Artigo

PASSOS DE GIGANTE 86/365

Fala Águia! Hoje vamos concluir um tema muito relevante: ESTABILIDADE X ESTAGNAÇÃO. Fiz as seguintes perguntas no instagram @lacerdaf3:

VOCÊ IRÁ DE CORAÇÃO FAZER A DIFERENÇA NO SERVIÇO PÚBLICO?
  • Seria o serviço público sinônimo de ineficiência?
  • Seria o serviço público um cabide de emprego?
  • Seria possível ser feliz e servidor público ao mesmo tempo?
  • Seria possível continuar crescendo AD ASTRA ET ULTRA como servidor público ou a ESTAGNAÇÃO é algo do qual não se pode escapar?

Antes de respondermos as perguntas de hoje e fecharmos o assunto de ontem, vamos, inicialmente, citar três definições.

SEGURANÇA

  1. Situação do que está seguro; afastamento de todo perigo.
  2. Certeza, confiança, firmeza.
  3. Garantia, caução.

ESTABILIDADE

  1. Solidez e segurança; qualidade daquilo que é estável.
  2. Permanência ou duração; que não se altera: a estabilidade do poder.
  3. Circunstância em que uma pessoa não corre o risco de ser demitida, situação do funcionário público que, admitido por concurso, só pode ser demitido por ação judicial.

ESTAGNAÇÃO

  1. Condição ou estado do que se encontra estagnado; que não flui nem se movimenta.
  2. Sem que haja progressão; que não progride ou evolui; ausência completa de atividade ou movimento; paralisação.
  3. Circunstância em que não há crescimento ou evolução.

E aê, Águia? Você está buscando estabilidade ou estagnação?

Pat Riley e o craque Wade do Miami Heat.

“Um dos segredos do sucesso de Pat Riley, o lendário técnico da NBA, é seu compromisso com a melhora gradual e constante. Em 1986, ele enfrentou um grande desafio: seu time achava que tinha jogado da melhor forma possível, mas mesmo assim perdera o campeonato do ano anterior. Para estimulá-los a passar o próximo nível, ele os convenceu de que, se cada jogador melhorasse o desempenho em apenas 1 por cento em cinco áreas-chave, tudo seria diferente.

A genialidade desse plano foi a sua simplicidade: todo mundo tinha certeza de que poderia alcançá-lo. Cada jogador só precisava se dedicar a uma melhora de 5 por cento. Porém, multiplicado por 12 jogadores, isso produziu um desenvolvimento de 60 por centro para o time – a melhor temporada que tiveram!

O que você poderia realizar com melhorias pequenas, porém constantes? (ROBBINS, Anthony, pag. 102. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Eu já estive do outro lado (estudante/concurseiro) e não foi por uma ou duas vezes… foram várias… Sim… o medo existe… de vez em quando bate um desânimo e perto da prova a ansiedade pode atacar.

Sabe o que faz a diferença entre o aprovado e o reprovado?

O aprovado busca ignorar ou superar o medo.

Diante do desânimo, o aprovado toma uma pílula de motivação ou pensa no seu propósito para manter acesa a chama da fé, do foco e da força.

Quando a ansiedade bate, ou ele age de forma fria e calculista reforçando para o si o quão está preparado ou busca um reforço em sua espiritualidade.

Comigo, foi assim. Estudei… Persisti… Caí… Levantei… Caí novamente… e Ufa… consegui… Aprovado… Concurso Anulado… Vamos para Justiça… 9 (nove) meses … Retorno do concurso… Nomeação… Entrada em exercício. Depois, casamento, lua de mel dos sonhos, apartamento das galáxias, viagens, descanso abençoado, diversão, ajudar a família… e o que eu mais queria era completar minha escalada com mais dois degraus:

  • trabalhar duro;
  • melhorar o nosso país, o nosso BRASIL.

Aqui eu encaixo a parte 2 dos Passos de Gigante 85, se não leu, desculpa, mas não vai entender nada. Leia.

2015 – Tudo pelo dinheiro. Carreira de Prático.

2016 – Retorno para o vício dos jogos eletrônicos.

Com a sementinha plantada pelo Érico Rocha, recebi um convite no início de 2017 para participar de um treinamento de inteligência emocional, chamado Método CIS. Quem me chamou foi um amigo do quartel – FÁBIO MARQUES. Ele havia acabado de fazer um treinamento com a Márcia Belmiro na SBC – Sociedade Brasileira de Coaching.

Eu já havia pesquisado um curso de Coaching, pois estava louco para pedir exoneração da SEFAZ-RJ, nada funcionava naquele lugar, na verdade, nada acontecia na velocidade que eu gostaria… reuniões para marcar reuniões… eventos sem ata… reuniões sem pauta… enfim… completa ineficiência. EU COMECEI A FALAR O TEMPO TODO: ADEUS CARREIRA DE AUDITOR FISCAL, ADEUS! Só tem um detalhe: eu não tinha coragem para falar isso para ninguém.

Depois de um mês de pesquisa sobre uma instituição de credibilidade para realizar a formação completa como “Coach”, fiquei entre SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) e FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico).

A comunicação dos outros palestrantes não me conquistou, mas de alguma forma eu vi alguma coisa no Paulo Vieira que chamou minha atenção.

Saí do método CIS alucinado, hahahahahaha… só que dessa “droga” (pílula azul) minha esposa não queria experimentar. Eu, literalmente, saí da matrix depois de conhecer algumas pessoas bem diferenciadas. Não vou entrar em detalhes sobre como o problema do relacionamento foi resolvido, não agora.

Depois de um ano e meio investindo pesado em mim e mais de 30 livros lidos, entendi que mais uma vez o problema estava COMIGO! Era muito mais fácil FALAR MAL DO SERVIÇO PÚBLICO, do que buscar melhorá-lo. Aprendi o que é autorresponsabilidade e decidi aplicar na minha vida pessoal e profissional.

Como não costumo desistir, na verdade nem sei que palavra é essa, vocês sabem? Hahahahahah… Advinha o que aconteceu?

De tanto mentalizar, não que é aconteceu. DE NOVO!

Arrumei um jeito de dar uma palestra para praticamente metade dos auditores fiscais do Estado do Rio de Janeiro, o tema da palestra era o SINCAD – Sistema Integrado de Cadastro. Aquele que seria engavetado, lembra? É amigo… é amiga… Quando você descobre como o “MECANISMO” funciona, ainda que de forma desafiadora, você consegue ter grandes resultados dentro do serviço público. Na palestra eu busquei plantar a sementinha na cabeça e no coração de cada servidor público. Mais uma vez, fiz a minha parte. Plantei PRODUTIVIDADE e SONHOS!

Primeiro ponto: sozinho, eu JAMAIS teria conseguido colocar o sistema em produção. JAMAIS! Hoje, eu tenho orgulho de dizer que as empresas no Rio de Janeiro abrem em até um hora. É isso mesmo, 60 minutos e XÔ BURROCRACIA!

Como eu resolvi o problema do serviço público?

  1. Pedindo ajuda para muita gente;
  2. Contagiando meu time (afinal, eu estou Coordenador de Cadastro);
  3. Fazendo política com órgãos externos; e
  4. Principalmente, mudando o metro quadrado que me cerca.

ALELUIA! AGORA SIM! EU SOU MOVIDO A RESULTADOS! SEM RESULTADOS, O QUE EU ESTARIA FAZENDO NO SERVIÇO PÚBLICO?

Feche os olhos e reme… a água vai aparecer! Creia!

Mamando nas tetas do Governo, mas que MERDA HEIN! Entenderam o porquê do meu desespero dentro do serviço público. Em alguns momentos parecia que eu estava remando com meu bote no deserto.

Comecei a pedir a pauta antes das reuniões, embora eu ainda tenha muito, mas muito para melhorar como servidor público exemplar. FALTA MUITO! Sim, eu sou exigente! Estamos falando de dinheiro público e deveriam existir controle rigorosos de desempenho/produtividade. Alguém aê lembra da famigerada frase: “AQUILO QUE NÃO PODE SER MEDIDO, NÃO PODE SER MELHORADO?”

Muitos gestores foram trocados na SEFAZ-RJ e os resultados começaram a aparecer. ALELUIA NOVAMENTE! Fim do ECF (emissor de cupom fiscal), criação da NFC-E (Nota Fiscal Consumidor Eletrônica), Cadastro Integrado, ITD-Digital, DEC (Domicílio Eletrônico do Contribuinte), E-Procuração, Fisco Fácil e vem muito mais por aê…

O Estado do Rio de Janeiro estava literalmente na merda depois de ter sido roubado por pelo menos 20 anos. A lista dos marginais, crime de corrupção, é conhecida: GAROTINHO, ROSINHA, PEZÃO E CABRAL.

Diante disso tudo, eu retorno com os questionamentos realizados no início dos Passos de Gigante 86:

  • Seria o serviço público sinônimo de ineficiência?

R. Se depender de mim e de você, ÁGUIAS E GIGANTES, claro que não! Faça a diferença não importa em que cargo ou órgão você esteja.

  • Seria o serviço público um cabide de emprego?

R. Claro que não, mas os critérios de produtividade devem ser revistos e padronizados por uma lei federal, no mínimo.

  • Seria possível ser feliz e servidor público ao mesmo tempo?

R. COM CERTEZA ABSOLUTA! Eu criei um novo significado para o meu trabalho dentro da Secretaria de Fazenda, parei de reclamar e comecei a agir de forma inteligente, muitas vezes tendo que fazer uso da política, embora o cargo seja estritamente técnico.

  • Seria possível continuar crescendo AD ASTRA ET ULTRA como servidor público ou a ESTAGNAÇÃO é algo do qual não se pode escapar?

R. É plenamente possível continuar crescendo AOS ASTROS E ALÉM, contagiando outras pessoas/servidores. SEJA A DIFERENÇA!

E aê, já decidiu? Estabilidade ou Estagnação?

Eu optei pela estabilidade? Claro que não, ela é um direito constitucional do servidor público, assegurado pelo artigo 41 da Carta Magna. Nunca fiz concurso público pela estabilidade. No início foi pelo sonho de ser piloto de caça, depois foi pelos ótimos salários das carreiras fiscais.

Se você conhece minha trajetória, se você está comigo desde o Passo de Gigante 1, sabe muito bem que eu ODEIO ESTAGNAÇÃO. Não faça isso com você, com quem te cerca e, principalmente, com os cidadãos que pagam os salários do serviço público.

Estamos em 2019, eu desisti de deixar a carreira de fiscal, pelo menos, por enquanto… Estou feliz lá… eu sou o único responsável por fazer a minha felicidade naquela ambiente, haja o que houver.

Estou de licença paternidade, depois saio de férias e retorno para minhas atividades em julho. Agora é hora de cuidar e amar muito as crianças, os gêmeos abençoados que alegram o meu dia diariamente.

O que você poderia realizar com melhorias pequenas, porém constantes? Não é por que você passou no concurso dos seus sonhos que vicê irá se aposentar, certo? (Já estou declarando a sua aprovação, então faça a sua parte, senta a bunda e estuda até passar!)

A partir daqui, exercício de Provérbios. 14 DE ABRIL, CAPÍTULO 14.

Se você já fez, ok… se não sabe do que estou falando, leia as orientações contidas nos Passos de Gigante 72.

PROVÉRBIOS – CAPÍTULO 14 (Escrito por Salomão, o homem mais sábio do Universo)

A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.
Quem anda direito teme o Senhor, mas quem segue caminhos enganosos o despreza.
A conversa do insensato traz a vara para as suas costas, mas os lábios dos sábios os protegem.
Onde não há bois o celeiro fica vazio, mas da força do boi vem a grande colheita.
A testemunha sincera não engana, mas a falsa transborda em mentiras.
O zombador busca sabedoria e nada encontra, mas o conhecimento vem facilmente ao que tem discernimento.
Mantenha-se longe do tolo, pois você não achará conhecimento no que ele falar.
A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa.
Os insensatos zombam da idéia de reparar o pecado cometido, mas a boa vontade está entre os justos.
Cada coração conhece a sua própria amargura, e não há quem possa partilhar sua alegria.
A casa dos ímpios será destruída, mas a tenda dos justos florescerá.
Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.
Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza.
Os infiéis receberão a retribuição de sua conduta, mas o homem bom será recompensado.
O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.
O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.
Quem é irritadiço faz tolices, e o homem cheio de astúcias é odiado.
Os inexperientes herdam a insensatez, mas o conhecimento é a coroa dos prudentes.
Os maus se inclinarão diante dos homens de bem, e os ímpios, às portas da justiça.
Os pobres são evitados até por seus vizinhos, mas os amigos dos ricos são muitos.
Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados!
Não é certo que se perdem os que só pensam no mal? Mas os que planejam o bem encontram amor e fidelidade.
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.
A riqueza dos sábios é a sua coroa, mas a insensatez dos tolos produz apenas insensatez.
A testemunha que fala a verdade salva vidas, mas a testemunha falsa é enganosa.
Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos.
O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.
Uma grande população é a glória do rei, mas, sem súditos, o príncipe está arruinado.
O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.
O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.
Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.
Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados; os justos, porém, até em face da morte encontram refúgio.
A sabedoria repousa no coração dos que têm discernimento e mesmo entre os tolos ela se deixa conhecer.
A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo.
O servo sábio agrada o rei, mas o que procede vergonhosamente incorre em sua ira”.

Provérbios 14:1-35

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma semana extraordinária! :) Façam os exercícios propostos! Só assim os resultados aparecerão! :) Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.