Artigo

É possível substituir o coach pela sala VIP?

Substituir o coach pela sala VIP. Saiba qual dessas duas ferramentas é a ideal para você e como tirar proveito delas para alavancar os seus resultados.

Olá, pessoal! Tudo bem?

Aqui é a Luana Vicente, Coach do Estratégia Concursos, servidora pública e uma ex-concurseira, assim como você!

Hoje vamos conversar um pouco mais sobre essas duas ferramentas que estão disponíveis aos nossos alunos, mas que, muitas vezes, podem ser confundidas entre si.

Há cerca de uma década, o coaching começou a ser divulgado aqui no Brasil. Embora tenha demorado um pouco para ser aplicado no mundo dos concursos, já é mais conhecido pelos alunos do que a sala VIP, que foi lançada pelo Estratégia Concursos em janeiro deste ano de 2020.

Mas, agora que essas ferramentas estão inclusas nos pacotes, tem surgido aquela dúvida: posso substituir o coach pela sala VIP? Vamos descobrir isso já!

Primeiramente, importante deixar claro que não existe uma fórmula da aprovação, assim como não existe fórmula da felicidade, fórmula da saúde etc.

O que quero dizer é que, assim como em qualquer área da vida, não há uma fórmula mágica ou uma receita que pode ser usada para todos, mas sim, técnicas e ferramentas que, quando aplicadas da forma adequada, podem acelerar a sua aprovação.

E isso todos nós queremos, não é mesmo?

Se a sua resposta foi sim, venha comigo!

O que é a sala VIP?

Em janeiro deste ano, o Estratégia inovou mais uma vez e lançou as Salas VIP. Atualmente, essas salas virtuais são disponibilizadas gratuitamente aos assinantes Premium e Platinum.  

As Salas VIP são salas virtuais interativas, com diversos temas, conduzidas por um coach, um aprovado ou um professor.

Inclusive, em algumas semanas, são lançadas salas VIPs especiais para determinados concursos, como já ocorreu com a PCDF, PRF etc.

Essas salas comportam até 12 alunos participantes e até 50 alunos espectadores, com duração aproximada de 1 hora. O modo de interação é semelhante a uma videoconferência, contando com recursos de áudio, vídeo e chat.

 E como surgiram as Salas VIPs?

Muitas vezes, durante a jornada de preparação para concursos públicos, surgem dúvidas que, mesmo que pequenas, podem tirar o foco do aluno por dias.

Uma alternativa seria pesquisar na internet. Entretanto, em algumas situações, a rede pode até atrapalhar diante da variedade de posicionamentos dos professores e coaches (o que é normal, como disse, não existe um único modo correto).

Verificando essa deficiência no mercado dos concursos, decidimos que essa ferramenta seria de grande valia àqueles alunos que desejam a aprovação, mas que precisam de uma “luz” para começar ou prosseguir. A sala VIP está aí justamente para isso!

O objetivo da Sala VIP é possibilitar uma relação mais próxima entre a nossa equipe e os nossos alunos.

Ainda, a sala VIP proporciona uma interação dos alunos entre si, o que traz bons resultados, principalmente para o lado emocional.

Quanto a esse último ponto, gosto de lembrar como estudávamos antigamente. Todos em uma sala de aula, ouvindo os ensinamentos passados pelo professor. Nos intervalos, trocávamos experiências com os colegas e era tão bom ter a sensação de pertencimento.

Sim, somos seres sociáveis por natureza e gostamos de sentir que estamos “todos no mesmo barco”.

Se você não tem amigos pessoais que são concurseiros, pode conhecê-los na sala VIP e saber que essa é “a sua tribo” nesta fase da vida.

A sala VIP também se propõe a isto: uma interação na vida real.

Num mundo digital e dominado pelas redes sociais, como é o nosso, é muito importante termos contato com estudantes de verdade e trocar experiências reais.

Então, você pode estar se perguntando: “ah… então nem é o caso de não poder substituir o coach pela sala VIP, mas o inverso?”. De fato, no modelo antigo, o aluno do coaching não tinha essa interação. Mas isso mudou e explicaremos mais à frente!

Como você pode perceber, a sala VIP possui muitas funcionalidades que aumentam a qualidade do seu estudo de forma considerável. Com certeza, frequentar as salas com certa regularidade colocarão o aluno em outro patamar.

Vamos, agora, conhecer um pouco mais sobre o serviço de coaching para concursos.

O que é o serviço de coaching?

O coaching para concursos é um serviço prestado por uma pessoa que passou pela mesma situação que você está vivendo neste momento.

Ele também investiu muito tempo, energia e dinheiro para alcançar o seu objetivo: ser aprovado em um concurso público.

Assim, o coach para concursos é o seu treinador.

Se você nunca teve contato com o programa de coaching, sugiro assistir ao filme “Coach Carter” para compreender melhor como funciona.

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano, amplamente difundida pelo mundo. Seu ponto central é a potencialização da performance do coachee (no nosso caso, do aluno). Para isso, utiliza técnicas e ferramentas cientificamente sustentadas.

Trazendo para o mundo dos concursos, o coach é a pessoa que passará a você todas as técnicas utilizadas por ela durante a sua preparação, mas levando em consideração as suas peculiaridades, de modo a encurtar o seu período de adaptação e de aprendizagem sobre como passar em um concurso.

Sim, não basta aprender as disciplinas que são cobradas pelo seu edital. O concurso público exige muito mais do que isso. Você, primeiramente, precisa aprender a estudar.

Após, é fundamental aprender a extrair o máximo do seu material no menor tempo possível. Em seguida, deve aprender a aplicar o seu conhecimento para a resolução dos exercícios.

Por fim, necessário aprender como ter equilíbrio emocional para o momento da sua prova.

E, em todas essas fases, você precisará ter disciplina e ânimo para não esmorecer, ser aguerrido e seguir firme no seu objetivo até conquistar a aprovação.

Resumindo, a cada situação adversa que surgir, o coach estará presente, dizendo qual deve ser a sua direção com base no seu propósito. Assim, você tomará a sua decisão de forma condizente com a sua escolha lá no momento em que resolveu iniciar a jornada de concurseiro.

Sei que o seu objetivo aqui é concluir se é possível substituir o coach pela sala VIP, dadas as semelhanças existentes entre esses dois serviços.

Então, na prática, o que faz o coach?

Essa é uma dúvida bem comum entre os alunos, por isso, vou abordar o tema aqui de forma bem simples e prática.

Há alguns meses, o coaching do Estratégia foi totalmente reformulado. Isso porque, por meio das Salas VIPs, constatamos que muitos alunos gostariam de receber o acompanhamento de um coach, porém, não possuíam condições financeiras para tal.

O investimento era realmente elevado e o Estratégia sabia disso.

Ocorre que os custos de um coach para o atendimento de um aluno também é elevado, já que estamos falando de servidores públicos aprovados em diversos concursos públicos, muitos deles figurando entre os mais difíceis do Brasil.

Outro ponto observado foi que o grupo possui uma força muito expressiva quando se trata da evolução do aluno.

Voltamos àquele ponto comentado anteriormente quando tratamos das salas VIP: é muito bom saber que você pertence a um grupo focado em conquistar as mesmas coisas que você.

Por todas essas razões, já famoso por democratizar o ensino para concursos no país, o Estratégia Concursos decidiu democratizar também o serviço de coaching para concursos, disponibilizado o serviço a todos os assinantes Platinum.

Feita essa breve introdução acerca dos nossos motivos, vamos aos seus.

Por que um aluno precisa de um coach?

Não existe um único motivo pelo qual um aluno procura o serviço de coaching para concursos.

Lá pelos idos de 2004, iniciei a minha preparação para concursos públicos. Desde então, fui aprovada em alguns concursos, reprovada em outros. Mas, então, qual foi o fator definidor para a minha aprovação ou reprovação?

Vários! Assim como são diversas as situações e necessidades de cada aluno. Vamos trazer as principais aqui para que, ao final, você consiga decidir se pode substituir o coach pela sala VIP:

Aluno com falta de clareza acerca do foco

O ponto de partida de todo estudante para concursos deve ser escolher para qual concurso quer estudar.

Como já dizia o sábio Gato do livro Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

Ocorre que, o aluno que segue por qualquer caminho corre o risco de não alcançar o seu objetivo final ou, mesmo que alcance, pode demorar muito mais tempo.

Então, ter clareza quanto ao seu foco deve ser a sua prioridade. Caso o aluno esteja em dúvida acerca da área a se dedicar ou sobre qual carreira seguir, o coach pode orientá-lo até que, com base nos dados apresentados, ele tome a sua decisão.

Aluno com falta de clareza acerca da motivação

A motivação, resumidamente, é o motivo para a ação. Ela é própria de cada pessoa.

Um coach não consegue, nem deve, incutir na cabeça de alguém qual a sua motivação para estudar para concursos públicos.

Contudo, o coach pode apresentar ao aluno ferramentas de autoconhecimento de modo que ele próprio encontrará as suas respostas e, consequentemente, a sua motivação.

Mas, professora, eu preciso de uma motivação?

Precisa, sim!

Quando temos uma razão clara para nos dedicarmos a conquistar algo, passamos a nos esforçar cada dia mais para aquilo. Em alguns momentos do percurso, sua energia pode baixar, as dúvidas podem aparecer, a insegurança pode dominar a sua mente…

Nesses momentos difíceis é que você deverá lembrar-se da sua razão, do seu motivo para ter começado. E é exatamente isso que lhe dará forças para prosseguir.

Aluno com falta de conhecimento

Há alunos que têm uma visão clara acerca dos seus motivos, que sabem exatamente aonde querem chegar, mas não sabem nem por onde começar.

“Será que estudo por uma apostila, por videoaulas, por livros, devo fazer exercícios, resumos?”

São tantas dúvidas que o aluno acaba desistindo, não por falta de vontade, mas por completo desconhecimento e falta de suporte. É como comprar o melhor celular do mundo, mas sem manual e sem ninguém para passar as dicas de uso. Com certeza, muitas funcionalidades não serão utilizadas.

É uma analogia boba, mas que serve muito para o caso em questão. O coach, por ser um profissional que estudou muito para ser aprovado em um ou mais concursos públicos, já testou inúmeros materiais e formas de estudar.

Assim, com base na sua experiência neste mundo de concursos, ele apresentará a você os materiais e as ferramentas que vão trazer o melhor custo-benefício para a conquista do seu objetivo.

Aluno com falta de organização

Nem só de material vive o estudante! Não existe estudo para concursos sem organização.

Para que o estudo chegue a um nível de alto rendimento, possibilitando ao aluno obter alta performance, é necessário que faça um planejamento adequado à sua realidade e que monitore isso.

Montagem da trilha individualizada, ciclo de estudos, quadro de horários etc. Tudo isso é elaborado e disponibilizado pelo coach ao aluno, de modo que todo o seu desenvolvimento possa ser visualizado em uma planilha ou em um dashboard.

Aluno com falta de controle

Não adiantar planejar e ter disciplina, se não existe um monitoramento do desenvolvimento do estudante.

Os alunos Platinum recebem feedbacks quinzenais dos seus coaches, apresentados em um painel no qual podem conferir a sua evolução em um determinado período de tempo.

Com isso, o aluno conhece as suas deficiências, de modo a saná-las, e constata a sua evolução, o que “dá aquele gás” para prosseguir.

Aluno com falta de disciplina

Outro ponto que também é comum entre os aprovados: a disciplina.

Nem todos nós nascemos disciplinados, mas isso é algo que qualquer um consegue aprender, desde que treine e não desista.

Não é fácil acordar cedo e dormir tarde, ler inúmeras páginas por dia, exigir o máximo do cérebro a cada minuto. Mas é necessário!

Ao final, você não estará fazendo porque quer, mas sim porque você sabe que todos esses passos serão imprescindíveis para a conquista do seu sonho. Você fará porque sabe que deve ser feito!

Uma pessoa que já foi aprovada em um concurso, sem dúvidas, passou por isso também. Essa pessoa é que dará dicas a você sobre como manter a disciplina em longo prazo e, assim, chegar ao topo da montanha!

Finalmente, o coach também é ótimo para aquelas pessoas que precisam “prestar contas” a alguém. Só pelo fato de saber que tem uma pessoa avaliando o seu rendimento, já é uma razão a mais para não “furar” o cronograma.

Reflita: posso substituir o coach pela sala VIP?

Como você deve ter observado, as duas ferramentas possuem semelhanças, mas o serviço de coach acaba sendo mais abrangente do que a Sala VIP.

Como os custos de cada serviço é diferente, já que são oferecidos em assinaturas diversas (Premium e Platinum), é importante que você analise os pontos mencionados neste artigo e reflita qual a sua necessidade.

Após identificar a sua carência, pondere o quanto é possível e o quanto você está disposto a investir na sua preparação para concursos. Depois disso, é só fazer a escolha!

Lembrando que as salas VIPs são disponibilizadas em ambas as assinaturas, tanto Premium, quanto Platinum. Ou seja, você pode ter um coach e, ainda assim, usufruir dos serviços da sala VIP.

Por fim, um recado importante: saiba que o nem o coach, tampouco o condutor da sala VIP farão o trabalho por você. Você é a pessoa que terá que “sentar a bunda na cadeira” e estudar efetivamente.

As ferramentas auxiliam e encurtam o tempo, mas a aprovação só vem para quem se dedica com afinco!

Quaisquer dúvidas ou perguntas que vocês tenham, deixem nos comentários abaixo!

Abraços,

Luana Vicente

Instagram: @luvicentesantos

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora uma de nossas opções de Assinatura tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinaturas Estratégia

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos Abertos

Editais iminentes:

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.