Notícia

Provas do concurso IPEA impactarão o CNU? Entenda!

Os candidatos do concurso IPEA relataram diversos problemas técnicos durante a aplicação das provas que ocorreram no último domingo (25), sob organização da Cesgranrio, mesma empresa que aplicará as avaliações do CNU.

As reclamações foram divulgadas através das redes sociais dos candidatos, que também demonstraram preocupação com as provas do Concurso Nacional Unificado, previstas para o dia 5 de maio.

Uma das candidatas do IPEA alegou que os fiscais nem olharam o documento de identificação para realização do exame.

Outra participante afirmou, por meio da rede social X, antigo Twitter, que havia candidato com estojo em cima da mesa, além de pessoas sentadas juntas na mesma mesa.

Confira logo abaixo:

Problemas nas provas do IPEA preocupam candidatos do CNU
Problemas nas provas do IPEA preocupam candidatos do CNU
Problemas nas provas do IPEA preocupam candidatos do CNU

Vale lembrar que todas as questões mencionadas são proibidas durante a realização de quaisquer provas de concurso. Inclusive, no edital do IPEA é possível observar o que pode e o que não pode durante a realização das provas.

“Ao entrarem na sala de provas, os candidatos deverão colocar seus objetos pessoais de natureza eletrônica, inclusive celular, que deverá estar desligado, no envelope porta-objetos disponibilizado pela fiscalização e guardá-lo lacrado embaixo de sua carteira, sob pena de eliminação do presente Concurso Público”.

“Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver munido de documento oficial de identidade com foto do candidato. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros.”

Resposta da banca ao time do Estratégia

Em busca de esclarecimentos, entramos em contato com a assessoria da Cesgranrio. Abaixo, confira o pronunciamento da banca:

“A Fundação Cesgranrio adota, já há muitos anos, protocolos de segurança bastante estabelecidos em seus concursos. Capacitamos com frequência nossa fiscalização e adotamos detectores em todos os banheiros, realizando revista na entrada e na saída, além do uso do saco de segurança na entrada da sala para guarda de pertences eletrônicos como celulares, pagers, relógios e acessórios como bonés, fones, toucas ou óculos escuros. Todos esses procedimentos, somado ao comprometimento da nossa fiscalização em sala de aula, nos permitem garantir a lisura da aplicação da prova. Vale destacar, que todos os protocolos são acordados com os clientes.”

Sobre as provas do CNU

Sob a organização da Fundação Cesgranrio, a avaliação dos candidatos do Concurso Nacional Unificado – CNU acontecerá por meio de três etapas, conforme descrito abaixo:

  • 1ª etapa, dividida nas seguintes fases:
    • 1ª fase: provas objetivas e dissertativas, de caráter classificatório e eliminatório;
    • 2ª fase: perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter unicamente eliminatório;
    • 3ª fase: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, de caráter unicamente eliminatório;
    • 4ª fase: procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (somente FUNAI), de caráter unicamente eliminatório; e
  • 2ª etapa: destinada a avaliação de títulos, de caráter classificatório; e
  • 3ª etapa: destinada a curso de formação específico, de caráter classificatório e eliminatório.

Para mais informações do Concurso Nacional Unificado (CNU), acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado


Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.