Artigo

Receita Federal – Otimize o estudo do PDF

Saiba como otimizar o estudo do PDF e ficar mais perto de sua aprovação na Receita Federal

Você está sabendo da novidade? O concurso da Receita Federal está se aproximando! A Receita Federal já trabalha na seleção e contratação da banca organizadora do novo concurso público. Para alcançar um bom resultado neste esperado certame, é fundamental buscar sempre otimizar o estudo da teoria, visando promover maior absorção dos conteúdos e facilitar também a posterior etapa de revisão.

Nessa linha, é certo que estudar o material teórico consiste em uma das etapas principais da preparação para concursos. Negligenciar ou mesmo desprezar esta etapa pode significar um óbice à sua aprovação.

Por este motivo, neste artigo falaremos de algumas dicas práticas para evitar que você leve mais tempo que o necessário para estudar o PDF e ainda consiga maximizar a sua absorção do conteúdo. Preparado? Então acompanhe até o fim esta leitura.

Receita Federal Estudo PDF
Fachada do Edifício da Receita Federal

Antes, vejamos as principais informações concernentes ao concurso da Receita Federal:

  • Concurso Receita Federal do Brasil – RFB
  • Status: autorizado (em fase de escolha da banca)
  • Banca: a definir
  • Vagas: 699
  • Salário inicial: R$ 11.684,39 e R$ 21.029,09
  • Últimos editais: Edital Analista 2012 | Edital Auditor 2014

 Serão ofertadas 699 vagas para os cargos de Auditor Fiscal (AFRFB) e Analista Tributário (ATRFB):

  • 230 vagas – Auditor Fiscal;
  • 469 vagas – Analista Tributário.

Erros comuns no estudo do PDF em preparação para a Receita Federal

As estratégias que abordaremos para otimizar o estudo do PDF têm o propósito de minar os erros mais comuns cometidos pelos concurseiros quando do estudo por este material. Sanar um desses pontos já fará uma grande diferença para trazer mais efetividade no seu estudo, portanto muita atenção! São eles:

·        Não saber destacar o que é realmente importante.

·        Querer estudar todo o conteúdo de uma vez, em detrimento da absorção dos assuntos.

·        Ter muito perfeccionismo e prejudicar o progresso na disciplina.

·        Não respeitar as etapas do estudo em camadas.

É muito possível que você tenha se identificado em um ou mais destes pontos que elencamos. Não se preocupe, pois até o fim deste artigo, você saberá como evitar essas armadilhas que apenas atrapalham sua preparação e tornam seu estudo do PDF ineficiente. Pois bem, vejamos agora quais dicas e estratégias serão fundamentais para otimizar seu estudo.

Realces no material de estudo da  Receita Federal

Sempre que estudamos o PDF devemos ter em mente que os destaques e anotações que fazemos servirão no futuro para efeitos de revisão. Um erro muito comum é perder a mão ao realçar as partes importantes da teoria e simplesmente destacar tudo que se vê pela frente.

Então o que geralmente acontece é que o concurseiro sai literalmente pintando o seu material de cabo a rabo, querendo assegurar que nada muito importante fique para trás e não seja capturado pelo seu radar.

Ora, se todo o material está destacado, acaba se perdendo o efeito pretendido de dar ênfase a um determinado conteúdo e consequentemente nada passa a ser realmente importante, concorda?  Além disso, você acaba tornando sua revisão muito mais trabalhosa e demorada.

Muitos alunos não gostam de fazer a revisão, pois acreditam ser uma tarefa enfadonha e tediosa, mas o real problema se encontra nos realces do material, pois se os destaques fossem feitos da forma correta, isto é, filtrando os pontos principais, a revisão se tornaria mais agradável e objetiva.

Deste modo, busque realçar as ideias centrais dos textos. Fique atento a vedações, condições, definições, prazos e etc. Além disso, tente destacar no geral poucas palavras, uma vez que algumas palavras-chaves são capazes de fazê-lo lembrar daquele conteúdo só de bater o olho nelas. Isso será crucial para suas revisões regulares.

Dividir para conquistar

Temos certeza de que você já ouviu esse lema alguma vez na vida! Todos sabemos o quão desgastante e complicado é estudar de forma corrida um PDF denso e tão recheado de detalhes. Trazendo para nossa realidade de concursos, podemos aplicar este lema da seguinte forma: ao invés de estudar todo o PDF em uma tacada só, experimente dividi-lo em intervalos de estudo, contendo algo em torno de 20 a 30 páginas.

 É preciso lembrar que algumas aulas são mais extensas, então a quantidade de páginas por intervalo naturalmente será um pouco maior que esta métrica por nós apresentada.

Esta dica também se aplica às questões que são encontradas no material. Nessa linha, é mais interessante dividir uma bateria de 60 a 70 questões comentadas em duas seções, do que simplesmente resolvê-las em uma só oportunidade. Além de propiciar um espaçamento, tão necessário para maturação do conteúdo, deixar para fazer uma segunda bateria torna-se uma oportunidade preciosa de revisão.

Estudo em camadas do PDF

Lembre-se de que o estudo é feito por camadas. Assim, é preciso manter em mente que você não vai compreender 100% do conteúdo estudado no PDF para a Receita Federal logo de primeira viagem, o que é perfeitamente natural. É preciso, antes de qualquer coisa, maturar o conhecimento de modo a fixá-lo bem na memória. Nesse sentido, geralmente há três momentos quando falamos no estudo do material em PDF.

Aqui eles estão expostos de uma maneira didática, mas estes momentos podem, a depender do nível do aluno e da disciplina estudada, não ser tão bem definidos ou apresentarem distinções sutis entre si. Deste modo, são eles:

1º – Conhecer o conteúdo e os pontos fundamentais.

2º – Consolidar os fundamentos e fixar os detalhes.

3º – Aparar as arestas

Vamos elucidar cada um desses momentos:

1º momento – Conhecer o conteúdo e os pontos fundamentais.

Nesta etapa o foco é ter contato e criar familiaridade com o conteúdo. Assim, ainda não é esperado atingir um alto desempenho, mas começar a ter afinidade com os assuntos estudados, de modo a capturar os principais pontos da aula, isto é, os pontos destacados pelo professor.

Também não se deve ter uma postura perfeccionista nesta etapa, como o concurseiro que só quer seguir para a próxima aula quanto tiver exaurido absolutamente todos os detalhes da aula. A razão para isso é que dificilmente essa atitude favorecerá a memorização, além de que o perfeccionismo pode acabar atrasando seu andamento nos estudos e progressão na matéria.

2º momento – Consolidar os fundamentos e fixar os detalhes.

Na linha do que falamos, agora chegou o momento de ir um pouco mais fundo nas camadas e ir buscar aqueles detalhes abaixo da superfície que estavam ofuscados pelos principais pontos da aula. Em outras palavras, é hora de aprofundar o conhecimento e começar a construir seu diferencial competitivo.

Afinal, a banca examinadora não irá somente se ater àqueles pontos mais cobrados ou principais de uma determinada matéria. A banca irá por vezes fugir da tendência de cobrança, exigindo o conhecimento de exceções, casos especiais e pontos que não são cobrados com frequência, mas que podem certamente derrubar muitos concurseiros incautos.

Perceba que o tempo é um aspecto crucial para a maturação do conhecimento, de modo que é preferível revisitar um conteúdo posteriormente para consolidar os fundamentos e aprofundar o conteúdo, do que simplesmente querer dominar todo o assunto em apenas uma oportunidade.

3º momento – Aparar as arestas

O terceiro momento já pressupõe um certo domínio do conteúdo. Aqui nesta etapa, há não somente a mera familiaridade, mas um conhecimento sólido e robusto dos pontos principais e inclusive dos detalhes, já mencionados nos 2 momentos anteriores.

É provável que restaram poucas oportunidades para a banca examinadora complicar a vida do concurseiro que se encontra neste momento e são justamente essas poucas brechas que devem ser sanadas na última etapa. É preciso revisar o conteúdo com um olhar atento para os pontos que não ficaram tão claros e para as questões que ainda oferecem alguma dificuldade.

Para isso, vale destacar em seu material as questões que você errou ou teve dificuldade, para voltar a elas em um momento posterior de revisão.  

Material de escolha

Afinal, deve-se estudar pelo PDF completo ou simplificado? Muitas dúvidas pairam no ar quando o assunto é o material teórico, mas te mostraremos como não há razões para se preocupar.  O PDF completo é um material mais robusto e normalmente indicado para o estudo regular.

No entanto, se você possui uma carga horária um pouco mais reduzida, ou quer ganhar tempo na sua preparação, pode-se optar pelo estudo através do material PDF simplificado.

Este, por sua vez, não se trata de um mero resumo, mas um material que contempla os mesmos assuntos do PDF completo, com a diferença de conter menos redundâncias e ser mais enxuto no geral. Assim, consegue-se passar pelo conteúdo mais rapidamente.

 Finalizando – Receita Federal – Otimize o estudo do PDF

Então é isso, pessoal!

Use essas dicas para otimizar o estudo do PDF na preparação para a Receita Federal e verá que quanto mais qualidade você trouxer para seu estudo, mais isto irá refletir no seu desempenho. Para lembrar os pontos principais do nosso artigo, procure realçar as ideias centrais dos textos, divida para conquistar e mantenha em mente que o conhecimento é fixado melhor quando o estudo é feito em camadas.

Sem perfeccionismo, mas também sem tempo a perder. O estudo do PDF é um dos aspectos mais importantes do estudo para concursos, por isso estamos seguros que você estará mais preparado daqui pra frente para seguir com sua preparação.

Grande abraço e bons estudos!

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.