Artigo

30 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Veja Hoje!

No dia 13 de julho de 1990 foi publicado o conhecido Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Ou seja, na última segunda-feira, 13 de julho, a lei completou 30 anos de existência!

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nasceu para regulamentar a proteção integral dada pela Constituição Federal de 1988 a crianças e adolescentes, trazendo um conjunto de normas e procedimentos que os protegem. Trata-se, assim do marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes no país.

Antes da Constituição de 1988, o tratamento dispensado às crianças e adolescentes se dava por meio do Código de Menores e não era o de proteção integral, ferindo diversas garantias fundamentais reconhecidas internacionalmente nos tratados em que o Brasil era signatário.

O ECA se divide em dois livros, sendo o primeiro atinente aos direitos e garantias fundamentais das crianças e adolescentes e o segundo relacionado aos órgãos de proteção e procedimentos protetivos.

Após e por causa da sua edição do Estatuto, foram publicadas outras leis relacionadas, por exemplo, à implementação de sistemas de proteção que ele previa, o que fez com que fosse sendo criado um verdadeiro novo segmento da área jurídica, denominado Direito da Criança e do Adolescente.

E para tratar melhor de um assunto tão relevante e recorrente nos certames públicos, a equipe de professores do Estratégia Carreira Jurídica preparou um evento exclusivo relacionado aos impactos e consequências jurídicas e sociais da publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O evento se chama 30 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e será transmitido ao vivo e gratuitamente nesta terça-feira, 14 de julho, a partir das 19 horas, diretamente do canal do Estratégia Concursos no Youtube.

Cursos para concurso

Achou interessante a abordagem do tema Estatuto da Criança e do Adolescente e quer iniciar ou retomar seus estudos para concurso? Clique no link abaixo e acompanhe nossos cursos!

CURSO CONCURSO

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Concursos 2021

Concursos de Direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.