Artigo

Pensamentos que podem sabotar a sua preparação para concursos

Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre alguns pensamentos que podem sabotar a sua preparação para concursos públicos. Vamos lá?

Pensamentos que podem sabotar a sua preparação para concursos

1. O que pode prejudicar sua preparação:

Não estabelecer um planejamento compatível com sua realidade

Você deve elaborar um planejamento que seja compatível com sua realidade diária, esse planejamento deve ser flexível e possível de cumprir, caso contrário é mais fácil você acabar se frustrando e desistindo de estudar.

O primeiro passo para elaborar esse planejamento é organizar a sua rotina, você deve anotar todas as suas atividades diárias, o horário que elas devem ser realizadas e quanto tempo leva em cada um delas. Deve também incluir o tempo de deslocamento, trabalho, alimentação e outras obrigações.

Depois disso elabore uma planilha com o tempo que restou disponível, então calcule os horários livres que você pode estudar por dia, lembrando sempre de aproveitar qualquer intervalo. Quando tiver com esses passos definidos, selecione as matérias que você vai estudar ( o último edital do concurso que você deseja é um ótimo parâmetro para saber as matérias ).

Divida as matérias de acordo com o peso, grau de complexidade para você, e disciplinas complementares. A partir daí você elabora seu planejamento, até porque não dá para decidir no dia o que você vai estudar.

2. Pensamentos que podem sabotar a sua preparação para concursos: Não definir uma área para focar

O concurseiro deve escolher uma área de concurso público que se identifique, pode optar por uma que ofereça cargos relacionados à sua formação acadêmica. Nesse caso, você vai se sentir mais confortável estudando conteúdos que fazem sentido para você e assim vai ter mais afinidade com as suas atribuições.

Hoje em dia os concursos estão cada vez mais concorridos, com isso um dos maiores erros da maioria dos concurseiros está na falta de foco, pois muitos acabam querendo fazer todos os concursos que vão surgindo. Ao fazer isso, torna-se praticamente impossível estudar de maneira focada para cada concurso.

3. Pensamentos que podem sabotar a sua preparação para concursos:

Esperar o edital ser publicado para começar a estudar

  • Você pode estudar tendo como base o edital anterior – Geralmente, os órgãos públicos mantêm um padrão para a realização do concurso. Sendo assim, uma boa alternativa é estudar a partir do edital da última prova, provavelmente vai ser necessário apenas algumas mudanças.
  • Desse modo, você terá mais tempo para estudar – Da publicação do edital para a prova são poucos meses e, nesse período, é impossível finalizar todo o conteúdo exigido com dedicação. Logo, quanto antes você iniciar seus estudos, mais você terá tempo para se preparar para a prova, até porque como já foi dito os concursos estão bastante concorridos. 

4. O que pode prejudicar sua preparação:

Ficar se distraindo o tempo todo

O tempo que você determina para os estudos deve ser utilizado exclusivamente para ele. Sendo assim, o melhor é eliminar todas as distrações possíveis do ambiente.

As distrações podem ser: telefone celular, redes sociais, tv, outras pessoas, sons, entre outras. O ideal é que você esteja o mais isolado possível no momento de estudos.

Um dos maiores vilões na hora do estudo é o celular. Muitos estudantes acabam gastando uma boa parte do seu tempo disponível para estudo mexendo nele, seja nas redes sociais, WhatsApp, entre outros. É importante você limitar um tempo diário para essas coisas (o menor possível.. rs)

Uma boa maneira de evitar a interferência do celular é colocá-lo em modo avião, ou também guardá-lo em algum outro ambiente ou cômodo.

5. Pensamentos que podem sabotar a sua preparação para concursos:

Não fazer intervalos de estudo

Um ponto muito importante ao estudar para concursos públicos é efetuar intervalos entre os tempos de estudo (ou entre as trocas de disciplina). Foi cientificamente comprovado que o cérebro humano entra na parte descendente da curva de concentração após 60 minutos de estudo. Com isso, após esse tempo, seu rendimento vai começar a cair, por isso vale a pena adotar intervalos que duram entre 10 a 15 minutos a cada 60 minutos de estudo.

Por exemplo, se você está estudando Direito Administrativo, depois de 60 minutos de estudo, faça um intervalo de 10 minutos. Não se obrigue a encerrar aulas ou mesmo tópicos. Fazer essas pequenas pausas é importante para manter o foco e concentração.

Muitas vezes não tem como, nossa concentração acaba caindo um pouco, mas lembre-se sempre do que você quer e que para isso é necessário dedicação e sacrifício, depois que for nomeado no concurso dos seus sonhos você vai ter muito tempo para fazer várias outras coisas que queira.

6. O que pode prejudicar sua preparação:

Não escolher o ambiente de estudo com atenção

O ambiente de estudo deve ser um ambiente que você consiga se manter focado pelo máximo de tempo possível, ou seja, um ambiente que tenha o mínimo de interferência externa possível. Esse ambiente deve ter as seguintes condições:

  • Não tem distrações
  • É iluminado
  • Ser silencioso
  • Ter espaço para acomodar tudo o que você precisa para estudar
  • Uma cadeira confortável

Busque por um lugar que você consiga se concentrar e ficar confortável ao mesmo tempo, estudar na cama ou no sofá pode não ser uma boa escolha, uma vez que nesses locais o estudante tende a ficar com sono mais rápido. Também é importante ficar distante de algumas distrações, como: televisão, celulares, barulhos externos, entre outros. Não podemos nos esquecer de preparar materiais necessários para estudo, como cadernos, bloquinhos de notas, canetas, lápis e borracha.

7. O que pode prejudicar sua preparação:

Não definir prioridades

Você deve tratar o estudo como sua prioridade número 1, passar no concurso dos seus sonhos deve ser seu principal objetivo. Para isso, você deve se dedicar e estudar a maior quantidade de horas possível.

Além disso, o concurseiro deve analisar o edital do concurso que almeja, verificar o peso de cada disciplina e dividir o tempo de estudo conforme a importância das matérias e sua complexidade.

Não deixe de fazer seu cronograma!

8. O que pode prejudicar sua preparação:

Manter apenas um estudo passivo

O psiquiatra americano William Glasser, destacou-se pelas suas obras sobre educação, ele sugeriu que os índices de retenção de informações variam de acordo com os sentidos envolvidos em cada atividade.

Ele elaborou uma estrutura a qual nomeou de pirâmide de aprendizado, Glasser descreve em percentuais a capacidade das pessoas em fixar conteúdos. Ao ler, por exemplo, apenas 10% do material estudado seria efetivamente ‘gravado’ pelo cérebro.

O nível sobe conforme outras habilidades são postas em prática e combinadas.

Estudo passivo é o estudo tradicional. Aquele que você está apenas recebendo informações. Você não faz anotações sintetizadas, não faz correlações com o que já estudou. Nesse tipo de estudo, você exercita muito pouco o seu cérebro.

O que pode prejudicar sua preparação

Tanto Glasser quanto o educador Edgar Dale estudaram essa questão, e criaram sistemas para explicar como o estudo ativo é mais eficiente que o passivo. A ideia básica é que o aprendizado é menor quando você apenas lê, escuta e observa algo, do que quando discutimos o conteúdo ou o ensina outras pessoas.

Ao praticar o estudo ativo, o estudante coloca em prática o que aprendeu, ativando assim outras áreas do cérebro e enviando a este órgão uma mensagem de que aquele assunto deve ser armazenado na memória de longa duração, responsável por guardar o que consideramos importante.

Uma boa estratégia nessas matérias que temos mais dificuldade é intercalar o estudo passivo e o estudo ativo. Ao estudar matérias de exatas, por exemplo, caso você não esteja conseguindo assimilar, você pode assistir vídeo aula e buscar compreender a resolução do professor.

Quando focamos apenas no estudo passivo, ou seja, sem colocar “a mão na massa”, temos mais dificuldade na hora de solucionar nossos  déficits.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje sobre Passos para conseguir a constância nos estudos!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.