Artigo

TJ SP – Concurso e o imediatismo: Dá para conciliar?

Olá, Pessoal, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos falar sobre o Concurso do TJ SP e as angústias dos estudantes ao estudar para concursos públicos. Vamos lá?

Primeiramente vamos trazer algumas informações sobre o Concurso TJ SP:

O edital do Concurso TJ SP foi publicado!! O que faço agora?

A banca examinadora responsável por esse concurso foi definida como a Fundação Vunesp.

Como fazer uma boa prova da Vunesp (Banca Examinadora TJ SP)?

A VUNESP foi escolhida como banca examinadora do concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ela é a queridinha dos concursos em São Paulo de uma maneira geral, se você for procurar vai notar que todos os últimos certames do TJ-SP foram organizados por essa banca examinadora.

A VUNESP é uma banca examinadora com uma tendência mais previsível em prova, por exemplo, ela é mais previsível do que a Cebraspe, FGV ou FCC. As questões dessa banca normalmente apresentam um nível relativamente fácil e normalmente não tendem a inovar, as questões costumam manter o estilo, além do nível de cobrança.

Mas como faço uma boa prova dessa banca examinadora?

Para fazer uma boa prova, o concurseiro deve fazer muitas questões dessa banca, como falamos ela não costuma inovar. Quando o estudante resolve muitas questões, ele compreende como é a exigência da banca em relação ao assunto. Como dissemos antes, assim como outras bancas, a VUNESP possui um estilo peculiar de cobrança, tendendo a cobrar mais alguns assuntos do que outros. Logo, ao fazer questões passamos a entender a estrutura das questões cobradas e o nível de detalhamento necessário.

Você deve investir mais tempo de estudo nos assuntos que são mais recorrentes em provas, para potencializar seu tempo disponível para os estudos, então vai aumentar as possibilidades de ter um melhor desempenho no concurso com um menor esforço, até porque como falei: o edital já está na praça, isto é, você já tem as regras do jogo.

À medida que você vai resolvendo mais questões da banca examinadora, fica mais claro quais são os conteúdos que precisa alocar mais atenção, ou por ter mais dificuldade, ou por ser mais exigido pela banca. Isso acontece porque ao fazer questões identificamos os nossos pontos fortes e fracos, isto é, assuntos e disciplinas que temos uma maior dificuldade. 

Como saber as matérias queridinhas da Banca do TJ SP

Matérias mais cobradas nas últimas provas do TJ SP:

  1. Português foi a matéria mais cobrada – totalizando 32,96% das provas passadas;
  2. Informática ficou em 2° lugar – totalizando 10,83% das provas passadas;
  3. Direito Penal em 3° lugar – totalizando 7,85% das provas passadas;
  4. Matemática – totalizando 7,03% das provas passadas;
  5. Direito Processual Penal – totalizando 6,91% das provas passadas;
  6. Direito Constitucional – totalizando 6,65% das provas passadas;
  7. Atualidades – totalizando 6,03% das provas passadas;
  8. Legislação dos Tribunais de Justiça – totalizando 5,34% das provas passadas;
  9. Direito Processual Civil – totalizando 3,89% das provas passadas;
  10. Raciocínio Lógico – totalizando 3,08% das provas passadas;
  11. Direito Administrativo – totalizando 2,95% das provas passadas;
  12. Outras – 7,45% das provas passadas.

Matérias mais exigidas nas provas passadas do concurso TJ SP e sua relevância:

Português32,96%
Informática10,83%
Direito Penal 7,85%
Matemática7,03%
Direito Processual Penal6,91%
Direito Constitucional6,65%
Atualidades6,03%
Legislação dos Tribunais de Justiça5,34%
Direito Processual Civil3,89%
Raciocínio Lógico3,08%
Direito Administrativo2,95%
Outras7,45%
Matérias cobradas nos últimos certames

Como vemos nos gráficos acima, só a disciplina de Português representou 32,96% das provas passadas, informática ficou em 2° lugar de disciplina mais exigida, totalizando 10,86%, seguida de Direito Penal, com 7,85%, depois Matemática com 7,03%, Direito Processual Penal, com 6,91% e Direito Constitucional, com 6,65%. Ou seja, as 6 principais disciplinas representaram mais de 70% do conteúdo exigido nas provas dos últimos concursos para o TJ-SP, foram disparadas as matérias mais cobradas.

5 assuntos mais cobrados nas provas do TJ SP

1° Interpretação de Textos – Só esse assunto representou 7% dos últimos certames;

2° Sintaxe – Esse assunto representou 4% dos últimos certames;

3° Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo – totalizou 2,6%;

4° Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos – totalizou 2,6%;

5° Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo – totalizou 2,4% dos certames do TJ SP.

TJ SP – Concurso e o imediatismo: Cultura do Imediatismo

O professor Rushkoff, em seu livro, usou uma expressão para falar sobre o modo com que os indivíduos concebem o tempo: instante prolongado. Segundo esse professor, nessa cultura imediatista de hoje, o passado não existe e o futuro é algo incerto.

O problema maior desse ponto seria ignorar o passado, dado que ele não pode ser alterado, além de negligenciar os planos para o futuro, por ele ser incerto.

Desse modo, essa “cultura do imediatismo” teria um certo desdém pelo futuro, visto que os indivíduos só se preocupavam com o AGORA, o momento atual seria o único momento importante para eles.

Por isso, o imediatismo e a ansiedade andam de mãos dadas, quanto mais imersa os indivíduos estiverem nessa cultura do imediatismo, maiores dificuldades ela terá para aceitar alguns obstáculos da vida. Dado que o imediatista quer tudo AGORA, mas não quer planejar para conseguir os seus objetivos

TJ SP – Concurso e o imediatismo: O Imediatismo e os Concursos Públicos

Quando decidimos começar nossos estudos para concursos públicos, é comum querer passar logo. Afinal, quem não quer ser aprovado logo no concurso dos sonhos?

Você quer passar no TJ SP para ontem, não é verdade?

Porém, o estudante ao entrar no mundo dos concursos deve ter em mente que o estudo para concurso é um projeto de médio prazo. Quando o concurseiro não coloca isso na sua cabeça, é mais fácil ele se frustrar com a demora para passar. Você deve criar um planejamento de estudos bem elaborado e entender que você deve dar o seu melhor diariamente, para no futuro está aproveitando os benefícios da sua aprovação no concurso.

TJ SP – Concurso e o imediatismo

Palavra-Chave para o estudo para concurso: Paciência

Para estudar para concurso público você deve ter em mente que precisa ter paciência, mesmo com alguns exemplos que passaram em algum concurso estudando por 3 meses, esse não é o “normal”, o normal é passar um tempo nesse estudo se dedicando para conseguir a aprovação.

Para isso, você deve ter muita paciência para aguentar algumas frustrações que ocorrem no meio do caminho. Como falam, a preparação para concurso público é uma fila, os que estão neste mundo a mais tempo, dominando mais as matérias “estão na frente da fila”, dado que já abdicaram de mais coisas para estarem ali, então estão mais perto da aprovação. Quando esses estudantes que estão no começo dessa fila vão sendo aprovados, essa fila vai andando e vai dando lugar para os outros lugares.

O estudo para concurso público pode até exigir que você se dedique durante um período da sua vida, mas nem se compara a quantidade de tempo que você ainda vai ter pela frente para usufruir dos benefícios da sua aprovação no cargo que você almeja.

TJ SP – Concurso e o imediatismo: Importância da Paciência na preparação para concurso

Como vimos, o imediatismo não combina com a preparação para concursos públicos, para você se dar bem nesse mundo dos concursos, você precisa estudar intensamente, ter uma dedicação acima da média, disciplina, além de objetivos e metas bem definidos.

Toda história de sucesso vai ter por trás dificuldades, obstáculos, isto é, para conseguir sucesso em alguma coisa, você tem que ver se está disposto a pagar o preço por aquilo, no mundo dos concursos públicos não é diferente. Quando você ver alguém com um currículo invejável de vitórias, pode ter certeza que também teve reprovações e isso não tira o mérito.

Quem deseja uma carreira no serviço público precisa saber, antes de mais nada, que um dos atributos mais exigidos será a paciência. Concurseiros devem ser pacientes para tolerar as primeiras reprovações e dificuldades para aprender certas matérias.

TJ SP – Concurso Público e o imediatismo: Aprenda a lidar com suas derrotas

Claro que ninguém gosta de ser derrotado, pode ser que você tenha aberto mão da sua vida social, ter estudado bastante e mesmo assim não passou no concurso que você almejava, claro que você tem o direito de ficar triste, mas tenha em mente que você está mais próximo da sua aprovação, mas para isso você tem que seguir e continuar estudando com dedicação.

Quando se faz um sacrifício, como é estudar para concurso público. Até porque nunca vi ninguém dizer que estudar para concurso público é fácil, por isso muitas pessoas acabam se frustrando quando os resultados demoram para começar aparecer. 

TJ SP – Concurso Público e o imediatismo:

O que fazer para controlar esse imediatismo?

1. TJ SP: Lembre sempre o que te levou a estudar para concurso público

Por que você começou a estudar para concurso?

Foi em busca de estabilidade, bom salário, boa carreira, benefícios e qualidade de vida?

estabilidade do servidor público, por exemplo, é um direito previsto na Constituição Federal, cujo objetivo é garantir que o servidor tenha condições e tranquilidade para trabalhar sem interferências. Já os funcionários da iniciativa privada, podem ser demitidos sem justa causa. Com isso, muitos começam a estudar para concurso em busca dessa maior estabilidade que o serviço público permite.

Outro ponto positivo do concurso público é a remuneração, os cargos públicos em média recebem salários maiores que na iniciativa privada, principalmente se considerarmos os cargos que não exigem formação superior.

Além de que no serviço público os horários são estabelecidos previamente e dificilmente existe a necessidade de o servidor realizar horas extras. Também tem a possibilidade de fazer banco de horas, além de possuírem horários mais flexíveis, sem contar os possíveis abonos.

Como falamos, mas para usufruir desses benefícios todos é necessário muito estudo.

2. TJ SP: Para combater o imediatismo: Elabore um planejamento de médio prazo com metas de curto prazo também

Você deve definir objetivos de curto e médio prazo, assim facilita continuar empenhado no seu objetivo de passar no cargo público. Você deve definir pequenos objetivos (ex: quero acabar português em 2 meses) e objetivos de médio prazo (ex: acabar todo o edital do TJ-SP em 1 ano).

Ao estabelecer os objetivos fica mais fácil você manter o ânimo para continuar nos estudos. Até porque como falamos, anteriormente, para passar em concurso normalmente é necessário um horizonte temporal de médio/ longo prazo, é importante você estabelecer uma prioridade e aliar essa prioridade a algo prazeroso após a sua conclusão.

Mas lembre-se: os objetivos que você for definir devem ser alcançáveis, visto que ao criar objetivos impossíveis, torna-se mais fácil você se frustrar e acabar desistindo.

3. TJ SP: Intercale metodologias de Estudo Passivo com de Estudo Ativo

Segundo a teoria de Glasser (psiquiatra americano), nós aprendemos:

  • 10% quando lemos;
  • 20% quando ouvimos;
  • 30% quando observamos;
  • 50% quando vemos e ouvimos;
  • 70% quando discutimos com outros;
  • 80% quando fazemos;
  • 95% quando ensinamos aos outros.

Desse modo, podemos verificar que o estudo mais ativo exige mais dos estudantes. Afinal de contas, nessa categoria de estudo, o estudante é o principal personagem responsável pelo processo de aprendizado, já que não é suficiente apenas ler ou assistir aulas, é necessário refletir sobre o conteúdo, fazer perguntas, questões, etc. Podemos verificar que o ápice da retenção do assunto é quando conseguimos explicar aos outros.

Ao estudar dessa maneira, o concurseiro tende a conquistar resultados de forma mais eficiente, além de tornar o estudo mais dinâmico e menos maçante.

Mas se o estudo passivo é ineficiente, por que utilizamos?

As pessoas utilizam o estudo passivo por duas razões principais:

1° O estudo passivo cansa menos do que o estudo ativo;

2° Ele permite ao estudante ter uma falsa sensação de que aprendeu tudo.

O que devo fazer para tornar meu estudo mais ativo?

1 – Crie grupos de estudo para discutir temas estudados;

2 – Faça perguntas para você mesmo;

3 – Anote as conclusões com suas palavras;

4 – Explique os conteúdos a outras pessoas;

5 – Teste muitas questões;

6 – Faça revisões regulares;

7 – Fazer anotações durante o estudo.

4. TJ SP: Faça muitas questões, assim você vai ver que está evoluindo nos estudos

O estudo por questões é um estudo mais ativo e dinâmico do que simplesmente quando lê o conteúdo teórico, visto que quando você responde uma questão, você tem que acessar aquele conteúdo teórico na sua memória, forçando assim seu cérebro.

Ao realizar questões você verá se está progredindo de fato no assunto, monitora seu desempenho, o que vai te ajudar a motivar para continuar estudando. Quando você resolve questões, você percebe quais conteúdos são mais cobrados, concentrando melhor seus esforços nesses, potencializando assim seu tempo disponível.

Ao responder questões, você compreende como a banca exige aquele assunto. As bancas examinadoras têm um estilo próprio de cobrança, tendendo a cobrar mais alguns assuntos do que outros, você vai passar a entender a estrutura das questões e o nível de detalhamento necessário.

Assim, se você investir mais tempo de estudo nos assuntos que são mais recorrentes em provas, vai aumentar as oportunidades de ter um melhor resultado no concurso com um menor esforço.

Além disso, os editais apresentam o tempo previsto para realização da prova, que, em geral, gira entre 3 a 5 horas. Devemos considerar o mesmo arranjo de conteúdos previsto para a prova, assim possibilita ter uma boa noção do tempo necessário para resolver cada disciplina. 

5. TJ SP: Projete seu futuro para controlar o Imediatismo

Se imagine no cargo que você almeja, todos os sonhos que você vai realizar quando conseguir isso. Isso porque, ao conquistar seu sonho, ocorreram inúmeras transformações em sua vida. Assim, tente projetar seu futuro como se isso já tivesse acontecendo.

Nosso cérebro precisa de estímulos positivos para se manter disposto e motivado, afinal motivação é a palavra principal no estudo para concurso. Assim, pensar nessas situações futuras te ajudará a se manter motivado estudando.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ciclo-x-cronograma-de-estudo-qual-funciona-melhor-para-mim/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.