Artigo

PASSOS DE GIGANTE 23/365

Fala Águia, boa madrugada, bom dia, boa tarde, boa noite… Hoje acordei às 3:30 da manhã em meio a dor de ter perdido assim como você também perdeu um dos maiores jornalistas de todos os tempos. Um GIGANTE! Talvez você goste dele, talvez não… Respeito 200% isso…

O fato é que mesmo não ouvindo o Boechat todas as manhãs, eu o admirava de uma forma descomunal. O Ricardo Boechat era aquele tipo de brasileiro que não se conformava nunca diante de inúmeras injustiças que ocorrem no nosso país. Para quem o conhecia ou para quem o ouvia todas as manhãs, você poderia ficar tão indignado quanto ele ficava ou você poderia se divertir e até morrer de rir quando ele batia papo com o José Simão.

Saudades… meu amigo Ricardo Boechat…

Era incrível… era… não será mais…

Caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Raphael, por que você está nos contando isso? Simples… Águias de todo o Brasil, eu, Raphael, escolhi EXCLUIR o máximo de tragédias e de violências dos meus olhos, mas às vezes é inevitável… Não dá para ficar cego diante de tudo e de todos. A vida continua… ela sempre continuará…

Amigooooooooooooo… Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… estamos falando sobre Passos de Gigante… então quer melhor CASO CONCRETO do que este? O sucesso deixa pistas, lembra? Ricardo Boechat foi um GIGANTE! Esse monstro começou vendendo material de escritório e livros.

Até que de repente, não mais que de repente alguém chegou para ele e disse:

” Amigoooooooooooooooooo, você está perdendo tempo com uma atividade que não corresponde às suas vocações naturais. Faça aquilo que você ama fazer. Viva sua paixão”.

Esse alguém se chamava Kleber Savoia e ele pode até não ter usado as palavras supracitadas, mas o fato é que quando ele falou isso… Advinha o que aconteceu depois?

O DESPERTAR DE UM GIGANTE. Dali em diante começava a história de Ricardo Boechat no Diário de Notícias e depois em diversos outros lugares. Ganhador de vários prêmios no jornalismo… Ah Boechat… sentiremos sua falta.

O gatilho mental nele foi ter acreditado e se entregado de corpo e de alma à sua paixão. Agora, você realmente acredita que esse GIGANTE nasceu da noite para o dia? Você, sinceramente, acredita que foi na primeira tentativa?

“Se sua primeira tentativa de alcançar seus objetivos parecer fútil, você deve passar para alguma outra meta?

Absolutamente não!

A persistência é um recurso mais valioso até mesmo do que o talento para moldar a qualidade da vida. Afinal de contas, ninguém alcança um objetivo se interessando por ele; precisamos nos comprometer. Não é possível que “fracassos” de curto prazo lhe proporcionem as ideias ou as percepções necessárias para criar um sucesso ainda maior no futuro? Claro que sim!

Agora, enquanto você analisa suas tentativas “malsucedidas” do passado, o que aprendeu? Como pode usar essas ideias para criar grande sucesso agora e no futuro?” (ROBBINS, Anthony, pag. 33. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Boechat precisou, inicialmente, apenas de um amigo, para lhe dizer que ele não estava seguindo as vocações naturais dele. Existe algo em sua vida que você pode estar negligenciando e que pode estar atrapalhando seus estudos?

Pode ter sido um “fracasso”… uma “reprovação”… e por que diabos usar essas palavras entre chaves? Geração fraca, média, forte? Não é disso que estamos falando… A dor é inevitável, já te disse isso algumas vezes… Agora tenha certeza de que ela é temporária e sabe o porquê?

FRACASSO É APENAS UM RESULTADO… Apenas um… Apenas um… UM DIANTE DA GLÓRIA que pode estar te esperando ali na próxima esquina… Foi assim com milhares de pessoas, centenas de gênios que diante de sua PERSISTÊNCIA alcançaram RESULTADOS inimagináveis… milhares de aprovados (concursados, servidores públicos, militares, universitários) foram reprovados antes da tão sonhada aprovação…

Quer um exemplo: Euzinho aqui :) Reprovado na AFA (Academia da Força Aérea), na EN (Escola Naval) e no ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica), todas essas porradas em 1998. Depois aprovado para AFA (3º colocado) e EN (47º colocado) em 1999.

Reprovado no concurso para no concurso para Auditor Fiscal do Estado do Rio de Janeiro em 2007, para Auditor Fiscal da Receita Federal em 2009, para Auditor Fiscal do Estado do Rio de Janeiro em 2010… até que finalmente fui aprovado em 2011 (89º colocado) como Auditor Fiscal na cidade maravilhosa. Feliz? Amigoooooooooooooo… Amigaaaaaaaaaaaaaaaaa… no dia seguinte à festa, o concurso foi anulado. Tem noção? Foi literalmente a maior porrada que a vida me deu… Tudo se reverteu 9 (nove) meses depois, na gestação do milagre dos 97 aprovados de 2011.

O que faz a diferença em todos esses resultados? PER-SIS-TÊN-CIA! E agora águias? Esperar pelo sucesso, esperar pela aprovação ou PERSISTIR e FAZER ACONTECER?

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma terça-feira sem as manhãs incríveis proporcionadas pelo Boechat e repleta de esperança por dias melhores… Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Motiva demais esse texto, excelente para reflexão neste momento quando temos de seguir em frente, mesmo quando nossos resultados não são favoráveis. Obrigado por compartilhar sua história!
    Carlos em 12/02/19 às 09:06