Artigo

Quais assuntos têm mais chances de cair na prova de Estatística da PF?

Confira nesse artigo dicas de quais assuntos têm mais chances de cair na prova de Estatística da PF. Ademais, veja os pilares de aprendizado de estatística para o concurso da PF.

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, buscaremos ajudar o aluno a entender quais assuntos têm mais chances de cair na prova de Estatística da PF. Com a finalidade descrita acima, abordaremos os seguintes assuntos:

  1. Quais matérias caem para cada cargo no concurso da PF?;
  2. Assuntos de estatística listados no edital da PF;
  3. Assuntos que têm mais chances de cair na prova de Estatística da PF;
  4. Pilares para o aprendizado de estatística para o concurso da PF;
  5. Considerações finais.

1. Quais matérias caem para cada cargo no concurso da PF?

Antes de mais nada, além de saber quais assuntos têm mais chances de cair na prova de Estatística da PF, faz-se necessário averiguar quais cargos cobram a disciplina.

prova de Estatística da PF
O novo edital da PF contempla vagas para os cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal.

Conforme elaborado no artigo “Concurso Polícia Federal: salários entre R$ 12 e R$ 23 mil”, segue quadro comparativo das disciplinas cobradas por cargo no edital do concurso da Polícia Federal de 2021:

prova de Estatística da PF
Quadro comparativo das disciplinas cobradas por cargo no edital do concurso da PF 2021.

Com a exceção do cargo de Delegado, observa-se que, de fato, as demais carreiras exigiram a disciplina de Estatística no edital de 2021.

Além disso, em função do alto volume de dados gerados e da necessidade de transformá-los em informações, não é de se estranhar tal exigência.

Ademais, com a implantação de tecnologia de inteligência artificial e de aprendizado de máquina, a tendência é que as rotinas de campo dos servidores da PF sejam, gradualmente, substituídas por tarefas mais voltadas para a análise de dados.

Ainda mais, como as atribuições da Polícia Federal são bem abrangentes, há diversos tipos de demandas e, consequentemente, espaço para vários perfis profissionais na instituição.

No entanto, é muito provável que os conhecimentos em estatística e em análise de dados estarão presentes na rotina do futuro aprovado.

Assim sendo, capriche no estudo de estatística tanto para o certame quanto para o exercício profissional na Polícia Federal!

2. Assuntos de estatística listados no edital da PF

Em primeiro lugar, para que entendamos quais assuntos têm mais chances de cair na prova de Estatística da PF, vejamos quais são os assuntos cobrados no edital:

1 Estatística descritiva e análise exploratória de dados: gráficos, diagramas, tabelas, medidas descritivas (posição, dispersão, assimetria e curtose).

2 Probabilidade. 2.1 Definições básicas e axiomas. 2.2 Probabilidade condicional e independência. 2.3 Variáveis aleatórias discretas e contínuas. 2.4 Distribuição de probabilidades. 2.5 Função de probabilidade. 2.6 Função densidade de probabilidade. 2.7 Esperança e momentos. 2.8 Distribuições especiais. 2.9 Distribuições condicionais e independência. 2.10 Transformação de variáveis. 2.11 Leis dos grandes números. 2.12 Teorema central do limite. 2.13 Amostras aleatórias. 2.14 Distribuições amostrais.

3 Inferência estatística. 3.1 Estimação pontual: métodos de estimação, propriedades dos estimadores, suficiência. 3.2 Estimação intervalar: intervalos de confiança, intervalos de credibilidade. 3.3 Testes de hipóteses: hipóteses simples e compostas, níveis de significância e potência de um teste, teste t de Student, teste qui-quadrado.

4 Análise de regressão linear. 4.1 Critérios de mínimos quadrados e de máxima verossimilhança. 4.2 Modelos de regressão linear. 4.3 Inferência sobre os parâmetros do modelo. 4.4 Análise de variância. 4.5 Análise de resíduos.

5 Técnicas de amostragem: amostragem aleatória simples, estratificada, sistemática e por conglomerados. 5.1 Tamanho amostral.

Decerto, vale destacar que a cobrança de assuntos foi bem extensa, percorrendo tanto a estatística descritiva como a inferencial. Além disso, pontua-se que os assuntos pedidos são os mesmos para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal.

Prova objetiva da PF

Ademais, outro fator importante a ser analisado é a relevância da matéria para o certame.

prova de Estatística da PF
Números de questões por bloco da prova objetiva. Fonte: edital do certame.

Embora o edital não preveja um número específico de questões por disciplina, a estatística se encontra no Bloco I para os três cargos, o que aumenta as chances de que essa disciplina tenha um grande peso na prova.

3. Assuntos que têm mais chances de cair na prova de Estatística da PF

Após essa breve introdução, adentremos, de fato, nos assuntos que têm mais chances de cair na prova de Estatística da Polícia Federal.

No ano passado, o professor Márcio Tashiro e a professora Núbia Oliveira nos trouxeram informações, sem dúvida, valiosas acerca do estudo para matérias de exatas para concursos públicos.

Sobretudo, nesse webinar, os professores realizaram uma análise estatística dos assuntos mais cobrados por disciplina e por banca nos concursos que cobravam assuntos de exatas.

De acordo com esse trabalho de pesquisa, averiguou-se que os assuntos de estatística do cespe costumam cair em prova obedecendo a seguinte lógica:

Quadro com os temas de Estatísticas mais cobrados pelo Cespe – Parte I.
Quadro com os temas de Estatísticas mais cobrados pelo Cespe – Parte II.

Sem dúvida, Amostragem, Estimadores Pontuais, Distribuições Amostrais e Características dos Estimadores são os assuntos que mais aparecem nas provas de estatística do cespe.

Por outro lado, Números Índices, Medidas de Desigualdade e Concentração, Distribuição Normal Bivariada e Distribuições Conjuntas, Marginais e Condicionais são assuntos que não tiveram questões elaboradas pela banca ou tiveram baixíssima cobrança.

Decerto, ao ter acesso a essas informações, torna-se tentador olvidar o estudo de assuntos que não costumam cair. De fato, quando o tempo é limitado, isso pode ser uma estratégia válida.

No entanto, como se trata de um certame de alto nível, o candidato deve buscar se preparar para todos os tópicos do edital, focando os seus esforços naqueles com maior probabilidade de cair.

4. Pilares para o aprendizado de estatística para o concurso da PF

Ainda conforme o webinário supracitado, o aluno é convidado a conhecer alguns pilares para o aprendizado de uma matéria de exatas, os quais serão apresentados a seguir.

Material adequado ao seu perfil

De acordo com o perfil do aluno, existem materiais que ele pode se identificar mais ou ter mais dificuldades. A princípio, caso a pessoa tenha facilidade na área, menos dependente de videoaulas ela pode ficar.

Sem dúvida, encontrar o material mais adequado ao seu perfil fará com que a sua rotina de estudo e que o seu ciclo de aprendizado sejam otimizados.

Professor com didática facilitadora

Certamente, além de um bom material, é necessário encontrar um professor que tenha uma didática que facilite o seu aprendizado.

Insistência e persistência

Primeiramente, é recorrente a reclamação dos alunos acerca da dificuldade aprender estatística.

De fato, o primeiro contato com a disciplina é desafiador, contudo, com insistência e persistências, as portas do entendimento vão se abrindo paulatinamente para o estudante.

Resumo de fórmulas

Certamente, mais importante que um resumo de fórmulas é a prática, uma vez que a repetição fará com que o aluno memorize as fórmulas de forma mais natural e fluida.

Treino abundante

Decerto, o treino abundante contribui para dois fatores importantíssimos para o candidato: aumentar o percentual de acertos nas questões de estatística e diminuir o tempo utilizado para realizar uma questão.

5. Considerações finais

Primeiramente, nesse artigo, buscamos trazer informações sobre quais assuntos têm mais chances de cair na prova de Estatística da PF, com o propósito de auxiliar a preparação dos alunos interessados em ingressar na Polícia Federal.

Além disso, trouxemos, também, quais matérias caem para cada cargo, assim como os assuntos de estatística listados no edital.

Ademais, vale destacar que o candidato, antes de iniciar os estudos para um certame, deve analisar com carinho o edital e organizar o seu planejamento de estudos.

Desse modo, o candidato consegue otimizar o seu tempo disponível, bem como atacar os seus pontos fracos de forma mais direta.

Quanto ao certame da PF, de fato, trata-se de uma excelente oportunidade para o concurseiro, uma vez que a Polícia Federal oferece inúmeras vantagens aos seus servidores.

Por fim, desejo fé e muita dedicação aos estudos para todos vocês, um grande abraço!!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.