Artigo

PASSOS DE GIGANTE 58/365

Falaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa… Preparado para a calar a voz interior? Hoje é dia de matar a franga! Promessa é comprometimento… Ei ei… cala a boca, Magda! Promessa é dívida! Cê é louca?

Não… Promessa é comprometimento. Qualquer coisa pode se tornar o que você quiser que ela se torne… Combinado? Você pode até não entender isso neste momento… Decole comigo nos Passos de Gigante de hoje e sinta, veja, ouça cada uma das palavras que eu vou te falar AGORA… Se ficares comigo até o final, não só seus estudos, mas sua vida será transformada… Isso é uma promessa?

SEPULTAMENTO DA FRANGA

Mais uma? PROMETEU VAI TER QUE CUMPRIR! Ihhhh agora?

Depende? Sim ? Não? Talvez…

De todo o meu coração, rogo a vocês que sejam GENTIL SEMPRE! Nós não temos a menor ideia dos problemas que cada pessoa vive no Universo. Todos nós temos desafios pela frente, algumas pessoas desafios menores (na sua lente… no seu modo de viver a vida)… outras pessoas desafios maiores (na lente dela… é um grande problema). Cada GIGANTE aqui tem a sua montanha para escalar. Cada ÁGUIA tem o seu voo soberano a ser realizado…

“Quais são alguns modos saudáveis de melhorar seu estado emocional, sem recorrer a cigarros, álcool, excesso de comida, abuso do cartão de crédito ou qualquer outra coisa que tenha consequências negativas?

Vamos aproveitar alguns minutos para pensar neles!

  1. Faça uma lista dos modos positivos que você usa para substituir instantaneamente os sentimentos dolorosos por sentimentos prazerosos.
  2. Acrescente alguns modos que você nunca experimentou antes, mas acha que também poderiam mudar positivamente seu humor. Não pare antes de ter pelo menos 15 ideias escritas, de preferência 25 ou mais. Esse é um exercício que você provavelmente desejará repetir até descobrir centenas de modos saudáveis de mudar seu estado de espírito. (ROBBINS, Anthony, pag. 71. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Eu já disse para vocês em Passos anteriores sobre os meus vícios em jogos e em pornografia. Só consegui me livrar deles vencendo um dia de cada vez. Aproveita essa sugestão do Tony, faça a lista… experimente… é muita sandice acreditar que você terá resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coias.

Em 2018 eu fiz uma promessa, gravar 52 vídeos no youtube, um por semana, sem estúdio, sem time, sem conhecimentos sobre gravação e muito menos sobre edição… sem microfone… sem câmera especial, sem mesa digitalizadora… sem trilha sonora, sem curso especializado e sem mais um montão de coisas… FALTAVA-ME TUDO ISSO… E a franga… a voz interna que sabota os sonhos poderia ter falado mais alto e me impedido de fazer tudo o que eu fiz…

FEITO É MELHOR QUE PERFEITO! Ainda que você não tenha todos os recursos necessários, ESTUDE! Se existem duas opções no mundo…

APRENDER e VENCER… Quando você erra, opte SEMPRE por aprender. Entendido?

ANOTA ISSO ÁGUIA!

“Tudo o que você não tem HOJE é pelo que VOCÊ NÃO SABE, pois se você soubesse JÁ TERIA!” (Paulo Vieira)

Se eu tivesse o conhecimento dos profissionais, então eu poderia fazer igual ou melhor? Claro que sim! Por que pensar diferente disso?

A tendência para aqueles que estão na média (mediocridade) é DESISTIR! Muitas vezes nem chegam a tentar… correr riscos? o quê? tô fora…

VOZ DA FRANGA MALDITA

Caracaaaaaaaa! Que voz dos infernos é essa que te joga para baixo? Então habita dentro de mim algo que pode me derrubar? que pode me destruir? que pode sabotar todos os meus resultados?

É… é isso mesmo… Dentro de cada um de nós existe uma voz interna. Eu gosto de dizer que existem duas… Uma EU FILTRO e dependendo do que ela estiver falando eu coloco no MUTE e a outra, em regra, EU AUMENTO O VOLUME! Se você não sabe o que é mute (colocar no mudo), não tem problema… VOCÊ PODE PUXAR A DESCARGA E MANDAR ESSA VOZ EMBORA!

Faça, quando você puder, o método CIS (treinamento de inteligência emocional)… inúmeras mudanças poderão acontecer a partir dessa experiência. Ficará mais claro como e por que matar a franga… matar essa voz interna que sabota não só seus estudos… mas a forma como você lida com a sua espiritualidade, com seus pais, seus filhos, seu cônjuge, seus irmãos, seus amigos, sua saúde, seu dinheiro, suas emoções, suas doações, sua profissão…

Se a sua VOZ INTERNA é poderosa e tem te trazido só sucesso. Parabéns. Chamamos de franga a voz interna negativa, entendido?

Olha para a sua vida HOJE! AGORA! Que voz tem falado mais alto na sua vida?

“Que é besteira dizer eu te amo para quem está contigo! Que é uma bobagem estudar para concurso público!”

FRANGA (VOZ INTERNA NEGATIVA) ” – Ah… Ele(a) já sabe que você o ama… não precisa ficar repetindo isso toda hora… você não é papagaio… quebrou o disco… vitrola arranhada… fica repetindo isso não… ele(a) já sabe”.

Esse é apenas um exemplo, no pilar dos relacionamentos. Agora, vamos para outro… no pilar intelectual.

FRANGA (VOZ INTERNA NEGATIVA): ” Xi… você está errando muitas questões, você realmente acredita que irá passar desse jeito?”

FRANGA: “Todo mundo aproveitando o carnaval, geral pegando geral, ninguém é de ninguém… curtição rolando solta e você nesse quartinho miserento estudando sem parar… larga disso… isso não tem futuro não… vai lá fora… aproveita pelo menos um bloquinho… dois… três… não vai te matar… e o que não te mata, te deixa mais forte, lembra? Vai até te deixar mais animado para estudar…”

PAULO GUEDES – NÃO VAI TER CONCURSO

FRANGA: “Hahahahahaha… você se matando de estudar igual a um trouxa e agora o Paulo Guedes acabou com os seus sonhos OTÁRIO! OTÁRIA! Seu ridículo! Sua ridícula! Para de estudar! VOCÊ ESTÁ DEIXANDO DE VIVER! NÃO VAI TER CONCURSO!”

O que fiz agora foi IDENTIFICAR A VOZ NEGATIVA (FRANGA).

Porque só temos como vencer algo, quando temos PLENA consciência da existência de um oponente. CLAREZA! Como vencer qualquer coisa se eu sequer sei que ela existe? IMPOSSÍIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIVEL! Então vamos MATAR A FRANGA?

Quando você ouvir a franga, você irá anotar exatamente o que ela está falando para você. Depois você vai realizar uma classificação, vai informar o comportamento, o resultado principal de ouvir essa voz e quais outros resultados poderiam acontecer como consequência de ouvir a franga. Combinado?

Vamos acompanhar JUNTOS três casos, dois deles foram extraídos do livro “O PODER DA AÇÃO, PAULO VIEIRA” e foram adaptados para facilitar o seu entendimento. (VIEIRA, Paulo, pags. 44/55. O Poder da Ação: Faça sua vida ideal sair do papel. 12ª ed. São Paulo: Gente, 2015)

Ao final de cada caso, iremos registrar:

  • FRANGA/VOZ INTERNA DISFUNCIONAL FALANDO (NEGRITO)
  • CATEGORIA (VERDADE, MENTIRA OU BRINCADEIRA)
  • COMPORTAMENTO
  • RESULTADO PRINCIPAL
  • CONSEQUÊNCIAS POSSÍVEIS

CASO 1 SAÚDE

Picanha Wagyu – Experimenta e depois me conta… :)

Você saí para almoçar e se depara com uma PICANHA! Bem suculenta… sente o cheiro… ouça o barulho dela chapa… shhhhhiii… veja aquele pedação de carne com aquela gordurinha deliciosa… Viu? Ouviu? Sentiu?

Diante desse cenário, você estava se preparando para SEPARAR A GORDURA DA CARNE… pois seu colesterol ruim (LDL) está alto… você está gordo! você está com uma barriguinha sem vergonha… e daí eis que surge a franga:

“Ah! Você come tão pouco e mesmo assim não para de engordar, essa gordurinha não é nada… é o seu metabolismo que é lento demais… olha só para ela… que linda… olha isso… ela tá no ponto… vai derreter na sua boca… como é que algo tão gostoso vai te fazer mal, deixa de ser TROUXA E MANDA LOGO ESSA PICANHA PARA DENTRO COM TUDO O QUE TEM DIREITO! SEJA HOMEM RAPAZ!”

  • CATEGORIA: Mentira
  • COMPORTAMENTO: eu justifico que vou comer e diminuo a minha culpa, pois é responsabilidade do metabolismo lento, não tem nada de errado comigo.
  • RESULTADO PRINCIPAL: Obesidade
  • CONSEQUÊNCIAS POSSÍVEIS: problemas de saúde (já está com colesterol alto), problemas conjugais, baixa produtividade profissional, pouca atividade sexual etc.

CASO 2 PROFISSIONAL

DÓLAR DISPARA E PREJUDICA IMPORTAÇÕES

Você fez uma importação de mercadorias para arrebentar as vendas no natal de 2018. Encomendou todos os produtos dos Estados Unidos e fez uma ótima negociação, o dólar estava cotado a R$ 2,50. O preço de pagamentos desses produtos é cotado em dezembro (D+90) da data da compra realizada em setembro.

Dezembro chegou… as mercadorias também… O dólar subiu para R$ 4,00. Como você (empresário) vai pagar essa conta? Como você vai retirar a mercadoria nos portos (desembaraço aduaneiro)? E a operação tartaruga da Receita Federal, será que você vai conseguir retirar?

Diante desse cenário, você está preocupadíssimo… você já pediu dinheiro a juros elevados e não sabe mais o que fazer. Abram alas para ela… a franga… eis que ela surge e diz:

“Ah… relaxa também né… você está no Brasil e aqui TUDO é mais difícil para o empresário… Tudo! No Brasil não tem regras claras… e para piorar elas podem mudar do dia para noite… tem muita burocracia… o Governo não funciona… é todo mundo corrupto… dá um calote em geral… fecha as portas e SAÍIIIIIIIII DO BRASIL!!!”

  • CATEGORIA: Verdade (é desafiador ser empresário no Brasil, mas por que outras empresas têm sucesso? Algumas até começaram depois dele e estão crescendo de forma surreal, mesmo com todos os problemas).
  • COMPORTAMENTO: eu acuso o Governo e todo o sistema na tentativa de me eximir da responsabilidade pela crise financeira.
  • RESULTADO PRINCIPAL: Crise empresarial
  • CONSEQUÊNCIAS POSSÍVEIS: problemas financeiros, problemas emocionais, dificuldade nos relacionamentos, estresse etc.

CASO 3 INTELECTUAL

Você está lá estudando… no seu quartinho… na seu escritório… na biblioteca… seja onde for… de repente.. não mais que de repente surge uma notificação no seu celular… no seu computador… no seu tablet… seja onde for… :)

De repente, não mais que de repente ela aparece junto, ela quem Raphael? A FRANGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA… e diz assim:

VOCÊ BRINCANDO DE ESTUDAR

“Você está bem hein Raphael! Já estudou para caracaaaaaaaaaaaaaaaaa… o que é uma notificaçãozinha? Não vai te atrapalhar em nada… você precisa de uma pausa… você não é uma máquina… você já estudou demais por hoje… De tanto você estudar, seus olhos vão sangraaaaaaaaargh… de tanto estudar você vai ficar cego…. “

Você, todo BOBÃO, dá as mãos para a franga, para de estudar e vai para o instagram, facebook, whatsapp, netflix e por lá fica….

  • CATEGORIA: Brincadeira
  • COMPORTAMENTO: fechar os olhos para o desafio de estudar mais e melhor tirando sua importância e o foco dos estudos
  • RESULTADO PRINCIPAL: Perda de produtividade nos estudos
  • CONSEQUÊNCIAS POSSÍVEIS: reprovação eterna, baixa auto-estima, sentimentos de incapacidade etc.

A sua franga é diferente das três apresentadas acima? Você ficou chateadinho quando o Paulo Guedes falou que não teria mais concurso esse ano? Parou de estudar, foi? Ou parou por que não acredita mais em você?

O exercício abaixo tem como objetivo você IDENTIFICAR E ELIMINAR A SUA MALDITA FRANGA (Voz interna)! Ele foi adaptado do livro “O PODER DA AÇÃO, do autor Paulo Vieira”.

IDENTIFICAÇÃO E ELIMINAÇÃO DA FRANGA MALDITA/VOZ INTERNA NEGATIVA

AVISO: tem escrever galera, do contrário, NÃO FUNCIONA!

  1. Identifique qual área da sua vida está deficiente.
  2. Identifique quais resultados negativos você vem obtendo nessa área.
  3. Identifique (escreva) o que a franga tem falado para você a respeito da área que você indicou e que está produzindo esses resultados negativos.
  4. Agora, use a classificação dos exemplos acima para essa maldita voz interna (categoria, comportamento, resultado principal e consequências possíveis).
  • CATEGORIA
  • COMPORTAMENTO:
  • RESULTADO PRINCIPAL:
  • CONSEQUÊNCIAS POSSÍVEIS:

5. Agora imagine-se ULTRA PODEROSO, imagine que você já alcançou o RESULTADO DESEJADO.

Águias, imaginem mesmo… se for aprovação no concurso, fechem os olhos… imagine-se tomando posse… vendo seu nome no Diário Oficial… colocando uma roupa especial para a sua grande festa… as pessoas que você mais ama contigo… se foi um churrascão, imagina o cheirinho da carne… se foi um casamento tão aguardado… ouça a marcha nupcial…

Nesse quinto passo, quanto mais alto for o seu VOO de ÁGUIA SOBERANA (VISUAL SINESTÉSICO AUDITIVO), melhor será o resultado.

6. Sabendo que criamos nossa realidade através da imaginação, o que você diz para essa FRANGA MALDITA? ESCREVEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE…

MORREU! AGORA ASSA E COME ESSA FRANGA ASSADA!

Fez isso? Uau! QUE PASSO DE GIGANTE VOCÊ DEU! Estou orgulhoso de você! Agora NINGUÉM TE SEGURA! NINGUÉM! SUA VIDA SERÁ EXTRAORDINÁRIA!

Quer um pouco de realidade?

“Em primeiro lugar, você precisa entender e levar a sério o impacto do que a franga fala para você, para que quando indevidamente você ouvir o som da voz dessa maldita franga… você reconheça todo o mal que ela vem produzindo na sua vida.

Em segundo lugar, sempre que você ouvir a franga, você deve ter à mão o RESULTADO JÁ OBTIDO (IMAGINADO) e você irá repeti-lo com ênfase pelo menos cinco vezes.

E, por fim, esse resultado tão desejado, sua aprovação (ou qualquer área da sua vida que esteja deficiente) deve ser imaginado todos os dias antes de dormir… até que, por repetição, ele seja uma realidade na sua vida e a maldita franga esteja morta, sepultada, virou pó… NÃO EXISTE MAIS!

VOCÊ VENCEU!!!

Te falei do Youtube, do meu comprometimento e tinha um objetivo por trás disso… Em 2018 eu fiz trato comigo e com DEUS (e você pode fazer um trato com quem você quiser… eu diria até que quanto mais gente melhor… comprometimento público).

Quando gravei o primeiro vídeo fiquei assustado, pois ele teve mais visualizações do que eu imaginava… agora imaginem se eu não tivesse apertado a tecla MUTE na maldita franga?

Em 27 de novembro de 2008, meu último dia de trabalho como Sargento da Aeronáutica no PAME – Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica, escutei do Comandante do Quartel, Coronel Fernando:

” Você é um louco! Um louco corajoso…, mas não deixar de ser um louco!”

É galera… às vezes a FRANGA GANHA VIDA… e fala algumas coisas bem na sua cara!!! Contigo… são seus pais que não acreditam em você? seus amigos? seu cônjuge? Ou eles acreditam em você, mas acham que concurso público não é algo sério no Brasil? É tudo carta marcada… tudo combinado… eles fazem essas provas, ganham dinheiro, mas os aprovados são os amigos dos amigos.

Cá entre nós… e muito mais fácil pensar assim e VIVER UMA VIDA DE MERDA! Viver na média… vai lá… arruma um trabalhozinho… ganha um dinheiro… paga as continhas… faz um ou mais filhinhos… depois se aperta todinho para pagar as contas… torce desesperadamente para sexta-feira chegar logo e UFA! Estou livre dessa bosta! ODEIO o que eu faço…

Conheço pessoas que AMAM e que ODEIAM o que fazem na iniciativa privada? E da mesma forma também existem pessoas assim no serviço público… não pense você que a vida é uma mar de rosas… e ainda que você pense isso, pelo menos tenha o bom senso de lembrar dos espinhos.

De 2003 a 2008, investi e multipliquei dinheiro para deixar a carreira estável… de 2008 a 2012 , foi o tempo planejado para escoar o dinheiro… ou seja, eu teria 5 anos para ser aprovado… era isso ou era isso. De 2013 a 2017, eu decidi aproveitar muito, mas muito a vida e sem me preocupar com absolutamente nada… nada vezes nada… viagens… bons restaurantes… um bom carro… estar próximo dos familiares… ser um bom profissional… É… mas no final de 2016 eu já estava cansado dessa vida… na verdade… INCONFORMADO… pois tudo era para mim e para os meus próximos… e em alguém momento abriu-se um clarão e disse:

” A vida pode ser muito mais do que isso, meu filho”.

Em 2017, houve um investimento forte em desenvolvimento pessoal… Só para você ter uma ideia de quanto vale a pena estudar… o que eu investi em um único ano ($$$$) foi o mesmo que levei cinco anos para gastar no projeto concurseiro.

Em 2018 nasceu o canal do youtube… e você nem imagina o quanto a franga quis falar alguma coisa… dei logo um mata-leão e coloquei para dormir.

Em 2019 nasceu o projeto dos Passos de Gigante para contribuir… para doar… para de todo meu coração agradecer a DEUS por todas as bençãos recebidas.

Gosto de uma frase de T. Harv Eker, que diz: “A maneira como você faz qualquer coisa é como você faz tudo.”

AMIGOOOOOOO, AMIGAAAAA… Se você tem feito TUDO ERRADO, a hora da VIRADA É AGORA! O texto de hoje é em homenagem a um jovem de apenas vinte anos que , recentemente, me questionou se ele seria alguém na vida. Vou preservar o seu nome amigo. Te amo! Se cuida! E se você não conseguir vencer essa voz, procure ajuda profissional.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um DOMINGO DAS GALÁXIAS e uma VIDA NOVA, SEM FRANGA e com a aprovação que você tanto deseja. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente artigo, Balboa, como todos os outros. Estou atrasada nos passos de gigante mas prefiro estar atrasada a perder algum, pois sei que eles são simplesmente sensacionais!! Sempre Grata! Tamo juntooooooooooo!
    Mari em 03/04/19 às 13:38
  • Valeu professor! Não consigo acompanhar todos, mas quando dá consigo pegar muito ensinamentos!
    Herson em 18/03/19 às 13:34
  • Agradecido Van! ;) Seu feedback é muito importante para o nosso crescimento!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 18/03/19 às 04:52
  • Chá de besteirol total, um texto medonho com um monte de asneiras.
    Conversando com loucos em 17/03/19 às 14:10