Reprovação – Como retornar aos estudos com mais experiência?
Thiago Cabral

Reprovação – Como retornar aos estudos com mais experiência?

Você já enfrentou a maratona de um concurso público que resultou na reprovação? É muito mais comum uma pessoa tentar mais de um concurso público do que ser aprovado na primeira tentativa, apesar de não ser impossível ter um ótimo resultado na primeira experiência.

Se você ler a minha história nos concursos públicos – veja nesta matéria – verá que passei por algumas seletivas antes de me tornar auditor fiscal. A reprovação, por mais que seja temida, pode ser uma experiência engrandecedora e também ser uma vantagem em um novo concurso. Veja a seguir algumas dicas!

Reprovei, e agora?

Não é preciso se desesperar. Não foi desta vez apenas, mas nada o impede de continuar, se esta for a sua escolha. Se a reprovação aconteceu, respire fundo ou tire um tempo para descansar – mas não um tempo muito grande.

reprovação

Primeiro avalie onde errou. Quais os pontos em que se saiu bem, quais as suas fraquezas, quais oportunidades e aprendizados pôde obter e quais os maiores desafios que enfrentou, que possam ser uma ameaça futura. Faça um levantamento e coloque no papel, se preciso. Assim, terá condições de melhorar o seu desempenho no próximo concurso público.

Veja a seguir o vídeo que compartilhei sobre reprovação e as suas vantagens:

Por onde começar depois de uma reprovação?

Uma vez que fez o balanço geral e sabe em que precisa melhorar, é hora de pesquisar sobre concursos similares que devem ser lançados na próxima temporada. Muitos concursos públicos possuem matérias parecidas ou até as mesmas matérias – que por acaso você já estudou.

Esta é uma vantagem da reprovação: você já estou muita coisa que pode cair em uma nova seletiva – enquanto há quem está começando do zero. Liste todos os concursos públicos do seu interesse. Se são na mesma área, ponto para você! Se não são, não tem problema, comece do início – agora com uma experiência a mais em concursos públicos.

Plano de estudo

Nesta matéria, criei um plano de estudo simples para quem está começando ou deseja iniciar uma nova temporada de estudos. Você precisa definir uma nova rotina. O que vai estudar? Como vai estudar? Quando? Com quem? Quais serão os recursos e metas? Faça um detalhamento preciso das matérias e das demandas gerais e organize tudo em horários fixos.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

Veja mais!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou de saber mais sobre reprovação em concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x