Artigo

É possível substituir a videoaula pelo PDF?

Substituir a videoaula pelo PDF pode ser um desafio para muitos concurseiros. Saiba como tirar proveito de cada uma dessas ferramentas para alavancar os seus resultados.

Substituir a videoaula pelo PDF: é possível? A imagem mostra uma mulher com uma opção em cada mão.
Substituir a videoaula pelo PDF: é possível?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Aqui é a Luana Vicente, Coach do Estratégia Concursos, servidora pública e uma ex-concurseira, assim como você!

Hoje vamos conversar um pouco mais sobre essas duas ferramentas que, dentre tantas outras, estão disponíveis aos nossos alunos em qualquer curso, pacote ou assinatura.

O tema é importante tanto para alunos iniciantes, quanto avançados, conforme veremos a seguir.

Afinal, qual é a melhor opção: estudar pela videoaula ou pelo PDF?

Se você também tem essa dúvida, venha conosco até o final, pois esclareceremos tudo de modo que você poderá tomar a melhor decisão.

Onde encontro esse material?

Primeiramente, importante localizar cada um desses materiais na sua área do aluno.

Para cada aula, o aluno encontrará diversas videoaulas; contudo, haverá apenas um livro eletrônico, que é o nosso famoso PDF. Veja a figura abaixo:

A imagem mostra onde localizar o pdf e a videoaula na área do aluno. Substituir a videoaula pelo pdf
Onde encontrar a videoaula e o PDF na sua área do aluno

O Estratégia também disponibiliza muitas videoaulas gratuitamente no seu canal do YouTube. A diferença é que, pelo YouTube, por serem aulas ao vivo, o aluno precisa estar atento às programações e, consequentemente, ter mais disponibilidade e organização.

Enquanto que, na área do aluno, consegue ter à disposição todas as aulas separadas por disciplina e assunto, exatamente como é exigido pelo seu edital.

Dito isso, passaremos à análise separada de cada um desses instrumentos de estudo. Pois, se você quer saber se deve substituir a videoaula pelo PDF, há de ter subsídios para formar a sua própria opinião sobre o tema.

VIDEOAULA

Como funciona a videoaula?

A videoaula é semelhante ao modo como estamos acostumados a estudar desde crianças, ou seja, por meio de um professor. A diferença é que, antigamente, as aulas eram presenciais, o que já não é mais a regra atualmente.

Cada dia mais, a tecnologia assume um papel de extrema relevância em nossas vidas, e não foi diferente no campo educacional.

As videoaulas permitiram uma verdadeira democratização do ensino, já que, morando em qualquer lugar deste “Brasilzão”, o aluno é capaz de receber um ensino de altíssima qualidade (e como isso faz diferença!).

Assim, analisando o simples fato de que aprendemos a estudar usando o nosso sentido auditivo, já podemos perceber que isso influencia a decisão de muitos concurseiros que optam pela videoaula.

O nosso cérebro sempre deseja poupar energia; assim, opta pelo mais fácil, pelo o que é familiar e vai demandar menos esforço.

Conclusão: muitos sequer tentam substituir a videoaula pelo PDF; escolhem a videoaula por um mandamento deste órgão que está no comando (sempre lembro do Pink e Cérebro rsrs).

O ponto é que, por ser um costume estudar desse modo desde a infância e como geralmente não estamos acostumados a estudar com qualidade, acabamos mantendo os velhos hábitos, o que não é nada bom.

Esses velhos hábitos negativos podem ser:

  • Não prestar atenção ao que o professor está ensinando por estar pensando em outras coisas;
  • Querer anotar tudo e, do mesmo modo, não prestar atenção ao que o professor explica;
  • Não usar os recursos tecnológicos possíveis, como assistir à videoaula em velocidade acelerada;
  • Acreditar que é possível assistir à videoaula enquanto executa outra atividade, como arrumar a casa, por exemplo.

Então, uma coisa é certa: se você quiser estudar pelas videoaulas, precisará reaprender a estudar! Nada de fazer como fazia na escola.

Quais são os pontos positivos e negativos da videoaula?

Não conheço nada neste mundo que tenha apenas prós ou contras.

Com base nisso, costumo orientar os nossos alunos a, sempre que surgir uma dúvida acerca de qual decisão tomar, fazer uma tabela comparativa e analisar friamente os dados.

Assim, observe a tabela abaixo:

É possível substituir a videoaula pelo PDF? A imagem mostra os prós e contras da videoaula.
É possível substituir a videoaula pelo PDF? Analise os prós e contras da videoaula.

O primeiro ponto positivo é bem óbvio. Compreendemos com mais facilidade quando alguém nos explica algo por meio da fala do que quando escreve. Na videoaula, o professor usa não só a forma de aprendizado auditiva, mas também a visual e, até mesmo, a cinestésica.

Veja que o professor usa recursos como a entonação de voz, os gestos, a expressão facial, as anotações no quadro, as apresentações gráficas, os quais permitem o aprendizado visual e cinestésico.

Enquanto isso, o aluno também pode usar recursos extras, como fazer anotações dos principais pontos da aula, o que trabalhará o seu modo de aprendizado cinestésico. Para isso, já passando para o segundo ponto positivo, o aluno pode usar do mapa mental ou do resumo do professor.

Todos esses recursos, de forma conjunta, acabam por tornar a videoaula mais didática que o PDF.

Contudo, em razão do tempo necessário para explicar algo “falando” ser maior do que “escrevendo”, consequentemente, o tempo que o aluno demora para estudar pela aula em vídeo pode ser bem superior ao que demoraria se lesse sobre o mesmo assunto.

Por isso, é indicado que utilize do recurso de acelerar a aula e evite fazer muitas pausas no vídeo para as anotações.

Inclusive, em razão da questão do tempo, a aula em vídeo trata dos temas de forma mais superficial do que o PDF. Assim, saiba que, para concursos de alto nível, realmente não é recomendado o estudo apenas por aulas em vídeo.

Além disso, se o aluno não estiver atento à sua postura e aos seus hábitos de estudo, até o que é positivo pode se tornar negativo. Ou seja, o seu estudo pode ficar extremamente passivo, já que, enquanto assiste à videoaula, o aluno pode não exigir a atenção e o raciocínio necessários ao aprendizado.

Outra questão é a que envolve a retomada de um assunto que o aluno esteja com mais dificuldade. Como saber exatamente em qual momento da videoaula o professor abordou determinado tópico? Esse é um grande problema que existe no estudo pelo vídeo e que concede pontos ao estudo pelo PDF, já que basta um Ctrl+F para localizar um assunto.

Para evitar que alguns desses problemas ocorram, importante que o aluno adote certas atitudes, conforme será explicado a seguir.

Como assistir à videoaula com qualidade?

Se você não quer substituir a videoaula pelo PDF, saiba, então, como tirar mais proveito da videoaula.

Para que o seu estudo por meio da videoaula seja mais eficiente, adote os seguintes procedimentos:

  • Aja como se você estivesse com o professor na sua frente: mantenha a postura ereta e não pegue o celular durante a aula;
  • Seja um aluno proativo: faça indagações a si próprio e observe se a resposta está na aula ou se será necessária uma pesquisa futura;
  • Relacionado ao tópico anterior: use um pequeno espaço de papel para fazer as suas anotações, para que você se adapte a anotar só o que for extremamente necessário;
  • Se a sua aula for relacionada à área de Direito, estude com a lei seca ao seu lado e faça pequenas observações nos artigos mais importantes e citados pelo professor;
  • Para que o seu aprendizado seja mais profundo, antes da aula, leia o mapa mental ou o resumo do professor. Assim, você já saberá o que o professor tratará em sala de aula, o que facilitará a compreensão do tema;
  • Após cada sessão de estudo com a videoaula, sempre que o assunto for da área de Direito, leia os artigos correspondentes ao que foi lecionado;
  • Após a leitura dos artigos de lei, no caso de Direito, ou após cada aula, nos demais casos, faça uma pequena bateria de exercícios sobre o tema (você encontrará no PDF da aula);
  • Sempre se desafie acelerando a velocidade da aula; o nosso cérebro presta mais atenção ao que é um desafio para ele.

Observe que adotando essas simples técnicas, o seu estudo pode render mais e se tonar um estudo de excelência.


imagem mostra um pássaro voando e mirando algo.
se: Anthony Robbins

Por fim, como você deve ter observado, quem define a intensidade do seu estudo é você. Então, teste novas técnicas, coloque-se na posição de discípulo, com humildade e sabedoria para sempre progredir.

Agora, se você é do tipo que gosta de se desafiar e quer aprender como substituir as videoaulas pelo PDF, prossiga para o próximo tópico!

PDF ou LIVRO ELETRÔNICO

Como funciona o PDF?

Infelizmente, o brasileiro não está acostumado a ler. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE e divulgada no ano de 2019 constatou que “quase metade (44%) da população do Brasil não costuma ler livros”, sendo que muitos dos que se dizem leitores sequer conseguem lembrar o nome do último livro lido.

Qual a consequência?

Não queremos ler nem quando mais precisamos: quando desejamos a aprovação em um concurso público.

Mas se você realmente deseja ser aprovado em um concurso público, precisa conhecer bem as ferramentas que estão à sua disposição. E o PDF é uma delas!

O PDF ou o livro eletrônico é como uma apostila que aborda todo o conteúdo exigido pelo edital do seu concurso.

Ele contém a teoria, que é explicada de forma bem mais didática do que um livro sobre o mesmo tema.

Além disso, o livro conterá apenas a posição defendida pelo seu autor, o que não ocorre com o PDF, o qual apresenta ao aluno os diversos posicionamentos dos mais respeitados autores, além de informar qual é o adotado pela banca do seu concurso.

O PDF também trará exercícios sobre o assunto estudado, tanto durante a exposição da teoria, quanto ao final, como forma de treino e fixação do conteúdo lecionado.

Inclusive, o PDF também traz a letra da lei acerca do tema estudado. Isso facilita a compreensão, principalmente daqueles alunos que não são da área de Direito.

Quais são os pontos positivos e negativos do PDF?

Assim como fizemos quando da análise da videoaula, faremos neste momento.

Observe o quadro abaixo:

É possível substituir a videoaula pelo PDF? Analise os prós e contras do PDF.

Abordamos quatro pontos positivos, quatro negativos e um neutro (será positivo ou negativo a depender do ponto de vista do aluno).

Sabemos que o aprendizado ocorre com o estudo ativo, que é aquele estudo indagador, participativo, enfim, o estudo que exige mais esforço do aluno. Isso é mais frequente de ocorrer por meio da leitura.

Isso porque é bem difícil conseguirmos ler se não estamos concentrados. E, mesmo que isso ocorra, rapidamente percebemos e voltamos a ler o que lemos sem concentração.

Já a videoaula pode trazer a sensação de aprendizado mesmo quando o ouvinte não está ouvindo nada. É uma falsa sensação de que você entendeu o conteúdo, mas, ao realizar os exercícios, percebe que o pouco que absorveu, de fato, não é suficiente para acertar questões.

Esse é um ponto positivo para o PDF. Ocorre que aquele aluno que não tem o hábito da leitura pode ficar completamente perdido ao ler um assunto, muita mais se aquele tema não é da sua área de formação.

Isso pode até desencorajar o aluno a estudar para concursos, pois pode se sentir incapaz de compreender um conteúdo por completo ou formar um raciocínio sobre o assunto.

Então, nesses casos, recomenda-se que o aluno inicie o seu estudo pelas aulas em vídeo e, aos poucos, migre para o PDF.

Como substituir a videoaula pelo PDF gradativamente?

O aluno pode estudar as primeiras aulas por meio dos vídeos. Na terceira aula por exemplo, pode tentar ler o PDF ao invés de assistir ao vídeo.

Isso porque, muitas vezes, basta uma compreensão inicial da disciplina para que seja possível o estudo pela leitura. Caso perceba que, ainda assim, não está pronto para o PDF, deve prosseguir com as videoaulas.

Outro ponto que merece destaque é quanto à velocidade de leitura. Assim como disse que é importante se desafiar e acelerar as videoaulas, aqui no PDF, o aluno deve sempre buscar melhorar a sua velocidade de leitura.

Para isso, é importante que o aluno anote os minutos dedicados ao estudo e a quantidade de páginas lidas. Assim, consegue calcular quantos minutos demorou para ler cada página do PDF.

Mas, atenção: isso deve ser feito para cada disciplina, já que cada professor tem uma didática e um modo de usar o espaço do PDF.

Um recurso que pode ajudá-lo a fazer isso é o de leitura em voz alta, que já existe nos leitores de PDF. Assim, você se condiciona a fazer a sua leitura na mesma velocidade do programa.

Abordando outro aspecto positivo, citamos o fato de que a sua prova será escrita, assim, é importante que seja adquirido o hábito da leitura, inclusive para treinar a velocidade de leitura e a capacidade de interpretação de textos.

Por fim, o ponto neutro, que é o referente ao modo como o aluno fará as suas próprias anotações. Caso opte pelo estudo por meio do PDF, recomenda-se que insira as suas observações no próprio PDF.

Desse modo, em regra, não utilizará os mapas mentais ou os resumos do professor como um “bloquinho de anotações”, tal qual sugerimos anteriormente, quando do estudo por videoaula.

Como ler o PDF com qualidade?

Se você optou por substituir a videoaula pelo PDF, saiba, portanto, quais são as melhores técnicas para o seu estudo ser de alto rendimento:

  • Prepare-se para o estudo. A leitura exige mais concentração do que o vídeo, assim, faça uma pausa ou meditação de uns 5 minutos para esvaziar a sua mente antes de começar a ler;
  • Imponha um ritmo de leitura. Para isso, controle o seu tempo de leitura por página até saber que está num ritmo bom. Muita atenção se você estiver demorando mais que 6 minutos por página: você precisa melhorar;
  • Seja um aluno proativo: faça indagações a si próprio enquanto lê e anote suas observações no próprio PDF;
  • Grife os pontos mais importantes do seu material, de modo que você possa usar os grifos para revisar a aula sempre que necessário;
  • Do mesmo modo como expliquei no tópico referente à videoaula, use a lei seca durante o seu estudo e, antes da aula, leia o mapa mental ou o resumo. Também faça exercícios ao final de cada sessão de estudo.

São técnicas fáceis de serem aplicadas, mas que devem ser feitas com regularidade para que você perceba o resultado.

Aqui também vale a máxima de que é você quem define a intensidade do seu estudo.

Já que abordamos alguns aspectos positivos e negativos de cada instrumento de ensino, sugerimos que você faça uma breve reflexão sobre o seu modo de estudar antes de ler as nossas conclusões.

Conclusão – Substituir a videoaula pelo PDF

Talvez, neste momento, você já deva ter percebido que a tendência deste artigo seja concluir que não só é possível substituir a videoaula pelo PDF, mas como é recomendável fazê-lo.

Isso vai depender do seu nível como aluno (se iniciante, intermediário ou avançado), do seu objetivo (estudo inicial, revisão ou manutenção), de qual é o seu estilo predominante de aprendizado (visual, auditivo ou cinestésico), dentre outros fatores.

Portanto, entendemos que é possível substituir a videoaula pelo PDF nos casos em que o aluno já tiver um conhecimento prévio do assunto, já tenha o hábito da leitura e queira obter um estudo mais profundo.

Já as videoaulas podem ser muito úteis para aqueles alunos que estão iniciando neste mundo dos concursos e precisam se adaptar à nova rotina. Também pode ser indicada para aquele aluno que, mesmo já avançado, está desanimado e precisa de alguém o conduzindo, no caso, o professor.

O que importa é que você tenha uma mente crítica e consiga avaliar qual o melhor material a depender de cada caso, e não simplesmente prossiga num tipo de estudo só por comodidade.

Como disse acima, nada é 100% certo ou 100% errado, por isso é importante que você tenha uma mentalidade crítica, de modo que consiga fazer a escolha certa para cada momento do seu estudo.

Então, conseguiu tomar a sua decisão sobre substituir a videoaula pelo PDF?

Finalmente, não se esqueça do nosso recado:

As ferramentas auxiliam e encurtam o tempo, mas a aprovação só vem para quem se dedica com afinco!

Leia outros artigos desta série:

É possível substituir o coach pela sala VIP?

Quaisquer dúvidas ou perguntas que vocês tenham, deixem nos comentários abaixo!

Abraços,
Luana Vicente

Instagram: @luvicentesantos

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora uma de nossas opções de Assinatura tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinaturas Estratégia

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos Abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.