Artigo

PASSOS DE GIGANTE 148/365

Decolaaaaaaaaa Águia! Hoje vamos nos aprofundar no reforço variável. Se aplicado para o bem, esse poder tem condições de te capacitar para realizar seus sonhos mais extraordinários… Por outro lado, se cair em mãos erradas… o vício do mal pode te consumir… você será reduzido a nada. Sabe qual é a boa notícia? Você pode mudar isso com os Passos! Quer saber mais? Fica comigo até o final.

BORA BORA DECOLAAAAAAAAAAARGH!

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 147: compartilhei os esquemas de reforçamento do comportamento, como e quais eu aplicava e ainda falei um pouco sobre a época do quartel.

Quem não conhece os Passos de GIGANTE e não tem bons resultados na vida… sinceramente, de coração… está perdendo uma OPORTUNIDADE GRATUITA de mudar esse cenário.

Detesto fazer esse discursinho de coitadinho, detesto não… ODEIO, mas PORRA! EU ERA UM MERDA! FEIO PARA BURRO! NÃO PEGAVA NINGUÉM! NÃO TINHA UM PUTO NO BOLSO! APANHAVA DE GERAL! SÓ DAVA ALTERAÇÃO NO COLÉGIO! E DAÍ… VOCÊ ESCUTA A SEGUINTE FRASE:

“Pau que nasce torto nunca se endireita, menina que requebra mãe pega na cabeça”!

Agora escuta essa frase mil vezes e reforça esse padrão.

Fez isso? Bom eu não! Hahahahahahah… Eu ouvia, mas nunca acreditei nisso, ou seja, eu não reforcei o padrão.

Vai descendo na boquinha da garrafa!

A frase entre aspas é do grupo “É O TCHAN”. Eu era apaixonado pela Scheila Carvalho, sonhava em casar com ela e um dia conhecê-la de verdade… daqueles sonhos de menino que não tem a menor ideia do que deseja de verdade para sua vida.

NADA COMO UM CHOQUE DE REALIDADE NO QUARTEL PARA UM MENININHO MIMADINHO DA MAMÃE! ;)

NADA COMO TOMAR MUITA PORRADA NO QUARTEL!!

NADA COMO FICAR PRESO NO QUARTEL!!!

NADA COMO CHORAR E NÃO TER NINGUÉM PARA TE ACUDIR!!!

As costas de um franguinho… de um menininho… foram desaparecendo… grandes amizades foram sendo construídas… uma enorme carcaça foi sendo forjada, então não venha com essa de que “pau que nasce torto nunca se endireita”.

Pega essa frase e manda para “ponte que partiu!”

CARACAAAAAAA! RAPHAEL TÁ PLUTO HOJE! TÁ PLUTO! TÁ PLUTÃO!!!

Incorporei o “Evandro Guedes“, mas com algumas doses de eufemismo.

Evandro – bastante polêmico, mas com muito resultado! ;)

PRA QUE ISSO RAPHAEL? PRA QUE! A GENTE NÃO PRECISA DISSO!

Você pode não precisar, mas se você tiver alguém que acredita que não pode mudar, APRESENTA OS PASSOS DE GIGANTE PARA ELE/ELA!

Faça me um favor, faça pelo menos por gratidão pelo trabalho de expor o meu passado e as minhas fraquezas que já foram enterradas! COMBINADO?

Um pouco mais calmo… respiro… respiro… respiro… e bora bora decolar e falar de REFORÇO VARIÁVEL!

“O reforço variável é uma das ferramentas de condicionamento mais poderosas do planeta. Considere, por exemplo, o vício do jogo. (SERÁ QUE O TONY ESTAVA PENSANDO EM MIM QUANDO ESCREVEU ISSO? RSRSRS) Se as pessoas, ganhassem todas as vezes, seria excitante a princípio, mas logo ficaria parecido com o trabalho (isto é, puxar a alavanca todos os dias e ser recompensado por isso!). O drama de não se ter certeza se será recompensado excita o sistema nervoso, aumentando a intensidade do prazer no momento da recompensa e transformando-a numa experiência poderosa. É isso que vicia as pessoas. Do mesmo modo, se parar de fumar e depois der a si mesmo a “recompensa” de só um cigarro, induzirá o poder do reforço variável e intensificará seu vício. Evite a todo custo cair nessa armadilha”. (ROBBINS, Anthony, pag. 169. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

MEU DEUS! MEU DEUS DO CÉU! ACABEI DE DESCOBRIR POR QUE EU DEMOREI TANTO TEMPO PARA CURAR/ELIMINAR OS MEUS VÍCIOS.

OBS. Eu li esse livro em 2017, é a terceira vez que leio e ainda aprendo com ele! Isso é bom demais!

Não entendeu nada! Normal… Faz sentido para mim que era viciado e vou te contar um pouco mais sobre o meu vício do passado e como as empresas estão criando novos viciados com reforço variável. SURREAL! SURREAL!

É o mercado da propaganda usando TODOS OS PODERES DA PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO HUMANO para te dragar, para te seduzir, para te envolver até que BOOOOOOM… você caiu no canto da sereia.

CONTINUA SEM ENTENDER… Tudo bem, já entendi! FOCO RAPHAEL!

FOCO!

Vimos ontem que o reforço variável é o mais forte de todos, hoje estamos reforçando esse conceito com exemplos concretos, meus e do marketing utilizando pelas empresas.

Por que variável? Ora, pois um viciado que deseja parar SEMPRE pensa/sente/fala:

Só mais 5 minutinhos de internet…

ESSE É O ÚLTIMO CIGARRO! ESSA É A ÚLTIMA CARREIRINHA… ESSA É A ÚLTIMA GAROTA DE PROGRAMA QUE EU PAGO… ESSA É A ÚLTIMA TRAIÇÃO… ESSA É A ÚLTIMA JOGADINHA… APOSTINHA… SÓ O ÚLTIMO GOLE… SÓ O ÚLTIMO ISSO… ÚLTIMA AQUILO! :)

No meu caso, já te contei nos Passos de Gigante 134 que peguei todas as meninas da playboy e da sexy desde 1982, todas… vergonhoso, mas a minha vergonha de hoje pode ser a salvação de milhares de viciados nisso (masturbação dos infernos) ou em qualquer outra coisa que você acha que não tem o controle. Também te falei que minha vida sexual começou aos 9 anos de idade… é pai… é mãe… vigiem seus filhos e PRINCIPALMENTE COM QUEM VOCÊS DEIXAM ELES.

O vício começa a ser tornar INFINITO quando você SEM QUERER usa o REFORÇO VARIÁVEL sem saber. Em regra, os viciados não estudam psicologia e ainda que estudassem, nem todo conhecimento se torna aprendizado. É necessário PODER DE DECISÃO!

Eu devo ter levado uns 20 anos dizendo que era só mais umazinha… ah… agora é a última. O mesmo acontecia com o meu falecido Tio Luís em relação ao cigarro. É o último maço… eu não compro mais… só mais um cigarrinho… agora eu paro… e assim foi até a sua morte com câncer de pulmão… FODA MEU IRMÃO! FODA!

O problema do reforço variável é que você (como o próprio nome diz) varia o espaço de tempo entre a abstinência e o retorno do vício (“recompensa” ??? eu prefiro recaída).

Meu pior episódio de recaída me levou a praticar o ato do meu vício 12 (DOZE) vezes num só dia e em todos os lugares que você pode ou não imaginar. Acho … que o único lugar que não rolou nada foi na igreja… tirando lá… pode imaginar de tudo.

Com a abstinência, a tensão, o nervosismo, a angústia, o desespero, a necessidade, TUDO AUMENTAVA… e quando chegava a recompensa pelo PICO DE PRAZER… BOOOOOOM eu voltava a ficar viciado.

LEMBRA DA AUTORRESPONSABILIDADE – SUCESSO (CULPA SUA) / FRACASSO (CULPA SUA)

SE VOCÊ TEM UM VÍCIO, FUJA COMO O DIABO DA CRUZ DO REFORÇO VARIÁVEL! Essa historinha de última é para boi dormir!

Então, está dado o recado: FUJA DO REFORÇO VARIÁVEL!

Se o vício é grave e você não consegue vencê-lo, procure ajuda profissional! Eu… ainda… não sou psicólogo… ainda… :)

Agora vamos falar do marketing de vendas usado em jogos de videogame/celular/facebook/instagram nos últimos 5 anos. Temos as famosas DLC

DLC é uma sigla cada vez mais presente no mundo dos games. Ela tem um significado bem simples: downloadable content, ou seja, conteúdo ‘baixável’. Nada mais são do que arquivos extras, add-ons, que os usuários podem baixar para seus jogos. Podem ser skins (roupas), gestos, novos mapas, personagens ou até uma nova história.

Só tem um detalhe, as “DLC” na maioria das vezes são pagas, não são baratas e estimulam os jogadores a gastar dinheiro com conteúdo extra. Antigamente você comprava o jogo completo, mas parece que agora virou REGRA vender um jogo pela metade ou um pouco acima disso.

Mercado dos games cada vez mais promissor

Existem casos muito piores. O jogo destiny, online, um dos mais disputados da atualidade e no qual eu sou um dos guardiões que defende o Universo (Rs). Nele você compra uma parte da história e a cada 6 meses saí outra parte, mas você só consegue jogar a nova se tiver a anterior. Nessa brincadeira, Destiny 2 Completo + as expansões deve custar quase 1.000 reais! Tem noção? MIL PRATAS NUM JOGO!

Falando em mil pratas (reais), o que dizer então de alguém que já ganhou 1.000 dólares com jogo de celular e por outro lado já gastou mais de 1.000 DÓLARES num joguinho de celular? ESSE CARA SÓ EU!!!

É… você sabe os meus pontos fracos… imagens de mulheres e jogos, por isso EU CORRO DELES e procuro não me envolver. FUJA DOS SEUS VÍCIOS! FUJA! Quando você pensar que está forte, fuja por mais um ou dois anos.

A história dos dois mil dólares. Quando eu jogava num nível bem alto, liga dos profissionais, no Clash Of Clans – COC, eu decidi sair do maior e melhor grupo do Brasil – o famoso BRASIL TEAM. Saí eu fui trilhar novas aventuras no exterior. Aprendi um pouco de francês jogando no melhor time de franceses do mundo – “FRÈRES D’ARMES”, reforcei meu inglês jogando no os times do “ICE ICE BABY” e também no time “300”.

Sempre usei o pretexto de aprender um novo idioma para jogar videogame, hoje está bem mais complicado, pois quase todos os jogos estão em português e na maioria das vezes prefiro ficar com meus amigos tupiniquins.

Outro jogo viciante e que envolve dinheiro

A época em que ganhei mil dólares no clash foi no ICE ICE BABY. Lá tinha prêmio para os melhores atacantes da semana e do mês. Além de prêmio por construir o melhor layout de defesa. Tinha um milionário, dono de uma fábrica de armas (pelo menos era o que ele dizia, rs) que doava gift cards (cartões de presentes) no valor de 100 dólares. Ganhei uns 10 dele.

SENTI O GOSTINHO E O PODER DO DINHEIRO EM CLASH OF CLANS!

Olha para onde eu vou te levar agora… presta bastante atenção!

Corrida de cavalos, acredito que praticamente ninguém aqui nos Passos gastou grana com esse tipo de aposta, sim? não? talvez?

Agora imagine que alguém pagasse você para apostar em cavalos, ou seja, NADA SAÍ DO SEU BOLSO! NADA! Você está sendo pago pra isso. Imaginou?

Você é pago para jogar e ainda ganha dinheiro, ganha o tesão da vitória, mas também a frustração de algumas derrotas. O dinheiro é dos outros… então você continua… você está sendo patrocinado.

ATÉ QUE UM DIA… O PATROCÍNIO SOME…

Minha amiga Martinha sabe bem o que é ficar sem patrocínio por exigir direitos iguais aos dos homens.

Só que você foi FISGADO PELO REFORÇO VARIÁVEL! Já era! Existem grandes chances de você continuar jogando, apostando, só que desta vez COM O SEU DINHEIRO!

Assim foi comigo no CLASH OF CLANS. Sempre que rolava um update (atualização), eu investia 100 dólares ou mais. Assim a SUPERCELL foi ficando extremamente milionária e ganhou diversos prêmios por seus jogos CLASH OF CLANS e CLASH ROYALE.

ASSIM COMO RAPHA?

Trabalhando o reforço variável e os gatilhos mentais da persuasão.

Cada melhoria na construção, no seu exército, tudo precisa de recursos. O jogo é gratuito, mas se você quiser ir mais rápido que as outras pessoas, então você TORRA dinheiro.

Nos jogos de console, playstation 4, também existem games em que você pode embelezar o seu personagem com dinheiro REAL! Exemplos: Destiny 2 (Jogo Pago) e Fortinite (Jogo Gratuito com muita coisa paga). Esses dois têm milhões de jogadores pelo mundo.

As empresas de games já faturam mais do que o dobro (U$ 91 bilhões) em comparação com a indústria do cinema (U$ 38 bilhões). Reportagem de 2018 neste link.

E o mercado dos games pretende lançar algo INSANO, tão INSANO quanto a assinatura ILIMITADA DO ESTRATÉGIA CONCURSOS.

Você já conhece assinatura ilimitada?

Em breve, NINGUÉM, NINGUÉM, NINGUÉM irá comprar mais jogos. Você terá assinatura de uma plataforma e nela você poderá jogar qualquer jogo que quiser. É claro que existirão diversas opções de pagamento, cada uma mais atraente que a outra. A primeira a ser lançada será a Stadia pela Google. (link para os curiosos e para aqueles que assim como eu gostam de jogos).

Sabemos que TODO MUNDO VAI COPIAR! Hahahahahaha… Aconteceu com a assinatura ilimitada. O estratégia criou e todo mundo copiou! (rs).

Bom, GIGANTES… ficamos por aqui! Observe seu comportamento, pode ser que você esteja ouvindo o canto da sereia, já tenha sido seduzido por ele e nem tenha se dado conta! MARKETING DE VENDAS + PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO é algo impressionante!

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do dia 14 de junho de 2019.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Aproveite o domingo. Ótimos estudos. Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Feliz e grato pelo feedback! ;) Entendeu muito bem a figura de linguagem eufemismo! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 18/06/19 às 22:14
  • Gostei da parte do "garota de programa" hahahah. Belo texto amigo!!!
    Betel em 18/06/19 às 13:36
  • Conhecimento é PODER!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 17/06/19 às 19:34
  • Obrigada por nos explicar sobre esse esquema dos jogos... tô passada com tudo isso...
    Analu em 16/06/19 às 21:11