Artigo

Não transforme o seu material de estudo numa verdadeira lista telefônica! (rs)

Olá meus amigos, tudo bom?

É verdade, não tem jeito. O concurseiro sente a necessidade incontrolável de usar o marca texto o tempo todo, grifando muitas vezes a página de “ponta a ponta”. Engraçado como isso acontece com muitos alunos.

Hoje cada vez mais os concursos têm exigido do candidato uma capacidade de assimilação de conteúdo absurda. São muitas matérias envolvidas, edital extenso, cobrança da literalidade da Lei, uso da doutrina, jurisprudência dos Tribunais….

Assim, torna-se cada vez mais importante durante o estudo selecionarmos os pontos cruciais da matéria. Primeiro para fixação imediata do conteúdo. Segundo para buscar sua relação direta com a cobrança em provas, e terceiro para termos um material de fácil consulta e revisão no futuro. Concurseiros, tempo é o que temos de mais precioso nesse processo!

Então, não transforme o seu material de apoio numa verdadeira lista telefônica! Se você faz o uso do marca texto grifando toda a página, qual o sentido da marcação? Se daqui a 7 dias for consultar o seu material novamente para revisão, quanto tempo irá gastar para fazer a leitura das marcações? Resposta: o mesmo tempo que você levou para estudar aquela matéria, ou seja, 1 ou 2h.

FullSizeRender (2)

Marcações eficientes passam, acima de tudo, pela identificação daquilo que é fundamental na assimilação do conteúdo e sua relação com a cobrança em prova. Lembre-se: O objetivo final é selecionar os pontos principais que merecem ser revistos sem gastar muito tempo! Olha só, um exemplo abaixo de marcação positiva:

FullSizeRender (5)

Para complementar o seu material, caso seja necessário, também é possível fazer algumas observações nas “bordas” ou no rodapé, indicando por exemplo uma súmula ou artigo para consulta, como algo do tipo: “ver súmula 660 STF” ou ver “art. 5º, II, CF”, ou até mesmo um esqueminha bacana com siglas ou algum mnemônico para facilitar a memorização.

Ah, Diego, mas eu só consigo me concentrar fazendo a leitura e grifando ao mesmo tempo. Eu sei… muita gente estuda dessa forma. Uma dica que deixo e pode ajudar é utilizar o lápis para acompanhar a primeira leitura e manter a concentração e, quando for identificando os pontos principais, ai sim fazer as marcações com o marca texto ou até mesmo 2, 3 canetas coloridas.

Agora, meus amigos, o que vocês precisam entender, acima de tudo, é que as marcações são mutáveis. Ao longo do estudo, você pode sim incrementar seu material com algo que não havia feito referência antes ou até mesmo retirar alguma marcação que hoje já não faz sentido. Isso ajuda a atualizar seu material de apoio e reforçar as cobranças atuais da banca.

Para quem tem o hábito de estudar utilizando a leitura no próprio pdf, uma sugestão interessante é o uso do programa “Foxit PDF”, pois é possível fazer edições, usar cores diferentes, fazer observações… e além disso é gratuito e muitos simples de se usar.

Se alguém tiver alguma dificuldade e precisar de ajuda sobre como fazer as marcações eficientes, entre em contato comigo que terei o maior prazer em ajudá-los, tudo bem?

No mais é isso, pessoal, hoje o bate-papo é breve, mas pretendo passar aqui semanalmente deixando dicas de concurso público, dicas de como fazer um bom planejamento de estudo, seleção de materiais, métodos de revisão, enfim, passar um pouco da minha experiência e orientá-los nessa caminhada tão difícil.

Um abraço a todos e até a próxima.

Diego Cerqueira
Coach no Estratégia Concursos
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Email: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/coachdiegocerqueira/?fref=ts
Periscope: @dcdiegocerqueira
Instagram: @coachdiegocerqueira

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá professor indico também o PDF X-Change Viewer... excelente programa para fazer as marcações.
    Felipe Joinnotfree em 11/03/16 às 10:05
  • kkkk... meus livros e pdfs parecem um arco-íris! Cada vez que tenho que aprofundar um tópico é uma cor diferente... Essas dicas ajudam a conter minha ânsia de marcar tudo, mas ainda está difícil! Obrigada pelo toque!
    Vanessa em 11/03/16 às 09:39
  • Olá, professor! Poderia me dá algumas dicas de como destacar somente as coisas mais importantes do texto? E outra coisa, eu baixei o programa de pdf que você indicou. como eu consigo selecionar outras cores para destacar além do amarelo? Obrigada!
    Juliana em 11/03/16 às 09:28
  • Bom dia professor tudo bem. Artigo perfeito e de extrema importância. Abc mestre
    Mateus Ribeiro de Souza em 10/03/16 às 10:08