Artigo

Resumo de Administração Pública para a PM-CE – reta final.

Fala, estrategista! Tudo bem? Recentemente, tivemos a publicação do edital para soldado da Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE)! E, no artigo de hoje, apresentaremos um resumo de Administração Pública para a PM-CE!

Sobre o concurso da PM-CE, está sendo oferecida a excelente quantidade de duas mil vagas para soldado! O grau de escolaridade exigido para o cargo é apenas nível médio completo, oferecendo o salário de R$ 4.192,72, após o curso de formação. Portanto, trata-se de excelente oportunidade de ingresso no serviço público!

Para um resumo sobre os principais aspectos do certame, como cronograma, distribuição de vagas, dentre outros, acesse a página do concurso PM-CE em nosso blog!

Veja, também, a nossa análise em vídeo do edital do concurso:

Para informações completas sobre o concurso, não deixe de acessar o edital do concurso PM-CE.

A disciplina de Administração Pública está contida na parte de conhecimentos básicos do certame, e dela serão cobradas dez questões. O edital apresentou a disciplina com a nomenclatura de “noções de administração pública / ética no serviço público”.

Ao analisar seu conteúdo programático, veremos, também, conhecimentos de direito administrativo. Além disso, percebe-se que grande parte do conteúdo é estudado em Administração Geral. Porém, consideramos este conteúdo como sendo de Administração Pública, pois foi a nomenclatura utilizada pela banca.

Nos próximos tópicos, iniciaremos a análise dos principais assuntos para o nosso resumo de Administração Pública para a PM-CE, considerando o histórico de cobrança da banca do concurso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Percentual de cobrança para a PM-CE

Neste tópico do presente resumo de Administração Pública para a PM-CE, conheceremos quais são os pontos mais importantes do edital.

A equipe do Passo Estratégico elaborou um estudo sobre a incidência de cobrança da disciplina de Administração Pública pela FGV, em concursos semelhantes. Seguem os resultados obtidos:

Processo Organizacional13,1%
Planejamento Estratégico10,0%
Estrutura Organizacional5,5%
Gestão de Pessoas5,4%
Liderança4,4%
Gestão de Processos4,3%
Motivação4,1%
Comportamento, Clima e Cultura Organizacional1,4%

Confira o percentual acima em forma de gráfico:

O percentual apresentado servirá de balizador para os seus estudos, possibilitando verificar o que possui mais chances de cobrança e deve ser priorizado. Entretanto, por óbvio, os temas com menor percentual não devem ser negligenciados, pois cada questão certa na prova fará a diferença para a sua aprovação!

Busque sempre verificar como está o seu aprendizado em cada ponto da matéria, fazendo os ajustes necessários na carga horária dedicada a cada tema, dando maior atenção aos temas em que o seu rendimento necessite apresentar melhorias.

Nos próximos tópicos do nosso resumo de Administração Pública para a PM-CE, falaremos especificamente sobre os temas com maior percentual de cobrança pela banca.

Processo organizacional

Avançando com este resumo de Administração Pública para a PM-CE, abordaremos, neste tópico, o processo organizacional. Trata-se de um assunto base em qualquer concurso que cobre Administração.

Neste tema, o candidato deve conhecer as quatro funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle). Para isso, sugerimos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre as funções do Processo Administrativo para concursos.

Na FGV, a função mais cobrada é a função de “controle”.

Veja como a banca já explorou o tema:

IBGE (2019)

“(…) O controle simultâneo consiste no monitoramento contínuo das atividades enquanto são realizadas, corrigindo-se os problemas no momento em que surgem.

É um exemplo de controle simultâneo:

A) supervisão direta;

B) código de ética;

C) avaliação de desempenho;

D) relatórios financeiros;

E) auditoria.”

O gabarito é a alternativa A. Sobre a temática de controle, as organizações possuem ferramentas para controle prévio, simultâneo ou posterior. O único exemplo de controle simultâneo é a alternativa A – supervisão direta. Trata-se de controle simultâneo pelo fato de que o controle é realizado pelo supervisor ao mesmo tempo em que o serviço é executado.

O código de ética é exemplo de controle prévio. Já a avaliação de desempenho, os relatórios financeiros e a auditoria são exemplos de controle posterior.

Planejamento Estratégico para a PM-CE

Neste tópico do nosso resumo de Administração Pública para a PM-CE, o assunto será Planejamento Estratégico.

Para a FGV, o candidato deve redobrar sua atenção nos seguintes assuntos: Análise swot,  Balanced Scorecard (BSC) e os níveis do planejamento.

Para auxiliá-lo, recomendamos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre as ferramentas mais cobradas de planejamento estratégico para concursos, em que as ferramentas são abordadas com uma maior riqueza de detalhes.

Aqui, abordaremos o Balanced Scorecard (BSC), constantemente cobrado pela banca. Veja a questão abaixo:

IMBEL (2021)

“Um administrador está buscando uma ferramenta de medição de desempenho que não tenha, como foco exclusivo, indicadores financeiros. Analisando outras perspectivas, é adequado o uso do

A) ebitda

B) break even point

C) balanced scorecard

D) payback descontado

E) margem de contribuição”

O gabarito é a alternativa C. Perceba que a questão solicitou uma ferramenta que amplie sua análise para além da perspectiva financeira, o que nos leva ao Balanced Scocrecard (BSC). Suas perspectivas são:

  • Financeira – Analisa o negócio sob o ponto de vista financeiro.
  • Clientes – Trabalha indicadores como satisfação dos clientes e participação de mercado.
  • Processos Internos – Busca criar indicadores de qualidade e produtividade para os processos internos da organização, sempre buscando agregar valor ao cliente final.
  • Aprendizado e Crescimento – Trabalha a capacidade de a organização responder a demandas novas, utilizando experiências passadas como aprendizado para os novos desafios. Trabalha também com as pessoas da organização, que são as responsáveis por efetivar o processo de aprendizado na empresa.

Estrutura Organizacional para a PM-CE

Neste tópico do presente resumo de Administração Pública para a PM-CE, falaremos sobre estrutura organizacional.

Neste assunto, a FGV tem por característica cobrar as características das estruturas, tais como amplitude de controle e centralização. É importante conhecer, também, a estrutura matricial, bastante explorada pela banca e fundamental para a prova.

Vejamos como o assunto já foi explorado:

SEPOG-RO (2017)

“Uma das principais contribuições da estrutura matricial para o projeto é a de que ela permite

A) coordenar os recursos e pessoas alocadas em um único projeto.

B) realocar recursos de diferentes projetos.

C) coordenar o escopo do projeto em prol de uma única área funcional.

D) coordenar pessoas em uma área funcional com recursos limitados.

E) coordenar pessoas de diferentes áreas funcionais alocadas em um projeto.”

O gabarito é a alternativa E. A estrutura matricial, também chamada de organização em grade, é uma mistura da departamentalização funcional (mais verticalizada), com uma outra mais horizontalizada, que geralmente é a por projetos, mas pode ser também por produtos ou processos.

Nesse sentido, o PMBOK conceitua estrutura matricial como: “qualquer estrutura organizacional na qual o gerente de projetos divide as responsabilidades com os gerentes funcionais para atribuição de prioridades e orientação do trabalho das pessoas alocadas no projeto.” (PMBOK, p. 717)

Nesse contexto, há sempre autoridade dupla, pelo fato de o colaborador responder ao comando da linha funcional e ao gerente da horizontal. Assim, há a matricial forte, a fraca e a equilibrada ou balanceada:

  • Matricial forte – aqui, o responsável pelo projeto tem mais autoridade;
  • Matricial fraca – aqui, o gerente funcional tem mais autoridade;
  • Matricial equilibrada ou balanceada – predomina o equilíbrio entre os gerentes de projeto e funcional.

Por fim, não deixe de acessar os nossos resumos sobre estruturas organizacionais para concursos e tipos de departamentalização para concursos.

Gestão de Pessoas (Relações Humanas no trabalho)

Neste último tópico do nosso resumo de Administração Pública para a PM-CE, falaremos sobre Avaliação de Desempenho.

É um assunto importantíssimo em qualquer prova de Gestão de Pessoas. Para a FGV, conheça os tipos de avaliação de desempenho e os principais erros que podem ser cometidos no processo de se avaliar o desempenho.

IBGE (2017)

“Em uma empresa de médio porte, o método de avaliação de desempenho é do tipo escalas gráficas.

Uma desvantagem desse método é a:

A) dificuldade de planejamento do instrumento de avaliação;

B) complexidade da aplicação;

C) superficialidade e subjetividade na avaliação;

D) dificuldade na comparação dos resultados dos diversos funcionários;

E) complexidade na visualização dos fatores de avaliação considerados.”

O gabarito é a alternativa C. A questão busca uma desvantagem do método das escalas gráficas.  Trata-se de método bem simples de avaliação de desempenho, que consiste em criar um quadro com linhas e colunas, com os aspectos a serem avaliados nas linhas e as notas nas colunas. Assim, basta ir marcando a pontuação do funcionário em cada aspecto.

Entretanto, a literatura aponta como uma de suas desvantagens a subjetividade na avaliação, possibilitando generalizações. Por isso, o gabarito é a alternativa C.

Leve para a prova, também, o conceito de avaliação 360º, que consiste em uma avaliação feita por todos aqueles com quem o empregado tem contato em seu desempenho laboral, tais como chefe, subordinados, clientes, colegas e por si próprio, mediante autoavaliação.

Conclusão do resumo de Administração Pública para a PM-CE

Chegamos ao fim do nosso resumo de Administração Pública para a PM-CE. Buscamos apresentar os temas mais importantes da disciplina para a FGV, para balizar seus estudos e revisões.

Nunca é demais frisar que os nossos resumos não substituem os materiais teóricos do Estratégia Concursos. Além disso, é necessário realizar muitas questões sobre os pontos da matéria, para reforçar o aprendizado.

O nosso desejo é que este resumo seja peça importante no planejamento dos seus estudos e das suas revisões, e que o ajude a conseguir a sonhada tão aprovação no concurso!

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.