Artigo

Recursos de Economia para ABIN (CARGO 1: OFICIAL DE INTELIGÊNCIA – ÁREA 2) – ATUALIZADO

Olá pessoal, tudo bem?

Espero que tenham tido sucesso na prova da ABIN.

Acabei de analisar a prova de Economia do CARGO 1: OFICIAL DE INTELIGÊNCIA – ÁREA 2. A prova veio sem surpresas, no padrão do CESPE, além de bem elaborada e balanceada, cobrando vários pontos solicitados no Ediatl.

No entanto, há sugestões para elaboração de 3 recursos.

A ideia, neste momento, é indicar recursos. Então serei objetivo neste propósito, pois o prazo para recursos é curtíssimo. Em momento posterior, comento as questões.

Bem, utilizei prova e gabarito presentes no site do CESPE: http://www.cespe.unb.br/concursos/ABIN_17/

Abaixo, seguem sugestões de recursos em vermelho:

 

  1. Com o deflator implícito do PIB, busca-se inicialmente uma medida de quantidade para, em seguida, verificar o movimento em termos de moeda a preços do período corrente e base. Logo, percebe-se que um aumento dos bens importados implica aumento da inflação interna, também denominado pass-through inflacionário.

O CESPE considerou o item como correto. Mas, estão faltando o termo “no preço” antes de “bens importados” para que a questão esteja correta. Este erro de digitação compromete a interpretação da questão e, por isso, ela deve ser anulada.

 

94  A produtividade média da firma será igual a 18Lˆ2- Lˆ3.
O CESPE considerou o item como correto, mas ele é incorreto. A produtividade média é obtida pela divisão da função de produção em relação ao trabalho. Assim, teríamos:

Y = 18Lˆ2-Lˆ3

Y/L = 18L – Lˆ2

Portanto, diferente do apresentado pela questão.

105 As duas crises do petróleo na década de 70 do século passado interromperam o chamado “milagre econômico” do período 1965–1973 e provocaram forte endividamento externo e crise econômica geral, que foram enfrentados com medidas internas restritivas, como a desvalorização do câmbio e os estímulos ao aumento das exportações.

O CESPE considerou o item como correto. No entanto, as duas crises do Petróleo foram enfrentadas com medidas EXPANSIONISTAS, ao menos até 1979. O II PND foi um destes planos, inclusive.

Recomendo a elaboração de recurso com base no livro Economia Brasileira Economia de Giambiagi. No capitulo sobre o II PND há varias citações e exemplos de políticas expansionistas no período.

 

 

Boa sorte a todos.

Prof. Vicente Camillo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Sim, cabe também Erasmo. Vou atualizar o comentário, pois o valor é 18L-Lˆ2. Abs!
    Vicente Camillo em 14/03/18 às 14:53
  • Boa tarde professor, nessa mesma prova a questão 94 que fala que a produtividade média da firma é 18L² - L³, a banca fala que a questão está correta. Não caberia algum recurso para alteração do gabarito para errado? Atenciosamente.
    Erasmo Gusmão em 14/03/18 às 12:44
  • Sim, Daniel. Na 63 há este ponto adicional, que pode ser utilizado para reforçar o recurso. Na 85, concordo também. Fiz rápido aqui e esqueci do "maior e igual" que distingue concavidade de concavidade estrita. Abs!
    Vicente Camillo em 14/03/18 às 11:01
  • Bom dia professor, Poderia comentar em relação aos itens de economia que caíram para o cargo 2 área 1? Obrigado.
    Thiago em 14/03/18 às 10:52
  • Item 63 - Está errado, o aumento de preços de bens importados não altera o valor do deflator do PIB. Pois no cálculo do PIB não se computam as importações. Ver pag 26-27 Blanchard, Macroeconomia 5ed Item 85 - Está correto. Uma reta é uma função côncava, porém não é estritamente côncava. Uma função é côncava quando: f(tx+ (1−t) y) ≥ t.f(x) + (1−t).f(y)
    Daniel em 14/03/18 às 09:20
  • Ainda bem que cabe recurso! Quando vi o gabarito, achei que tinha desaprendido economia!!! Obrigada!!!!
    Carolina Pereira em 14/03/18 às 09:07