ditadura). Respeito faz toda diferença, seja onde for, Respeite para ser Respeitado. Posso não concordar em ver duas pessoas do mesmo sexo se beijando ( pelo fato de ter outra crença), mas tenho obrigação de aceitar e respeitar a crença e convicção de cada um, assim, como a minha opção é respeitada, e levando para o mundo de concurso( tenha bom senso) respeite o próximo, pois, o seu único concorrente é você.
    joana em 09/09/19 às 06:15
  • Bom diaaaa! Semana que se inicia! Ótima abordagem do tema polêmico! Ótimas reflexos para mais uma semana produtiva de trabalho e estudos! Parabéns Rapha ??
    Gislaine em 09/09/19 às 05:35
  • Nossa, muito maravilhosa essa matéria. Precisava ler isso mesmo.
    Rosana em 09/09/19 às 00:13