Artigo

PASSOS DE GIGANTE 149/365

Decolaaaaaaaaaaa Águia! Hoje vamos ver um mix de técnicas de condicionamento mental, além de eu te contar um pouco mais sobre a minha estratégia de recompensa na utilização dos ciclos de estudos.

No último capítulo de Passos de Gigante 148: destaquei a importância do reforço variável para o bem (estudos) ou para o mal (vícios), falei sobre minha vida pessoal, jogatina, games, vícios e marketing de vendas.

TÉCNICA DE CONDICIONAMENTO Nº 4

“Para criar uma mudança duradoura, é mais eficaz combinar duas técnicas:

1.Recompense a si mesmo em intervalos determinados para ações específicas (reforço com programação fixa). Por exemplo, os golfinhos que estão sendo treinados para saltar dez vezes seguidas são recompensados no décimo salto – todas as vezes. Porém, para garantir que não aprendam a dar o máximo de si apenas no décimo salto, outros saltos são recompensados aleatoriamente. Assim, o golfinho sempre salta alto por causa da “possibilidade excitante” da recompensa.

2. Portanto, para reforçar o seu comportamento ou o de outras pessoas, certifique-se de incluir algumas surpresas especiais para esforços extraordinários.

Lembra-se de como foi ótimo quando você recebeu uma bonificação inesperada no trabalho, um reconhecimento especial na escola, a surpresa de uma viagem com a pessoa amada?” (ROBBINS, Anthony, pag. 170. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Engraçado que sem querer… totalmente de forma intuitiva eu praticava algo muito parecido com a técnica 4 na minha metodologia de estudo.

  1. Eu sempre buscava fazer mais horas por semana;
  2. Buscava fazer mais horas por mês;
  3. Outra meta sempre avaliada era o aumento no desempenho das questões;
  4. A cobrança por mais horas era diária, embora o controle fosse semanal (IMPORTANTE LER EXPLICAÇÃO ABAIXO);
  5. O prêmio de intervalo fixo (uma semana) era ficar com a namorada e curtir o final de semana;
  6. A surpresa inesperada acontecia aos finais de semana, um a dois por mês. Isso porque tanto eu quanto minha amada estávamos tão focados em estudar durante a semana que um programa extra no sábado a noite ou no domingo a tarde era sempre uma surpresa.

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE SEMANAL (item 4)

Eu reavaliava os meus ciclos mensalmente e os mudava a cada três meses.

Fiz alguns testes com o ciclo de estudos. Sempre que ele ficava muito amarrado (rígido), com muita cobrança, a consequência era desempenho baixo (quantidade de horas de estudo). Metas surreais só servem para te jogar para baixo. Metas ridículas também não te desafiam em nada.

No final das contas, percebi que como um trabalhador NORMAL, MÉDIO (MEDÍOCRE) eu deveria fazer NO MÍNIMO 40 HORAS de estudos semanais.

Imaginar que 40 horas era algo medíocre mexia bastante com o meu ego. Isso de alguma forma me desafiava. Tinham dias em que eu simplesmente não estudava ou fazia 3 horas apenas.

Se for motivo de doença ou algo extremamente grave não haveria punição, do contrário… era acordar cedo no domingo e fazer pelo menos 4 horas pela manhã.

OBS: No primeiro ano de estudo, estudei de domingo a domingo sem intervalos. Já no segundo ano, folguei todos os domingos até a publicação do edital do concurso de auditor fiscal.

É isso GIGANTE. Use e abuse dos testes e veja o que funciona melhor com você.

Amanhã (segunda) eu apresento a técnica de estudo nº5 e na terça-feira encerramos com a técnica nº6.

Na live de segunda-feira, no instagram @lacerdaf3 irei divulgar qual foi a prenda vencedora por eu não ter cumprido o meu quadro de horas no app aprovados no dia 10 de junho de 2019. O tema da live será organização dos estudos e definição de áreas.

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do dia 15 de junho de 2019.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Aproveite o domingo. Ótimos estudos. Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Analu, boa noite, em algum momento isso irá acontecer, mas ainda não será hoje. Eu preciso que alguém me ajude a fazer isso e, por enquanto, eu faço tudo sozinho... ou... eu preciso estudar para entender como funciona e depois testar na prática. Acontecerá, mas eu preciso de tempo ou de alguém para meu suporte técnico. ;) Abraço de Gigante
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 17/06/19 às 19:36
  • Rapha veja se vc consegue transferir essa live para o seu canal. Fica mais fácil pra quem não puder te acompanhar ao vivo. Te agradeço desde já.
    Analu em 16/06/19 às 21:18