Artigo

O LUTO E OS MEUS ESTUDOS

O QUE EU POSSO APRENDER COM ESSAS TRAGÉDIAS?

Fala Águia, tudo bem? Não… não está tudo bem… não tem como estar tudo bem… Não tem a menor chance de estar tudo bem, não nesse momento… não hoje… não agora… O objetivo é que até o final desse post mudemos JUNTOS esse sentimento. Você está comigo?

Refletir e entender o que aconteceu nos últimos dias irá te trazer clareza sobre o propósito de você ser aprovado, se doar ainda mais para os estudos, para sua família, filhos, amigos, lazer… enfim… para aquilo que você ama fazer e te faz feliz.

O Brasil viveu nos últimos dias momentos de muita tristeza, muito choro e muitas lágrimas… Vivemos o luto por Brumadinho (MG), pela Rocinha (RJ) e agora no Ninho do Urubu (RJ) mais perdas… meninos tão jovens e repletos de sonhos…

Essas vidas não estarão mais conosco e pode ser que você, eu, nós sequer fôssemos conhecê-las. Diante desse cenário de tristeza… O que podemos fazer? O que podemos aprender?

Não sei o que ocorre com vocês, águias, mas quando algo dessas proporções acontece, especialmente no Brasil, eu fico profundamente tocado… algumas pessoas ficam apáticas, outras começam ou continuam vivendo no piloto automático, e ainda há aquelas que saem de eventos como esses TOTALMENTE RENOVADAS.

É claro que essas tragédias são percebidas de diferentes maneiras de acordo com as crenças de cada um e isso TEM QUER SER RESPEITADO. Olhando para a sociedade como um todo, quando algo dessa magnitude acontece AS PESSOAS SE UNEM de uma forma IMPRESSIONANTE.

Não existe mais raça, gênero, cor, religião… o PRECONCEITO é EXTERMINADO, a rivalidade MORRE! Não existe mais FLA X FLU, FLA X VASCO ou qualquer outra combinação ou disputa. Nós VERDADEIRAMENTE nos unimos, seja em sentimento, em orações, em doações… etc.

Se nós ficamos sensibilizados e muitas das vezes nem conhecemos os mortos, imaginem como estão os familiares… para eles, a perda é INFINITAMENTE MAIOR… é INCALCULÁVEL!

Incêndio Gran Circus (503 mortos, mais de 300 feridos)

Qual o sentido de olhar para trás? Remorso? Para quê? O que isso irá nos trazer de bom? E se olharmos para trás com o sentimento de aprendizado? Mariana (2015)… Chapecoense (2016)… Tsunamis (Oceano Índico 2004) … World Trade Center (Torres Gêmeas) (2001)… mais antigos… Gran Circus Norte-Americano (1961), Edifício Joelma (1974), Caraguatatuba (1967), Bateau Mouche (1989), Carandiru (1992), Osasco Plaza Shopping (1996)… é… dói lembrar… e o aprendizado é que podemos ser solidários SEMPRE… não precisamos de tragédias para isso.

Assim como, em regra, observamos um comportamento muito mais de reação do que de prevenção por parte do Poder Público (Estado), também ocorre o mesmo com a nossa solidariedade.

Para quem me acompanha já algum tempo no Youtube, sabe que eu tenho alguns rituais e que eles são muito importantes para nossa evolução. Cabe a você decidir o que é melhor para você. Dediquei dois anos (2017 e 2018) a leitura diária de um dos livros de Salomão (“Provérbios”). Aprendi a ser uma pessoa melhor,  continuo aprendendo  e isso não pode parar nunca… (eterno aprendiz, lembra?, quem já está comigo há bastante tempo sabe disso ? ).

O fato é que em 2019 resolvi refletir um pouco mais sobre outro livro de Salomão, dessa vez “Eclesiastes”. Eu acredito muito em DEUS, devido às experiências pessoais que tive com ele, seria impossível não acreditar… Você é totalmente livre para escolher o que quiser… ele também nos deixou o livre-arbítrio. E daí Raphael? Em Eclesiastes, podemos extrair lições que poderão nos fortalecer rumo aos nossos objetivos.

Eclesiastes 8, 14-17

14 “Há mais uma coisa sem sentido na terra: justos que recebem o que os ímpios merecem, e ímpios que recebem o que os justos merecem. Isto também, penso eu, não faz sentido.

15 Por isso recomendo que se desfrute a vida, porque debaixo do sol não há nada melhor para o homem do que comer, beber e alegrar-se. Sejam esses os seus companheiros no seu duro trabalho durante todos os dias da vida que Deus lhe der debaixo do sol!

16 Quando voltei a mente para conhecer a sabedoria e observar as atividades do homem sobre a terra, daquele cujos olhos não vêem sono nem de dia nem de noite,

17 então percebi tudo o que Deus tem feito. Ninguém é capaz de entender o que se faz debaixo do sol. Por mais que se esforce para descobrir o sentido das coisas, o homem não o encontrará. O sábio pode até afirmar que entende, mas, na realidade não o consegue encontrar”.

Ainda mais profundo e chocante… pois nos coloca no momento PRESENTE…

Eclesiastes 7:2-4

2 “É melhor ir a uma casa onde há luto do que ira a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso.

3 A tristeza é melhor do que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo.

4 Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte”.

Independente da sua religião, leia a bíblia… pode ser um capítulo por dia ou até mesmo um versículo… se não acredita em absolutamente nada do que está escrito, ok… está tudo bem, está tudo certo, mas será que de coração nós não poderíamos aprender algo com esse livro?

Quando você for sentar a sua bunda para estudar, faça isso de coração, faça isso com júbilo…

Não estou falando para você se alegrar um pouquinho só… estou te falando para você se alegrar para caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… muitos queriam ter a oportunidade que você está tendo nesse momento PRESENTE… enquanto outros que se foram JAMAIS a terão…

Ninguém sabe o dia de amanhã… que você possa pegar o seu lápis, a sua caneta, seus papéis e escrever a melhor história da sua vida… amando a todos e desejosos de construirmos a nossa melhor versão de concurseiro, de aprovado, de pai, de filho, de marido, de esposa, de amigo e, principalmente, de servo.

Assim amaremos ao próximo como Jesus Cristo nos amou.

O preço pago pela aprovação é bem alto e dependendo do que você sacrifica no caminho, pode ser caro demais… lembre-se sempre disso… As recompensas são gigantes e em termos financeiros muito, muito maiores… mas nem tudo tem um preço… Cuidado com o que você sacrifica quando se dispõe a estudar, mas não use desculpas como bengalas para não sacrificar nada… A dor ao longo do caminho é inevitável e a vitória compensa todo o esforço.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma semana abençoada para todos vocês. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • É isso aê Valéria... por NÓS estamos aqui... para quê? para sermos usados como instrumento, como ferramenta de mudança na vida... esse é o meu propósito... como um farol que brilha, como ponte sobre as águas, como abrigo no deserto, como flecha que acerta o alvo, SIM... eu quero ser usado... (Música da Aline Barros - Sonda-me). Vamos nos encher de fé, foco, força e agir. Estamos JUNTOS! Abraço de Gigante e dia extraordinário para ti!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/02/19 às 03:59
  • Olá Raphael, gostei bastante do seu texto. É muito oportuna a citação dos textos de Eclesiastes. No capítulo 8:9 lá diz que o escritor se pôs a refletir em tudo que havia debaixo do sol, e o que ele começou a observar era que homem estava dominando outros homens para o seu próprio prejuízo. De tais acidentes que você mencionou no texto o que a maioria tem em comum é o fato da ganância e a exibição de poder. Infelizmente a humanidade está entorpecida, não há nenhum objetivo além de lucros ávidos e poder, assim utilizam quaisquer meios para alcança-los, mesmo sacrificando centenas de vidas. Tudo que está ocorrendo pode provar o quão pequenos e frágeis nós somos. Hoje aqui estamos, amanhã....ahhh o amanhã, não sabemos se o veremos. Mas vale o aprendizado - é triste, é angustiante, não há palavras para descrever- acho que podemos repensar nossos caminhos e atitudes, só não podemos ficar como estamos.
    Valéria Nogueira em 12/02/19 às 17:21
  • Oi, Raphael este texto é de grande responsabilidade para cada um de nós, parabéns.
    Maria de Fátima dos Santos Fernandes em 11/02/19 às 11:04
  • oi Raphael, sabe que tava pensando nessas partes da bíblia e outras e tentando conectar tudo. Esse texto foi de muito valor pra mim. Obrigada!
    Priscila Alves Siqueira Felix em 11/02/19 às 07:09
  • Oi Daniele :) Quisera eu ter esse hábito desde moço, mas antes tarde do que nunca... A Bíblia tem me ensinado diariamente... eu acredito que independentemente da religião todos deveriam ler, ainda que como uma experiência crítica... Depois que eu decidi fazer essa entrega, muitas coisas têm mudado em minha vida. Ótimos estudos e estamos JUNTOS rumo à aprovação! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 11/02/19 às 05:41
  • Muito Obrigado Thais, fico satisfeito por sua generosidade! Uma semana de estudos extraordinários para ti! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 11/02/19 às 05:39
  • Disponha Fabricia. Que ELE cresça e euzinho diminua... Quero ser usado por ELE para ser instrumento de transformação na vida de cada uma das pessoas que de coração desejam voar como águias rumo à realização dos seus sonhos! DEUS te abençoe :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 11/02/19 às 05:38
  • Obrigado Karol! Ficarás ainda mais com a sua aprovação! Acredite! Estamos juntos nessa jornada para crescer e contribuir! Ad Astra et Ultra! Aos astros e além...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 11/02/19 às 05:36
  • Obrigado Luciana! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 11/02/19 às 05:35
  • Muito Obrigado Luciana! Estamos juntos até aprovação... :) Sempre no intuito de crescer e de contribuir! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 11/02/19 às 05:34
  • Belo texto! Obrigada por suas palavras.
    Larissa em 10/02/19 às 22:24
  • Não esperaria nada diferente de alguém que tem o apelido de "Balboa",, Muito legal o texto viu!
    Luciana Brandão em 10/02/19 às 22:16
  • Show de bola, melhor ainda quando se utiliza a experiência de Salomão como fundamento. Valeu fera!!
    Kayque em 10/02/19 às 20:28
  • Excelente artigo!!! Parabéns, professor Raphael Lacerda!
    Luciana Carvalho Reis em 10/02/19 às 18:14
  • Fiquei emocionada!
    Karol farias em 10/02/19 às 15:49
  • Derramando em lágrimas professor, que mensagem tao bela e motivadora. Muito obrigada por recebe-la.
    FABRICIA QUEIROZ em 10/02/19 às 14:38
  • Belas Palavras...necessitava ler isso neste momento...DEUS ABENÇOE!!!
    Thais em 10/02/19 às 14:21
  • Boa tarde! Muito bom Raphael! Você lê com frequência um dos meus livros preferidos da Bíblia, o livro da sabedoria, Provérbios . Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. - Provérbios 4:23. Att, Daniele.
    Daniele em 10/02/19 às 12:56