Notícia

MPF prepara Ação Civil Pública para realização de novo concurso INSS

A Procuradoria da República do Distrito Federal deve propor uma Ação Civil Pública para garantir a realização de um concurso para o Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS. A medida foi confirmada nesta quinta-feira, 13 de junho, ao jornalismo do Estratégia Concursos.

De acordo com uma fonte interna, a procuradora Débora Duprat já está redigindo a ACP que deve ser apresentada na justiça até o fim do mês de junho.

A proposta vem como reação do MPF após a resposta do Ministério da Economia à recomendação enviada à pasta ainda no mês de abril. Na recomendação, o MPF elenca uma série de motivos para que sejam tomadas providências para que um novo concurso aconteça. O INSS enfrenta um déficit que ultrapassa os 19 mil cargos vagos.

O prazo para resposta venceu na segunda-feira, 11 de junho. O Ministério da Economia informou por nota que respondeu aos questionamentos do MPF e que não iria realizar um novo concurso em virtude da situação fiscal do país. O órgão ainda frisou que tem trabalhado na informatização dos serviços e na otimização dos processos internos no INSS, a fim de aumentar a eficiência do trabalho.

O Ministério Público Federal instaurou ainda em 2017 um inquérito civil para apurar o impacto do déficit do déficit de pessoal no INSS na prestação do serviço público. A recomendação deste ano foi emitida pelas procuradoras federais Déborah Duprat e Eliana Pires da Rocha.

Com a judicialização da questão, o Ministério da Economia pode acabar obrigado a realizar um novo concurso. Em levantamento divulgado em março, o INSS informou que 34% dos servidores ativos no órgão poderiam solicitar aposentadoria em 2019.

Mais informações sobre o concurso INSS

CURSO INSS

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORAAssinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Esse concurso tem que sair não é possível, tá uma carência muito grande de servidores, eu e muitos estamos aguardando mais de 5 meses a Análise de aposentadoria por tempo de contribuição, eu sou da baixada santista sp...e tá muito demorada, tem que liberar com urgência essa concurso, tem muitos nescessitados de emprego e aposentadoria
    Orli Carlos de Paula em 13/06/19 às 18:37
  • Debora você tem toda razão. Foi um absurdo o que aconteceu, colocar pouquíssimas vagas por unidade gestora, deixou muita gente que passou com notas ótimas de fora.
    ANALIA BORGES DE SOUSA em 13/06/19 às 14:31
  • O concurso anterior do INSS só pode ter sido feito para arrecadação. Não entendo o fato de contratar tão pouco a cada edital e estar sempre precisando de novos editais.
    Débora em 13/06/19 às 13:52