Artigo

PASSOS DE GIGANTE 42/365

Falaaaaaaaaaa Águiaaaaa… ontem, nos Passos de Gigante 41 falamos sobre a matriz da plenitude. Hoje, falaremos sobre Procrastinação. O tema foi bastante explorado no webinário (se não viu, clique aqui e separe um tempo de qualidade para essa missão), então se prepara e fica comigo até o final, pois eu tenho uma surpresinha para vocês. :)

“A protelação é um dos meios mais comuns de evitar a dor. No entanto, em geral, adiar a ação apenas causa mais dor no futuro.

Quais são as quatro ações que você vem adiando e que precisam de sua atenção hoje? Faça uma lista, e em seguida responda às seguintes perguntas:

  1. Por que não realizei essa ação? No passado, que tipo de dor associe à sua realização?
  2. Que tipo de prazer obtive no passado ao ceder a esse padrão negativo?
  3. O que isso me custará caso eu não mude agora? Como isso me faz sentir?
  4. Que prazer receberei ao realizar cada uma dessas ações agora mesmo?” (ROBBINS, Anthony, pag. 55. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Para não sermos repetitivos em relação ao webinário, iremos abordar um outro aspecto em relação à procrastinação. Vamos estudar um pouco sobre hábitos e como esse assunto está relacionado ao tema desse Passo.

Pode parecer óbvio, porque é óbvio mesmo, mas ninguém faz ou a maioria tenta e desiste rápido. O problema está todo está na desistência, pois se você insistir o hábito ruim é substituído pelo hábito bom.

Estamos falamos do seu corpo e da sua mente. Eles amaaaaam DOPAMINA!

Dopa o quê? Não é para dopar ninguém… calma aê que eu te explico!

Dopamina é um hormônio neurotransmissor de grande importância para a vida, localizado e produzido no cérebro, pela ativação da enzima tirosina hidroxilase.

Trata-se de um composto químico (3,4-dihidroxi-feniletanamina) de fórmula molecular C8H11NO2, que atua como um mensageiro do nosso corpo e, quando liberada pelo hipotálamo, produz a sensação de bem-estar. (fonte: https://www.todoestudo.com.br/biologia/dopamina)

Assim, a dopamina é liberada durante a prática de exercícios, meditação, o ato sexual e mesmo quando estamos comendo algo apetitoso.

O prazer vicia, afinal… amamos dopamina… já pensou se fosse viciado em tudo o que é bom? Não estou falando de chocolate, de pizza, de dinheiro e muito menos de sexo. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh…

Ah, nada! Que isso águia? Estamos falando de criar os HÁBITOS CERTOS para vencer a procrastinação nos estudos. Se você fizer isso, não tem nada que você não possa fazer.

Quer fazer com que estudar seja molezinha? Crie estímulos para transformar isso numa rotina. O ser humano gosta disso. Talvez você já esteja acostumado a estudar, talvez não… , mas o fato de entender os seus hábitos é importantíssimo para vencer a procrastinação.

Quer um exercício prático e realista? A partir de hoje, melhor… a partir de agora, todas as vezes que você procrastinar, você irá responder as perguntas:

“Por que eu parei de estudar agora? Qual foi o gatilho/ a deixa para que eu parasse de estudar?”

Ah, Raphael, mas eu não comecei a estudar… então vamos ainda mais longe…

“Por que eu não comecei a estudar? Quando eu estava me preparando para estudar, o que me impediu?”

RESPONDE! ANOTA ISSO! Você quer ficar parado ou produzir?

Se você ainda estiver com dificuldade em entender o procedimento, não tem problema. Vamos mais fundo agora e com ajuda da turminha de Harvard. Olha a surpresa aê :)

PERGUNTAS CHAVES: processo de investigação, segundo a Harvard Medical School. O objetivo aqui é você buscar o autoconhecimento para substituir o hábito ruim por outro bom. Após as perguntas, eu inseri uma imagem para facilitar o entendimento.

PERGUNTAS no momento do gatilho do hábito ruim:

ONDE? Onde eu estou estudando?

HORÁRIO? Que horas eu faço isso?

ESTADO EMOCIONAL? Como eu estou me sentindo? Alegre? Triste? Deprê? Excitado?

PRINCIPAL PERGUNTA -> ACOMPANHANTE: Com quem ou com que eu estou nesse momento?

AÇÃO ANTERIOR: Qual foi a ação imediatamente anterior à execução do hábito a ser substituído?

No exemplo abaixo, o concurseiro estava no seu local de estudo (biblioteca, quarto, escritório…); no horário da noite (entre 21h e 00h); ele estava entediado, cansado e achando muito chato estudar; ele estava com o celular e as notificações ligadas; e ação imediatamente anterior a checar o celular foi o sinal sonoro e luminoso na tela do aparelho.

(DUHIGG, Charles, pag. 67. O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012)

Vou usar o exemplo do celular, pois esse tem sido um dos maiores vilões, ladrões das horas de estudo. Malditas notificações de celular ou seriam benditas? Relativo… depende da notificação e do objetivo dela.

Se é um familiar próximo que está doente e você personalizou seu celular para receber um lembrete exclusivamente das pessoas “X” ou “Y”, então tudo bem se isso é importante para você.

Por outro lado, usar as notificações de forma desenfreada é um passo para o abismo. A urgência de conferir uma notificação, mesmo em situações de risco (DIRIGINDO), vem da sensação de compulsão em fazê-lo e isso tem afetado o funcionamento do cérebro humano.

Ao ouvir o som da notificação de uma mensagem do WhatsApp, e-mail ou redes sociais, nosso cérebro libera dopamina, um hormônio que eleva o nível de excitação, dando uma sensação de recompensa positiva. No entanto, a expectativa de recompensa – “Quem mandou mensagem?”, “Quem me marcou na foto?” – pode gerar uma descarga de dopamina ainda maior do que a recompensa em si. (Fonte: https://canaltech.com.br/comportamento/a-ciencia-da-distracao-como-o-uso-de-celular-esta-ligado-a-sensacao-de-prazer-75991/ )

Perceberam a gravidade? Não estamos falando apenas de atrapalhar seus estudos. Você não ter o controle sobre os seus hábitos pode simplesmente tirar a vida de uma ou mais pessoas. Usar o celular no trânsito pode parecer bobagem num engarrafamento, mas não é… uma simples batidinha pode gerar um transtorno ainda maior para aquela via que já estava congestionada.

De maneira prática, como mudamos esse hábito de procrastinar?

Já tinha falei nos Passos de Gigante 35 que você nasceu sendo mais que vencedor. Você criou o hábito de cair e levantar até aprender a andar.

De forma semelhante, nos estudos, você cria o hábito de acertar… errar… corrigir os erros e acertar ainda mais até ser aprovado.

Um técnico da NFL, Dungy, explicava em suas entrevistas que os campeões não faziam coisas extraordinárias. Eles faziam coisas ordinárias, mas a faziam sem pensar, rápido demais para o outro time reagir. Eles estavam no automático da produtividade.

Hábitos não são ELIMINADOS, mas sim SUBSTITUÍDOS!

Então se você tem o hábito de procrastinar, você deve anotá-lo. Não cometa a insanidade de lutar contra algo que você não sabe o que é.

Essa mudança/substituição começa com a identificação da deixa (gatilho que te faz procrastinar), a rotina (você procrastinando) e a recompensa (é a sensação que você sente após executar a rotina. Pode ser alguma substância na qual você esteja viciado. Exemplos: cortisol, adrenalina, dopamina, serotonina… etc).

Prefiro deixar essa parte hormonal para os especialistas, combinado? E isso não irá influenciar no nosso resultado: mudança de hábito.

E aê, identificou o loop (ciclo) de três etapas: deixa/rotina/recompensa. Agora é hora da substituição. Como funciona:

Use a mesma deixa, forneça a mesma recompensa, mude a rotina.

Putz! Não entendi nada! Explica melhor…

No exemplo acima:

Deixa/Gatilho: Celular (MODO AVIÃO, se possível, ou notificações dos sabotadores: DESLIGADAS)

Rotina: ESTUDAR (Aqui houve uma substituição, lembra que era ficar nas redes sociais ou abrir o email?)

Recompensa: Cumpriu a super ultra micro tarefa (Exemplo: Num ciclo de estudos de 3 horas, você em 1h estudou direito constitucional e está celebrando muito… faz um YES! Faz um Uhuuuuu… Dá uma pausa de 5 a 10 minutos e repete o procedimento até fechar as 3h).

Galera, FUNCIONA!!!

Ah! Raphael… em quanto tempo?

Especialistas no assunto relatam que pode levar de 21 a 33 dias.

E aê? Pronto para fazer o que deve ser feito?

Pronto para substituir aquele hábito miserável que tem ANIQUILADO os seus sonhos?

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma sexta-feira de NOVOS HÁBITOS para todos vocês. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Uau! Obrigado Vivy! Muito bacana ler esse tipo de feedback! Estamos JUNTOS! Ótimos estudos para você! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 01/03/19 às 19:41
  • Bom dia, Raphael Um hábito que inseri na minha rotina foi ler seu artigo toda manhã. É uma injeção de ânimo. Gratidão!
    Viviany Monteiro em 01/03/19 às 08:05