Artigo

Mensagem aos Assinantes 003 – Mapas Mentais, “como começar” e outros!

Olá, pessoal! Tudo bem?

Aqui é o Ricardo Vale, Diretor Pedagógico do Estratégia Concursos.

Essa é a minha terceira “Mensagem aos Assinantes”. As outras duas vocês encontram AQUI e AQUI. Na mensagem 001, eu explico sobre os Cursos Exclusivos; na mensagem 002, eu falo sobre a Semana Especial Mapa da Lei, que está acontecendo agora.

A mensagem dos assinantes dessa semana é dedicada especialmente às mulheres. Ao longo do texto, vocês vão entender exatamente o porquê!! Meninas, sem vocês, o mundo seria um lugar muito infeliz! :)

Está sendo gratificante demais conversar com vocês por aqui. Leio todos os comentários que vocês me enviam. Eles me dão ideias e mais ideias para serem implementadas aqui no Estratégia.

Para começarmos a semana com o pé direito, gostaria de responder algumas dúvidas muito recorrentes, comuns àqueles assinantes que começaram agora a sua preparação para concursos.

Por onde eu devo começar?

Se você é nosso assinante, tem acesso a todos os cursos da nossa plataforma. Um deles é especialmente focado para aqueles que não sabem nada do universo dos concursos. É o curso “Como Estudar para Concursos 2.0”. Veja aqui como é simples ter acesso a esse curso!

Esse curso vai te ensinar exatamente tudo o que você precisa para começar sua preparação da maneira mais eficiente possível. No total, são 14 Módulos, dos quais os 8 primeiros são essenciais (os outros 6 módulos são bem específicos para alguns tipos de carreiras!)

Veja rapidamente quais são os módulos do curso. Eu te prometo que se você entender o que explicamos e colocar em prática, não vai precisar de nenhum serviço de Coaching, seja no Estratégia ou em qualquer outro lugar do mercado.

  • Módulo 01: Por que estudar e principais desafios?
  • Módulo 02: Como descobrir e escolher o seu cargo público?
  • Módulo 03: Planejamento de estudos pré-edital
  • Módulo 04: Como montar o seu Ciclo de estudos
  • Módulo 05: Como fazer revisões sistemáticas?
  • Módulo 06: Planejamento de estudos pós-edital
  • Módulo 07: Como fazer e se preparar para a prova objetiva?
  • Módulo 08: Como fazer e se preparar para a prova discursiva?
  • Módulo 09: Concursos da Carreira Jurídica: dicas específicas de preparação
  • Módulo 10: Concursos de TI: dicas específicas de preparação
  • Módulo 11: Concursos de Enfermagem: dicas específicas de preparação
  • Módulo 12: Concursos de Medicina: dicas específicas de preparação
  • Módulo 13: Concursos de Psicologia: dicas específicas de preparação
  • Módulo 14: Concursos da Área Policial: dicas específicas de preparação.

Se você está perdido e não sabe por onde começar, assista esse curso. Você verá que a primeira de nossas orientações é escolher uma Área de Concursos (Fiscal, Tribunais, Tribunais de Contas, Policial, etc) e um concurso-alvo.

Como encontro os Mapas Mentais na Plataforma?

Os Mapas Mentais sempre foram uma grande demanda dos alunos. Sabemos que uma das habilidades que o concurseiro profissional precisa desenvolver é a capacidade de memorização. Os Mapas Mentais são importantes aliados nisso.

Pois bem. Nossos cursos de 2019 já stão repletos de mapas mentais, que você poderá baixar em nossa plataforma. Veja na figura abaixo onde você os encontra.

Perceba que os Mapas Mentais estão vinculados aos vídeos do seu curso. Muitos alunos perguntam o porquê não deixamos os Mapas Mentais em um local separado.

Decidimos não fazer assim porque só queremos que você use os mapas mentais relativos ao seu concurso-alvo. Não queremos que você perca o seu tempo baixando mapas mentais que em nada interessam para a sua prova. Queremos que você use apenas os Mapas Mentais que interessam para o seu concurso-alvo!!! Amigos: FOCO É FUNDAMENTAL!!!

Observações importantes:

  • 1) Se não aparecer o “Mapa Mental” em determinado vídeo, significa que ele não existe, pelo menos por enquanto, para aquele vídeo.
  • 2) Ao lado dos “Mapas Mentais”, você também encontrará os “Resumos“, “Slides” e os famosos “Livros Eletrônicos“. É também nesse mesmo ambiente que você tem acesso ao fórum de dúvidas.

Ah, vocês sabem quem faz os Mapas Mentais? É essa gênia aí da foto, a nossa querida Laura (“Lulu Concurseira”), aprovada no ICMS-SC e ICMS-GO. Os mapas que ela elabora são 100% focados nos cursos do Estratégia!!! :)

Onde encontro o “Mapa da Lei”?

Você já pode encontrar os nossos “Mapas da Lei” em vários dos nossos cursos. Veja na figura abaixo onde você os encontra. É bem simples!

Nem todos os cursos possuem “Mapas da Lei”. Mas eles já estão disponíveis em vários dos nossos cursos. Quando houver “Mapa da Lei”, ele irá aparecer logo abaixo do nome do curso.

Respostas da Semana

Eu gostaria de ter super-poderes para responder a todos os alunos. Eu e a minha pequena Sofia até nos fantasiamos de “Capitão América” e “Vespa” pra ver se a gente consegue!! rsrs… Infelizmente, só consigo responder algumas perguntas. Mas, digo novamente, eu leio todos os comentários!!

Vamos lá às perguntas!! :)

Resposta: Andréia, tudo joia? Se você for uma aluna bem iniciante, eu recomendaria que seguisse a Trilha Estratégica genérica de Tribunais. Mas veja só: seguir a Trilha Estratégica dos TRF3/TRF4 vai te dar uma base sensacional para o TJ/RJ. Considero que você está no caminho certo!! Cumpra fielmente as tarefas da Trilha que você está seguindo!!

Resposta: Letícia, tudo joia? Nós estamos liberando os Simulados para quem adquiriu os Pacotes Completos. Por exemplo, se você adquiriu o Pacote Completo da PCDF, receberá todos os Simulados que fizermos para a PCDF.

Resposta: Daiana, tudo joia? O conteúdo do seu edital do Colégio Pedro II é bem grande em Raciocínio Lógico. Dei uma olhada aqui e é impressionante o tamanho do conteúdo. Um atalho que eu te sugiro é o seguinte: pule os vídeos de resolução de questões!! Claro que não será a preparação ideal, mas é o que dá pra fazer. Vamos fazer alguns eventos especiais de reta final para o Colégio Pedro II e eles vão te ajudar a identificar quais são os conteúdos mais importantes para a prova.

Resposta: Míriam, tudo joia? Fiquei muito feliz ao ler sua mensagem e ver o carinho que tem conosco. Saiba que isso só aumenta a nossa responsabilidade. Vamos fazer ainda mais! Tenha certeza disso. Quanto à sua sugestão sobre o TEC, é importante que eu responda, pois sei que muitos alunos falam a mesma coisa.

O TEC Concursos é uma empresa do nosso grupo educacional, mas tem a gestão independente e autônoma. Somos empresas parceiras. Vocês podem ver em muitos de nossos cursos vários cadernos do TEC já preparados para nossos assinantes. Mas não temos ingerência na política de descontos do TEC. Mas quem sabe no futuro isso não se torne possível!!

Reforços ao nosso Time

O crescimento do Estratégia está fazendo com que o nosso time de professores também cresça. Estou focado em montar um “Dream Team” pra vocês. Hoje, vou apresentar duas gênias que estão detonando aqui no Estratégia!! :) Nosso time feminino está muitíssimo bem representado!!!

a) Professora Nelma Fontana: Ela é uma gênia do Direito Constitucional!! Quem já assistiu às aulas dela, diga aí nos comentários o que achou!! :) Os alunos são fãs da Nelma!! Assinantes, desfrutem dos diversos cursos que ela já tem na plataforma.

b) Professora Adriana Figueiredo: Os alunos se apaixonam pelas aulas de Português da Adriana, que veio se juntar aos brilhantes Décio Terror e Felipe Luccas.

Mensagem da Semana

Continuando nossas mensagens pelo Twitter/Instagram, deixo a seguinte mensagem com vocês!

Por hoje é isso, pessoal!! Estamos 100% focados em trazer o melhor conteúdo pra vocês. Todos temos limitações, mas aqui no Estratégia impera a vontade genuína de entregar a melhor preparação para nossos alunos.

Não se esqueçam de deixar seus comentários, críticas e sugestões logo abaixo! Como disse antes, eu leio todos os comentários e só tenho a agradecer.

Grandes empresas contratam consultorias milionárias. Nós só precisamos escutar vocês!

Abraços,

Ricardo Vale

Assinatura Ilimitada 1 Ano

Assinatura Ilimitada 2 Anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia. Em relação aos mapas mentais e resumos, estou desde agosto aguardando o upload destes na matéria de Direito Constitucional do pacote PRF. Mandei email, mensagem no fórum, tudo em agosto, e até agora nada. Achei bastante interessante porque é uma matéria que a Laura deve ter milhares de mapas, se quiserem eu mesmo poderia selecioná-los e realizar o upload. No próprio PDF o professor e a prof. Nádia falam que há mapas e resumos, o que não confere com a realidade. Obrigado desde já.
    Paulo em 28/10/20 às 04:41
  • Por que o transtorno de só podermos acessar três cursos por vez? Acredito que cinco seria um número mais razoável. Algumas vezes queremos matricular em cursos de questões e reta final e o curso regular e o passo e não dá. Aí temos o transtorno de ter que sair de um. Depois procurar novamente. Uma perda de tempo para quem quase não disponibiliza dele - temos trabalho, filhos, marido, casa. Nem sempre o curso está pelo nome que colocamos e rende um tempo estas buscas
    Fabiana em 11/07/19 às 12:04
  • Boa tarde, professor Ricardo! Ainda não estou inscrita no Estratégia Concursos, pois não sei em que me inscrever. Estou estudando para o concurso TJ-RJ - Assistente Social. O que o senhor sugeriria para inscrição? Aguardo orientações.
    Ana Lúcia Santos em 03/07/19 às 17:00
  • Bom dia professor. A minha dica seria nos conteúdos dos livros em PDF, minha opinião seria não juntar os resumos e as questões juntas, pois o livro fica muito grande, por exemplo, se juntar todas as aulas de direito constitucional mencionado pelo professor, dá mais de 2000 páginas, como eu não gosto de ler pela tela do celular ou pela tela do computador, gostaria de imprimir esses livros, mais com tantas páginas fica praticamente inviável, se for imprimir todos os livros da mais uns 2000,00 reais em livros. Os conteúdos dos vídeos são excelentes, obrigado por ajudar tantas pessoas com um preço bem bacana, gosto muito da maneira que vocês mencionam as aulas. Grande abraço.
    Fabiano Peters em 29/06/19 às 06:52
  • Boa tarde professor, tenho algumas dúvidas: acho o mapa da lei fantástico, mas porque ele não foi acoplado nas leis esquematizadas? Haveria alguma espécie de mapa da doutrina? O Estratégia é top, vlw professor!
    Hoygenis em 28/06/19 às 15:39
  • Sim. Ela já está com vários cursos de Reta Final. E já iniciou um curso completo também.
    Ricardo Vale em 26/06/19 às 09:20
  • Professor... a Adriana agora faz parte efetiva do Estratégia???? Vai ter um curso inteiro de português com ela? Com pdfs e vídeos??? Seria um sonho realizado! Depois de um dia todo de estudo, morto de cansado, chega dei um pulo da cama!
    David em 25/06/19 às 23:37
  • ótimas informações!!
    Beatriz em 25/06/19 às 22:58
  • Boa noite! Gostaria de focar no concurso do TRT/BA para o cargo de Analista Judiciário área de Tecnologia da Informação, mas não tem o curso completo preparatório! Com qual material posso me preparar para o cargo mencionado?
    Emerson Ferreira Teixeira em 25/06/19 às 21:04
  • Boa noite! Gostaria de focar no concurso do TRT/BA para o cargo de Analista Judiciário área de Tecnologia da Informação, mas não tem o curso completo preparatório! Com qual material posso me preparar para o cargo mencionado?
    Emerson Ferreira Teixeira em 25/06/19 às 20:58
  • Ricardo Acharia conveniente uma CAMPANHA PROMOCIONAL PARA OS ASSINANTES DO ESTRATÉGIA para assinatura do TEC CONCURSOS... Tipo, um descontão...
    Marcelo Vasconcellos em 25/06/19 às 16:17
  • Olá Ricardo! Eu sou fã demais do Estratégia!!! O meu melhor investimento foi a assinatura ilimitada. É muito top tudo que nos é oferecido: os cursos em geral, as trilhas, o passo, as monitorias, ciclos de estudos, edital estratégico (adaptei do trf-4 p/ o TJMG e é ótimo p visualizar o rendimento! Parabéns ao Dudu! ). Sem falar nos professores que são fantásticos! Raciocínio lógico, por exemplo, eu achava que nunca conseguiria, muito menos por pdf. E estou até gostando, com os vídeos do Brunno não tem como não aprender! Todos os professores são excelentes. Realmente um dream team. (Ou gold team???) Então, minhas sugestões são as seguintes: - coloque os cursos da super top Nelma Fontana, Fabiano Pereira e outros específicos em "Cursos Exclusivos" na área do aluno. Ou permitir que possamos fazer mais matrículas. - super importante: melhorar a abrangência de pesquisa de cursos: incluir nomes dos professores na busca, por exemplo. Demorei a achar o curso de constitucional da Nelma, pedi ajuda em um chat de aula no canal do youtube. - "mapa do curso" ou "mapa da trilha" - seria como o edital estratégico, dentro do curso como as trilhas, para que possamos avaliar o rendimento e evolução. - esse curso que você citou no artigo também deveria ficar em "Cursos Exclusivos" ou um link "Primeiros Passos". Obrigada e parabéns por esta oportunidade que está dando aos alunos!
    ALINE SEABRA em 25/06/19 às 14:36
  • Olá, Sou assinante estratégia e gostaria que as aulas em PDF tivessem áudio... Facilitaria demais!! Fica a dica!!
    Vanessa em 25/06/19 às 14:27
  • Saudações. Primeiramente, parabéns ao Estratégia pela qualidade dos profissionais e de seus materiais. Quanto ao mais, gostaria de pedir que analisassem duas coisas: 1 - possibilidade de assinatura conjunta ; 2 - que fosse incluída na assinatura também a parte de carreira jurídica. Obrigado pela atenção.
    Geraldo em 25/06/19 às 12:56
  • Olá Ricardo! Parabenizo por todo o conteúdo disponível para o assinante: os cursos em geral, as trilhas, o passo, as dicas, editais estratégicos ( fiz adaptação e me ajudou mto a visualizar meu rendimento), monitorias... tudo.. tudo! Os professores são fantásticos! Sugiro que este curso que você indicou na mensagem ficasse disponível em "Cursos exclusivos", assim como os cursos de constitucional (Nelma) e administrativo (Fabiano). Ou que o aluno possa fazer "matrículas" separadas nestes cursos específicos além dos direcionados a determinados órgãos. A pesquisa em "assinaturas" na área do aluno poderia abranger mais "tags" . Por exemplo, nome dos professores em cursos específicos. Muito obrigada por esta oportunidade. Estratégia é top!
    ALINE SEABRA em 25/06/19 às 12:16
  • Fala Mestre ! Parabéns pela iniciativa ! Gostaria de dar uma sugestão: tem alguns audiobooks do Estratégia para os alunos, mas o que eu queria mesmo era audiobooks da área fiscal. Por exemplo: audiobook da CTN, da lei Kandir, do ISS .. isso facilitaria muito ao ouvir dirigindo, nos afazeres domésticos. E com certeza facilitaria a vida dos alunos da área fiscal. Vocês têm qualidade do material excelente, mas poderiam melhorar nesse quesito. Um abraço
    Patrícia em 25/06/19 às 12:09
  • Estrategia é sensacional,estou aguardando para mes que vem ou no maximo agosto promoçoes na assinatura ilimitada policial para pagamento á vista,sigo ansioso e na expectativa e estou gostando muito dessas mensagens,tem muitacoisa legal,parabéns!
    Julio FBI em 25/06/19 às 12:02
  • Recebo e-mails sobre assuntos interessantes do estratégia, queria que mais viessem em formato escrito assim. Infelizmente a maioria vem em vídeos no youtube, inclusive alguns sobre notícias importantes, acontece que não dá tempo de assistir (pois prefiro usar meu tempo para estudar as aulas em pdf).
    Victor em 25/06/19 às 11:20
  • Agradeço os materiais e vídeos disponibilizados pelo Estratégia. Por eles é possível comprovar a excelência dos professores e isso passa segurança de que é a melhor opção de compra. E obrigada pela gentileza de homenagear as mulheres. Realmente, o mundo sem nós seria triste, mas um mundo sem os homens também seria infeliz. Afinal, com quem iríamos implicar, de quem iríamos cuidar? Rsrsrs... Ah! E as fotos com sua filha são lindas!
    Eliana em 25/06/19 às 11:09
  • Ah gente, o professor Ricardo sabe que nós mulheres alunas somos sim tão importantes quanto as suas colaboradoras!! É só observar o carinho com que ele sempre trata as colaboradoras e principalmente a filhota! Nádia, bjs a vc tb!! RV (saudações pantaneiras)!! abs.
    Rosana em 25/06/19 às 11:03
  • Professor, bom dia! Muito legal essa iniciativa de nos ouvir por este canal. Minha sugestão é trazer alguma forma de notificação quando os professores nos respondem nos foros de dúvida, pois muitas vezes eu mesma esqueço que perguntei (costumo anotar, mas nem sempre faço isso!), e algumas vezes demoram alguns dias para que os professores respondam, ficando algumas dúvidas perdidas. Outro pedido é que os professores liberem cada vez mais resumos dos conteúdos, nem que sejam os slides passados em aula, pois este material facilita muito as revisões. =)
    Marina em 25/06/19 às 10:30
  • Olá! Sou fã do Estratégia desde o seu comecinho. Fui uma concurseira na época de 2011 e 2012, mas acabei desistindo para focar na empresa que eu tinha montado. O tempo passou, a empresa cresceu e muito, mas comecei a ficar desgostosa com a iniciativa privada e decidi voltar para os concursos em 2018. Comecei adquirindo pacotes, mesmo sabendo que não poderia competir no mesmo nível dos demais concurseiros que não tinham desistido dos seus sonhos e estavam muito mais avançados. Cada degrau para ser vencido é uma luta, mas tem sido especial esse momento. A minha sugestão é: já que deu tão certo o ensino para concurso neste formato, poderia ter a Faculdade Estratégia modalidade EAD, para ajudar nós concurseiros que ainda não possuímos graduação, rs. Pensa aí Estratégia com carinho nisso, pois vou querer ser da primeira turma do novo mundo explorado :-D
    Ester em 25/06/19 às 05:45
  • Poxa, Ricardo! Não vi o post dedicado às mulheres. Vi você enaltecendo às suas funcionárias apenas. Pouco respondeu às suas assinantes mulheres.
    Letícia em 25/06/19 às 02:48