Artigo

PGR entra com ação para tirar bônus de Auditores da Receita

A Procuradoria-Geral da República propôs uma Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar contra os arts. 6º a 25 da Lei 13.464, de 10.7.2017 que dispõem sobre o pagamento de bônus de eficiência e produtividade na atividade aos Auditores da Receita Federal.

Isso porque as normas violam o art. 39, § 4º, da Constituição Federal que prevê o veto do pagamento de bonificações ou qualquer outro tipo de acréscimo ao subsídio de servidores públicos.

“O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)”

Em 2008, os servidores da Receita Federal passaram a ter a renda mensal configurada como subsídio. Contudo, em 2017, passou a vigorar a Lei 13.464 alterando a configuração de subsídio para vencimento, o que permite o acúmulo de gratificações.

O valor do bônus, de acordo com dados levantados, é de R$ 3 mil para Auditores e R$ 1,8 mil para Analistas. Os valores são pagos em valor fixo enquanto a bonificação não é regulamentada.

Para o Ministério Público, o pagamento desta bonificação bem como a configuração do pagamento em vencimento são inconstitucionais. Em face disso, a Procuradoria-Geral da República solicitou ao Supremo Tribunal que conceda a medida cautelar para a suspensão da eficácia das normas impugnadas.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Concurso Receita Federal

Há seis anos sem realizar concurso público, a Receita Federal do Brasil solicitou, ao Ministério da Economia, um pedido de autorização para realização de um novo certame. A solicitação abrange o total de 3.360 vagas.

Atualmente, o órgão já acumula mais de 22 mil cargos vagos. Desses, 12.226 cargos são de Auditores Fiscais. Além disso, vale lembrar que foi publicada uma Portaria que destina 100 vagas à reversão de aposentadorias no ano de 2020 para a Receita Federal. Dessas, 50 são para Auditor-Fiscal e as outras 50 para Analista-Tributário.

Concurso Receita Federal


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.