Artigo

Monitoria para Iniciantes em 2020. Saiba como montar um Plano de Estudo para Concursos

O Prof. Abraão Pereira, auditor fiscal do estado de São Paulo, deu dicas preciosas para os alunos que estão iniciando seus estudos em 2020, e auxiliou a montar um plano de estudo de concursos para alunos novatos.

plano de estudo
Como montar um bom plano de estudo para concursos

Olá, Estrategista. Tudo joia?

Antes de mais nada, o Estratégia Concursos oferece a seus alunos uma ferramenta muito importante para aqueles que buscam otimizar sua preparação: a Trilha Estratégica.

A trilha servirá como um guia aos alunos, ajudando a organizar seus estudos da melhor maneira, trazendo uma série de tarefas a serem cumpridas, de forma que o estudante atinja seu objetivo de maneira ordenada e no menor tempo possível.

Contudo, de forma a complementar as metas que a trilha estratégia passa, é essencial que o aluno tenha um bom plano de estudo, uma vez que cada estudante terá suas restrições: quantidade de horas diárias de estudo, dias da semana passíveis de serem estudados, entre outras.

Com base nisso, iremos discorrer nesse artigo sobre como montar um plano de estudo de concursos para alunos que estão iniciando seus estudos em 2020.

Planejamento Inicial

Primeiramente, precisaremos fazer alguns levantamentos iniciais, como:

  • Quanto tempo de estudo semanal? – 20,30,40 horas semanais?
  • Como vai estudar? – fazer seus resumos, utilizar resumos prontos, usar técnica de marcações nos materiais?
  • Onde vai estudar? – em casa, biblioteca?
  • Qual material vai usar? PDFs, videoaulas?
  • Qual seu nível em cada matéria? Iniciante, intermediário, avançado?

Feito esse levantamento inicial, o estudo pode ser dividido em 3 tipos de tarefas básicas:

  1. Teoria;
  2. Revisão (e Lei Seca); e
  3. Exercícios e Simulados.

Dessa forma, se temos, por exemplo, 4 horas por dia de estudo, podemos dividi-las da seguinte maneira: 2h30 para teoria, 1h revisão e 30min para exercícios e simulados.

Teoria

A parte teórica é o primeiro contato do estudante com a matéria. Dessa forma, veja algumas orientações do Prof. Abraão para otimizar seus estudos teóricos:

  • Faça revezamento entre as disciplinas – Não fique muitas horas em uma única matéria. (1h a 2h por disciplina é o ideal);
  • Não estude todas as disciplinas ao mesmo tempo – Concursos grandes normalmente exigem 10/12 disciplinas, e iniciar seus estudos com todas pode ser um erro. Portanto, comece pelas disciplinas básicas (Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico …) e vá gradualmente adicionando disciplinas avançadas.
  • Preocupe-se com a compreensão e preparo do material – é mais produtivo compreender 10 páginas em 1 hora, do que ler 50, no mesmo tempo, e não conseguir absorver nada.
  • Não tente decorar tudo – a memorização vem naturalmente a partir de resumos e exercícios. Sendo assim, na primeira leitura, não se preocupe em decorar, mas em compreender aquilo que está sendo passado.

Revisão

Apesar de muitos confundirem, revisar não é reler todo o material teórico, mas voltar e ter um contato de forma abreviada com a matéria estudada, ou seja, se atentando aos pontos-chave ensinados.

Não obstante, existem diversos métodos de revisão. Deve-se, portanto, avaliar qual o melhor método que se encaixa eu seu tempo disponível, e que funcione melhor para você.

Por exemplo, alunos que gostam de escrever e criar seu próprio material de revisão dispendem muito tempo para isso. Por outro lado, estudantes que trabalham e estudam, obviamente, não terão todo esse tempo disponível, devendo assim, partir para métodos rápidos como: resumos prontos, marcações.

Ademais, a qualidade da revisão vai depender do seu material. De nada adianta resumir demasiadamente e criar um material desidratado de informações, pois isso não irá agregar conhecimento.

Dica do professor: Quer criar seu próprio resumo? Faça em um material facilmente editável (Microsoft Word, por exemplo). Isso se deve uma vez que o aluno iniciante ainda não sabe como cada disciplina é cobrada em concursos, e muitas vezes acaba anotando partes desnecessárias. Essa percepção virá com a prática de muitos exercícios. Tendo um material editável, dessa forma, será possível apagar conteúdos desnecessários e incluir outros importantes.

Lei Seca

A lei seca virá em um momento posterior ao primeiro contato com o conteúdo, uma vez que é necessário um entendimento prévio do assunto para conseguir abstrair todos os pontos que a lei regula.

Ademais, a lei seca é uma ferramenta poderosíssima na reta final da preparação, e no momento que os alunos passam a realizar grandes baterias de exercícios.

Exercícios e Simulados

A função primordial dos exercícios é a compreensão melhor daquilo estudado na teoria, entender como determinados assuntos são cobrados em prova, perceber quais são seus pontos fracos, e adequar seus estudos mitigando suas fraquezas.

Por outro lado, também existem os simulados, essenciais para os candidatos se autotestarem. Se colocar à prova de vez em quando é essencial para que o aluno treine como ele se comporta durante a realização da prova: estresse, ansiedade, nervosismo, tempo de resolução de questões.

O Estratégia Concursos constantemente elabora simulados gratuitos para que qualquer estudante possa participar, mesmo quem ainda não é nosso aluno. Caso tenha interesse, basta cadastrar seu e-mail nesse link e ficar por dentro de todas as novidades de concursos e simulados.

Ciclos de Estudo x Trilha Estratégica

Antes de tudo, ciclo de estudos nada mais é que uma ordenação de tarefas cíclicas que o estudante irá cumprir ao longo de todo seu planejamento.

ciclo de estudo
Ciclo de estudo

Vantagens do estudo em ciclos:

  • Organização: Estabelece uma ordem de estudo entre tarefas/disciplina;
  • Divisão de Tempo: Possibilita o máximo aproveitamento do seu tempo disponível e a dosagem ideal em cada disciplina;
  • Dinamismo: Torna o estudo mais dinâmico e menos chato;
  • Controle: Ajuda a monitorar o avanço e nível em cada disciplina.

Como escolher as disciplinas do Plano de Estudo para Concursos

Primeiramente, precisaremos definir qual o concurso ou área que iremos atacar (área fiscal, controle, policial …). Em seguida, devemos priorizar as matérias com mais pontos nas provas (pontos = quantidade de questões x peso da disciplina).

Geralmente, Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional e Direito Administrativo são disciplinas convergentes em todos os concursos e com grande quantidade de questões nas provas.

Conciliar Ciclo de Estudos e Trilha Estratégica

O primeiro passo é identificar o tempo médio por tarefa que o aluno irá gastar. Por exemplo, uma trilha pode ter 10 tarefas. Sendo assim, mensurar o tempo médio de conclusão de cada tarefa é essencial.

Dessa forma, será possível encaixar as tarefas de cada disciplina das trilhas estratégias nos dias que o aluno tem aquela determinada disponibilidade de tempo. Isto é, de nada adianta alocar uma tarefa de 1h30 em um dia com 1h disponível para estudo.

É possível, outrossim, alterar a ordem das tarefas da trilha, de modo a adequar à realidade do estudante, deixando para estudar aquilo que mais gosta aos finais de semana, por exemplo.

Execução e Controle

É imprescindível que o estudante registre sua evolução nos estudos. Uma planilha de Excel pode auxiliá-lo a montar esse controle: horas diárias de estudo para cada matéria.

Além de monitorar o tempo de estudo, é preciso também controlar a quantidade de questões resolvidas e o índice de acertos.

Apenas com um registro completo será possível mensurar nosso nível de estudo.

A partir da anotação dos dados, será possível:

  • Observar o nível de aderência ao planejamento (proposto x realizado) – a aderência é importante para sabermos as matérias que temos mais facilidade de estudo e quais temos resistência;
  • Carga horária total (estudos e revisão);
  • Total de exercícios realizados; e
  • Rendimento médio por disciplina– identificar as matérias que precisam de uma atenção especial.

Finalizando

Mister se faz ressaltar que um ciclo de estudos não é algo rígido, mas sim flexível, que merece adequações constantes em seu planejamento baseadas nos controles e na evolução de cada um.

“Você tem 3 escolhas na vida: desistir, ceder ou dar o melhor de si. Cabe a você escolher qual caminho seguir.”

Não deixe de conferir os concursos que estão abertos agora no ano de 2021.

Um forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.