Artigo

PASSOS DE GIGANTE 24/365

Fala Águia… no Passo de Gigante 23 fiz uma homenagem ao Ricardo Boechat e falei sobre Persistência. Agora, iremos focar em 4 (quatro) passos para te proporcionar ainda mais oportunidade de chegar no seu tão sonhado resultado, na tão sonhada aprovação.

Fica comigo até o final, pois nesse post iremos falar também de algumas técnicas de estudo que podem estar SABOTANDO seus resultados. Estamos JUNTOS? Então vamos que vamooooooooooooooooooos.

“Todas as pessoas de sucesso utilizam consciente ou inconscientemente a mesma fórmula. Use esses quatro passos simples para alcançar qualquer coisa que deseje.

A FÓRMULA DEFINITIVA DO SUCESSO

  1. Decida o que quer. (Seja preciso! Clareza é poder.)
  2. Aja. (Porque o desejo não basta.)
  3. Perceba o que funciona e o que não funciona. (Não vale a pena continuar gastando energia numa abordagem que não dá certo.)
  4. Mude de abordagem até alcançar o que deseja. (A flexibilidade lhe dá o poder de criar uma nova abordagem e um novo resultado.)”(ROBBINS, Anthony, pag. 34. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Desde o primeiro passo de giganteeeeeeeeeeeeeeee estamos batendo, socando, chutando, esmurrando, colocando uma pressão das galáxias no lado emocional, mas será que só isso é o necessário para ser aprovado em concurso público? concurso militar? ENEM? Acertou se você respondeu:

Nãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!

DECIDIR É IMPORTANTE!

AGIR É MAIS IMPORTANTE AINDA!!

CHECAR RESULTADOS É FUNDAMENTAL!!!

TREINAR ATÉ CONSEGUIR É O QUE VOCÊ DEVE FAZER!!!!

Tudo bem, tá tudo certo, mas será que eu estou estudando da forma mais eficiente e eficaz possível? Será que eu estou sendo efetivo?

Se você já foi reprovado inúmeras vezes ou algumas vezes assim como euzinho aqui, então pode ser que tenha alguma coisa errada ou muito errada com seus estudos.

PAIIIIIIIIIIIIIIN… palavra errada Raphael… não existe certo ou errado, mas quando falamos de resultado, ainda que você curta a jornada, você quer chegar rápido, certo?

Você faz resumos?

Você usa mapas mentais?

Você relê o conteúdo estudado?

Você usa mnemônicos o tempo todo?

Você assiste a todas as vídeo aulas de todas as disciplinas?


ATENÇÃO – PELO MENOS UM SIM.

PERIGO – PELO MENOS TRÊS SIM.

PELOS INFERNOS NÃOOOOOO – TODAS RESPOSTAS = SIM

Resumir, usar mapas mentais, fazer mnemônicos e reler o conteúdo foram classificados como as práticas de estudo com a eficiência mais baixa.

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! Eu não estou dizendo que não funciona e muito menos a revista científica “Psychological Science in the Pulic Interest”. O fato é que existem outras técnicas com a utilidade muito, muito melhor.

Nem por isso você vai deixar de usar as técnicas de utilidade baixa. Ora, ora, ora Raphael, não estou te entendendo. Se a utilidade é baixa, por que eu haveria de usar?

Visão de Longo Alcance Águias! Usem as ARMAS CERTAS no MOMENTO CERTO!

O estudo científico realizado em 2013 não abordou vídeo aulas, mas eu, particularmente, NÃO AS INDICO para NENHUM, vou repetir NENHUM dos meus coachees (alunos do coaching). Há exceções, é claro que elas existem, mas vamos tratar exceção como tal e regra como regra. Entendido?

Seguem abaixo as minhas considerações sobre cada uma das técnicas de eficiência baixa, incluindo as vídeo aulas (acréscimo meu). Em outro momento, continuarei esse assunto e iremos passar para as técnicas com os melhores resultados. Nesse ponto, é absorção de conteúdo e uma melhor capacidade de realização de provas que contam como uma ótima utilidade.

RESUMOS

Seja onde for, o resumo é para mim a pior técnica de estudo existente. Ela deveria ser literalmente abolida. (Eita que eu dei uma exageradaaaaaa!) Que fique bem claro para todos vocês: essa é uma opinião pessoal. Essa técnica foi a maior responsável por eu demorar para passar em alguns concursos.

Perceberam? Não percebeu? Eu disse demorar para passar, ou seja, ELA FUNCIONAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! Da mesma forma que um chinelo pode matar uma barata, um míssil tomahawk também pode estraçalhar a fuça dela. Em ambos os casos, o resultado final é morte. Será que seu esforço não está sendo desproporcional (resumo de tudo) para o cumprimento da meta alvo (aprovação no concurso)?

E daí Raphael? E agora, o que eu faço com os meus resumos? Na boa… é sério que você vai me perguntar isso? As festas de São João são em junho, certo? Então PREPARE A FOGUEIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Brincadeira hein… Não vá causar um incêndio… não mesmo…

Material de Fiscal, tudo lido entre 2009 e 2011.

Você quer realmente ser aprovado? Para qual concurso? Essa foto aqui do lado te assusta?

Imagine você, você mesmo águia, imagine você fazendo resumo de todas essas apostilas, de todos esses pdf do Estratégia Concursos que foram impressos e encadernados.

Quando é que você iria terminar esse serviço?

Entendeu agora por que o resumo é uma das piores técnicas? Simplesmente porque ele é a ferramenta de preparação que consome o ativo mais precioso que você tem: O TEMPO.

GRIFAR O MATERIAL

Se você se tornar uma máquina de ler e de grifar TUDO o que lê, amigoooooo… amigaaaa…. de todo o coração, coloque AMOR em minhas palavras, você JAMAIS será aprovado.

Faça o que deve ser feito. Use a técnica de grifar de forma adequada. O Diego Cerqueira (Auditor Fiscal da Receita Federal) falou muito bem sobre esse assunto neste LINK.

MAPAS MENTAIS E MNEMÔNICOS

Aqui, o pulo do gato é utilizar essas duas técnicas em momentos que não envolvam o tempo dedicado ao seu estudo de qualidade.

Quando eu estudava, eu tive que criar alguns mnemônicos e mapas mentais. Hoje, o mercado de concurso público percebeu essa necessidade e existem muitos materiais recheados com esse tipo de conteúdo e outros focados só nisso.

Quer uma sugestão de quando usar essas duas técnicas? Quando você estiver se alimentando (café, almoço, lanche, jantar… ceia), de preferência sozinho, pois é muito, MUITO IMPORTANTE que você tenha um tempo de qualidade com as pessoas que você ama (família, em especial).

Outro bom momento, no ônibus, trem, barca, metrô, avião… qualquer meio de transporte… e se você fica enjoado estudando nessas condições, que tal ouvir ao invés de ler? Águias, vocês estão percebendo que SEMPRE existe um jeito de ESTUDAR MAIS?

RELER O CONTEÚDO E VÍDEO AULAS

INSANIDADEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE…

Eitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que eu vou reler aquelas milhares de páginas que eu acabei de compartilhar contigo? Você é LOUCO? NÃO EXISTE A MENOR CHANCE de eu reler aquele conteúdo todo. NO WAY!

E assistir a todas as vídeo aulas de um pacote completo do concurso “x” ou do concurso “y”. Heeelllllllllllll Noooooooooooooooo… Tem que ficar muito, mas muito claro para todos vocês: TEMPO É O SEU MAIOR ATIVO!

REPITA COMIGO: TEMPO É O MEU MAIOR ATIVO!

Então reler conteúdo e assistir vídeo aulas são outras duas técnicas sabotadoras do seu precioso tempo. Há exceções Raphael?

Sim, vocês estão certos. Existem exceções e isso tem que ser dito de modo que fique cristalino.

Você está lendo e de repente, não mais que de repente, você percebe que não está mais presente, sua cabeça está em outro Universo… você literalmente foi abduzido e está em outra dimensão.

Se alguém te perguntar o que você acabou de ler, você não faz ideia do que responder. Ó pai, ó… o que fazer neste momento. Simples, você vai reler o conteúdo, porque você simplesmente não leu.

A concentração durante a leitura e durante as marcações (grifos) é fundamental, do contrário você termina o material achando que leu tudo direitinho ou quando na pior das hipóteses transforma o seu material impresso ou digital nas antigas páginas amarelas.

Outro momento em que reler o conteúdo é fundamental. Lembra que aquilo que não pode ser medido, não pode ser controlado? Estamos falando dos seus resultados. Você percebeu que sua média foi abaixo de 85%, 80% em determinada disciplina, então você irá retornar (CIRURGICAMENTE) ao ponto em que você está mais fraco e vai reler aquele determinado conteúdo/grifos. Entenderam? Dúvidas serão respondidas nos comentários.

Vídeo Aulas

Para quê? Bem… se você tem muita dificuldade em determinado assunto e isso já foi verificado depois de ler o material e de realizar um bom controle de desempenho. É… é provável que você precise dos vídeos em alguma disciplina. Tudo bem… Relaxa… Isso pode acontecer com todo mundo.

Eu assisti muitas vídeo aulas também, pois meu desempenho era fraquíssimo em Economia, Estatística Inferencial e Legislação Tributária. Agora, assistir a todas as vídeo aulas de todas as disciplinas… Affffff… pelo amor de DEUS não faça isso! FOCO NOS PDF! PDF! PDF!

Lembre-se que você pode também acelerar a vídeo aula para que seu professor fale ainda mais rápido. Agora, cá entre nós… vê se não exagera… uma coisa é 1,2x ou 1,5x… isso é tranquilo de ver e de entender com bastante concentração… Agora 2x… 2,5x … só se for por um curto espaço de tempo, pois a concentração nesse nível é quase a de um samurai se preparando para dar o golpe final no maior ninja da China. (kkkkkk).

O post de hoje ficou maior que os demais, se você não gostou, de coração, pode criticar. Todo feedback é positivo e nos faz crescer. Meu objetivo aqui é te entregar o melhor de mim, agregar valor aos seus estudos, à sua preparação… sei que JUNTOS CHEGAREMOS LÁ!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um ótimo almoço de terça-feira para todos vocês. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Material show de bola! Meu estudo mudou de forma significativa após iniciar o acompanhamento diário dos passos de gigante. Sou imensamente agradecido pelo seu empenho em compartilhar todo esse conhecimento, que vale ouro, de forma gratuita para todos nós. Você é fera, é um GIGANTE! AD ASTRA ET ULTRA!!!! Apenas um comentário dos vídeos... trabalho em período integral dentro de escritório de contabilidade, e tenho a possibilidade de poder trabalhar e utilizar o celular. Aproveito deste benefício pra fazer um tipo de "revisão de 24 horas". Mesmo vendo/ouvindo o vídeo sem conseguir prestar total atenção, pelo fato de estar trabalhando, tenho notado um aumento na retenção de informações após a início deste método. Quando percebo que está sendo falado algo de extrema importância (o professor falou "essa despenca na prova") eu pauso e anoto, tenho um "caderno de cabeceira" só pra essas anotações. Vejo o vídeo na velocidade 2x (nível samurai se preparando para dar o golpe final no maior ninja da China), quando vejo o mesmo professor falando na velocidade normal eu até acho estranho kkkkk. Vale ressaltar que no meu período de estudo de alto rendimento é 100% PDF e resolução de questões :D
    Andrey Ovidio Flores em 29/05/19 às 15:13
  • Rogério bom dia... Basicamente fechar a teoria o mais rápido possível com grifos, fazer exercícios controlando o desempenho, revisões periódicas e após fechar todo o conteúdo o programático usando ciclo de estudos, partir com tudo para fazer o máximo de exercícios possíveis... errou muito... faz uma revisão específica do assunto...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 16/03/19 às 05:48
  • Raphael, blz? Então, nos conta aí, qual a metodologia de estudo utilizada por você? Abraços!
    Rogerio Gonçalves da Silva em 19/02/19 às 10:54
  • Amém Manu! Posso te chamar assim? Pode contar comigo para irmos JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA! Aos astros e aléeeeeeeeeeeeeeem! Está só começando... Um dia de estudos extraordinários para você! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/02/19 às 08:34
  • Meu gás quando estou me sentindo cansada. Obrigada por esse up na minha perseverança, Águia. Sinto minhas forças renovadas quando leio seus posts. Que Deus lhe abençoe sempre.
    Emanuela em 13/02/19 às 07:07
  • Kevin, em breve... falarei de flashcards, local em que você pode inserir um mini-resumo... nesse caso, sim, pode ser bem efetivo... Na minha fase "NÃO SEI NADA" cheguei a ter 500 flashcards... quando senti que estava preparado para fazer a prova esse número caiu para 250. Pode deixar que no momento oportuno irei comentar como eu usava essa técnica. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeee...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/02/19 às 03:55
  • Valeuuuuuuuuuuuuuuuu Adriana! Grato pelo seu comentário. Mestre dos Mares ? hahahahahahahahahahaha... essa eu nunca tinha ouvido :) ... digo LIDO! (RS)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/02/19 às 03:53
  • Obrigado pelo feedback Danilo. De coração, o meu objetivo é que eles (os Passos de Gigante) não sejam tão grandes. O fato é que ao falar de algo mais específico (técnicas de estudo) tenho ser prático e objetivo para que tenha impacto no resultado de vocês. Abraço de Gigante! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/02/19 às 03:52
  • Obrigado Marquian... Ainda nem começou... ainda nem chegamos em um décimo da missão... estou amando esse trabalho e será ainda mais desafiador com os gêmeos que estão chegando para nossa família em abril. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeee e dia incríiiiiiiiiiiiiiiiivel de estudos.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/02/19 às 03:50
  • Bom dia Max! ;) Já que vocês têm formação jurídica, aqui vai outra dica fundamental no estudo de qualquer legislação ensinada pelo Estratégia Concursos: Tenha a lei seca (impressa ou digital) bizurada em paralelo. Ou seja, enquanto aprende o diploma legal pelo material, você marca as palavras mais importantes na lei seca. É importante para caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... fazer isso. Se vocês trabalham, o ideal mesmo é que esse estudo (lei seca) fique fora do seu horário nobre de estudo. Quanto às vídeo aulas, já tive alunos que estudavam exclusivamente por vídeos, não é que seja errado, mas é um devorador de tempo e a já foi comprovado (aprovados do estratégia) que a retenção de conteúdo é menor. Abraço de Gigante e um dia incrível para vocês ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/02/19 às 03:49
  • Acompanhando os posts pelo "Passos de Gigante" e pelo "Desperte eu gigante interior" , muito boa a facilitação dada por sua interpretação voltada ao nosso mundo dos concursos, está de PARABEEEEEENNNNNSSSS! Gratidão !
    O melhor está por vir ! em 12/02/19 às 22:50
  • Eu e minha esposa, ambos com formação jurídicas e estudando juntos para concursos. O detalhe é que Ela prefere as videoaulas e eu os PDFs. Tenho certeza que a mensagem de hoje vai ser fundamental para trazer ela para o meu Mundo (PDFs). Obrigado e aguardo os próximos capítulos. Max
    Maxmiliano Ferreira da Silva em 12/02/19 às 21:08
  • No início não simpatizei com esta saga.. kkk mas qnd percebi, já estava ansioso pelo próximo.... Obrigado por tentar facilitar esta fase.... apesar do tamanho, são diretos ao ponto...
    Danilo Albieri em 12/02/19 às 14:26
  • Amei foi surreal?....pessoas assim fazem nossa vida mais leve....Valeu mestre dos mares....
    Adriana Florippes em 12/02/19 às 12:50
  • Muito bom o artigo, professor! Pensei que fosse o único a não gostar de fazer resumos.
    Concurseiro fiscal em 12/02/19 às 12:33