Recursos Administração – MP-AL – Analista – Gestão Pública
Carlos Xavier

Recursos Administração – MP-AL – Analista – Gestão Pública

Oi, tudo bem?!
Encontrei algumas possibilidades de recurso no conteúdo de administração para MP-AL – Analista de Gestão Pública.

Infelizmente não terei condições de comentar todas as questões, mas achei a prova como um todo compatível com o que vimos no curso, mas com algumas poucas questões de nível muito difícil e subjetivo.

As possibilidades de recurso que vislumbrei são as seguintes:

34 Após concluir seu planejamento estratégico, a empresa XPTO elaborou um conjunto de indicadores para orientar e acompanhar a execução dos objetivos definidos. Reconhecendo a importância do lucro e da qualidade do
atendimento ao cliente para o sucesso do negócio, estabeleceu um conjunto de cinco indicadores fundamentais: retorno sobre as vendas, lucro anual, lucro operacional, satisfação do cliente e volume de vendas.
Posteriormente, uma consultoria especializada no Balanced Scorecard (BSC) recomendou que a empresa refizesse esses indicadores, porque, na perspectiva dessa ferramenta, não considerariam
(A) o papel das expectativas dos stakeholders na seleção dos indicadores.
(B) os recursos financeiros necessários para alcançar os objetivos definidos.
(C) a adequada relação de causa e efeito entre as estratégias, os objetivos e os indicadores.
(D) a flexibilidade dos indicadores para ajuste às condições macroeconômicas.
(E) as competências essenciais da empresa e seus fatores críticos de sucesso.

Comentário:
O que não foi considerado (assim como solicitado pela questão) não pode ser depreendido dos elementos presentes no seu comando. Assim, tanto as alternativas A, D e E, quanto a letra C poderiam apresentar respostas corretas, já que nenhum desses elementos está presente dentre os pontos elencados. Assim, recomendo recurso solicitando anulação da questão por múltiplas respostas possíveis.

59
No decorrer de um projeto, a identificação de riscos, feita de maneira adequada, pode ser decisiva para o seu sucesso. Assinale a opção que indica uma técnica apropriada para a identificação de riscos.
(A) Elaborar a matriz identidade pelos analistas financeiros.
(B) Detalhar o barramento da rede pelos técnicos de TI.
(C) Levantar as correlações estratificadas do negócio.
(D) Fazer sondagens unilaterais com fornecedores e clientes de setores similares.
(E) Realizar entrevistas com especialistas ou com gerentes de projetos experientes.
Comentário
Gestão de riscos não foi um assunto cobrado explicitamente no Edital de Analista – Gestão Pública. Como ele foi cobrado claramente no Edital de outros cargos, a banca claramente esqueceu de mencionar o tópico para o seu cargo, motivo pelo qual você pode recorrer informando que o assunto não constava no Edital! Peça anulação!

É isso!
Muito sucesso sempre, pessoal!
Abraço!
Prof. Carlos Xavier
Youtube.com/profcarlosxavier
Instagram: @professorcarlosxavier

Compartilhe:

Carlos Xavier

Carlos Xavier

Analista Legislativo - Administração do Senado Federal. Já foi servidor efetivo (pesquisador) do IPEA e aprovado em diversos concursos na área de Administração, como Administrador-Infraero (3o Lugar), Professor de Administração-UFPE (2o Lugar), Professor de Administração SENAI-DF (2o Lugar), Administrador CEASA-DF 2012 (1o Lugar), entre outros.É bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE), Pós-Graduado em Gestão Pública pela UCDB e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência como professor de disciplinas da área de administração em cursinhos preparatórios, cursos de graduação e de pós-graduação.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.