Artigo

Ciclo x Cronograma de Estudo: Qual funciona melhor para mim?

Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre Ciclo x Cronograma de Estudo. Vamos lá?

Ciclo de Estudo x Cronograma: Qual escolho?

Ciclo x Cronograma de Estudo:

O que é ciclo de estudos?

O método de ciclo de estudos considera a sequência de disciplinas que devem ser estudadas em uma ordem determinada anteriormente, independentemente do dia ou horário que você vá estudar. Nesse caso, caso você não consiga terminar uma matéria por algum motivo, será possível recomeçar os estudos a partir de onde parou no ciclo.

Quando você cria um ciclo de estudos, você não se limita a horários pré-estabelecidos. No ciclo de estudos, o foco está na quantidade de tempo que vai ser dedicado a cada disciplina.

Exemplo: Se em um ciclo a pessoa determina que serão reservadas 1 hora e meia para Direito Constitucional e 1 hora e meia para Direito Administrativo. Vamos supor que essa pessoa só consiga estudar 1 hora na segunda-feira, mas na terça ela consiga estudar 2 horas, ela estudará 1 hora Direito Constitucional na segunda, na terça ela estudará primeiro a meia hora restante de constitucional e posteriormente 1 hora e meia de Direito Administrativo.

Se a pessoa não conseguir, por algum motivo, estudar em um dia da semana, ela deverá retornar ao ponto em que parou no último dia de estudo.

Para determinar o tempo de cada disciplina, você deve levar em consideração o conteúdo programático, incidência dela na prova, peso e como você interage com aquela disciplina. Mas, é importante ter em mente que o tempo ideal de estudo por bloco não deve ser menor que uma hora e nem maior que 3 horas. 

O objetivo do ciclo de estudo é continuar de onde você parou para ir seguindo as cargas horárias. Então, o ciclo acaba sendo mais eficiente principalmente para quem não tem uma rotina certinha de estudos todos os dias, principalmente para quem trabalha e estuda.

Como faço um ciclo de estudos?

1. Defina o tamanho que vai ter o seu ciclo

Primeiramente, você deve definir quantas horas o seu ciclo terá e quantas matérias você vai começar a estudar.

Vamos supor que seu ciclo tenha 25 horas semanais e você tenha 5 matérias para começar os estudos. Você deve dividir essas matérias nesse período de 25 horas.

Sempre que você completar o ciclo, ele será reiniciado, ou seja, sempre que finalizar a semana, você deve voltar para o início do seu ciclo. Você só deve mudar esse seu ciclo à medida que for adicionando novas matérias por ter finalizado alguma, lembrando de colocar essa finalizada como revisão.

2. Analise as disciplinas do seu ciclo

Depois de definir quantas horas vai ter no seu ciclo, você deve analisar as disciplinas de acordo com seu nível de facilidade ou dificuldade. Além disso, você deve verificar o peso de cada uma delas no seu concurso.

Então, você deve alocar o seu tempo disponível para cada disciplina de acordo com seu nível de dificuldade e com o peso dela na sua prova.

Caso você tenha mais dificuldade em Direito Administrativo e Português, por exemplo, você deve separar mais blocos de estudo para essas 2 disciplinas.

Como falamos, é importante você criar blocos de no mínimo 1 hora e no máximo 3 horas.

3. Determine a distribuição do bloco de disciplinas no seu ciclo

Você deve agora determinar a ordem dos blocos e disciplinas no seu ciclo. Como falamos, no ciclo não tem dias definidos para cada disciplina, mas sim as disciplinas em ordem e a quantidade de tempo de cada. Você deve distribuir suas disciplinas no seu ciclo, ao distribuí-las, tente sempre alternar matérias teóricas com matérias de cálculo, se possível.

Vantagens do Ciclo de Estudo

  • O ciclo de estudo se adapta melhor a sua rotina, principalmente para quem não tem horários fixos de estudo por dia;
  • Metodologia mais flexível, uma vez que permite adaptar os estudos à rotina do concurseiro e ao seu tempo de estudo disponível;
  • Evita negligenciar alguma disciplina, o ciclo faz com que você estude todas as disciplinas, evitando priorizar alguma e deixar de lado outra;
  • Permite que as matérias sejam rodadas mais rapidamente;
  • Mais fácil lidar com imprevistos;
  • Contribui com a motivação, já que à medida que o planejamento for cumprido, o estudante fica mais estimulado;
  • Mais dinâmico que o cronograma de estudo.

Desvantagens do Ciclo de Estudo

  • Como pode ser iniciado a qualquer momento, muitas pessoas acabam postergando, “Deixa para amanhã”, ou seja, é mais fácil a procrastinação;
  • É fácil perder o controle do seu ciclo e se deparar com a desorganização dos horários.

Ciclo x Cronograma de Estudo:

O que é o cronograma de estudo?

O cronograma de estudo é o método para organizar sua rotina diária, definindo horários e dias para cada disciplina. É importante ter em mente que como o cronograma vai ter dias específicos para cada disciplina, você deve criar um que seja compatível com sua realidade, do contrário é mais provável você se frustrar e acabar negligenciando algumas disciplinas.

Como faço um cronograma de estudos?

1. Analise seu dia a dia para definir o tempo que você tem disponível para estudo

Primeiramente, você deve definir quanto tempo você tem disponível diariamente para estudar, ou seja, você tem que levantar todas suas obrigações diárias: trabalho, exercícios, alimentação, etc.

Levante todas as suas obrigações, a partir desse levantamento veja quanto tempo sobra para o estudo, lembrando que você deve fazer do estudo sua prioridade, logo não dá para determinar que só tem 20 minutos por dia para estudo porque precisa ver aquela série que está todo mundo assistindo (você vai ter muito tempo para isso depois da sua nomeação rs), você deve levar em consideração também qual horário funciona melhor para você (seja manhã, tarde ou noite).

Acorde um pouco mais cedo do que você costuma acordar, estudando um pouco cada momento do dia você verá que seu estudo será mais leve. Mas atenção, você não deve se sacrificar ao ponto de ficar exausto.

Diminua seus momentos de lazer, você não deve cortar totalmente o seu tempo de lazer, mas sim administrar melhor ele, estipule um dia por semana ou um período de um dia para ser seu dia de lazer.

Sendo assim, você deve estipular uma carga horária que você sabe que conseguirá cumprir, não invente de definir metas impossíveis, ao fazer isso é mais fácil você se frustrar e tornar o não cumprimento do seu estudo uma regra e não uma exceção.

2. Determine as matérias que você vai estudar e aloque no seu cronograma

Determine quais matérias você vai estudar, uma boa base é o edital anterior do concurso público que você deseja, normalmente os órgãos públicos mantêm um padrão de conteúdo nos seus concursos. Desse modo, uma boa alternativa é estabelecer as disciplinas que têm que estudar com base no edital da última prova, provavelmente serão necessárias apenas pequenas mudanças.

Depois que você levantou quais matérias que caem no seu concurso, determine aproximadamente umas 6 para você começar os estudos, comece por matérias que servem de base para outras (exemplo: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Contabilidade Geral, Português, etc).

A medida que você for acabando essas matérias, pode ir adicionando as demais, lembrando sempre de manter as disciplinas finalizadas nas revisões periódicas.

Aloque essas matérias no seu cronograma. Por exemplo, segunda-feira: das 6 às 7:30 Direito Administrativo, das 12 às 13 Português, das 18 às 20h Contabilidade Geral. E assim vai determinando os outros dias, levando em consideração a complexidade e o peso da disciplina na sua prova.

Vantagens do Cronograma de Estudo

  • Ao fixar horários para o estudo, você que cria uma espécie de compromisso formal de estudar naquela hora;
  • Permite uma visão mais macro, podendo ter uma noção maior do seu dia;
  • Tende a ser melhor para quem tem os mesmos horários para estudar ou para quem costuma procrastinar;
  • Por ser mais simples e básico, acaba sendo mais fácil para quem nunca montou um plano de estudo antes;
  • Ajuda a criar uma rotina, já que todos os seus dias vão estar planejados.

Desvantagens do Cronograma de Estudo

  • Não tem flexibilidade como o ciclo, uma vez que “engessa” o planejamento;
  • Dificulta a revisão, já que segue horários fixos, passa mais tempo para rever as disciplinas;
  • Se você definiu só segunda para estudar português, por exemplo, mas toda segunda acontecer algum imprevisto, você vai tender a negligenciar essa matéria;

Ciclo x Cronograma de Estudo: Conclusão

Esses métodos de estudo são muito particulares. Não existe um certo ou errado, melhor ou pior. Mas existe o que melhor funciona para você, esse com certeza vai ser o melhor.

Independentemente do método de estudo que você escolher, seja o ciclo de estudos, seja o cronograma, você deve lembrar o principal: Estudar é hábito, o mais importante é criar uma rotina de estudos e seguir essa rotina, colocando o estudo como prioridade na sua vida.

Lembrando também, seja qual for o método que você escolheu, alterne ele com a resolução de questões de concurso. Ao resolver questões você treina o que vai fazer no dia da prova, além de testar seus conhecimentos, ser a melhor técnica de revisão e ainda conhecer o perfil da sua banca examinadora.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.