Artigo

Resumo de Administração para a Petrobras

Olá, pessoal! Tudo bem? Recentemente, tivemos a publicação do edital do concurso Petrobras! E, no artigo de hoje, apresentaremos um resumo de Administração para a Petrobras!

O presente artigo será baseado no conteúdo programático para o cargo de Profissional Petrobras de Nível Superior Júnior, Ênfase: Administração. Este cargo oferece 33 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva para até 165 vagas (incluídas as imediatas).

A remuneração oferecida pelo edital é do salário básico de R$ 6.937,43 com garantia de remuneração mínima de R$ 11.716,82. Portanto, trata-se de uma excelente oportunidade para os portadores de diploma de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Administração.

Para obter todas as principais informações do concurso Petrobras de forma resumida, não deixe de acessar a página do certame aqui no Estratégia Concursos.

O edital do concurso trouxe o mesmo conteúdo de conhecimentos básicos para os cargos de nível superior oferecidos no certame, conteúdo este baseado em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Em conhecimentos básicos, serão cobradas cinquenta questões.

A nossa disciplina de Administração está contida na parte de conhecimentos específicos, em conjunto com outras disciplinas, como Contabilidade Geral e de Custos e Raciocínio Lógico. Na parte de Administração, temos assuntos como Planejamento Estratégico, Administração da Produção e Compras e Administração de Recursos Humanos. Serão cobradas setenta questões na parte de conhecimentos específicos.

Neste resumo de Administração para a Petrobras, buscaremos identificar e atacar os pontos de Administração que tenham mais chances de serem cobrados em sua prova, considerando o histórico da banca (Cebraspe) e o concurso em questão.

Continue conosco até o fim deste artigo!

Resumo de Administração para a Petrobras
Petrobras

Estratégia Empresarial para a Petrobras

Iniciando a nossa abordagem dos assuntos mais importantes em nosso resumo de Administração para a Petrobras, neste tópico trabalharemos a parte de Estratégia empresarial.

O edital enfatizou os temas “Estratégia Organizacional” e “Planejamento Estratégico Empresarial”. Isso significa que diversos assuntos podem ser cobrados nesta parte do edital.

Primeiramente, lembremo-nos dos níveis do planejamento:

  • Planejamento Estratégico – abrange toda a organização e foca no longo prazo;
  • Planejamento Tático – trabalha as gerências ou outros setores intermediários da organização e foca no médio prazo;
  • Planejamento Operacional – abrange os setores do chão de fábrica da organização, de alto detalhamento e com enfoque de curto prazo.

É necessário levarmos para a prova, também, os conceitos de missão, visão e valores, os quais seguem abaixo:

  • Missão – é o motivo de existência da organização, para o que ela foi criada;
  • Visão – é o direcionamento da organização para o seu futuro, dentro de um marco de tempo anteriormente estabelecido;
  • Valores – são os princípios éticos que a organização utiliza em suas políticas, e que balizam quais comportamentos são aceitáveis ou não.

É de fundamental importância, também, conhecer as principais ferramentas do planejamento estratégico. Abordaremos as principais na sequência: O Balanced Scorecard (BSC) e a análise SWOT.

O Balanced Scorecard surgiu para fornecer às organizações indicadores sobre as seguintes perspectivas: financeira, de clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. Com os indicadores de cada uma dessas perspectivas, as organizações puderam ter maior assertividade em seus respectivos planejamentos estratégicos.

Avançando, a análise SWOT presta-se a realizar a análise do ambiente interno da organização, com suas forças e fraquezas, e do ambiente externo, com as oportunidades e ameaças que se apresentem.

Para conhecer mais detalhes sobre estas e outras ferramentas, não deixe de acessar o nosso Guia Definitivo sobre as ferramentas mais cobradas de planejamento estratégico para concursos!

Gestão da produção para a Petrobras

Seguindo com o nosso resumo de Administração para a Petrobras, este tópico será dedicado à temática da Gestão da Produção.

O edital nos trouxe expressamente o assunto “Planejamento e Controle da Produção”. Para poder explorar esta temática, o candidato deve conhecer conceitos básicos sobre gestão da produção.

Conforme Chiavenato, produção significa transformar insumos em produtos ou serviços. Assim, a organização precisa dar especial atenção à sua cadeia produtiva, sempre buscando otimizar os custos e analisar a qualidade dos insumos que fazem parte de tal cadeia, buscando agregar valor aos produtos.

Nesse contexto, para uma correta gestão da produção, três são os fatores básicos de produção, de acordo com a economia clássica: natureza, capital e trabalho. Estes três fatores são integrados em um quarto fator: a empresa.

Analisemos cada conceito:

  • Natureza: é de onde são extraídas as matérias-primas necessárias à produção;
  • Capital: fornece o aporte monetário necessário para aquisição de insumos, pagamento de empregados e outras necessidades da empresa;
  • Trabalho: realizado pela mão-de-obra (empregado), que transforma os insumos em produtos acabados ou serviços.

A empresa, por fim, como fator integrador, garante que haja a integração entre os três fatores anteriores, mediante sua estrutura, e que essa integração seja a mais lucrativa possível.

Conceitos de administração de compras para a Petrobras

Avançando com o resumo de Administração para a Petrobras, neste tópico trabalharemos alguns conceitos sobre administração de compras. Exploraremos conceitos que podem surgir em sua prova.

Primeiramente, abordemos o conceito de MRP, que significa Materials requirements planning (planejamento das necessidades de materiais). É um sistema computadorizado que permite controlar os estoques com base na produção e nas vendas da empresa, promovendo a automatização da gestão de materiais de organização.

Avançando, é fundamental levar para a prova, também, o conceito de Supply Chain Management (SCM), ou Gestão da Cadeia de Suprimentos. Porém, o que seria uma cadeia de suprimentos?

Cadeia de suprimentos pode ser definida como todos os pontos que a organização necessita para que seu processo produtivo ou fornecimento de produtos seja eficiente e eficaz, indo ao encontro das necessidades do cliente. Nela se incluem os fornecedores, empresas logísticas, centros de distribuição, enfim, todo e qualquer processo, atividade ou recurso envolvido no fornecimento de insumos ou produtos para um processo produtivo ou prestação de um serviço.

A Gestão da Cadeia de Suprimentos significa justamente gerir essa cadeia, coordenar e integrar os fluxos de informações e de materiais componentes da cadeia.

Indo mais fundo nos conceitos de SCM, temos os participantes primários e os secundários da cadeia de suprimentos. Os participantes primários da cadeia de suprimentos são aqueles que participam diretamente da produção, assumindo riscos da posse e estoque de materiais. Já os especializados ou secundários são os que prestam serviços aos primários.

Sistema de Rastreamento de Materiais para a Petrobras – RFID

Avançando com o nosso resumo de Administração para a Petrobras, é importante falarmos sobre o sistema de rastreamento de materiais por radiofrequência, também conhecido como RFID.

Podemos definir o RFID como uma tecnologia que permite a leitura de dados em alta velocidade, com a afixação de uma etiqueta no produto, a qual fará a comunicação com o servidor de radiofrequência. “Etiquetas RFID (Radiofrequency Identification Data ou Identificação Via Radiofrequência) são também conhecidas como etiquetas inteligentes, utilizadas para comunicação e identificação de produtos, via rádio frequência, bem como a separação de mercadorias por comando de voz, que utiliza a tecnologia RFID.”.

Assim, podemos compreender o RFID como uma alternativa ao tradicional código de barras, com a vantagem de que o RFID permite a leitura de mais de um item por vez, além de não ser necessário que o item esteja em uma determinada posição perante o leitor. Para isso, as etiquetas devem apenas estar dentro do campo de alcance do leitor.

Para além disso, uma outra vantagem é que o sistema permite que se identifique a posição de cada item no armazém, o que facilita a separação dos itens, estocagem, contagem de inventário, dentre outras atividades que lidem com a movimentação e contagem de itens no armazém.

Cultura organizacional para a Petrobras

Neste último tópico do nosso resumo de Administração para a Petrobras, falaremos sobre a cultura organizacional.

A cultura organizacional consiste no conjunto de valores e hábitos que uma organização possui. A cultura caracteriza uma organização de forma tão marcante a ponto de ser definida por alguns autores como a “personalidade” de cada organização.

Para concursos, o ponto mais importante de cultura organizacional, sem dúvidas, são os níveis da cultura, os quais seguem descritos a seguir:

  • Artefatos – trata-se do primeiro nível da cultura, o mais superficial. Aqui estão contemplados os fatores que são percebidos em um primeiro contato com a organização.
  • Valores compartilhados – é o segundo nível, são princípios que balizam valores e atitudes desejáveis e aceitáveis ou não na organização. Neste nível, os membros da organização compartilham tais valores conscientemente.
  • Crenças básicas (ou pressupostos básicos) – trata-se do nível mais profundo da cultura. Fornece bases para os outros níveis da cultura. São valores muito bem definidos e enraizados em um nível subconsciente dos colaboradores.

Os níveis da cultura são conhecidos, também, como “iceberg da cultura organizacional”. Isso porque os artefatos seriam a “ponta” do iceberg, sendo percebidos de forma quase que instantânea. Já os valores compartilhados representam o “corpo” do iceberg, sua parte intermediária. Por fim, as crenças básicas são a base do iceberg, mais difíceis de serem observadas.

Para mais detalhes sobre cultura organizacional, acesse nosso Guia Definitivo sobre cultura organizacional para concursos.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso resumo de Administração para a Petrobras. Lembre-se de utilizar este resumo com os materiais em PDF do Estratégia Concursos e com a resolução de inúmeras questões anteriores da banca.

Nosso desejo é que este resumo o auxilie em sua aprovação!

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências:

Glávio Leal Paura – Fundamentos da Logística. MEC / 2012.

Idalberto Chiavenato – Gestão da Produção – Uma abordagem introdutória. Manole – 3ªed. 2014

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.