Artigo

Primeira fase do Colégio Naval: como se preparar

Introdução

Antes de tudo, o objetivo do artigo é passar dicas de como se preparar para a primeira fase do Colégio Naval.

O Colégio Naval é uma instituição militar de nível médio que prepara os jovens e objetiva o ingresso no Corpo de Aspirantes da Escola Naval, que é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil na qual são formados os seus Oficiais.

No Colégio Naval, busca-se incutir o gosto pelo mar e pelas coisas marinheiras. Busca-se também proporcionar uma sólida formação intelectual, moral e militar-naval.

Posteriormente, o aluno ingressa mediante concurso público e, no período que passa no Colégio Naval, recebe os conhecimentos do ensino médio, acrescidos da instrução militar-naval especializada, ministrada por seleto corpo de professores e Oficiais.

Dessa forma, alia-se a este aprendizado acadêmico e militar a intensa prática desportiva para aprimorar a condição física dos alunos.

O curso do Colégio Naval tem a duração de três anos, em caráter de internato, com uma rotina militar diária em que os seus alunos se preparam para o futuro curso da Escola Naval.

Brasão do Colégio Naval
Colégio Naval – Brasão

Requisitos

De acordo com o último edital segue a lista dos requisitos:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter 15 anos completos e menos de 18 no dia 1º de janeiro do ano da matrícula no curso;
  • Ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Ser do sexo masculino;
  • Ter idoneidade moral e bons antecedentes para a situação de futuro oficial da Marinha;
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares.

Etapas

Etapa 1

Composta da Seleção Inicial (SI), que trata das provas, é dividida em duas fases:

a) Prova objetiva composta das seguintes matérias: Matemática e Inglês com duração de cinco horas – primeira fase.

b) Segunda Fase composta de prova com as seguintes matérias: Português, Estudos Sociais, Ciências e Redação – segunda fase.

Etapa 2

Trata dos eventos complementares eliminatórios, que engloba exames físicos, documentações, e é constituída de:

a) Inspeção de Saúde (IS);

b) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – Natação e Corrida;

c) Avaliação Psicológica (AP);

d) Verificação de Documentos (VD); e

e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Etapa 3

Trata do período de adaptação (eliminatório).

Paciência

De antemão, a primeira fase do Colégio Naval aborda duas matérias-chaves para a aprovação: matemática e inglês.

Portanto, é necessário ter uma estratégia bem definida e começar a execução do planejamento com antecedência para aprender e solidificar estas duas matérias.

Atualmente, devido à concorrência e velocidade de informações, sabe-se que o ritmo de vida moderno obriga a querer ter a maior quantidade de informação no menor tempo possível, mas é preciso cautela.

As provas exigem rapidez e eficiência no estudo para concursos, mas é necessário entender que o estudo contínuo e planejado é que permitirá chegar no nível adequado.

O edital de Matemática do Colégio Naval acaba exigindo praticamente todo o conteúdo que se aprende durante todo o ensino fundamental.

E lamentavelmente muitos alunos não estudaram ou não tiveram acesso a uma educação adequada. Desta forma, é necessário aceitar que o aprendizado é gradual, pois “mais importante do que a velocidade é a direção”.

Estratégia para a primeira fase do Colégio Naval

Sabemos que o aluno do último ano do ensino fundamental quer passar no concurso dos seus sonhos o quanto antes.

Nenhum candidato quer ter uma interrupção entre o ensino fundamental e o médio. Logo, a aprovação na primeira fase do Colégio Naval é buscada na primeira tentativa.

A matemática exigida para o certame engloba todo o conteúdo do ensino fundamental.

Assim, o edital separa conteúdo programático em três grandes núcleos: aritmética, álgebra e geometria.

Por outro lado, partindo para a análise do inglês, tem-se que o conteúdo do edital de inglês parece ser mais enxuto, mas é necessário dedicar desde o início da preparação um tempo para o entendimento e para o ganho de vocabulário.

Primeira fase do Colégio Naval – Execução do planejamento para prova de matemática – Parte 1

Em síntese, especialmente nas partes Introdutórias das disciplinas, que contemplam assuntos como definições básicas. Nelas há uma sequência lógica e didática, a qual deve-se se atentar para permitir o aprendizado dos temas mais fundamentais da primeira fase do Colégio Naval.

Abaixo destacam-se os principais temas introdutórios e destaques de cada disciplina.

ARITMÉTICA: Numeração, Bases de Numeração, Operações Fundamentais: adição, subtração, multiplicação, divisão e valor absoluto de números inteiros; máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e suas propriedades; Potências e raízes; Razões e Proporções.

ÁLGEBRA: Noções sobre Conjuntos; Operações Algébricas: adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios, produtos notáveis, fatoração, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum de polinômios; Frações Algébricas: expoente negativo, adição, subtração, multiplicação e divisão; Equações e inequações do 1º Grau e do 2º Grau; Funções polinomiais.

GEOMETRIA: Linhas, Ângulos e Polígonos. Circunferência, diâmetros e cordas; Linhas Proporcionais e Semelhanças. Razões Trigonométricas; Relações métricas no Círculo: linhas proporcionais no círculo, potência de um ponto em relação a um círculo; Relações métricas nos quadriláteros e construções geométricas; Áreas Plana.

Todavia, apesar da aparente extensão da definição contida no edital, os temas nele contidos são de rápida assimilação e são os principais temas que devem ser estudados.

Primeiramente, leia o conteúdo, depois entenda o funcionamento das fórmulas e depois resolva as questões. Não queime etapas.

Todavia, não há a necessidade de esgotar ou entender o assunto totalmente antes de passar para o próximo porque alguns assuntos são independentes e isso facilita o cumprimento de metas do seu estudo.

A Matemática é uma das matérias que os candidatos têm mais receio no ensino regular, e em concursos isso não é diferente.

Por isso, massifique questões o máximo que puder porque esse é o caminho para a aprovação na primeira fase do Colégio Naval.

Importância das questões

Desde já, tenha em mente que a disciplina por vezes é complexa e não há como negar isso porque a perfeita compreensão para concursos demanda tempo e paciência.

Assim, no começo, muita gente se queixa que não entende o funcionamento das contas, das demonstrações, mas acreditem, é perfeitamente normal. Estudar matemática exige amadurecimento na disciplina, paciência e dedicação!

Por isso, é importante treinar arduamente com questões de forma contínua.

Portanto, para ganhar tempo, agilidade e conhecimento, faça muitas e muitas questões.

Logo, dedique pelo menos quatro dias na semana para estudar matemática e sempre intercale álgebra, aritmética e geometria.

Primeira fase do Colégio Naval – Execução do planejamento para prova de inglês

De antemão, o primeiro passo é ler o edital com muita atenção e basicamente há uma divisão entre interpretação e compreensão de textos e uma parte gramatical.

Dessa forma, monte um guia de estudos para a parte gramatical para dividir a sua meta de estudos e ter um melhor aproveitamento.

Posteriormente, foque na interpretação de texto porque é extremamente recomendável uma leitura diária ainda que seja por 10 a 20 minutos para ganhar vocabulário.

O ganho de vocabulários vai ganhando consistência ao longo do tempo e isso será essencial para uma boa prova na primeira fase do Colégio Naval.

Se há a necessidade de lidar com textos, então um bom jeito de estudar é lendo.

Portanto, treine sua leitura com textos da área específica do concurso para se habituar ao vocabulário e formato da escrita.

Em suma, quando a leitura ficar cansativa, use formas mais divertidas. Dessa forma, procure um livro com o tema que você gosta ou leia a letra de uma música.

Colégio Naval: https://www.marinha.mil.br/cn/node/698

https://www.estrategiamilitares.com.br/pacotes/pacote-completo-para-colegio-naval-2022/

Quer saber tudo sobre essa oportunidade? Acesse

ESTRATÉGIA MILITARES

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.